Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
27 de Novembro de 2024, as 06:35:33
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
Arranjo amplificador com 'efeito hifi'
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
1
2
3
[
4
]
5
6
...
8
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Arranjo amplificador com 'efeito hifi' (Lida 41488 vezes)
juloliveira
Freqüente
Obrigado
-Dado: 80
-Recebido: 41
Não tá morto quem peleia, tchê!
Re: Arranjo amplificador com 'efeito hifi'
«
Responder #45 :
04 de Abril de 2014, as 19:09:33 »
Citação de: Eduardo em 04 de Abril de 2014, as 18:45:18
Bom, a ideia é que toda a banda de frequências consiga passar pelo capacitor. No entanto, as frequências mais baixas precisam de capacitores maiores. Se você usar um capacitor de 100nF no lugar do de 100uF, o amplificador vai soar agudo ou fanhoso.
Legal! Obrigado pelas explicações, Eduardo. Juro que eu imaginei que fosse isso mesmo, já que o capacitor faz as vezes de filtro. Só queria ter certeza mesmo se eu não estava pensando errado. Mas ainda vou comprovar isso quando o amp estiver montado, nada melhor do que aprender na prática
No documento sobre o IALL 3.5, eu tem um texto que diz o seguinte:
"Os que conhecem circuitos deste tipo logo notarão a ausência de um capacitor de valor elevado entre a segunda grade do pêntodo e o terra. Este capacitor, nos circuitos que o usam, necessário para a garantia de uma tensão estabilizada na segunda grade. Ele incrementa muito a linearidade e aproveitamento de potência do circuito. Em circuitos de alta fidelidade, ele torna-se mandatório"
Nesse debate, lembrando do IALL, eu pensei que estavámos falando do mesmo capacitor, porém, é de um na grade 2. A ausência deste componente nesse circuito faz diferença ou não se faz necessária por algum motivo?
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #46 :
04 de Abril de 2014, as 19:13:15 »
Citação de: juloliveira em 04 de Abril de 2014, as 17:11:15
Coloquei a resistência da grade 2 no valor de 1k ohms, sugerida pelo Kem, porém, vi no em um datasheet da PCL82, com 170 volts na placa e sem resistência na grade 2. VSegue o datasheet (que vocês devem ter visto já):
Coloquei o esquema que eu montei apenas para tirar algumas dúvidas, já que o xformer foi mais rápido e já mandou com os ajustes.
As diferenças, notei que ele não colocou a resistência na grade 2, como sugere o datasheet.
Na entrada grade do triodo, temos o mesmo potenciômetro e resistência (de polarização?) na grade. O potenciômetro do xformer de 100k, imagino que o valor é menor pois não existe a necessidade de se baixar tanto o sinal de entrada, já que a sensibilidade de entrada é alta (Sensibilidade na entrada 150mVrms). Correta essa afirmação?
A resistência na grade que eu coloquei é de 1M e no esquema do xformer, 470k. Essa resistência, ela altera a impedância de entrada, certo? No caso do meu esquema, temos uma impedância de entrada maior. Na prática, o que muda com 1M ou 470k?
UPDATE: Tem umas alterações na alimentação do triodo também, só não comentei essas diferenças.
Se você colocar um resistor de 1k ohms entre 170V e a grade de screen, como vai passar 10mA, no resistor vai perder 10V, logo vai ter só 160V na grade de screen. Isso diminui a potência e muda todo o comportamento calculado com 170V naquele ponto. Obviamente se a sua fonte não for boa e tiver ondulação no ponto de 170V, seu amplificador vai ter ruído (hum), então poderia colocar um resistor nesse caminho (pode ser de valor menor) e mais um capacitor eletrolítico para o terra, pra filtrar e atenuar a ondulação. Como você escreveu que ia fazer uma fonte regulada de AT pra usar com os amplificadores, aí poderia ligar diretamente nos 170V.
O mesmo artifício foi usado para alimentar o triodo de pré-amplificação. Com o resistor de 3k3, a queda é pequena (2V) e o capacitor ajuda a filtrar a fonte.
O potenciômetro na entrada é um controle de volume. Se usar saída em linha de CDs, MP3 player, DVD, o sinal tem por volta de 1V, logo precisa ter um controle pra dosar esse sinal, pois senão satura e distorce a saída. Usar 100k diminui a impedância de entrada do amplificador, mas capta menos ruído que o de 500k.
A resistência de grade de 470k ou 1M dá na mesma, pode ser de 100k a 1M (tem um limite máximo informado na datasheet). A função dela é apenas aterrar a grade para que a tensão de catodo fique maior do que a da grade (fazendo assim a auto polarização da válvula). Pela grade não flui corrente, e a impedância é virtualmente infinita.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #47 :
04 de Abril de 2014, as 19:22:18 »
Falei de 1K entre B+ e screen porque vai ter uma queda de tensão no primario do transformador de saida, logo não vai chegar 170V na placa da PCL. Em geral deixa-se a tensão de screen igual ou pouco mais baixa que a de placa.
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #48 :
04 de Abril de 2014, as 19:32:30 »
Citação de: kem em 04 de Abril de 2014, as 19:22:18
Falei de 1K entre B+ e screen porque vai ter uma queda de tensão no primario do transformador de saida, logo não vai chegar 170V na placa da PCL. Em geral deixa-se a tensão de screen igual ou pouco mais baixa que a de placa.
Não vejo muito problema nisso Ricardo, mesmo porque em AC, o transformador vai induzir uma tensão de até uns 260V de pico na placa.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #49 :
04 de Abril de 2014, as 19:37:49 »
Qualquer que seja o B+, sempre vai ter uma queda de tensão no primario do transformador. Eu sempre coloco um resistor para os screens para compensar isso.
Mas uma coisa que eu ainda não sei... qual vai ser a aplicação deste amplificador?
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #50 :
04 de Abril de 2014, as 19:44:17 »
Citação de: kem em 04 de Abril de 2014, as 19:37:49
Mas uma coisa que eu ainda não sei... qual vai ser a aplicação deste amplificador?
Olha o título, e desde que ele entrou no fórum ele queria falar sobre amplis de áudio hi-fi usando o trafinho que ele comprou. Eu desenhei pra áudio e não pra guitarra.
kem
DIY Freak
Obrigado
«
Responder #51 :
04 de Abril de 2014, as 19:49:01 »
Huummm... é que o que originou o topico foi o transformador do ml.
Mas PCL82 sem feedback fica bom pra HI-FI?
I want to diode!
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #52 :
04 de Abril de 2014, as 19:57:11 »
Citação de: kem em 04 de Abril de 2014, as 19:49:01
Huummm... é que o que originou o topico foi o transformador do ml.
Não acho que com esse transformador chegue perto de Hi-Fi, mas pode ser experimentado o tap do primário para fazer uma arquitetura ultralinear.
Para experiência, vai ser interessante ver o som que vai sair.
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #53 :
04 de Abril de 2014, as 20:07:34 »
Citação de: kem em 04 de Abril de 2014, as 19:49:01
Deixa ele montar sem feedback primeiro. Depois ele pode tentar implementar com. Eu nem sei quais valores usar na malha de realimentação, ele vai ter que experimentar depois. Como tem uma folga de ganho no triodo, dá pra gastar um pouco com FB depois.
juloliveira
Freqüente
Obrigado
«
Responder #54 :
04 de Abril de 2014, as 21:58:30 »
kem,
O aplicação é aprender. Já encomendei umas duas 6L6 e quatro 12AX7. Com as 12AX7 pretendo fazer um pedalzinho overdrive e Um amp estéreo SE, esse sim, um HIFI de verdade (Cadê o Guilherme pra orçar uns transformadores pra mim
)
Essas PCL82 comprei pra aprender mesmo, fazer testes e mais testes. Primeira etapa é fazer sair som e entender todas as etapas. E vocês me ajudaram muito. Leio e releio até firmar as explicações aqui ditas.
Matec,
Mesmo sem experiência, não tenho dúvidas que esse transformador não dará realmente um HIFI. Mas digamos que eu consiga montar (ou simular) o circuito HIFI, ai eu compre um transformador realmente bom, um Lynks ou mesmo um Jensen (sem minha esposa saber, claro
)... e colocar nesse mesmo circuito (considerando as prováveis adaptações) e ai 'sentir' a diferença entre um transformador qualquer, um transformador bom, um som comum, um som HIFI ruim, um som HIFI bom.
Eu valorizo muito o conhecimento empírico e é dele que eu to indo atrás.
Grande abraço a todos e bom fim de semana a todos.
cobalto777
Visitante
«
Responder #55 :
05 de Abril de 2014, as 17:02:26 »
se o guilherme fabricar,os transformadores de audio,eu quero 2 também!!!
Freqüente
Obrigado
«
Responder #56 :
21 de Junho de 2014, as 20:44:18 »
Depois de um tempão e depois de montar minha fonte regulada montei o amplificador PCL82 que o xformer mandou.
Seguem algumas fotos:
Spoiler
(clique para mostrar ou esconder)
Algumas considerações.
O amplificador todo consumiu apenas 44mA com B+ de 167,7 volts
A onda de saída está exatamente antes de clipar, ou seja, no limite de amplificação. A onda parece diferente da onda do gerador de função. As fases positivas parecem mais "ovais".
O meu Fluke 45 chegou e fui testar uma funcionalidade para testar audio. Eu liguei ele na saída do transformador de saída, ajustei para impedância de 8 ohms no multimetro e o resultado foram 39dB. Esse multimetro é bem bacana, posso medir dois valores simultâneos, no caso medi dB e VAC. O valor bateu com o scope.
No osciloscópio analógico em modo X-Y vemos a
distorção
defasagem da saída comparando com a entrada do sinal.
Testei com um sinal do celular sintonizando uma rádio, achei que quase não ouvia graves.
O que acham dos resultados?
«
Última modificação: 21 de Junho de 2014, as 20:47:35 por juloliveira
»
Electric Effects
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #57 :
21 de Junho de 2014, as 22:07:55 »
Eu acho que um dia eu ainda quero ter esses equipamentos em casa, meu multímetro que comprei mal mede resistência direito, isso sem falar que preciso de osciloscópios e afins.
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535
Paricipe da World Community Grid!
«
Responder #58 :
22 de Junho de 2014, as 07:31:40 »
Oi Juloliveira
A falta de graves pode ser por causa do transformador de saída, ou pela própria configuração que não tem potência suficiente para gerar os graves que você quer. No entanto, O que você está vendo no osciloscópio é quase tudo distorção por segunda harmônica. Você já está bem longe do regime linear. A clipagem é o caso extremo da distorção.
No escope de defasagem, perceba que a elipse está completamente torta, o que indica uma componente forte de distorção. Na defasagem, num caso ideal, observa-se uma linha reta. Na defasagem linear, aparece uma elipse.
Recomendo que refaça os testes em um nível de saída em que a elipse apareça sem distorção. Daí sim você vai ter uma noção melhor do desempenho da PCL82 em HiFi.
Não espere nada além de 2W nesta configuração.
Abraços
Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #59 :
22 de Junho de 2014, as 12:48:57 »
Não entendi se você fez as medições com resistor de 8 ohms como carga ou um alto-falante. No caso do alto-falante, as medições ficam estranhas.
Agora já dá pra tentar melhorar o amplificador usando uma malha de realimentação (feedback). Aterre um dos terminais do secundário do transformador de saída e ligue um resistor entre o catodo do triodo da PCL82 e o outro terminal do secundário do de saída. Experimente valores entre 4 a 10x o valor do resistor de catodo de 2,5k. Isso deve diminuir o ganho (e a potência), a distorção e aumentar a resposta em frequência. Se apitar, troque os terminais usados na realimentação.
Uma observação: me parece que o sinal de entrada mostrado no scope não é tão senoidal.
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
1
2
3
[
4
]
5
6
...
8
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...