Saul, eu vou discordar de você...
Só porque a forma de onda é mais "bonita" não quer dizer que o osciloscópio é versátil. Um analógico só mostra a forma de onda! Se você quiser ter os valores na tela, precisa contar os espaços... Isso para mim não é versatilidade, é problema!
A questão toda nem é o conversor AD do osciloscópio, é a questão da tela, que tem uma resolução finita. Nesse caso deve ser uma de 800x480 ou talvez um pouco maior... No analógico a resolução é "infinita" não existe AD, o sinal é mostrado "analogicamente" na tela.
O modo que ele utiliza no digital é de pontos (é a primeira limitação) a segunda é a persistência do ponto na tela, que no analógico existe, além de um efeito secundário que é o esvanecimento do traço (ficando mais claro) quando ocorre uma mudança rápida na amplitude e ou frequência do sinal.
O que acontece é que o ponto aparece em (x1,y1) e muda para uma outra posição (x2,y2). No digital, só aparecem os dois pontos. No analógico, todos os pontos entre eles.
Agora convenhamos, ter um osciloscópio para assistir um vídeo no modo x/y ? É mais fácil comprar uma TV!
Em tempo, você já ouviu falar nos osciloscópios "digital phospor" ? Se o teste fosse feito em um desses, tenho certeza que o resultado seria muito diferente...
Abaixo a imagem da série DPO2000 da Tek:
Um abraço,
Eduardo