Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 10:04:54

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Madeira Espanada na Ponte - Como Consertar?  (Lida 17378 vezes)
acbelfort
Visitante
« : 22 de Março de 2014, as 13:26:45 »

Bom, primeiro boa tarde pessoal. Sou novo aqui no HandMades (meu primeiro post!) e, infelizmente, esse primeiro post não é nem pra dar opinião em um projeto ou fazer alguma coisa mais legal... É pra consertar uma guita  Sad

Tava trocando as cordas da minha Squier Strat Affinity Series Yako 97 quando a ponte 'pulou'. A ponte é uma dessas tradicionais de Squier, 6 parafusos e carrinhos genéricos (salvo engano o block não é full size). Quando fui o ver o que aconteceu, os seis parafusos que prendem a ponte no corpo resolveram espanar a madeira ao mesmo tempo Cry

E aí eu pergunto: qual a melhor forma de conseguir fixar esses parafusos e colocar esse ponte de novo pra funcionar? Pensei nas seguintes alternativas:

1. Serragem + Cola de Madeira. Até onde vi, é o mais recomendado pra parafusos espanados em madeira, em geral. Mas como esses parafusos especificamente seguram uma bela pressão (ao que me parece) não sei se essa combinação segura bem.

2. Aumentar a bitola do parafuso. Outra sugestão do meu pai. Os buracos na placa de metal da ponte são maiores do que os buracos na madeira, de modo que um parafuso um pouco mais grosso passaria pela ponte sem muitos problemas e conseguiria alargar os buracos da madeira o suficiente pra 'pegar'. Sinceramente não sei o que achar dessa solução!

3. Aumentar o buraco dos parafusos e tacar uma bucha s4. Sugestão do meu pai, quando falei que tava com medo da cola + serragem não segurarem. Acho meio absurdo colocar bucha em guitarra, mas já que a sugestão surgiu, não custa nada mencionar =D

E aí, o que vocês sugerem? Muito obrigado!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #1 : 22 de Março de 2014, as 13:41:50 »

palito de fosforo + super bonder dentro dos furos espanados. funciona mais do que serragem com cola de madeira. aumentar a bitola dos parafusos vai interferir na ação da alavanca, por isso mesmo os furos da ponte são maiores que os parafusos. buchas seriam uma boa alternativa t b m (moderador, peço que me suspenda do fórum) se estas forem bem coladas.
Visitante
« Responder #2 : 22 de Março de 2014, as 13:54:52 »

edyguitar muito obrigado pela sugestão!  Legal! Mas me tira uma dúvida, nesse caso o palito de fósforo seria usado para tampar completamente o furo (e depois feito um novo furo) ou seria colado apenas na lateral do buraco pra deixar ele mais 'justo'? E a bucha tem de ser colada? Aquele sistema auto-fixante (as 'perninhas' da bucha) não bastaria?

Obrigado!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 88
-Recebido: 284

« Responder #3 : 22 de Março de 2014, as 14:09:24 »

sim, encha o furo com palitos das bordas para o centro pingando super bonder até fechar completamente os furos depois de seco parafuse novamente os parafusos. depende de qual tipo de buchas pretende usar se for daquelas tipo as que prendem os pivôs nas ponte Floyd rose essas sim tem que ser coladas com cola de madeira ou araldite.uma opção interessante colocar parafusos com porcas internas por tras do corpo da guitarra, tipo aquelas porcas usadas para fixar alto falantes em caixas de som
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 22 de Março de 2014, as 15:04:46 »

Eu acho a melhor opção aumentar os furos e colocar pinos de madeira (foto) no furo com cola de madeira. Faça o furo compativel com o pino (pergunte ao vendedor na marcenaria qual broca usar - ele tem que entrar justo, mas não muito).
Espera secar, corta o excesso dos pinos e faz um furo bom no meio dele para o parafuso da ponte.
Mas provavelmente o corpo da sua guitarra foi feito de alguma madeira MUITO mole para isso acontecer...

« Última modificação: 22 de Março de 2014, as 15:07:05 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
agnobass
Visitante
« Responder #5 : 22 de Março de 2014, as 15:15:41 »

Vc pode fazer um embuchamento  colado com madeira, de preferencia a mesma madeira do corpo, depois só refazer a furação.
Obs. vc deve aumentar o furo e colar um pedaço que seja suficiente pra refazer a furação. caso ache complicado procure um luthier.
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 34

Force & Honor

« Responder #6 : 22 de Março de 2014, as 16:26:40 »

Fala acbelfort tudo bem?

Que "bucha" hein!! heheh, mas brincadeiras a parte, a ideia de colocar (enxertar) outra madeira nos furos e refazê-los é a melhor opção na minha opinião. Mas certifique-se que a madeira que vai enxertar tem uma certa resistência mecânica para que o furo não volte a espanar. Se puder use o superbonder ou a titebond (que uma cola bastante usada na luthieria).

Sucesso p/ você

Abraços. 
Evil S.
acbelfort
Visitante
« Responder #7 : 22 de Março de 2014, as 17:21:20 »

kem, agnobass e evil sense, MUITO obrigado pelas sugestões!  Palmas

Realmente não sei a madeira do corpo, mas fiquei decepcionado com o que aconteceu... Já mexi naqueles parafusos, mas nada que justificasse espanar desse jeito Sad

Vou procurar uma marcenaria segunda feira e ver se compro uns pinos de madeira um pouco mais firme, que aguente bem a pressão sobre os parafusos. Depois colo com cola de madeira ou superbonder/titebond e conto pra vocês os resultados!

Mais uma vez, muito obrigado a todos pela ajuda!
Visitante
« Responder #8 : 22 de Março de 2014, as 18:59:52 »

Pode fazer com palito de fósforo mesmo, já fiz isso com os furos do encaixe do braço com o corpo da minha guitarra. Isso já tem algum tempo, e até hoje a junção está bem sólida. Devem ter vários vídeos no Youtube ensinando como fazer esse enxerto.
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 142

« Responder #9 : 22 de Março de 2014, as 22:19:36 »

trabalhei em uma ótima oficina aqui em sp, usavamos palito de dente e superbonder.......quando o duro era maior usavamos hachi de comida japonesa e superbonder.
Ótimos resultados
Em busca do drive perfeito!!!
Gilmar
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 19

« Responder #10 : 22 de Março de 2014, as 23:53:48 »

Palito de churrasco de bambu, é igual o Hachi, só que o Hachi é meio cônico.
Handmaker

Obrigado
-Recebido: 142

« Responder #11 : 23 de Março de 2014, as 08:00:03 »

Também dá certo, acho que o segredo maior está em entupir o furo de superbonder e depois socar o palito em questão! Lembro que usávamos muita cola lá.
Em busca do drive perfeito!!!
acbelfort
Visitante
« Responder #12 : 24 de Março de 2014, as 01:23:20 »

Pessoal,

Resolvi atacar o problema tendo como meta arriscar o menor dano possível ao instrumento em caso de erro. Assim, na pior das hipóteses, consigo levar a guita num luthier sem ter estragado ela demais.

Como os furos eram bem pequenos - do tipo que um hachi ou espeto de bambu nem entra - fiquei entre preencher com palito de fósforo (que entrava certinho) e palito de dente. O palito de fósforo me pareceu ter a madeira macia demais pra pressão que fica naqueles parafusos, então acabei optando por preencher os buracos com palitos de dente, e um bocado de cola de madeira pra segurar no lugar.

Não usei superbonder depois de dar uma pesquisada geral no assunto - vi alguns comentários que, se mal utilizada, a superbonder pode danificar bem a madeira.

Depois de preencher os furos com palitos de dente e cola, esperei secar, fiz uma punçãozinha bem no meio do corpo do palito e já aparafusei a ponte de novo. Parece que ficou bem firme, tá dando afinação, e flutuando direitinho.

Vou acompanhar nas próximas semanas / meses pra ver se tudo fica desse jeito mesmo! Se der qualquer revertério, tento uma outra solução entre as sugeridas aqui!

Mais uma vez agradeço todo mundo que veio compartilhar sua sugestão e seus conselhos sobre o tema. Muito obrigado!  Palmas Bravo
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #13 : 24 de Março de 2014, as 09:08:23 »

Obs.   Os palitos se chamam Hashi.  Hachi é o número 8 em japonês.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #14 : 24 de Março de 2014, as 11:02:51 »

Dependendo da madeira, a ponte comum de strato em posição flutuando sempre irá detonar os furos.
Para a ponte poder ser colocada nessa posição sem detonar sempre a madeira você precisará de um modelo com 2 pivôs, como as Floyds, ou as tradicionais da gotoh, da wilkinson ou a menos comum Fender deluxe locking tremolo.

Se você exige muito da alavanca, pode crer que esse é o melhor investimento, até porque pode ser aproveitado em qualquer guitarra que você pegue (sendo strato né).

A ponte de 6 parafusos foi pensada de forma repousar na maior parte do tempo no corpo, enquanto as pontes de pivô foram projetadas para se manterem flutuantes.
Existem 2 meios de aliviar o peso na ponte tradicional, o primeiro é usar encordoamentos mais leves como o 008 e a outra forma é afinar a guitarra meio tom (ou mais) mais baixo.
Mesmo assim não é garantido.

Nada pode ser pior em uma guitarra do que uma ponte voando na nossa cara(um headstock voando também é punk, e machuca mais  Evil).

« Última modificação: 24 de Março de 2014, as 11:13:07 por felix » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: