Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 20:18:23


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Desafio ÉPICO! Defeito Egnater Rebel 30  (Lida 8383 vezes)
nhepes
Visitante
« : 17 de Abril de 2014, as 14:44:55 »

  O pessoal que tem empenho de me ajudar, tenho uma proposta de um desafio épico.
  Possuo um cabeçote Egnater Rebel 30. Não tenho absolutamente ninguém por perto que entenda de amplificadores valvulados, e estou
por mim mesmo aqui tentando arrumar o meu.
  Estava tocando com ele esses dias quando percebi que meu canal de drive ficou abelhudo, ai mexi na equalização e tudo mais, mas sentia que o
som não estava mais como era (cremoso e com aquele drive suave com pouco ganho). Percebi também que eu tinha que colocar ele no volume máximo para
atingir um volume razoável e o ganho tinha que estar praticamente no máximo, enquanto que eu colocava o volume no 2 +- no clean e o volume praticamente já ultrapassava o volume do canal com drive. Abri o amplificador, verifiquei as válvulas todas estão acesas certinho. Ai fui verificar se a placa dele não apresentava algo visivelmente errado, porém não consegui perceber nada. Estarei disponibilizando o esquema do amplificador para que possam me ajudar e também farei fotos da placa do amplificador para que possam me ajudar. Estou realmente muito desesperado   Sad
  Usei muito o google para correr atrás de informações sobre o possível problema, porém não encontrei nada de relevante. A única ideia que eu tive foi após ler um post no Facebook da Egnater de um dos caras que curtiram tirou uma foto de um capacitor e falou algo como "os schematics me salvaram" e mostrou um capacitor queimado e lá ele falava que estava com problemas no volume e t d (moderador, peço que me suspenda do fórum) mais ai decidi correr atrás disso tudo. Vou colocar link para o download do esquema: http://www.mediafire.com/view/27bj1o8ioy4ltxz/egnater_rebel30_sch.pdf

  Um grande abraço e que a jornada comece!!!   Batendo Cabeça

  Espero que esteja tudo certo agora e desculpe o transtorno que causei no fórum até agora.
Registrado
tcgomes
Visitante
« Responder #1 : 17 de Abril de 2014, as 14:49:10 »

Boas,

Isso só acontece unicamente no canal de drive?

Abraços.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #2 : 17 de Abril de 2014, as 15:02:35 »

 ... e mostrou um capacitor queimado e lá ele falava que estava com problemas no volume e t d (moderador, peço que me suspenda do fórum) mais ai decidi correr atrás disso tudo. Vou colocar link para o download do esquema: http://www.mediafire.com/view/27bj1o8ioy4ltxz/egnater_rebel30_sch.pdf

  Um grande abraço e que a jornada comece!!!   Batendo Cabeça

  Espero que esteja tudo certo agora e desculpe o transtorno que causei no fórum até agora.

O pior é que nem eu marcando onde estavam os termos em internetês, você corrigiu tudo, ou seja continua desleixado e sem atenção. Continue assim e já vi que vou apagar muitas mensagens suas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
nhepes
Visitante
« Responder #3 : 17 de Abril de 2014, as 15:18:51 »

O pessoal que tem empenho de me ajudar, tenho uma proposta de um desafio épico.
  Possuo um cabeçote Egnater Rebel 30. Não tenho absolutamente ninguém por perto que entenda de amplificadores valvulados, e estou
por mim mesmo aqui tentando arrumar o meu.
  Estava tocando com ele esses dias quando percebi que meu canal de drive ficou abelhudo, ai mexi na equalização e tudo mais, mas sentia que o
som não estava mais como era (cremoso e com aquele drive suave com pouco ganho). Percebi também que eu tinha que colocar ele no volume máximo para
atingir um volume razoável e o ganho tinha que estar praticamente no máximo, enquanto que eu colocava o volume no 2 +- no clean e o volume praticamente já ultrapassava o volume do canal com drive. Abri o amplificador, verifiquei as válvulas todas estão acesas certinho. Ai fui verificar se a placa dele não apresentava algo visivelmente errado, porém não consegui perceber nada. Estarei disponibilizando o esquema do amplificador para que possam me ajudar e também farei fotos da placa do amplificador para que possam me ajudar. Estou realmente muito desesperado    Sad
  Usei muito o google para correr atrás de informações sobre o possível problema, porém não encontrei nada de relevante. A única ideia que eu tive foi após ler um post no Facebook da Egnater de um dos caras que curtiram tirou uma foto de um capacitor e falou algo como "os schematics me salvaram" e mostrou um capacitor queimado e lá ele falava que estava com problemas no volume e tudo mais então decidi correr atrás disso tudo. Vou colocar link para o download do esquema: http://www.mediafire.com/view/27bj1o8ioy4ltxz/egnater_rebel30_sch.pdf

  Um grande abraço e que a jornada comece!!!   Batendo Cabeça
  Espero que esteja tudo certo agora e desculpe o transtorno que causei no fórum até agora.

-----
Boas,

Isso só acontece unicamente no canal de drive?

Abraços.

Sim amigo, acontece apenas no canal de drive. O canal limpo continua normal. Tentei trocar as válvulas de pré de posição porém o problema persiste.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 15:20:35 por nhepes » Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #4 : 17 de Abril de 2014, as 15:26:32 »

Já corrigi problemas parecidos com uma uma simples troca de válvulas!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
nhepes
Visitante
« Responder #5 : 17 de Abril de 2014, as 15:49:27 »

Mas as válvulas mesmo ligando certinho e tudo mais elas podem estar com problemas?!
Registrado
hgamal
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.985

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509



« Responder #6 : 17 de Abril de 2014, as 16:04:52 »

Válvulas me lembram uma cena épica de Blade Runner, onde a criatura pede ao criador mais tempo de vida! Na cena o criador e criatura enaltecem as virtudes da criatura. Ao final, a criatura replica que seu único defeito era a baixa longevidade. O criador retruca: A luz que brilha mais forte é a que dura menos!

Todos aqui adoram válvulas. Ela tem um som melhor, harmônicos desejados, presença marcante, etc. Mas a verdade nua e crua é: elas duram menos!

Válvulas de pré podem até durar mais que as de power, mas ambas duram muito menos que transistores!

Isto sem tocar no assunto de como transportamos nossos amores valvulados!

Verifique as válvulas!
Registrado

Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
nhepes
Visitante
« Responder #7 : 17 de Abril de 2014, as 16:23:48 »

O complicado é que elas tem umas 10 horas de uso no máximo. Acredito que ainda não está no momento de darem problemas. O brilho delas ainda está normal, não apresentam nenhuma anomalia. E estão funcionando perfeitamente... =/
Registrado
tcgomes
Visitante
« Responder #8 : 17 de Abril de 2014, as 16:50:52 »

Boas,

hgamal se ele trocou as válvulas de posição e o problema persiste, não deve estar ai o problema, não?

nhepes antes de começar a mexer no seu valvulado, seria bom começar por dar uma lida sobre esses circuitos, pois se for necessário mexer no circuito do seu amplificador, convém que saiba o que está fazendo, para não piorar e muito menos se magoar.

Abraços.
Registrado
Ledod
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.132

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139



« Responder #9 : 17 de Abril de 2014, as 19:28:08 »

 Ele é montado em placa de circuito impresso?

 Pode ser alguma solda fria em componentes próximos aos soquetes , que acabam esquentando bastante a placa.

 Pode ser interessante postar algumas fotos em boa resolução aqui no fórum, existem muitos técnicos aqui com olho de águia que poderão ajudar!

 Um abraço,

 Eduardo

-----
Acabei de encontrar algumas fotos internas dele:

 
 http://www.uklpf.co.uk/forum/viewtopic.php?f=20&t=861

 Que amplificador mais estranho, dois pares de válvulas de saída diferentes?! EL84 e 6V6!!! Ambas em paralelo e com um controle de mix... Além dos estágios serem interligados por conectores...

 Realmente, o interior dele é bem complexo, várias placas de circuito impresso interconectadas, vai dar um trabalho para resolver.

 Primeiramente eu faria o "método" do hashi de sushi, com o amplificador aberto e funcionando, utilizando o palito mexeria nos cabos e alguns componentes do canal sujo para ver se não é algum mal contato.

 Com um osciloscópio seria muito fácil encontrar o estágio com problemas, talvez algum conhecido tenha um que possa emprestá-lo! Basta então aplicar um sinal na entrada e ver em qual estágio o sinal se degrada.



 

« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 19:40:35 por Ledod » Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #10 : 17 de Abril de 2014, as 21:47:20 »

Desafio épico é apelido.

Apesar do ter todo o circuito em PCIs ainda ficou essa macarronada de fiação? Huh?

Haja paciência para achar o defeito.  Batendo Cabeça

Boa sorte a todos! 

Registrado
felix
Visitante
« Responder #11 : 17 de Abril de 2014, as 21:48:04 »

Esse amp é caro e complexo demais para amadores.
Procure uma assistência de válvulas séria, ou estará tacando sua grana no lixo.
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #12 : 17 de Abril de 2014, as 22:34:40 »

Infelizmente, o que o Félix falou é correto. Se você tem pouca experiência em consertos de equipamentos, é muito possível que piore mais a situação que resolva o problema.

Estou dando uma olhada no esquema do link e verifiquei uma coisa: apesar dos 4 relês e das dezenas de conectores , o "canal drive" é o mesmo do clean, com um desvio que ocorre pela válvula V3, RL1, RL2 e RL3. Se tudo mais está funcionando bem, eu começaria olhando para esses relês, a válvula e os componentes em torno deles. Nessa ordem.

Não é muito, mas espero que ajude.

Bem vindo ao Fórum.
« Última modificação: 17 de Abril de 2014, as 22:49:25 por Matec » Registrado
fallout
Visitante
« Responder #13 : 18 de Abril de 2014, as 12:27:16 »

Rapaz... Estou com o Felix! Manda esse amp pra assistencia tecnica, mesmo que seja pelos correios.

Bom, eu tentaria fazer uma troca de valvulas do pré, compre duas peças novas de 12ax7 e faz alguns testes, sempre é bom ter umas dessas de reserva, não vai ser grana jogada fora.
Tambem resoldaria os terminais das valvulas, pela imagem esta facil. No mais, mandaria para a assistencia.
Registrado
nhepes
Visitante
« Responder #14 : 18 de Abril de 2014, as 13:22:24 »

To feliz pra caramba que o pessoal está empenhado em ajudar com o problema! Então eu realmente procurei o fórum pois além de estar "isolado", eu não conheço nenhuma assistência que possa trabalhar com ele. Na realidade eu corri atrás de 2 técnicos em Curitiba e quando falei qual era o amplificador e enviei os esquemas dele para os técnicos eles desistiram na hora. Os 2 alegaram que iria somar muitas horas de serviço e o valor ficaria bem elevado. Por isso decidi resolver o problema por mim mesmo. Eu ainda acredito que possa ser algo mais simples, pois como citei no tópico a etapa de clean está funcionando perfeitamente! Vou tentar hoje a tarde trocar mais umas vezes as válvulas e tentar mexer um pouco. Vou usar algumas das dicas citadas acima para ver se consigo algum resultado. O pessoal que tiver mais ideias pode continuar ai no DESAFIO épico, só espero que consigamos um resultado épico também!  Legal!

Estou pesquisando aqui como posso fazer os testes dos reles e das válvulas pra dar um resultado pra galera hoje ainda.
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 13:31:41 por nhepes » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.043 segundos com 21 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal