Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 19:59:10

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O dia em que eu estraguei a panela da minha mãe com Percloreto de ferro  (Lida 11185 vezes)
kinghugo
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0

« : 16 de Março de 2014, as 16:27:47 »

Olá pessoal, há um tempo atrás eu comecei a me aventurar na produção dos pedaizinhos. Por motivos de trabalho e faculdade, acabei deixando de lado por um bom tempo (2 anos mais ou menos), nisso todo meu material ficou parado, ferro de solda, alguns componentes e um resto de percloreto de ferro usado que eu havia colocado em uma garrafa de vidro para reaproveitar. Pois bem, eis que hoje quando bateu o tédio de domingo , resolvi ver se ainda lembro de alguma coisa. Imprimi um layout, transferi pra plaquinha, furei e agora ia para a parte da corrosão. Mexendo nas coisas que estavam guardadas, descobri o percloreto lá e fui testar. Peguei uma frigideira velha e despejei o líquido. Assim que acabei de colocar tudo, começou a borbulhar, e soltar fumaça, e logo em seguida um espetáculo de troca de cores _ laranja, amarelo, verde, marrom, até ficar cinza escuro e e com densidade de um creme. Bem estranho.
Dá pra notar que não tenho muita afinidade com química, né? E que não faço nenhuma ideia do que aconteceu. Gostaria de saber se alguém pode me dizer o que foi isso e o que devo fazer com esse resultado _  Me disseram que p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu deveria ter feito em um recipiente de plástico.

Cheguei a filmar no finalzinho:
http://www.youtube.com/watch?v=U6PCbYMvUMI&feature=youtu.be
Colaborador

Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122

« Responder #1 : 16 de Março de 2014, as 17:01:04 »

Gostaria de saber se alguém pode me dizer o que foi isso

e o que devo fazer com esse resultado

Foi o percloreto fazendo seu trabalho...  Cheesy

O ideal é neutralizar esse material resultante antes de descartar. Eu costumo adicionar um pouco de bicarbonato de sódio, mas sei que os químicos do fórum podem lhe dar uma orientação mais precisa.
« Última modificação: 16 de Março de 2014, as 17:06:42 por Sergiodam » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #2 : 16 de Março de 2014, as 17:48:06 »

Olá pessoal, há um tempo atrás eu comecei a me aventurar na produção dos pedaizinhos. Por motivos de trabalho e faculdade, acabei deixando de lado por um bom tempo (2 anos mais ou menos), nisso todo meu material ficou parado, ferro de solda, alguns componentes e um resto de percloreto de ferro usado que eu havia colocado em uma garrafa de vidro para reaproveitar. Pois bem, eis que hoje quando bateu o tédio de domingo , resolvi ver se ainda lembro de alguma coisa. Imprimi um layout, transferi pra plaquinha, furei e agora ia para a parte da corrosão. Mexendo nas coisas que estavam guardadas, descobri o percloreto lá e fui testar. Peguei uma frigideira velha e despejei o líquido. Assim que acabei de colocar tudo, começou a borbulhar, e soltar fumaça, e logo em seguida um espetáculo de troca de cores _ laranja, amarelo, verde, marrom, até ficar cinza escuro e e com densidade de um creme. Bem estranho.
Dá pra notar que não tenho muita afinidade com química, né? E que não faço nenhuma ideia do que aconteceu. Gostaria de saber se alguém pode me dizer o que foi isso e o que devo fazer com esse resultado _  Me disseram que p q (moderador, peço que me suspenda do fórum) eu deveria ter feito em um recipiente de plástico.

Cheguei a filmar no finalzinho:
http://www.youtube.com/watch?v=U6PCbYMvUMI&feature=youtu.be

Preste atenção para não usar internetês nas mensagens.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
FRED
Visitante
« Responder #3 : 16 de Março de 2014, as 20:51:47 »

O percloreto não corrói somente cobre. Ele corrói outros metais também, reagindo com os mesmos. O festival de cores que você viu deve ter sido devido à interação do percloreto com os vários materiais usados na fabricação da panela da sua mãe.
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #4 : 17 de Março de 2014, as 08:39:57 »

A temperatura deve ter subido bastante...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
whitebilly
Visitante
« Responder #5 : 17 de Março de 2014, as 13:22:32 »

Hahaha a primeira vez que usei o percloreto também estraguei uma assadeira de bolo da minha mãe!

Vivendo e aprendendo hahah  Grin
Colaborador

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50

« Responder #6 : 17 de Março de 2014, as 13:27:06 »

Mega Etching!!!!   Cheesy
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
felix
Visitante
« Responder #7 : 17 de Março de 2014, as 13:37:43 »

Como eu faltei muita aula de química teórica enquanto praticava química prática  Evil  Cool
Descobri outro dia, na prática, como bases também são corrosivas em contato com alumínio.

https://www.youtube.com/watch?v=NbyBZXRX8RQ

Bufando
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 17 de Março de 2014, as 18:01:41 »

Quando eu tinha 13 anos deixei cair uma tigela com percloreto em cima da minha cama. Minha mãe me obrigou a dormir em cima do lençol tingido de marrom durante 1 mês, para eu nunca mais esquecer...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #9 : 17 de Março de 2014, as 18:07:41 »

Quando eu tinha 13 anos deixei cair uma tigela com percloreto em cima da minha cama. Minha mãe me obrigou a dormir em cima do lençol tingido de marrom durante 1 mês, para eu nunca mais esquecer...

Seria pior se ela mandasse você lavar o lençol e deixá-lo branco novamente (missão impossível).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
felix
Visitante
« Responder #10 : 17 de Março de 2014, as 18:28:36 »

Na verdade se o percloreto estiver bem fraco dá para remover fácil com semorin (Ácido oxálico), agora tem que medir o dano, porque ele em excesso pode corroer os materiais a serem limpos.
Handmaker

Obrigado

« Responder #11 : 17 de Março de 2014, as 18:59:01 »

Seria pior se ela mandasse você lavar o lençol e deixá-lo branco novamente (missão impossível).

Ela mandou... Porém, quando viu que não ia dar certo, mudou o castigo...
Mas acredite, a quantidade que eu deixei cair não iria sair nem com um tonel de Semorin (além do que acho que o produto nem existia naquela época...).

Agora, para remover pequenos respingos, o Semorin funciona mesmo (inclusive em pisos)!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 17 de Março de 2014, as 21:26:00 »

Ela mandou... Porém, quando viu que não ia dar certo, mudou o castigo...

Pelo menos você não foi fazer a corrosão sobre a mesa de jantar com toalha de mesa embaixo ...  Mas fazer isso na cama ...   Cheesy

Agora pior mesmo seria se fosse em cima do carro ou da máquina de lavar roupa.  No mínimo seu pai te matava.
« Última modificação: 17 de Março de 2014, as 21:27:44 por xformer » Registrado

Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #13 : 17 de Março de 2014, as 22:43:43 »

Não é que eu estava fazendo a placa em cima da cama...

Já ouviu falar em sequência infeliz de eventos?

A tigela com percloreto estava na minha escrivaninha, mas como esta ficava muito perto da porta, fiquei com medo de alguém entrar de sopetão, esbarrar na tigela e derrubá-la. Então, por precaução, resolvi transferir o negócio para o outro lado do quarto. No "caminho", tropecei em alguma coisa que eu tinha deixado jogada no chão (adolescente...) e a tigela foi arremessada para cima da cama...

Bom, o castigo deu certo. Passaram-se 35 anos e eu ainda me lembro de tudo com detalhes...

Marcos Câmara
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 57
-Recebido: 218

Mateus 11:28

« Responder #14 : 18 de Março de 2014, as 16:18:24 »

O besta aqui fez sua primeira corrosão num cinzeiro de aço inox do pai.  Toma na Cabeça Toma na Cabeça

Resultado: a placa corroeu, e o cinzeiro ficou cheio de furinhos.

Mas os furinhos eram rasos, não vazaram.  Cheesy  

Meu pai ficou uma merd*, pois o cinzeiro era usado como enfeite.
« Última modificação: 18 de Março de 2014, as 19:44:33 por xformer » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: