Dando uma olhada no esquema da adaptação, em minha opinião foi mal feita.
A base do transistor deveria ser desacoplada, e creio que o capacitor de 680p nao seja tao suficiente para filtrar os ruidos inseridos pelo clock do BBD.
Amorin,
o desacoplamento da base seria com um capacitor de qual valor?
Seria legal você fazer um esboço pra galera entender melhor.
O desacoplamento é feito com um capacitor de valor entre 33nF e 1uF.
O valor pode determinar a faixa passante.
Apos o desacoplamento, é nescessario um filtro passa baixas (LPF).
Tentei encontrar uma revista que explicava bem o funcionamento desses BBD, mas nao encontrei.
Mas me lembro bem da pauta.
É nescessario o filtro passa-baixas para eliminar o ruido do clock, que é adicionado durante a troca do chaveamento do sinal no interior do BBD.
No artigo havia varias opções para este filtro, desde o mais simples, fundamental, formado apenas por um resistor e um capacitor, um filtro convencional, e um filtro mais elaborado com rejeição de faixa.
Os valores dos componentes sao calculados em função da frequencia de rejeição.
Para facilitar e resumir tudo, reproduzi a parte do desacoplamento e filtro de alguns modelos de flangers.
O do MXR e Ibanez é o modelo basico, e minimo (fundamental).
O do datasheet do MN3007 é o modelo convencional.
O do BF-2 é um modelo melhor elaborado basico.
Tem modelos de filtros melhor elaborado que o do BF-2, usando CI, mas aumentaria consideravelmente o tamanho da montagem.
Link para o documento.O capacitor de desacoplamento é fundamental ter, para evitar que o DC que esta presente na saida do BBD altere a polarização do transistor.
Talvez o maior vilão desta historia seja a ausencia deste capacitor de descoplamento, visto que este problema do "tic" esta presente ate am alguns modelos originais, como mencionado pelo
diegofirmino.
Vendo o esquema do original, se vê que tambem não tem o mencionado capacitor...
alguém conseguiu resolve o problema de tic? o meu está até em bypass
Experimente fazer o que recomendei.
Recomendo tambem, adicionar um capacitor ceramico de 100nF em paralelo com o eletrolitico de 220uF que está antes do resistor de 10R, e outro de 100nF em paralelo com o eletrolitico de 100uF que esta depois do resistor.