Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 01 de Julho de 2024, as 01:08:21


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Duovox 50G  (Lida 51799 vezes)
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #75 : 27 de Maio de 2014, as 13:47:29 »

Vou arrumar uma resistência de chuveiro essa semana e fazer as medições de todos os filamentos e atualizar a tabela corretamente como foi explicado.

Eu não confio nesses estabilizadores de computador, nem no meu computador eu uso mais.

Pensando melhor aqui, o esquema do resistor que você me falou anteriormente teria uma solução legal.
Me disseram que existe lugar onde a voltagem pode ser 110v, 127v e chegar até em 132v, com isso, poderia fazer uma chave de ON/OFF/ON no lugar da chave Line Ground, onde os resistores limitariam o excesso dessas tensões no secundário.

127v ON
110v OFF
132v ON

O nomes 127v/110v/132v são simbólicos para as tensões de entrada, mas na verdade o resistor estará agindo no secundário para regular os 6.3v, mas eu saberei qual resistor utilizar pela tensão de entrada.

Não sei se eu consegui me expressar da forma correta.

A solução para o 220v, seria ao utilizar o amplificador em 220v, eu jogo a chave em OFF que vai passar a tensão original da tomada.

Poderia colocar trimpots internos para regular essas voltagens até chegar nos 6.3v!

Acho que essa seria a melhor solução, estamos chegando lá Smiley

Sobre as tensões, essa semana coloco aqui pra gente quebrar a cabeça.  Smiley
« Última modificação: 27 de Maio de 2014, as 16:12:33 por cesar.carazza » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #76 : 27 de Maio de 2014, as 18:27:12 »

Para computadores, os estabilizadores realmente não são bons, porque as fontes são chaveadas. Produtos que prometem proteção e mil e uma utilidades (contra surtos, contra ruídos, quedas de energia, etc etc) devem ser vistos com restrição. Mas no caso do amplificador que só quer uma tensão certa na entrada de força e funciona com fonte linear, desde que o estabilizador faça o único trabalho que é selecionar o tap certo pra que a tensão de saída esteja no valor desejado, eu não vejo problema (o estabilizador é apenas o variac que você queria, com a seleção automática).

Sua preocupação não deveria se restringir somente à faixa de tensão da rede de 110Vac a 127Vac.  Essa falta de padronização e estabilidade também ocorre nos 220Vac.  Aqui em casa é 230Vac nominal (na conta de energia diz que pode ir até 241Vac), alguns lugares tem 240Vac de tensão nominal.

Pra medir a tensão de filamento não precisa ter carga para o amplificador, só precisa ter as válvulas nos soquetes e são circuitos independentes, não há variação no consumo e nas tensões de filamento se o amplificador estiver tocando sem ou com carga (apenas não ligue a chave de stand-by). 

Você também não vai achar tão facilmente um "trimpot" (na verdade precisa de um reostato) pra fazer ajuste da tensão dos filamentos, primeiro porque a corrente é alta (portanto precisa de um reostato de potência) e depois porque o valor do reostato vai ser bem pequeno.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #77 : 27 de Maio de 2014, as 21:20:58 »

Então eu acho que me convenceu a pegar o estabilizador, mas o meu medo é saber qual escolher, porque eu tinha um no meu computador que estragou muito rápido, se puderem me ajudar a escolher um modelo legal, até pela potência dele que eu não sei qual o consumo do meu amplificador...

Deixa eu ver se entendi...
Eu não preciso da resistência de chuveiro para medir? É só deixar em Standy By que não vai dar estralo no Alto Falante? Precisa estar com o Alto Falante conectado ao amp? Eu estava testando sem estar em Standy By. O correto era testar em Standy By esse tempo todo? Até as 6L6 eu consigo testar normalmente?
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #78 : 27 de Maio de 2014, as 23:16:09 »

você tendo dito isso,eu recomendo fortemente que você não faça nada,leve pra um tecnico que trabalhe com valvulados e peça pra ele fazer uma revisão...
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.280

Obrigado
-Dado: 1905
-Recebido: 455



« Responder #79 : 27 de Maio de 2014, as 23:58:02 »

Deixa eu ver se entendi...
Eu não preciso da resistência de chuveiro para medir? É só deixar em Standy By que não vai dar estralo no Alto Falante? Precisa estar com o Alto Falante conectado ao amp? Eu estava testando sem estar em Standy By. O correto era testar em Standy By esse tempo todo? Até as 6L6 eu consigo testar normalmente?


César parece que você está meio perdido...

Resistência de chuveiro se usa quando queremos testar o amp. e não fazer muito barulho/incomodar mas, se usa ou a resistência ou o falante! Os dois juntos nunca vi usarem! Talvez pra alguma associação em série...

E sim se você por algum acaso tirou o amp. do stand by sem estar conectado com falantes ou pelo menos a resistência de chuveiro ai meu caro só rezar pro prejuízo ser dos menores.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
felix
Visitante
« Responder #80 : 28 de Maio de 2014, as 00:17:21 »

Meu eu estou falando, curte o zaralho do amp veio.  Guitarrista

Toca com ele, sente ele, brinca com ele como ele está, pode confiar que o velhinho ainda anda muito.

Como eu já tinha falado lá no início de tudo os Giannini não são um bom amp para mexer ou investir em peças, porque não tem valor de revenda.
Por isso falei, compra um que esteja funcionando por uns 1000 e pouco e seja feliz.

Enquanto isso estude sobre valvulados, monte um HB-1 da galera aqui do fórum, um amp simples 100% valvulado de uns 1.5W por ai, mas que fala como um 10W de silício.

Ganhe know-how, isso é por conta própria, ai sim monte amps maiores e trabalhe no seu Twin.


Não existe amp perfeito, mas para nossa sorte não existe gravação perfeita, acústica perfeita, muito menos audição perfeita.


Outra esquece esse lance de 6v, 5v, 7v, porque 99% das pessoas que tocam guitarra e tem um valvulado não fazem a minima ideia que 110v não é 127v, e que isso pode vir a queimar suas válvulas um pouco mais rápido.

Te garanto que se não tocar o amp, nenhuma válvula nunca irá queimar, assim como a guitarra que não é tocada não precisa ser limpa e os dentes que não mastigam não precisam de canal.

« Última modificação: 28 de Maio de 2014, as 00:22:33 por felix » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #81 : 28 de Maio de 2014, as 02:29:09 »

cobalto777
bossman

Acho que eu que não me expressei direito, eu não quis dizer em usar a resistência em conjunto com os alto falantes... Eu só não entendi o "...não precisa ter carga..."
Isso quer dizer o quê?

A pergunta que eu fiz foi da forma que eu interpretei, desconsidere e explique o que seria medir sem carga, por favor.

Em stand by eu posso desligar os alto falantes e assim poder medir todos os filamentos sem o barulho que estava fazendo quando eu media com o stand by desligado e alto falantes ligados? Foi isso que eu quis dizer, mas usei as palavras erradas.  Cheesy

felix

A minha vontade era fazer isso (acredito que eu vá fazer uns 2 shows com ele original, pois estão bem próximos), mas vou estar juntando a grana para refazer todo o circuito, mantendo os transformadores e válvulas, e quando alguma der problema eu já troco todas de uma vez...
Caso eu opte por "deixar rolar" por um determinado tempo, eu posso acabar correndo um risco de perder peças mais caras (como transformadores) do amplificador e a reforma terá que ser mais pesada para o meu bolso. Mas essa nem é a maior preocupação. Uma preocupação que me vem bastante na cabeça é em relação a esse acontecimento de domingo em Recife-PE.

http://www.youtube.com/watch?v=vqMehAA2Fso

Com todo respeito ao rapaz e sua família, pelo que sei ele sobreviveu, mas teve queimaduras externas e internas. Acredito que não tenha sido o amplificador de guitarra o causador, e sim o equipamento de som disponibilizado pela livraria.

Equipamentos elétricos e eletrônicos sem manutenção podem matar, eu não tenho coragem de ficar tocando até ele dar algum problema desse tipo.

Acho que valerá a pena reformar, não vou gastar um absurdo, e pelo tempo que pretendo ficar com ele, os próprios shows que ele fizer vão pagar essa manutenção. Foi a conclusão que eu cheguei, fora a satisfação de ver ele reformado e podendo confiar 100%.

Quanto as voltagens eu acho que o estabilizador cumprindo o papel de entregar 115v já vai ajudar bastante sem eu precisar modificar nada.
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, as 02:46:38 por cesar.carazza » Registrado
felix
Visitante
« Responder #82 : 28 de Maio de 2014, as 02:43:29 »

Você não precisa estar tocando em um valvulado para tomar choques, basta tocar com 2 equipamentos, por exemplo um amp para guitarra e um amp para voz, sem estarem devidamente aterrados.
O terra de um pode flutuar e ao encostar no outro você tomará um choque relativo a diferença de potencial entre eles, já que a guitarra aterra na sua mão.
Para resolver o problema use sempre um bom transmissor sem fio quando não confiar no aterramento do local.

Se algum componente estivesse capenga de verdade os fusíveis já estariam queimando, como não queimaram ainda, quer dizer que o amp está bom.
Quando os fusíveis, começam a queimar muito rápido, é sinal que temos que mexer.

Para fazer um RECAP, ou troca dos capacitores de filtragem (os maiores), você teria que ter um bom medidor de ESR, porque sem saber a ESR do capacitor você poderá descartar peças boas e colocar peças ruins no lugar.
Toda eficácia da filtragem dependerá disso.


Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #83 : 28 de Maio de 2014, as 02:53:16 »

Eu já estou até desenhando o layout do circuito todo, a placa de pré já está pronta, falta conferir, olha como está ficando.



Eu estava pensando em utilizar transmissor mesmo, só que se eu usar só para o microfone já fico livre desse problema?
Eu fiquei meio cabreiro em relação a colocar um transmissor na guitarra, acho que o timbre vai ficar digitalizado e perder a característica original da guitarra.

Estou saindo um pouco do foco que é a reforma do amp, mas só pra saber sobre o transmissor, qualquer coisa a gente discute isso por MP, se alguém conhecer bem de transmissores.

Eu pretendo colocar aqueles Capacitores Eletrolíticos Radiais JJ 50 + 50uF / 500v que vendem na Mult Comercial. Não servem?
« Última modificação: 02 de Junho de 2014, as 18:22:49 por cesar.carazza » Registrado
felix
Visitante
« Responder #84 : 28 de Maio de 2014, as 03:03:55 »

Transmissores já são usados a décadas com qualidade ao vivo.
Com um bom transmissor sua guitarra soará exatamente como se estivesse conectada, ainda mais ao vivo, onde ninguém escuta nada direito.

Se você sair muito do escopo do amplificador vai estar montando algo diferente.
Seria melhor seguir o que o Xformer falou e ir para valores mais aproximados e componentes mais baratos.

Botar um JJ nesse amp é como colocar uma roda Binno em uma Brasília, dinheiro queimado por estética.
« Última modificação: 28 de Maio de 2014, as 03:07:48 por felix » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #85 : 28 de Maio de 2014, as 03:10:44 »

Mas qual capacitor eu posso colocar no lugar? Tem algum pra me indicar?
Registrado
felix
Visitante
« Responder #86 : 28 de Maio de 2014, as 03:17:12 »

O Xformer já até pesquisou para você ali atrás.
Só pegar alguns deles.
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #87 : 28 de Maio de 2014, as 03:27:11 »

Os grandes ele indicou os JJ também.
Registrado
felix
Visitante
« Responder #88 : 28 de Maio de 2014, as 04:29:26 »

Verdade, vi agora que a Multi vende JJ de 50 pelo mesmo preço do 32. E está bem barato.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.268

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2020


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #89 : 28 de Maio de 2014, as 10:05:24 »

Acho que eu que não me expressei direito, eu não quis dizer em usar a resistência em conjunto com os alto falantes... Eu só não entendi o "...não precisa ter carga..."
Isso quer dizer o quê?

A pergunta que eu fiz foi da forma que eu interpretei, desconsidere e explique o que seria medir sem carga, por favor.

Em stand by eu posso desligar os alto falantes e assim poder medir todos os filamentos sem o barulho que estava fazendo quando eu media com o stand by desligado e alto falantes ligados? Foi isso que eu quis dizer, mas usei as palavras erradas.  Cheesy

Carga para o amplificador é o alto-falante. Se não quiser ficar ouvindo som alto quando estiver testando o amplificador, costuma-se usar uma carga resistiva (no caso, a resistência de chuveiro) no lugar do alto-falante. Mas para testar a tensão nos filamentos, não precisa ligar o restante do amplificador (a chave do stand-by liga a alta tensão que vai para as válvulas, mas não desliga a tensão que vai para os filamentos). Basta ter as válvulas nos soquetes, que os filamentos das válvulas são a "carga" do enrolamento secundário de 6,3Vac.   "Carga" em eletrônica e eletricidade significa qualquer elemento que consuma energia elétrica de uma fonte, aparelho ou da rede (pode ser resistência, lâmpada, alto-falante, motor, etc).
Uma observação: apesar de poder medir a tensão dos filamentos sem a chave de stand-by estar ligada alimentando a alta-tensão, é certo de que haverá uma queda na tensão dos filamentos quando a chave de stand-by for acionada, pois os enrolamentos do transformador de força se interagem e havendo uma carga (consumo) no secundário de alta-tensão, derruba um pouco a tensão em todos os enrolamentos secundários. Por isso, a medição dos filamentos sem a chave de stand-by ligada, seria o pior caso da tensão no extremo superior (6,3Vac + 10%).
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas:  1 ... 4 5 [6] 7 8 ... 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.049 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal