Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 16:38:31

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Re-Fazendo um ampli.  (Lida 8297 vezes)
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« : 24 de Abril de 2014, as 23:18:28 »

Boa noite,

Para que gosta de amplificadores valvulados e se aventura a montar um recomendo que faça muitos estudos e leituras antes de começar mesmo com projetos pequenos.

Como muitos devem saber tenho um amplificador que me orgulho muito em dizer que fui eu quem montou, houve até casos que fui motivo de risadas, mas isso não vem ao caso.
Bom fiz a aquisição das peças isso foi no inicio de 2006 eu era membro de outro forum, e lá começou minha jornada.
Como na época a aquisção de peças era muito mais complicado do que hoje, eu comprei um velho amplificador Delta senior sei la oque , acho que o 330, tinha então os transformadores e valvulas, soquetes comprei novos e demais componente, sem muita experincia comprei as demais peças ai começaram meus erros,
ah não tem resistor de 100kohms me da o de 120kohms, poxa 20% a mais, ai mereço mesmo aquelas orelhas grandes que não são de Elfos  Cheesy
A construção do chasis , que por sinal fiz ele no espelho sem querer ficou todo o painel invertido, montei a placa de forma certa, os turrets que na ocasião eram caros e importados, meu pai deu umas ideias e fizemos um monte deles. Na hora de montar vi que tava tudo invertido.
Ai começou a macarronada, mas por teimosia segui em frente.
O amplificador funcionou de primeira, so que não tinha o brilho do valvulado, mas enchia os olhos.

Agora voltamos para 2014 e seguimos com a empreitada, no começo do ano juntei grana e determinação.
Comprei os turrets industrializados, comprei os capacitores da placa na medida certa, resistores como manda o figurino , bom espero né.

E maos na massa, como meu chassis esta invertido tive que fazer a placa também invertida fiz um layout para a mesma no corel, furei e montei os turrets como pode ser visto na foto.

Chega a hora de montar, soldar os fios o mais curto possível, com certa organização, afinal quero mais macarronada Cheesy.
Terminado o serviço depois de mais de 15 horas de trabalho, em 5 dias, hora de ligar o bicho, testada a fonte de bias e regulada a mesma para iniciar o funcionamento do amplificador.

Apitou feito uma sirene, lembrando dos ensinamentos dos gurus da valvulas, fiz a troca dos fios do transformador de saida, e o apito foi embora,

Dei um retoque na Bias, pluguei a guitarra e ai sim o som do valvulado apareceu, com seu brilho seu charme e sua elegância, um pouco de exagero pra quem usa um lespa da Golden, mas enfim o som se abriu como o sol se abre depois da tempestade.

A parte técnica da história, fios entrelaçados, fios de filamentos sem trançar, fios dos triodos longos, com capapacitâncias parasitas para todos os lados devorando o audio do amplificador, componentes trocados com valores totalmente acima da faixa de trabalho das valvulas, e outras correções aqui e ali.  

Sei que o texto ficou grande, mas a moral da história, como já disse o Eduardo, siga as regras , o esquema e a receita de bolo antes de sair inventando, estude, se possível teste em partes, aprenda sobre os componentes e como eles agem no circuito.
As vezes a anciedade mata a gente.

O antes

O Depois

Não ficou super limpo como os mojaves americanos mas meu trabalho deu resultados muito satisfatórios fora o aprendizado.

Att Daniel
« Última modificação: 24 de Abril de 2014, as 23:24:00 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #1 : 24 de Abril de 2014, as 23:42:10 »

Não sei se é o só 2° ampli que você montou, mas a aparência está muito boa.

Está parecendo que é um Jtm45 mas não sei se está usando 6L6 ou EL34 na saída .

Se puder poste uma gravação com o som dele.

Parabéns  Legal!

« Última modificação: 26 de Abril de 2017, as 15:53:31 por Matec » Registrado
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 24 de Abril de 2014, as 23:48:00 »

Ola Matec, na verdade esse foi o segundo , meu 1º foi um AX84 feito com um resto de Radio valvulado, que eu chamo de nanico, estou usando o esquema do plexi 1987, EL34 na saida e um Falante Pedrone, não sei se posso postar isso aqui, que por sinal fala muito bem.

Att Daniel
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #3 : 25 de Abril de 2014, as 23:58:55 »

Você acha que o seu amp não está "limpo e organizado"? Para mim, está muito bom!

Amplificador "desorganizado" é assim, ó:

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #4 : 26 de Abril de 2014, as 09:34:38 »

Aí o Finck já chutou o pau da barraca.  Cheesy
Mas o seu ampli está mesmo bom, já vi muitos amplis antigos cujo layout estava bem desorganizado, e mesmo assim a qualidade era boa.
Abs
Colaborador

Obrigado

« Responder #5 : 26 de Abril de 2014, as 09:39:34 »

Eita.... a 1ª foto foi quando eu montei , a 2ª foto foi a limpa, é o mesmo amp.
Não era só o montuado de fios, mas sim os erros de valores de componentes.
Agora esse da foto ai. Pra fazer a manutenção tem que ser ninja level 1000V de +B.
So pela imagem já é de asustar..  Cheesy

Tem uma empresa , Mojave ampworks, eu vejo as fotos e fico abismado com a limpeza da montagem.
No proximo eu melhoro um pouco mais....

At Daniel
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #6 : 26 de Abril de 2014, as 09:58:09 »

Tem uma empresa , Mojave ampworks, eu vejo as fotos e fico abismado com a limpeza da montagem.

Nesse ponto eu não passo de nota 6, estou também refazendo um 18w e resolvi "aproveitar" uma placa e fazer o layout com ilhoses, mudei o layout umas 2 vezes, ficou uma caca, mas vai assim mesmo.  Batendo Cabeça Já vi que ponto-a-ponto não é minha praia.

Abs.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista

« Responder #7 : 26 de Abril de 2014, as 10:14:50 »

At Daniel

tipo isso:

Muito bonito por cima mesmo.... queria ver embaixo dessa placa a teia de aranha que tem...
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #8 : 26 de Abril de 2014, as 10:26:10 »

A foto do amplificador que o Finck postou é a de um verdadeiro ponto a ponto, pois não tem placas de turrets ou de ilhoses para suportar os componentes, apenas alguns pedaços de ponte de terminais espalhados pelo chassi. Lógico que tem a aparência de mais desorganização, pois os componentes não ficam alinhados como nas placas e portanto sem referência alguma. Quando se usam as placas com ilhoses e turrets, os componentes podem ter uma referência e isso ajuda na montagem e reprodução da fabricação, bem como na manutenção. Por outro lado, com a montagem genuína ponto a ponto, as ligações tendem a ser mais curtas (pois se usam os próprios terminais dos componentes soldados diretamente entre si ou na ponte de terminais), enquanto que usando placas se necessita fatalmente de mais fios (que na verdade ficam escondidos como lembrou o Beto) e que muitas vezes aumentam o comprimento das conexões e o número de pontos de solda (aumenta a chance por falha na soldagem e soldas frias). Assim sempre tem gente que prefere um jeito e outros que preferem de outro.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 26 de Abril de 2014, as 11:07:50 »

Beto, seria esse mesmo.

Xformer, claro, concordo com a  sua explicação.
Apesar que a foto do Fink se mosntra um equipamento muito mais complexo que um amplificador pra guitarra, veja o numero de valvulas que tem.

Talvez a diferença seja não em si o comprimento dos cabos, claro que tem seu limites , mas sim como eles são passados, fios de audio perto de fios de AC, fios sem blindagem perto de fios de saidas.

Ja vi muitos televisores da decada de 60 e 70 que parecia uma aranha marciana, e trabalhavam com frequências elevadas, e vi circuitos bem mais organizados que não funcionavam nem a pau.

Suponho então que se precisa de muita atenção no passar dos fios e onde cada parte do amplificador fica.

Se você olhar a minha 1ª foto vai ver que o capacitor eo resistor de catodo da 1ª 12ax7 esta bem acima do transformador de saida, ai começa as realimentações e coisa piores...
Esses erros são os que mais prejudicam o rendimento.

Foi justamente isso que me fez encarar a reforma. A reorganização dos fios e a correção dos componentes com valor errado.

At Daniel
« Última modificação: 26 de Abril de 2014, as 11:11:00 por daniel_tubes » Registrado

Di. Rocha
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 8

« Responder #10 : 26 de Abril de 2014, as 16:14:51 »

De fato Daniel, o circuito postado pelo fink se trata de rádio. Muito mais complexo até pela parte de RF, que, em uma montagem ponto a ponto é bem difícil de calibrar. mas se era possível antigamente, hoje também dá...... Smiley
Di. Rocha
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #11 : 27 de Abril de 2014, as 10:08:33 »

A "minha" foto é de um "amplificador" hifi Sansui (na verdade deve ser aqueles aparelhos integrados que tem pré e power, com entradas para diversas fontes, ou talvez um "receiver").

Mas a intenção era incentivar o Daniel, mostrando o quanto a organização dele está "acima da média".

Pessoalmente, eu acho as montagens com placa de turrets/ilhóses muito mais interessantes. Com este método e um pouquinho de paciência, dá para varrer a sujeira para debaixo do tapete...

Uma boa estratégia começa por ter uma placa suficientemente grande, e posicionada de modo que fique alinhada com os soquetes das válvulas o melhor possível. Em seguida, ter o cuidado de fazer todas as ligações entre "ilhas" que não envolvam componentes (jumpers) pelo lado de baixo da placa (de modo que por cima, apenas os componentes apareçam). Por fim, todos os fios que saem da placa e vão para outro lugar (soquetes, por exemplo) devem ser soldados POR BAIXO.

A primeira parte desta estratégia o Daniel já cumpriu, o resto é "fácil". Porém, exigirá fios um pouco mais longos nas "saídas da placa", senão vai ser um tormento para aparafusar tudo no lugar depois. Com tudo no lugar, "empurra-se" os fios para baixo da placa. Como vantagem, o fato de que os fios ficarão bem perto do chassis (aterrado) irá proporcionar alguma "blindagem", ajudando a prevenir ruídos.

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 27 de Abril de 2014, as 11:22:08 »

A "minha" foto é de um "amplificador" hifi Sansui (na verdade deve ser aqueles aparelhos integrados que tem pré e power, com entradas para diversas fontes, ou talvez um "receiver").

Ele ainda funciona ?  Tem o esquema dele ? É estéreo ou mono ?

Pessoalmente, eu acho as montagens com placa de turrets/ilhóses muito mais interessantes. Com este método e um pouquinho de paciência, dá para varrer a sujeira para debaixo do tapete...

Eu já fiz montagem de amplificador intermediária entre ptp e ilhoses e turrets, usando pontes de terminais aparafusadas a uma placa, em duas linhas, de forma que os componentes fiquem alinhados e também elevados em relação a placa. Pontes de terminais são alternativa para montagens rápidas e pegam bem a soldagem.
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 11:30:47 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado

« Responder #13 : 27 de Abril de 2014, as 15:00:27 »

Pelo que entendi , pelo oque estudei, os dois modos são válidos, a diferença está na hora da manutenção ou modificação.
Veja o exemplo do Fink e o exemplo do beto , dois circuitos PTP.
Levando em conta a explicação do Xformer.

Caro Rocha, concordo com você, funciona sim, mas já imaginou trocar componentes ou fazer modificações.

Resumindo, as coisas tem que estar em seus devidos lugares. Separados, aterrados e tomando o cuidado para não ter loops de terra, outro ponto crucial nos amplificadores.

Uma vez fui trocar um resistor em um rádio a valvula, Deus me livre, a perna do componente fazia umas 50 voltas no terminal da ponte, deu uma mão de obra lascada, se fosse em um circuito com turrets ou elioses teria sido bem mais facil.

At Daniel
« Última modificação: 27 de Abril de 2014, as 15:05:31 por daniel_tubes » Registrado

kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #14 : 27 de Abril de 2014, as 15:05:09 »

Da até medo de pensar em fazer manutenção nisso ai. Mas funciona...
Mas eu prefiro sem duvida placa com turrets ou ilhoses.
I don't want to die young...
I want to diode!
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: