Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Junho de 2024, as 03:41:37


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 15   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Giannini Duovox 50G  (Lida 51535 vezes)
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #165 : 10 de Junho de 2014, as 21:31:34 »

Deixa eu perguntar de novo: Você eliminou a chave de fase?

Existem muitas maneiras de se detectar o problema, a mais fácil é tocar sem pedal e verificar se, sem estar segurando as cordas da guitarra desaparecem os choques.

Se for possível inverta os polos da tomada. (troca de fase).

Para acabar com o choque no ensaio, (até você resolver o problema) ligue seu ampli á mesa onde está o microfone. Não precisa fazer o som passar, só conecte, um aparelho ao outro. Cabo P10-P10 serve.

 Smiley

« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:38:03 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #166 : 10 de Junho de 2014, as 21:40:10 »

Retirei o capacitor e os fios que iam para a chave de fase.

Vou fazer o teste aqui de ligar tudo para ver se tomo choque, se tomar, farei o teste indicado.

Esse negócio de inverter os polos da tomada que eu não entendi ainda, foi explicado anteriormente que o primário do transformador não vê diferença entre fase e neutro, tanto faz ligar de um jeito como de outro...

Esse ligar um ao outro seria apenas para deixar os dois com o mesmo terra correto? Mas se de repente o equipamento da mesa de som estiver com alguma fuga de corrente para o chassis vai acabar prejudicando o meu amplificador também não é?

Valeu, farei o teste e já volto com o resultado. Ou não. Cheesy
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #167 : 10 de Junho de 2014, as 21:58:33 »

O tal "negócio de inverter a tomada" é isso mesmo. Você tira o plug da tomada, gira o plug em 180 graus e coloca novamente na tomada.

O transformador realmente não funciona diferente se você inverter a tomada, mas dependendo da construção dele, pode haver uma fuga de corrente ou tensão para o secundário ou até para o núcleo, (transformadores bem construídos não costumam fazer isso, mas nos 30 e tantos anos que o seu deve ter, vai saber...). Às vezes trocando a fase existe uma diferença nessa fuga. Perceptível principalmente em ruídos de alta frequência que aparecem. É por isso que a malfalada chave de "Fase" apareceu. Ela desvia parte dos ruídos para o neutro da rede. É lógico que ela é inútil se a rede for de 230V, além de ser potencialmente perigosa em qualquer ocasião. Melhor é mesmo o aterramento do terceiro pino.

O aterramento entre os equipamentos é ótimo para proteger você de diferenças de potencial ou de fase entre eles, o pior que pode acontecer é queimar um fusível. (caso extremo).

 cesar.carazza você ainda está aí?  Huh?






« Última modificação: 10 de Junho de 2014, as 22:00:46 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #168 : 10 de Junho de 2014, as 22:34:44 »

Agora entendi melhor essa coisa da tomada invertida.

Bom, vamos ao que interessa que tenho novidades...

Liguei os dois amplificadores e fiz diversos testes invertendo tomadas, com e sem pedais e o resultado foi que eu tomei choque na boca bem fraquinho (no ensaio foi bem pouco a mais, mas provavelmente por ter bebido água e os lábios estarem molhados), com e sem os pedais, então podemos elimina-los da culpa, fiz o teste com o multímetro com as tomadas de todos os jeitos entre o microfone e as cordas da guitarra em AC 200v e o resultado foi 0.3v, mesmo eu encostando a mão nas cordas da guitarra ou no microfone, mas agora que percebi que eu deveria ter feito o teste encostando nos dois juntos.

Podemos concluir que o "problema" é com o Duovox e vou ter que estar sempre atento com essa posição de fases? Como saber se a fase está correta? Só tomando o choque para saber? Também tem o detalhe do amplificador do baixista que não pode estar com a fase diferente porque se a fuga for maior... De repente por algum defeito de ambos os amplificadores, os dois podem acabar tomando um bom choque correto?

Então só para eu entender melhor, caso eu vá fazer um show, eu posso fazer um fio com boca jacaré e ligar todos os terras de todos os equipamentos de som que utilizarei, caso o equipamento de som do estabelecimento esteja com algum defeito e o local não tenha aterramento. Eu e o baixista ficaremos protegidos de uma descarga elétrica como aconteceu naquele vídeo que publiquei algumas páginas atrás? Eu também estarei livres dos choques pequenos mesmo que a fase esteja invertida?

Agora estou sentindo que a solução está próxima.

Fico muito grato mesmo!
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, as 22:46:30 por cesar.carazza » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.925

Obrigado
-Dado: 180
-Recebido: 836



« Responder #169 : 10 de Junho de 2014, as 23:06:53 »

Peraí:  você disse que tomou choque sem estar com as mãos nas cordas?
Isso significa que você não estava isolado do chão pois só pode ser para o chão que a corrente desviou. Seus sapatos não estão isolando. O que também exime o Duovox do choque. Se é isso que ocorreu, o ampli de baixo é que está dando passagem (pouca mas presente).

Bom, pra fazer o terra dos equipamentos o cabo com garra jacaré é útil. O melhor seria uma vida sem choque na boca.  Cheesy

A solução é a mais óbvia; todos os amplis aterrados pelo terceiro pino da tomada, e a rede com o terra bem instalado e atuante, de acordo com as normas.

Abs Legal!
« Última modificação: 10 de Junho de 2014, as 23:14:20 por Matec » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #170 : 10 de Junho de 2014, as 23:16:25 »

Só esqueci de mencionar que todas as vezes que encostei a boca no microfone eu estava com as mãos nas cordas simulando o ensaio, mas também fiz o teste sem a mão nas cordas, mas só levei choque com a mão nelas. Cheesy
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, as 00:28:08 por cesar.carazza » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #171 : 11 de Junho de 2014, as 14:56:03 »

Para evitar os choques, vc pode instalar um capacitor em paralelo com um resistor em série com o fio que se liga a ponte ao aterramento do intrumento.

Os valores para o capacitor estão entre 100n e 1uf, para o resistor por volta de 680k, ou seja nem um pouco críticos.



-----
Na verdade essa mod evita os choques de cc e reduz bastante os choques de ca.

Valores de resistor e capacitor respectivamente alto e baixo aumentam a proteção contra choques e aumenta tambem o nível de ruído, o inverso de forma inversa e equivalente.

Mesmo que o seu amp não seja valvulado, o choque pode vir de um componente externo como o microfone, dessa forma a mod também é útil.
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, as 15:02:22 por EddieTavares » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #172 : 11 de Junho de 2014, as 16:41:42 »

Bela dica!
Mas se eu quiser eu posso apenas blindar a guitarra e ligar esse capacitor ao fio e não aterrar mais na ponte para correr menos risco ainda? Eu só correria o risco encostando no jack ou captadores...

Ele reduziria ou até evitaria uma descarga elétrica como daquele vídeo que mostrei anteriormente (página 6)?

Acho que a combinação de tudo isso eu estarei bem protegido, utilizando um aterramento apropriado (eu nunca saberei se os lugares que eu toco tem um terra confiável), aí eu interligo todos os chassis dos equipamentos para garantir e mais esse capacitor com o resistor e tirando o GND das cordas...

Posso fazer no contra-baixo também e com o mesmo valor de capacitor e resistor?

Também é possível fazer uma proteção como essa para o microfone?

A última dúvida seria qual capacitor e resistor mais apropriados, a voltagem e potência deles?

Será que fiquei muito neurótico com essa coisa de choque? Huh?
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, as 17:33:35 por cesar.carazza » Registrado
EddieTavares
Visitante
« Responder #173 : 11 de Junho de 2014, as 22:47:22 »

A não ser que seus captadores sejam ativos dos bons, vc sempre terá que aterrar a ponte, sorry, cest la vie.
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #174 : 11 de Junho de 2014, as 23:28:14 »

comece,instalando o equipamento minimo,o cabo de 3 fios,e sim,existe uma lugar para cada fio,vivo-neutro-terra,siga isso e resolverá tudo...especular não resolve nada,tomar uma atitude sim.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.121

Obrigado
-Dado: 91
-Recebido: 788



« Responder #175 : 11 de Junho de 2014, as 23:36:30 »

comece,instalando o equipamento minimo,o cabo de 3 fios,e sim,existe uma lugar para cada fio,vivo-neutro-terra,siga isso e resolverá tudo...especular não resolve nada,tomar uma atitude sim.
O problema é em cidades como Santos, onde são 2 fases...  Roll Eyes
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
cobalto777
Visitante
« Responder #176 : 11 de Junho de 2014, as 23:42:22 »

é verdade,mas resolvendo,e seguindo as regras,a pessoa consegue ir por eliminação,sem ficar numa especulação milenar...se ele,quando tivesse tirado o "death capacitor" tivesse instalado o cabo de 3 pinos,e ligado numa tomada devidamente aterrada,ele poderia ter descoberto muita coisa,e passar para vocês,muito mais detalhes...mas continua na base da especulação...fica mais complicado...
« Última modificação: 11 de Junho de 2014, as 23:49:11 por cobalto777 » Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #177 : 11 de Junho de 2014, as 23:51:13 »

Uma vez eu blindei uma Stratocaster que eu tinha e não fazia diferença eu colocar ou tirar a mão das cordas, ela ficou bem silenciosa, por isso perguntei, nessa caso seria melhor sem jogar na ponte eu acho...

O Cabo com três vias é o básico, as minhas especulações é por eu não saber o que vou encarar nos locais de show, não vou poder contar que todos eles terão aterramento, e os que tiverem eu não posso contar que são confiáveis.

No caso de Santos eu poderia interligar os chassis que já ficaria protegido dos choques na boca.  Cheesy

É isso aí, essa semana vou providenciar tudo o que foi falado aqui para o show de quinta-feira que vem dia 19 ser tranquilo.

Se alguém tiver mais ideias para complementar pode ir jogando ai que eu estou absorvendo tudo.

Valeu pessoal!  Palmas
Registrado
cobalto777
Visitante
« Responder #178 : 11 de Junho de 2014, as 23:53:36 »

numa stratocaster,não 'PASSAM' 400 volts...
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #179 : 11 de Junho de 2014, as 23:56:02 »

Não entendi essa do 400 volts.  Huh?
Registrado
Páginas:  1 ... 10 11 [12] 13 14 15   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal