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Autor Tópico: O tão sonhado som Plexi!!!  (Lida 9947 vezes)
Adriano_Passos
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« : 18 de Março de 2014, as 19:47:59 »

Galera, eu como um guitarrista atras do timbre perfeito(acho que todos buscam isso), estou em uma saga quase eterna para fazer o som do marshall plexi, comecei fazendo um amp jcm800, depois fiz uns mods para mais distorção , não fiquei feliz, fiz o clone 2550 Jubilee, me agradou este amp valvulado, tem clean, loop , mas..... queria migrar ele para um som mais Plexi, fico mudando os componentes e esta dificil chegar naquele som gostoso do plexi, com uma distorção a la Van Halen, bem, alguem sabe quais componentes no circuito que da esta cara de plexi ao som do marshall? O som do plexi tem muito a ver com os autolfalantes celestions vintage 30? Algum mestre dos valvulados pode responder??
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felix
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« Responder #1 : 18 de Março de 2014, as 20:03:10 »

Para simplificar um pouco o som que a gente escuta tem a ver com.

1- O guitarrista
2- A guitarra (incluso, corpo, braço, ponte, captadores, trastes, cordas, ação das cordas, capacitores, fiação e etc)
3- Cabos (cabos)
4- Efeitos (pedais, racks e etc)
3- O Cabeçote (transformadores, válvulas, capacitores, resistores, pots, fiação e etc)
4- O Gabinete (falantes, Dimensão, material, sustentação e etc)
5- O microfone (tipo, modelo, distância e posicionamento)
6- O gravador (tipo, modelo, canais e etc)
7- A Edição (cortes, sobrecamadas, efeitos e etc)
8- A mídia que ouvimos (fita, CD, DVD, MP3 e etc)

Tudo isso faz parte do timbre, e pode influenciar negativamente ou positivamente a percepção sonora.
Partir de algo pré-concebido como uma gravação não é o melhor caminho.

O melhor caminho é você mesmo tocar com a maior quantidade de amps que puder até escolher um que seja a sua cara.
« Última modificação: 18 de Março de 2014, as 20:06:35 por felix » Registrado
tufoeffect
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« Responder #2 : 18 de Março de 2014, as 20:18:29 »

Com todo o material pesado que você fez o seu Silver jubilee, faça um plexi hotrod tipo o chupacabra!!!!Estou juntando peças e $$ para fazer um.Seguem documentos.



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Adriano_Passos
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« Responder #3 : 18 de Março de 2014, as 20:47:42 »

Com este esquema fica melhor a visualização do Chupacabra, vou fazer as modificações e vamos ver no que da, hehe.
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Ferro_Velho
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« Responder #4 : 18 de Março de 2014, as 20:51:20 »

Mais um pitaco do Velho...


Um erro bastante comum é querer amps cada vez de maior ganho e depois querer que ele tenha também um som clean ou o som de um amp de pouco ganho.

O contrário é possível, você pode ter um amp de baixo ganho e boostar/equalizar ele para conseguir um som pesado.

Então se você quer um som de plexi, faça um plexi.

Nesta página tem opções de plexis de 50 watts da ceriatone:

http://www.ceriatone.com/productSubPages/BSPlexi50Lead/BSPlexi50_Docs.htm

Os transformadores e muita informação você consegue com o Guilherme da Lynx, ele sabe muito sobre estes amps "antigos" da marshall.

http://www.audiolink.com.br/audiolink/catalogo.html


Abraço.


  
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Adriano_Passos
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« Responder #5 : 09 de Junho de 2014, as 10:23:50 »

Pessoal, fiz as modificaçãos do chupacabra, deu uma diferença no som e tal, mas nada significante. Agora vou relatar algo que mudou o som do meu amp para o som o mais perto possivel do plexi.
Eu tinha dois falantes Eminence 1258 , o som era bom, mas vendi um falante e comprei um Celestion v30, olha, quando eu toquei pela primeira vez, quase chorei, pensa em um som animal de um falante, paguei muito caro pelo falante, mas valeu cada centavo! Passei quase dois anos fazendo modificações no meu amp, tentando mods para chegar o mais perto possivel do som do plexi e so consegui um som satisfatorio quando mudei de falante.

É isto ai moçada, aprendi bastante com as modificações, mas de forma sincera, o falante muda o som completamente!
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Alex Frias
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Flanelinhas, cuidado!!!


« Responder #6 : 09 de Junho de 2014, as 11:49:19 »

Bom, isso eu e o Haroldo Gamal já falamos mais de 100 vezes (exagero mentiroso!), mas na maior parte das vezes imagino que falamos para as paredes...rs.

Se é que um fórum virtual teria paredes... Cheesy

De qualquer forma, os ALTO-falantes são essenciais para um determinado som. As dimensões da caixa e a quantidade e disposição de falantes também. Uma caixa de 12"x4 com bons falantes tem um peso que outras combinações não conseguem, por exemplo. E a maneira de se gravar é outra coisa que vai ou não transferir essa impressão ao ouvinte...
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felix
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« Responder #7 : 09 de Junho de 2014, as 15:13:18 »

Agora sempre falo, quem viu ali no outro tópico sabe.

Quer um mod bom?
Troca o falante.

Mas é isso, aquilo, caro e tal.
Troca o falante.

Mas o meu é bonzinho tem até um Opala que usa eles na mala.
Troca o falante.

Meu timbre ta xoxo.
Troca o falante.

Eu quero ficar rico, famoso e ter um monte de mulher.
Troca o falante.
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« Responder #8 : 09 de Junho de 2014, as 15:28:07 »

Mas o meu Bravox / Novik / sei-la-o-que vintage que veio no ampli velho ainda ta funcionando e tem um baita som...  Cheesy
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EddieTavares
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« Responder #9 : 09 de Junho de 2014, as 15:34:46 »

Algumas marcas de amps nacionais fazem amps até honestos, mas pelamordedeus como são ruins os falntes que eles usam.

Já fiz testes com alguns deles, simplismente ligando o head em uma das minha caixas.

Teve um que parecia um combo de contrabaixo, passando pela minha 2x12 pareceu ter renascido, o tonestack se tornou realmente funcional, o controle de presence passou a atuar, outras características cono feed back, peso e dinâmica melhoram da água para o vinho... No amp mesmo só ajustei o bias e troquei os jack do loop.

Um outro, SS, tinha o pré copiado de uma marca gringa bem famosa, mas o power usa um chip diferente, TDA7294 se não me engano, o original eu conhecia bem, mas esse nacional não convencia nem um pouco, fiz o mesmo teste e o resultado novamente surpreendeu.

Eu diria que se a grana tiver curta, vale mais a pena investir em ótimos falantes e mais tarde investir em um bom amp que fazer o inverso.
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Bizzorro
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« Responder #10 : 09 de Junho de 2014, as 15:38:33 »

Eu quero ficar rico, famoso e ter um monte de mulher.
Troca o falante.

Ha ha ha, ri muito aqui!

Isso é mais um caso de "junta":  "Junta tudo e troca o falante"...
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« Responder #11 : 09 de Junho de 2014, as 15:48:13 »

Por isso que a primeira coisa que eu comprei para meu HB-1 foi o alto falante.
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visioncb
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« Responder #12 : 09 de Junho de 2014, as 17:20:41 »

Ha ha ha, ri muito aqui!

Isso é mais um caso de "junta":  "Junta tudo e troca o falante"...

Eu também.. isso e o "Mas o meu é bonzinho tem até um Opala que usa eles na mala." fizeram o meu dia  Cheesy
Se vocês pudessem ouvir a gargalhada que dei aqui...  Grin
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ricardox
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« Responder #13 : 09 de Junho de 2014, as 18:49:16 »

Eu estou na dúvida em qual falante investir: Celestion G12M ou Vintage V30, dizem que o V30 tem mais crunch para tocar hard 80's e o G12M para blues e classic rock.
Vi vários vídeos comparativos no youtube e os dois são bons.
Estou mais para o V30.
Alguém que tem experiência com esses dois para dar opinião? pois os vídeos dependendo da gravação não representam fielmente o timbre em questão.
Creio que estou fugindo do tópico, mas aproveitei o assunto.
« Última modificação: 09 de Junho de 2014, as 18:56:37 por ricardox » Registrado
Guilherme
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« Responder #14 : 09 de Junho de 2014, as 19:27:55 »

Citar
Eu diria que se a grana tiver curta, vale mais a pena investir em ótimos falantes e mais tarde investir em um bom amp que fazer o inverso.

Sem sombra de duvida.

Fui aluno de um professor dotado de inteligência muito acima da media, que não se cansava de repetir que em qualquer sistema não linear que sofre duas ou mais mudanças de grandezas, os elos fracos estão nas pontas: captadores, microfones, alto-falantes, piezos, capsulas de bobina ou magneto moveis...

Mas isso não significa que devamos relaxar com o resto, que  também faz parte do sistema.

Alto-falantes são especialmente complicados: parte elétrica, parte mecânica, parte acústica, tudo isso interagindo o tempo todo. Coloque no meio disso um gabinete e não é muito difícil entender porque esse assunto era bruxaria até meados da década de 1970 !
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