Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 18:27:33


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Problemas som automotivo  (Lida 10172 vezes)
agtsouza
Visitante
« : 28 de Abril de 2014, as 12:41:17 »

Boa tarde senhores.

Sei que o assunto que irei abordar não costuma ser tratado aqui no fórum, mas venho aqui pedir a opinião dos senhores, pois até então não havia enfrentado um problema desse gênero.

Possuo um sou automotivo, coisa simples, um dvd Pionner um módulo Bbuster uma caixa com um sub de 10" e um kit duas vias nas portas...
Fiz a instalação do som a mais ou menos um ano, coloquei os cabos de alimentação passando por um lado do carro e pelo outro lado os cabos RCA e os de saídas do módulo para os falantes das portas. O sistema ficou muito eficiente, não tive problemas até então.

O problema que venho enfrentado é um pouco do chiado "padrão" que a galera de outros fóruns dedicados para som automotivos costumam ter. O chiado, parece uma música falhada, som distorce... Mas o problema é intermitente, hora vem hora vai, indiferente se o carro está ligado ou não e o nível de "chiadeira" não varia de acordo com a rotação do motor...

Pensei logo de cara nos cabos RCA, que eram de baixa qualidade, os troquei por cabos profissionais, lá se foram 130 reais em cabos... Como o problema é intermitente no momento da troca dos cabos o som funcionou, mas hoje pela manhã o problema retornou...

Penso que de repente o problema possa ser nos conectores RCA do módulo, que que os cabos são novos e a instalação está ok...
O que os senhores me dizem, possuem alguma dica, ideia do que possa ser?

Grato pela atenção.
Abraço, Augusto.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #1 : 28 de Abril de 2014, as 13:43:56 »

Ufa, enfim uma pra mim!!! Sou instrutor de som e alarme e auto elétrico.
Amigo primeiramente verifique aterramento do módulo, parece ser besteira, mas falta de terra costuma ser uma fonte de chiados muito grande.
Sei que você pode dizer que antes não ocorria nada, mas com o tempo o problema pode aparecer, tendo em vista que a fiação do aterramento vai sofrendo com a passagem de corrente e esquentando por consequencia.
A primeira dica é reforçar o aterramento! não sei qual a potencia e modelo do seu módulo por isso não tenho como te aconselhar ao certo a medida do fio, porem pelos equipamentos que você citou ter ligado dou um chute de usar um fio de 10MM + ou - uns 15cm(dependendo da distância do ponto de aterramento que você usou). Outra dica em cima disto que estamos tratando seria usar o parafuso do cinto de segurança traseiro(se o modulo estiver no porta malas) com ponto de terra.
Já matei muitos problemas com esta solução.
Outra dica:
 No cabo RCA (em apenas um dos lados de um dos cabos) você pode dar uma pequena afastada na borracha que cobre a parte externa do plug rca(parte negativa) e colocar lá um pequeno fio( pode ser uns 5cm)decapado na ponta e na outra ponta do fio citado você aterra na carcaça do som(DVD, CD, MP3 ....etc). isso faz uma comunicação de aterramento entre modulo e aparelho. Parece besteira tambem mas resolve que é uma beleza. Esta sempre foi uma das melhores dicas que eu passo para problemas de ruido.
O fato de você ter feito a instalação de forma separada, fios de energia de um lado e cabos/fios de falantes do outro está corretissimo! Se fosse da minha turma já ganhava um ponto na nota final!
Cuidado com emendas, elas geralmente são um problema.

Caso não resolva nenhuma das dicas passadas, me passe o modelo do seu carro e equipamentos para que eu possa analisar melhor(tem carro que é clássico para ruidos)
Espero ter ajudado não só a você, mas a todos que lerem este post e quiserem um dia se aventurar nesta área.
Lembrando que estou aberto a responder dúvidas sobre o assunto de qualquer membro do Handmades.
Abraço, boa sorte e poste resultados.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
rafammbass
Visitante
« Responder #2 : 28 de Abril de 2014, as 14:00:16 »

Caso não resolva nenhuma das dicas passadas, me passe o modelo do seu carro e equipamentos para que eu possa analisar melhor(tem carro que é clássico para ruidos)

Eu amo instalar som em carro, mas nunca fiz nenhum tipo de curso/aula/etc... Foi tudo por amor mesmo!

Eu jamais iria imaginar que tem carros que são clássicos pra ruídos! Seriam aqueles mais antigos que ainda usam dínamo? Eu achava demais você acelerar e ouvir a aceleração no rádio AM!

O parafuso do cinto já é um clássico! Esse não falha quase nunca!

Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #3 : 28 de Abril de 2014, as 14:31:49 »

Rafael, carros que não usam sistema resistivo de velas e cabos podem gerar ruidos maiores.
No caso podem ser com dinamo(raro hoje em dia) ou alternador.
Em grande maioria os carros citados são carburados.
Que bom que faz instalações por amor, tambem aprendi muita coisa na raça e com um falecido amigo meu. pode se dizer que este foi meu grande professor. Hoje posso citar exemplos que me foram passados por ele em minhas aulas.
Não fiz curso na area de som e alarme, mas o conhecimento de 5 cursos na area automobilistica feitos no SENAI e mais a experiencia de trabalhar com o amigo citado acima, me deram informações suficientes para exercer tal função.
Hoje uso mais esta profissão como hobbie(não tenho tempo para instalação particular como eu costumava fazer), já que tenho pouquissimo tempo livre.
Curto coisas como som, personalização, alarme, partida por controle remoto, etc.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
agtsouza
Visitante
« Responder #4 : 28 de Abril de 2014, as 14:50:41 »

Caro GuitarCris,

Realmente os cabos que utilizo são de 10mm² o aterramento está no banco traseiro (porta malas) não usei a tal chapa de mdf ou madeira para isolar a carcaça do módulo do banco... o cabo do terra já está fixo no parafuso do cinto traseiro, o cabo teve ter mais ou menos 30 cm de comprimento. o módulo é um "paraguaio" Bbuster BB2000gl, sei que não é dos melhores, mas até então estava servindo... O dvd é um Pionner DVH-8480avbt, o carro é um fox 2003/2004.
Geralmente não costumo fazer emendas e quando faço as soldo e isolo com termo retrátil... Vou fazer esse teste do fio aterrado... Mas como comentei o ruído não é constante, é um problema intermitente... Também vou verificar o aterramento do módulo...
Registrado
Finck
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.726

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271



« Responder #5 : 28 de Abril de 2014, as 16:33:52 »

Veja se não há alguma solda no módulo que se danificou por vibração.

No meu carro aconteceu isso, quebrou a solda de um dos conectores RCA na placa, quando a bendita "encostava" tudo funcionava bem, de repente ela saia de posição, e coisas estranhas começavam a ocorrer, de distorções a mudez total, passando por chiados de diferentes "sabores"...
Registrado

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #6 : 28 de Abril de 2014, as 19:47:08 »

Como o caro Finck disse, verifique as soldas do modulo.
As dicas que te passei são melhorias que você deve fazer mesmo que o problema seja solda fria no módulo.
Havia um modulo chamado Pyramid que tambem era clássico em falta de aterramento, mas quando aberto e solucionado defeito o mesmo funcionava bem.
Não custa voce abrir o seu e conferir, isso mais as dicas anteriores só trarão beneficios.
Pra voce ter uma idéia, eu uso um modulo da Rock Ford Fosgate (não sei se voce conhece, muito bom o danado) e mesmo sendo de excelente qualidade eu faço o aterramento do rca com o equipamento de som para não correr riscos
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
agtsouza
Visitante
« Responder #7 : 29 de Abril de 2014, as 13:30:00 »

Boa tarde senhores,

Irei verificar as sugestões esse feriadão, ou final de semana... Conheço só de nome esse módulo Rock Ford Fostage... Penso em um Upgrade no som trocando o módulo atual por um SD400.4D da Sound Digital, ouvi dizer que são bons e a fábrica é em Gravataí - RS, perto de onde moro.

Abraço, Augusto.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 29 de Abril de 2014, as 13:48:03 »

Irei verificar as sugestões esse feriadão, ou final de semana... Conheço só de nome esse módulo Rock Ford Fostage... Penso em um Upgrade no som trocando o módulo atual por um SD400.4D da Sound Digital, ouvi dizer que são bons e a fábrica é em Gravataí - RS, perto de onde moro.

A marca é Rockford Fosgate. É a marca preferida dos que instalam som de carro. 
Sobre os amplificadores da Soundigital também gostaria de saber como se comportam e se o som sai bom. Eu vi uns amplificadores deles nas lojas em SP e achei muito legais por terem chassis de acrílico transparente e portanto podermos observar a montagem e o circuito interno. A princípio achei que eram chineses, mas depois descobri que eram nacionais e que foram concebidos por brasileiros, como trabalho de escola usando amplificadores classe D.  Eu até baixei alguns manuais de instalação e operação do site deles.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
agtsouza
Visitante
« Responder #9 : 29 de Abril de 2014, as 14:53:07 »

Caro Xformer,

Você está corretíssimos o "gurizão" estudava no mesmo colégio que me formei, mas não cheguei a conhece-lo... Um dos primeiros amplificadores, dizem os boatos de colegas meus, que possuíam um pré amp bem simples e que o estágio de potência era composto de vários mosfets em cascata. Esses modelos novos da SD dizem que são bons, mas não testei...
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #10 : 29 de Abril de 2014, as 20:09:30 »

Não conheço o modulo citado, mas dou uma sugestão....Use modulos da Voxer(Banda)!
Estes não tem erro, satisfação garantida Legal!
Os Taramps tambem estão muito bons, mas nestes casos você terá que rever o seu projeto e tocar caixa, Sub e escolher um tipo de categoria para o seu som!
Montei um banda 9.8 para sub de 15" com um 4.8 para estereo que fazia o limpador trazeiro do carro pular no vidro!!!
Dependendo do som(que voce quer montar e da categoria escolhida) use marcas como Bravox e Sellenium, mas se quiser virar a mesa com os quatro pés para cima use JL audio, JBL e Swiss audio(mas aviso que a paulada é grande na hora da compra).
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
agtsouza
Visitante
« Responder #11 : 29 de Abril de 2014, as 22:08:53 »

Prezado GuitarCris,

A intenção é possuir um som de qualidade e não de grandes potências, creio que trocarei o módulo em maio, quando vir o pagamento! hehehe

Dou muita importância para qualidade e o tipo de som que escolhi pro meu carro (não me vem o nome técnico a cabeça) é aquele onde o som é direcionado ao motorista e que o resto dos ocupantes que se virem hehehe.

Então uso um kit duas vias selenium de 60W de 6¨ aquele que fica na faixa dos 150 reais, não lembro o modelo exato, coloquei os falantes nas portas e os twitters nas colunas.

O sub é um Pionner de bobina dupla 4 + 4R de 400Wrms totais de 10¨modelo professional, "antigo".
O módulo me equivoquei anteriormente é um BB-2500GL.

A configuração que venho utilizando é  a seguinte: habilitei a saída do sub do DVD Pionner com faixa de corte em 80Hz, pois até 80Hz não identificamos de que lado vem o som, como estou trabalhando apenas com um sub fica melhor, o "volume" da saída do sub no DVD regulei senão me engano em 26 ou 28. No módulo os dois canais do sub estão em ponte gerando mais ou menos 200Wrms (não levo fé que passe dos 150) e os filtros estão desativados, configurei apenas o ganho pra não distorcer o som quando no máximo.

Agora nos dois canais do kit duas vias fiz o seguinte: desabilitei os eqs do dvd,deixei em "flat" ou "fat", todas equalizações zeradas e na entrada do módulo regulei o filtro pra passa alta com frequência de corte em mais ou menos 70~80Hz.

No final das contas ficou um som bacana, sem grandes distorções quando no máximo e com qualidade razoável...

Como disse não quero grandes potências um módulo com 400 a 500Wrms está ótimo, nem tenho som pra empurrar tanta potência...

Vou trocar o BB pois é feio pra burro esquenta muito e tem um rendimento muito baixo (classe AB), além de ser "gigante". Dei uma pesquisada nos Rockford, mas é uma paulada 650 contos em um modelo de 400Wrms... hehehe

Agora algumas considerações sobre os Taramps, já ouvi falar bem deles, nunca os escutei, mas os acho muito feios, visual meio década de 90... agora como vou alterar o sistema de som vou colocar algo com um visual mais bonito.
Os voxer já ouvi falar, mas possuo um conhecimento muito limitado deles, vou dar uma verificada.
Os módulos da JBL (antiga Selenium) até que são bonitos, creio que devem possuir qualidade semelhante aos alto-falantes e os valores ficam um pouco mais em conta comparando com os Rockford.

E pra finalizar, cheguei a pouco em casa no escuro mesmo tirei o módulo e refiz as soldas dos RCA, não consegui desmontar todo o módulo, mas consegui chegar com a ponteira e o estanho nos pontos de solda dos conectores, olhando com uma iluminação não muito boa percebi que as soldas estavam trincadas... Amanhã de meio dia ligo o módulo novamente e no final de semana verifico aterramento dos RCA e aterramento do módulo... Algo estranho que notei é que um dos resistores do estágio de potência com mosfets está praticamente torrado, se desmanchando... E quando ligava o som no talo algumas vezes sentia um cheirinho de queimado, mas não dava bola... hehe

Abraço, Augusto.
Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #12 : 30 de Abril de 2014, as 20:57:46 »

Augusto, tambem prezo muito a qualidade!
Tenho dois 6" Sony Explode nas portas e um Sub de 10" Bobina simples!
Parece pouco mas faz um som ótimo graças ao Fosgate.
O Fosgate(assim como o Banda) trabalha com x-card e ai então você escolhe como quer que saia o som do canal do ampli.
Para estereo eu deixo o x-card em Hi Pass(só toca médios e agudos) e para sub deixo em Low pass.
O Canal de sub deixo em 80hz.
Uma dica é zerar o modulo(no pot de vol) e subir o som no max, depois você vem subindo o som do módulo até a hora que perceber que houve distorção! Depois é só voltar um pouco o volume do modulo até aonde a distorção desaparece que está OK!
Se algum curioso aumentar tudo voce não queima nada!
Qualquer dúvida estou aqui para ajudar.
Abraço
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
Jupterra
Visitante
« Responder #13 : 01 de Maio de 2014, as 18:52:52 »

Bacana perceber que temos um camarada que entende de módulos.
GuitarCris, no ano passado aventurei-me em fazer um módulo (mono) com TIP e obtive um bom som nele.
Coloquei filtro passa-baixo e gostei do resultado; porém não aventurei-me mais nessa área... por falta de tempo.

Talvez poderei obter novas informações sobre esse equipamento, com você... quem sabe, né?
Registrado
agtsouza
Visitante
« Responder #14 : 04 de Maio de 2014, as 02:43:07 »

Boa noite,

Bom, após manutenção dos RCA do módulo, da revisão do aterramento do módulo, da alimentação do módulo, dos cabos RCA e do aterramento dos cabos RCA na carcaça do rádio o problema continuou... Estou sem ideias do que possa ser... O sintoma é o mesmo, som falhado, chiado, distorcido, e intermitente, hora o som fica bom hora o som fica ruim...
Os amigos possuem mais alguma sugestão? Estou pensando em que o problema possa ser o módulo que possuo. Pois acho que as 4 saídas RCA do rádio não estariam com problemas ao mesmo tempo...
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.058 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal