Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 18:49:17
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Western Blessing - "Clonando" um Watkins Westminster
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Western Blessing - "Clonando" um Watkins Westminster (Lida 9375 vezes)
blackcorvo
Handmaker
Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187
Western Blessing - "Clonando" um Watkins Westminster
«
:
30 de Abril de 2014, as 09:23:14 »
Olá novamente! Tô de volta com outro projeto de amp (em processo de montagem, mas não muito longe da finalização).
Dessa vez, pequei um projeto meio inesperado, porque tudo começou com um transformador de força.
História de como veio a idéia no spoiler, porque é bastante.
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Pois bem, tudo começou com o transformador de força (18v+18v, 5A) que eu tinha parado aqui. Como queria usar ele pra algo, resolvi fazer um amp. Como minhas experiências anteriores com amps SS não foram das melhores, resolvi ir de valvulado mais uma vez.
Inicialmente queria fazer o IALL10.5 com um pré estilo Vox (primeiro um Top Boost, depois o pré do Eduardo com EF184, e tone stack estilo Vox), mas achei que seria algo "óbvio demais", então resolvi buscar outros amps menos conhecidos usando as mesmas válvulas de potência do IALL10.5.
Em minhas buscas, acabei achando o
Watkins Westminster
, e depois de ouvir
alguns samples
, acabei gostando do bichinho e deu vontade de montar algo semelhante.
Fiz algumas mudanças em relação ao original, as maiores sendo o LFO do trêmolo, e a inclusão de um loop de efeitos passivo (que na verdade será mais usado pra teste de efeitos / prés ligados direto à potência). O esquema original está
aqui
, e o meu esquema está
aqui
.
Outras pequenas mudanças foram o controle de tom (eu não encontrei caps de 470pF/500pF, e esqueci de pedir um junto com as válvulas, então alterei o tom pro do Marshall 18w), o uso de 2 resistores separados pras grades auxiliares dos pentodos (como no IALL10.5), e o resistor que faz parte do filtro RC da fonte B+.
Uma coisa que esqueci de alterar no esquema foi o cap de B+, que usei de 100uF ao invés de 220uF (porque o original era grande demais pra caber na placa).
E aqui seguem algumas imagens da placa do circuito.
Layout:
Fotos da placa pronta:
E aqui, tem uma arte que planejava fazer pro chassis, mas que infelizmente não terei como aplicar à ele:
https://31.media.tumblr.com/0e690d61503ccb1c01e51b1a779a532d/tumblr_n4uev8atY81r4gqjso1_1280.png
E essa é basicamente a história do projeto.
Pra quem não quiser ver a história toda, a versão curta é que peguei um transformador que não estava usando, fiz um multiplicador de tensão pra conseguir meu B+, um circuito de um amp meio desconhecido, e resolvi juntar tudo num amp baseado no original, com algumas mudanças.
A placa está soldada e pronta pra ir pro chassis, mas ainda falta furar ele. Vou colocar mais fotos conforme o projeto andar!
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
Jupterra
Visitante
Re: Western Blessing - "Clonando" um Watkins Westminster
«
Responder #1 :
30 de Abril de 2014, as 11:35:32 »
blackcorvo, é bacana ver que você usa 'multiplicador de tensão' num valvulado; pois em outro post (há algum tempo) comentei que estava utilizando duplicador e até triplicador de tensão e comentaram que não daria certo.
Comigo tem funcionado satisfatóriamente.
Abração cara e boa sorte no projeto.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468
«
Responder #2 :
30 de Abril de 2014, as 11:49:21 »
Citação de: Jupterra em 30 de Abril de 2014, as 11:35:32
blackcorvo, é bacana ver que você usa 'multiplicador de tensão' num valvulado; pois em outro post (há algum tempo) comentei que estava utilizando duplicador e até triplicador de tensão e comentaram que não daria certo.
Ainda bem que você pagou pra ver e fez o teste!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #3 :
30 de Abril de 2014, as 12:55:04 »
Como assim não da certo? O HB-1 usa e funciona perfeitamente.
O problema é que multiplicador tem eficiencia até perto de 300mA. Mais do que isso não é recomendado.
Mas como HT em valvulados dificilmente chegam a isso...
«
Última modificação: 30 de Abril de 2014, as 13:01:49 por kem
»
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
Obrigado
«
Responder #4 :
01 de Maio de 2014, as 01:05:20 »
Falando nisso (indo um pouco off-topic por um momento), algum tempo atrás eu vi
nesse tópico do DIY Stompboxes
o pessoal discutindo formas de fazer mini-amps de baixa potência.
Uma coisa que me veio à mente (e cheguei a comentar no tópico citado), seria de se alimentar um circuito com pré 12AX7 e power 12AU7, usando um transformador de 24v+24v, alimentando os filamentos (em série) com 24VAC, e alimentando um dobrador (ou mesmo um triplicador) de tensão com 48VAC pra obter a alta tensão B+. Seria quase o mesmo que o circuito da fonte do HB-1, mudando somente as válvulas e tensões envolvidas.
Voltando ao tópico, infelizmente na hora de fazer a furação pra um dos soquetes das válvulas, estraguei o chassis, então o projeto vai ficar parado um tempo até eu encontrar um substituto pra ele.
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #5 :
01 de Maio de 2014, as 13:05:06 »
Oi blackcorvo
Ótimo trabalho de planejamento com seu ampli!
Queria também agradecer por me dar uma informação. Há alguns anos fiz um conserto num ampli nacional, um Phelpa da década de 60. O Phelpa 6w (é isso que vem escrito nele... ).
Para consertar, eu tirei o esquema dele e desenhei no Multisim, pra ter ele digitalizado. Mas nunca soube de onde esse esquema tinha vindo. Até agora...
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
O som era bem claro. Tinha bons agudos e médios, faltava grave , mas creio que era pelo falante pequeno em caixa pequena. O Trêmulo funciona bem.
Espero que logo dê pra terminar.
Abs.
«
Última modificação: 11 de Julho de 2017, as 21:39:36 por Matec
»
Handmaker
Obrigado
«
Responder #6 :
20 de Junho de 2014, as 21:00:47 »
Depois de um tempo sem nem olhar pra esse projeto, resolvi pegar um fim de semana pra somente soldar os soquetes à placa e verificar seu funcionamento. Infelizmente, não ficou tão bom quanto o esperado...
Pra começar, o tremolo não funciona (porém eu nem tinha muita confiança que funcionasse), então desconectei o catodo do LFO pra remover o "clique" que ele inseria no resto do circuito.
As tensões do power estão bem próximas das vistas no labnotes do IALL10.5, porém o circuito distorce de forma muito indesejada com volumes mais altos. Pode ser pelo tipo de inversor de fase implementado, mas só sei que não me agrada (aqui tem um sample:
https://www.youtube.com/watch?v=qFH_Ib8puvs
- perdoem pelo inglês horrível mas eu estava nervoso).
Acho que vou experimentar o inversor do IALL e ver se isso melhora o som.
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #7 :
21 de Junho de 2014, as 09:25:51 »
Antes de começar a modificar o circuito, eu aconselho a descobrir como as coisas estão por dentro. A grande vantagem de usar um circuito conhecido é que eles costumam funcionar.
Um osciloscópio ajudaria bastante na sua busca por soluções!
Algumas considerações:
0) procure erros de implementação. A maior fonte de problemas é justamente isto. Sei que a gente costuma dizer "eu verifiquei tudo", mas você e eu sabemos que nem sempre isto é verdade!
1) a partir de que estágio está distorcendo? Por exemplo, experimente ligar uma fonte de sinal na entrada do power e verificar se a distorção provém dela! (o que eu acho difícil de ser verdade).
2) O fato das tensões estarem certas com o amp em repouso, não quer dizer que em "combate" elas se mantenham assim. Se a fonte não aguentar fornecer a corrente necessária ao circuito, alguma distorção pode realmente aparecer!
3) Outro fato a lembrar, é que esta coisa foi concebida no tempo da guitarra a vela, ou seja, quando os sinais que saiam dos captadores eram bem "fraquinhos". Assim sendo, parte da distorção pode vir por estupro de sinal de entrada!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
blackcorvo
Handmaker
Obrigado
«
Responder #8 :
21 de Junho de 2014, as 10:21:46 »
Pois é Gamal, eu prefiro refazer o circuito mesmo. Ainda mais porque 1/4 dessa placa não está sendo usada (que seria a parte do tremolo), e eu poderia fazer uma placa muito melhor começando do zero. E não só isso, mas não tenho como tentar encontrar esse problema do circuito. Não tenho osciloscópio nem conheço quem tenha.
Quanto à fonte, eu medi ela quando distorcia sim, e não teve nenhuma alteração na voltagem. Com o transformador de 18+18v 5A e os capacitores de 220uF no multiplicador, ele não dá "sag" nenhum. Por isso mesmo da suspeita que a distorção venha do inversor de fase, não dos pentodos. Se fossem os pentodos, pelo menos uns 5 volts de sag daria pra se observar né?
Eu simplesmente não sei, como sempre fui com muita sede ao pote e esqueci de ver se estava cheio. Preciso ter mais paciência pra fazer meus projetos.
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #9 :
21 de Junho de 2014, as 10:29:43 »
Não desanima não! Mas acho que você precisa de mais um pouco de experiência. É assim mesmo, a gente vai tentando até que consegue!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
marcao_cfh
Handmaker
Obrigado
-Dado: 158
-Recebido: 416
«
Responder #10 :
21 de Junho de 2014, as 10:47:36 »
Eu gostei do som. Estou de olho nesse projeto, acredito que vai sair um amp bem interessante.
Handmaker
Obrigado
«
Responder #11 :
21 de Junho de 2014, as 17:18:55 »
Citação de: hgamal em 21 de Junho de 2014, as 10:29:43
Não desanima não! Mas acho que você precisa de mais um pouco de experiência. É assim mesmo, a gente vai tentando até que consegue!
Sim, vou continuar tentando!
Ando pensando em fazer o IALL10.5 (ainda usando minha fonte com multiplicador) com o pré Vox Top Boost, porém sem o seguidor de catodo. Queria saber de quem já montou o IALL se um pré desses combinaria bem com ele.
Também queria saber onde eu poderia conseguir o transformador de saída correto pra ele. O que tenho aqui pra teste é um transformador de força com prímário de 110+110v e secundário 6v, para 50VA.
«
Última modificação: 21 de Junho de 2014, as 17:34:23 por blackcorvo
»
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #12 :
21 de Junho de 2014, as 18:17:08 »
Corvo... do jeito que você faz rapido as coisas, por que não se aventura a enrolar o transformador?
I want to diode!
blackcorvo
Handmaker
Obrigado
«
Responder #13 :
21 de Junho de 2014, as 19:35:45 »
Citação de: kem em 21 de Junho de 2014, as 18:17:08
Corvo... do jeito que você faz rapido as coisas, por que não se aventura a enrolar o transformador?
Não confio em mim mesmo o suficiente pra fazer um transformador funcional. Soldar é fácil.
Já tentei enrolar um captador e não foi bonito... nem funcional. Muito fraco.
Prefiro deixar transformadores pra quem entende deles.
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
blackcorvo
Handmaker
Obrigado
Exordior
«
Responder #14 :
23 de Junho de 2014, as 19:44:11 »
Update sobre o amp!
Alterei o circuito do power pra ficar o mais próximo do IALL10.5 quanto possível, alterando o inversor de fase pra bater com o projeto no PDF do labnotes.
Agora sim ele tem um som incrível!
Aquela distorção "irritante" de antes ainda aparece bem de leve ao fim das notas, mas meio que já aprendi que ela é normal em amps valvulados e vou ter que viver com ela. Comparado com o primeiro resultado, é como se tivesse passado de um "amplificador corcel" pra um Plexi. Totalmente diferente o som, muitíssimo melhor em todos os níveis possíveis.
Como o ferro de solda já estava quente, resolvi reaproveitar a placa e refazer o pré.
É basicamente o 18Watt Hotswitch, com controle de volume master e controle de tom após o segundo estágio. O pré em si nem tem tanto ganho ou distorção, mas quando combinado com o power, tem ganho até demais!
Acho que ficaria melhor ter um "PPIV" (volume master após o inversor de fase), como tem no Orange Tiny Terror e alguns amps modernos.
Ainda falta um pouco pra chegar onde quero, mas pelo menos já dei uns 3 passos pra frente.
Ah, Gamal, eu testei a fonte novamente dessa vez. 235v onde ficaria C1 no IALL10.5, 217v em C2, e um sag de uns 20v quando toquei palm-mute com tudo no talo. Na opção de "low power", essas tensões ficam em 120v e 111v respectivamente, e o sag fica em torno dos 12v.
Os próximos passos envolvem transformar
esse esquema
numa placa PCI, corroer e furar, soldar tudo no lugar e embutir o bendito (junto com o falante) naquela maleta do vídeo que postei antes.
«
Última modificação: 24 de Junho de 2014, as 07:04:54 por blackcorvo
»
|
|
|
Ela/dela
desde Agosto
2
0
2
1
Páginas:
1
2
[
1
]
2
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...