Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 16:28:28


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Defeito Potencia BEHRINGER EP4000  (Lida 6921 vezes)
Rikrdo
Visitante
« : 10 de Abril de 2014, as 14:17:59 »

Eae galera, tudo bom?

Peguei uma potencia BEHRINGER EP4000 que queimou um canal pra arrumar e já troquei os transistores principais e drivers. Ainda sim o canal que deu problema está dando som baixo e rachando e acendendo a luz de clip antes mesmo da luz de sinal acender. O som está com sintoma parecido quando a alimentação na parte de pre-amplificação está pouca ou nenhuma mas verifiquei as linhas de +-15v e estão OK. Posso partir logo pra troca dos CIs 4580 e LM311 ou tem algo mais a observar?

Agradeço a todos que puderem ajudar.
Abraços!
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #1 : 11 de Abril de 2014, as 10:46:07 »

Tem o esquema dela ai?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
marcioulguim
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 263

Obrigado
-Dado: 23
-Recebido: 69


« Responder #2 : 11 de Abril de 2014, as 11:27:09 »

Buenas

Antes de realizar a trocas destes componentes, experimente inverter os prés, ou seja ligar o pré do canal ruim no canal do power canal bom e vice versa. Desta forma terás certeza se há ou não defeito no pré.

Esquema

http://music-electronics-forum.com/attachments/27806d1393845272-behringer-ep4000.pdf
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #3 : 11 de Abril de 2014, as 12:23:42 »

Uma dica , use um injetor de sinal, pra quem faz reparos em amplificadores é uma ferramenta indispensavel.

E procure por soldas frias tambem, esse é outro vilão dos eletrônicos.

Att Daniel
Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Rikrdo
Visitante
« Responder #4 : 11 de Abril de 2014, as 20:57:22 »

bossman
Estava me guiando pelo esquema do EP2500 em que o preamp parece ser bem semelhante. Agora que o marcioulguim postou o esquema do aparelho vi que realmente é parecido com o que eu tenho em mãos.

marcioulguim
Obrigado pelo esquema!

daniel_tubes
Eu até tenho o injetor mas o aparelho é bem ruim pra fazer isso de injetar sinal pois a placa é dupla face e digamos que a posição em que dá pra conectar os fios de alimentação pra testar o aparelho deixa o a parte do preamp inacessível. Esse fim de semana vou ver se faço uma extensao nos conectores e tento injetar algo mais pra frente no preamp.
Não tem como inverter os prés pois nao estão em placas distintas mesmo que eu achasse o ponto em que ele termina e começa o power realmente daria um bocado de trabalho pra alterar as peças pois são em SMD. Qualquer vacilo é trilha indo para o brejo.
Só pra constar, testei todas peças da placa normais e smd, menos os capacitores, e parecem todas com valores aceitáveis dentro da tolerância então creio que só me restaria tentar trocar os CIs preamplificadores.

Abraços!
Registrado
Rikrdo
Visitante
« Responder #5 : 28 de Abril de 2014, as 15:08:47 »

Pessoal, só dando um retorno quanto a situação da potencia. Troquei os CIs e continua o mesmo defeito, amplifica mas com som distorcido. E mesmo injetando sinal após o estágio de amplificação dos CIs fica distorcido.
Como disse anteriormente as peças testáveis estão com valores dentro da tolerância e os transistores drivers e principais da saída apresentam medidas normais também comparando-se com a outra placa que toca normalmente.

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo?

Agradeço qualquer ajuda.
Abraços!
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #6 : 28 de Abril de 2014, as 15:19:47 »

Rikrdo, você mediu a fonte de alimentação, chega tensão correta nos CIs, a fonte é unica ou uma para cada estagio ? ? ?
At Daniel
« Última modificação: 28 de Abril de 2014, as 16:06:34 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Rikrdo
Visitante
« Responder #7 : 28 de Abril de 2014, as 15:58:47 »

daniel_tubes
Sim, as linhas de +-15V estão ok para ambos CIs. E segundo esquema são linhas distintas.
http://music-electronics-forum.com/attachments/27806d1393845272-behringer-ep4000.pdf
Registrado
daniel_tubes
Colaborador
***
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 733

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110


A eficiência está na simplicidade...


« Responder #8 : 28 de Abril de 2014, as 16:11:49 »

O mais certo então seria usar um gerador de audio com um padrão de Vpp conhecida para não saturar os estagio da potência e usar um osciloscopio para achar o ponto defeituoso.
O ruim e ter esses 2 equipamentos, o gerador e o osciloscopio pode ser usado até o do PC, como você só vai trabalhar com frequências na faixa de audio,  mas ainda há o risco de se queimar a placa de som.
Ai você mediria a senoide de estagio em estagio ate a saida.

Precisaria também de uma carga fantasma com impedância compativel com o amplificado.

Não sei se foi o seu caso, mas tente medir os capacitores de desacoplamento, as vezes pode estar passando niveis de Tensão DC onde so deveria ter sinal Audio.

Um trabalho meio delicado e que exige muito cuidado.

At Daniel
« Última modificação: 28 de Abril de 2014, as 16:25:11 por daniel_tubes » Registrado

Pirataria é crime, não roube navios...
Rikrdo
Visitante
« Responder #9 : 28 de Abril de 2014, as 22:54:13 »

daniel_tubes
Agradeço as dicas mas não tenho essa "aparelhagem" e nem que tivesse eu não daria conta de manipular. Os capacitores parecem em ordem.
Enfim, vou passar o abacaxi pra outro.

Abraço!
Registrado
Jupterra
Visitante
« Responder #10 : 21 de Maio de 2014, as 13:08:24 »

Rikrdo, antes de desistir, veja se o problema pode estar no GND.
Muitas vezes a falha na resposta sonora é a falta de terra... algum componente nesse caminho pode estar em curto.

Boa sorte.
Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.035 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal