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Autor Tópico: Pojetando Captadores  (Lida 20780 vezes)
007
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« Responder #15 : 02 de Abril de 2014, as 21:20:46 »

Pretendo chegar ao som de P90 bem forte. Porém nã estou afim de cavar mais o corpo de minha guitarra que é equipada com um par de humbukers. Olhei as medidas das barras de alnico do site que citei antes. Até agora, tudo indica que posso chegar ao resultado que busco.
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Alex Frias
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« Responder #16 : 02 de Abril de 2014, as 21:39:33 »

A construção dos P-90 tem algumas diferenças básicas em relação aos captadores singles de Strat.
Uma delas é que utiliza 2 barras de Alnico ou Cerâmicas e pinos de aço com a base entre elas.
Só para ilustrar:

https://www.youtube.com/watch?v=kJuQYNaey_U

Eu imagino que fazer a bobina menor em altura/profundidade e maior em largura possa aproximar do timbre desejado.
Outra coisa que poderia ajudar por um lado, seria usar fio 43AWG, que, por ser mais fino que o 42, tenha como criar mais espiras.

São apenas sugestões sem eu mesmo nunca as ter testado, por isso nem as leve muito a sério!

Boa sorte então!
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« Responder #17 : 02 de Abril de 2014, as 22:23:24 »

Claro que levo a sério1 Muito obrigado pelas dicas! Terei mesmo que aumentar a altura da bobina e arranjar uma peça de metal que me permita unir as 2 barras de alnico, fixar os parafusos e enrrolar a bobina.
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« Responder #18 : 02 de Abril de 2014, as 23:16:22 »

Ter uma base de metal magnetizável também reforça um pouco os médio-graves. Mas a ideia é diminuir a altura do captador e aumentar a largura deles. Legal!

Mas cada construtor tem seus métodos:

http://www.creamery-pickups.co.uk/p90-stratocaster-pickup.html

http://www.vintagevibeguitars.com/windows/sc_90Win.html

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549863804-captador-vintage-vibe-guitars-sp90-fender-lollar-zan-vandt-_JM

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Boas fotos no anúncio!!!  Anjo
« Última modificação: 02 de Abril de 2014, as 23:28:25 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #19 : 03 de Abril de 2014, as 11:37:01 »

Não conhecia estes captadores, que coisa bacana, mas também, o video ajuda muito, o cara sabe timbrar a guitarra como poucos.
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« Responder #20 : 03 de Abril de 2014, as 12:30:21 »

Como sempre tentamos deixar claro: timbre decente de guitarra, falando de uma forma tradicional e careta, depende de vários elementos, os quais isoladamente ajudam, mas não resolvem completamente.

O principal ainda é o elemento que fica atrás da guitarra, empunhando-a e tocando-a quando necessário.

Também não adianta colocar pickups ótimos, para o seu gosto, numa guitarra que não tenha boa ressonância e sustentação, com muitos "dead spots" e inconsistência de timbre e afinação. até o ajuste de altura pode fazer toda adiferença!

E no final da história temos o amp e seu amigo o alt0-falante. também peças fundamentais na equação.
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« Responder #21 : 03 de Abril de 2014, as 15:11:34 »

Até o tipo e quantidades das molas da ponte fazem uma diferença danada.
Elas podem vibrar de formas diferentes, dependendo da quantidade, material, voltas e tensão.
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« Responder #22 : 08 de Abril de 2014, as 16:12:39 »

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Pickups:_Kits/P-90_Pickup_Kits_with_Plastic_Bobbin.html?tab=Instructions

É bem isso que preciso fazer. Porém devo mudar a altura e largura da bobina. Não precisa ficar do tamanho de um single comum, pode ter o mesmo comprimento e uma largura maior se for o caso.

http://www.stewmac.com/shop/Electronics,_pickups/Pickup_parts/Humbucker_pickup_parts/Metal_Spacer.html?tab=Instructions.

Ainda tenho que ver como farei com o coverplane para abrigar tudo no tamanho que procuro.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, as 17:14:42 por 007 » Registrado
Guilherme
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« Responder #23 : 08 de Abril de 2014, as 19:27:10 »

Citar
Como sempre tentamos deixar claro: timbre decente de guitarra, falando de uma forma tradicional e careta, depende de vários elementos, os quais isoladamente ajudam, mas não resolvem completamente.

O principal ainda é o elemento que fica atrás da guitarra, empunhando-a e tocando-a quando necessário.

Também não adianta colocar pickups ótimos, para o seu gosto, numa guitarra que não tenha boa ressonância e sustentação, com muitos "dead spots" e inconsistência de timbre e afinação. até o ajuste de altura pode fazer toda adiferença!

E no final da história temos o amp e seu amigo o alt0-falante. também peças fundamentais na equação.

Frias, vou colocar em simbolos isso que você escreveu e deixar de lado a variável humana. Convenhamos Eric Johnson tem lá suas razões, não é não Felix ?

Mais para baixo tem a curva BH de vários tipos de magnetos permanentes e suas respectivas curvas de desmagnatização.


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« Responder #24 : 08 de Abril de 2014, as 20:18:19 »

Palhete  mais forte aumentando a velocidade da corda? Mas aumentando a velocidade da corda, aumenta a freqüeência. E palhetando mais forte, aumenta a amplitude da vibração. Ou seja aumenta o espaço que ela ocupa ao vibrar. Assim provoca maior reação no campo magnético do captador , elevando o sinal.
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« Responder #25 : 08 de Abril de 2014, as 20:58:13 »

Velocidade nesse caso sim, porque dentro da mesma frequência ela estará vibrando com amplitude maior.

Imagine um balanço de praça, para que ele mantenha a frequência e tenha mais amplitude, precisaremos aumentar sua velocidade de deslocamento.

Logo uma corda que vibra em maior amplitude na mesma frequência, está se deslocando em uma velocidade maior em relação ao eixo original, do que uma corda que vibra em menor amplitude na mesma frequência.

« Última modificação: 08 de Abril de 2014, as 21:02:02 por felix » Registrado
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« Responder #26 : 08 de Abril de 2014, as 23:10:31 »

É que o conceito é mais sofisticado do que se pensa à primeira vista. É velocidade de excursão e não de frequência!
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felix
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« Responder #27 : 08 de Abril de 2014, as 23:33:39 »

Vale a pena para o 007 olhar esse site.
https://phet.colorado.edu/sims/wave-on-a-string/wave-on-a-string_pt.html

Marque oscilador do lado esquerdo, e mude a amplitude, repare como a velocidade da bolinha verde é bem maior em alta amplitude e bem menor em baixa amplitude.
« Última modificação: 08 de Abril de 2014, as 23:42:54 por felix » Registrado
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« Responder #28 : 08 de Abril de 2014, as 23:51:22 »

Humm, interessante isso! VAleu Félix!

Agora estou em dúvida quanto a calcular a altura da bobina e o sitema de sobe-desce da bobinadeira que terei que improvisar.

AWG  42  
Diametro (mm)  0.0633
Seção circular (mm2)  0.0032
Resistência (ohms/km) 5,312
 
Pois a medida que a bobina vai sendo enrolada, o fio irá subir ou decer. Etão devo levar em cosideração o Diametro ou a Seção cirdular?


« Última modificação: 09 de Abril de 2014, as 00:18:08 por 007 » Registrado
Guilherme
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« Responder #29 : 09 de Abril de 2014, as 19:16:48 »

007, não compreendi legal o "sob e desce da bobinadeira" mas eu acho que na bobinagem de quase dezenas de milhares de espiras de fio muito fino, fazer as contas se baseando na seção circular ou diâmetro não vai fazer muita diferença.

Agora, se você tem uma área bobinável bem definida  é melhor pensar em seção transversal.

Citar
Velocidade nesse caso sim, porque dentro da mesma frequência ela estará vibrando com amplitude maior.

Imagine um balanço de praça, para que ele mantenha a frequência e tenha mais amplitude, precisaremos aumentar sua velocidade de deslocamento.

Logo uma corda que vibra em maior amplitude na mesma frequência, está se deslocando em uma velocidade maior em relação ao eixo original, do que uma corda que vibra em menor amplitude na mesma frequência.

Como no caso do pendulo, para o qual o período independe da amplitude. É por isso que pêndulos são bons para marcar tempo, ele vai ficando fraquinho (pequena amplitude) mas o período permanece invariável.

Mas cordas vibrantes tem comportamentos - modos de vibração - bem mais complicados do que o pendulo.
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