Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 08:06:32

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Quem tem oscilocópio aqui no fórum? Queria trocar uma idéia.  (Lida 5890 vezes)
saul britto
Visitante
« : 14 de Março de 2014, as 14:12:01 »

Caso algum dos senhores tenha um: Já tentaram medir dois sinais de frequencia e forma diferentes no mesmo osciloscópio e tiveram dificuldade em sincronizar os benditos? Até então eu não sabia,osciloscópio duplo traço não é o mesmo que duplo "feixe".
O duplo feixe é como se fossem dois osciloscópios no mesmo invólucro e tem total independencia entre os canais.
Alguem já possuiu um desses?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 14 de Março de 2014, as 15:55:02 »

Os de duplo feixe são osciloscópios mais caros e não são comuns. Mais comuns são os de feixe único e duplo traço. No de feixe único você escolhe o modo dos traços: ou só o canal 1, ou só o canal 2, chopper (ocorre uma multiplexação no tempo, em vários pedaços, fatiado), alternados (passa uma varredura horizontal inteira do sinal de um canal e depois passa a varredura inteira do sinal do canal 2). Os dois últimos modos permitem ver dois traços por causa da velocidade e da persistência da visão, mas pode observar que ficam mais fracos em luminosidade quando comparado quando somente um traço está sendo usado.  A sincronização do disparo (ajuste de trigger) também é feita com um único canal, então o outro pode ficar embaralhado.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #2 : 14 de Março de 2014, as 16:53:59 »

Xformer você já tentou observar dois sinais de frequencias e formas diferentes num scope de duplo traço?
Eu tenho muita dificuldade,para não dizer: Nunca consigo sincronizar.

-----
O jeito que tem é usar dois scopes bem calibrados!
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 17:00:04 por saul britto » Registrado
felix
Visitante
« Responder #3 : 14 de Março de 2014, as 17:29:36 »

O seu osciloscópio tem um seletor único de tempo?
Ou será que você não está fazendo o terra dos canais do jeito certo?

Acho que são as duas únicas possibilidades.

Neste link tem quase tudo sobre osciloscópios:
http://www.ceset.unicamp.br/~leobravo/TT%20305/O%20Osciloscopio.pdf
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 17:35:27 por felix » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 14 de Março de 2014, as 17:42:52 »

Xformer você já tentou observar dois sinais de frequencias e formas diferentes num scope de duplo traço?

-----

Se as duas formas de onda são de frequências diferentes (mesmo que periódicas, i.e. que se repetem a cada ciclo) dificilmente vai conseguir. O trigger (disparo do traço) ajusta um nível de tensão no sinal que fará disparar a varredura horizontal, ou seja, o traço de um canal sempre vai começar no mesmo ponto da forma de onda, por isso ele fica paradinho na tela. E esse disparo é baseado só  num canal (ou ainda externo ou linha). Então o outro canal sempre vai disparar o traço em momentos variados a cada varredura, por isso não vai ficar paradinho. A não ser que um dos sinais tenha uma frequência múltipla do sinal no outro canal, aí talvez consiga ver os dois sinais parados.
Acho que um scope com dois feixes (e portanto dois ajustes de trigger) seria a solução para enxergar as duas formas de onda, mas lembre que os momentos podem ser diferentes e as fases totalmente fora da verdade.
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 17:49:51 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
saul britto
Visitante
« Responder #5 : 14 de Março de 2014, as 17:43:35 »

Terra eu acho que não Felix.Já li algo sobre dois sinais de frequencias diferentes e formas tambem e segundo o que li não é bom de sincronizar mesmo,não. Vou ver aqui depois te digo..
Visitante
« Responder #6 : 14 de Março de 2014, as 17:49:11 »

É o que o Xformer falou mesmo.

Veja no texto português:

"Dado que a fosforescência do fósforo tem uma duração temporal curta, não basta
desenhar uma vez o sinal, isto é, não basta fazer um varrimento apenas, pois os nossos
olhos deixariam de visualizar qualquer sinal passado pouco tempo (décimos de segundo).
Este facto impediria a análise dos sinais, tornando o osciloscópio num instrumento sem
qualquer interesse (a menos que se fotografe o écran, técnica que tem vindo a
desaparecer, dada a cada vez maior utilização dos osciloscópios digitais). O que se faz
para evitar este fenómeno é repetir o desenho do sinal com varrimentos consecutivos.
Por isso o sinal em forma de rampa se repete ao longo do tempo, resultando numa
forma de onda denominada de dente de serra (Figura 17).
Obviamente que, e está a falar-se apenas dos osciloscópios analógicos, se os sinais a serem
visualizados não forem periódicos, não é possível repetir a mesma imagem, não se
conseguindo uma visualização estabilizada do sinal. Mais ainda, mesmo para um sinal
periódico, é necessário que, em cada varrimento, o feixe de electrões percorra
exactamente o mesmo trajecto no écran, de modo a que se obtenha uma imagem
estabilizada no écran.ABC do Osciloscópio 19/63
Tendo como auxílio a Figura 18, é fácil de perceber que, se o sinal em forma de rampa
gerado pela base de tempo não tiver um período (exactamente) múltiplo do período do
sinal (caso de uv1 e uv2), o sinal vai ser desenhado em sítios diferentes, para cada
varrimento (caso de uv3). Isto implica uma visualização não estabilizada do sinal"
Visitante
« Responder #7 : 14 de Março de 2014, as 17:49:46 »

-----

Se as duas formas de onda são de frequências diferentes (mesmo que periódicas, i.e. que se repetem a cada ciclo) dificilmente vai conseguir. O trigger (disparo do traço) ajusta um nível de tensão no sinal que faz disparar a varredura horizontal, ou seja, o traço de um canal sempre vai começar no mesmo ponto da forma de onda, por isso ele fica paradinho na tela. E esse disparo é dependente só de um canal ou do outro (ou ainda externo ou linha). Então o outro canal sempre vai estar disparando o traço em momentos variados a cada varredura, por isso não vai ficar paradinho. A não ser que um dos sinais tenha uma frequência múltipla do sinal no outro canal, aí talvez consiga ver os dois sinais parados.
Acho que um scope com dois feixes (e portanto dois ajustes de trigger) seria a solução para enxergar as duas formas de onda, mas lembre que os momentos podem ser diferentes e as fases totalmente fora da verdade.

Acho que seja por aí. Mas como o Felix falou: Eu tenho um scope aqui que tem duas bases de tempo.O tek 465 tem B (DLY'D) TRIGGER e A trigger. E na chave T/DIV tem A and B time/div,será que é por aí?

-----
Num scope digital deve ser possível visualizar então dois sinais diferentes?
Se for eu dancei,vendi um de 100mhz pra uma cara,só pelo fato de ter asco de scopes digitais! Quer dizer,não gosto de consertar é um lixo.

-----
Tou com um TDS 320 aqui na bancada que já me deu vontade de revender como sucata!Que trambolho sem futuro!
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 17:56:39 por saul britto » Registrado
felix
Visitante
« Responder #8 : 14 de Março de 2014, as 17:56:58 »

Nos digitais se tem uma divisão de tempo por canal, e além de tudo existem alguns com sincronia automática, só clicar em um botão, e tudo aparece do melhor jeito que tem como aparecer.
Visitante
« Responder #9 : 14 de Março de 2014, as 18:00:33 »

Nos digitais se tem uma divisão de tempo por canal, e além de tudo existem alguns com sincronia automática, só clicar em um botão, e tudo aparece do melhor jeito que tem como aparecer.

É verdade esse que vendi tinha esse comando o autosetup,mas só confiaria naquilo em baixas tensões,que se você meter a ponta de teste num ponto meio alto daqui que ele faça o ajuste acho que bate as botas.
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #10 : 14 de Março de 2014, as 18:01:05 »

Acho que seja por aí. Mas como o Felix falou: Eu tenho um scope aqui que tem duas bases de tempo.O tek 465 tem B (DLY'D) TRIGGER e A trigger. E na chave T/DIV tem A and B time/div,será que é por aí?

Acho que não, o trigger do B só é atrasado (delayed) em relação ao disparo do A, você ajusta o tempo de atraso.
saul britto
Visitante
« Responder #11 : 14 de Março de 2014, as 18:03:23 »

Acho que não, o trigger do B só é atrasado (delayed) em relação ao disparo do A, você ajusta o tempo de atraso.

Xformer tu usas scope? Qual o teu,caso sim?
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 14 de Março de 2014, as 18:05:08 »

É que nos digitais os canais são amostrados e feita uma conversão A-D e os dados guardados na memória, de forma que podem ficar estáticos como uma fotografia ou como um plotagem num gráfico de papel, então não importa muito quando vai acontecer o disparo.

-----
Xformer tu usas scope? Qual o teu,caso sim?

Sim, eu tenho um Rigol digital de 100MHz, um Goldstar Analógico de 20MHz e um Gameboy digital de 100kHz.  Uso mais o analógico, gosto mais.  Meu sonho era um Tektronix 2236 (100MHz com frequencímetro). Usei muito o Tek 465 (com bolsa em cima) num emprego que tive.
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 18:08:21 por xformer » Registrado

saul britto
Visitante
« Responder #13 : 14 de Março de 2014, as 18:08:59 »

Estou com um tek TDS 320 que liga mas não aparece nada na tela to suspeitando duma tal NVram que é uma memória tipo estática e la que fica armazenado o sistema. Toda a fonte está boa,mas é um saco mexer nessas coisas.

-----
Um dia desses eu quase pego um 2236 e é exatamente isso ele tinha um frequencímetro,mas acho que ele só mede a frequencia que o scope é capaz,não? Tenho um 465 com multímetro funcionando bem que só.

-----
Esses rigol dizem que são muito bons! Será que o cara consegue consertar?

-----
Xformer que negócio é esse de gameboy?!!! Rindo litros,esse eu conheço por jogo!
« Última modificação: 14 de Março de 2014, as 18:15:01 por saul britto » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #14 : 14 de Março de 2014, as 18:28:42 »

Um dia desses eu quase pego um 2236 e é exatamente isso ele tinha um frequencímetro,mas acho que ele só mede a frequencia que o scope é capaz,não? Tenho um 465 com multímetro funcionando bem que só.

-----
Esses rigol dizem que são muito bons! Será que o cara consegue consertar?

-----
Xformer que negócio é esse de gameboy?!!! Rindo litros,esse eu conheço por jogo!

Você tem uma loja de equipamentos usados ?
Falam bem da Rigol. Numa FIEE eu conversei com um engenheiro da Rigol, que estava expondo na feira e ele me disse que eles fabricavam para a HP/Agilent. Mas os scopes deles são um projeto um pouquinho diferente dos da Agilent (por motivos óbvios), mas só uma maquiadinha. Como na época eram mais baratos que os da Agilent ...

Sobre o Gameboy, sim é o videogame de bolso. Só que numa edição da revista Elektor do ano de 2000, saiu um projetinho de fazer um cartucho (igual ao dos joguinhos, mas com dois jacks para as pontas de provas) com o circuito para um osciloscópio digital de dois canais. Eu comprei a plaquinha montada (é um monte de cis e componentes smd) apesar de ter o esquema na revista (mas o firmware não foi publicado). Funciona bem no meu Gameboy Color, eu postei algumas fotos num tópico aqui no fórum.  Pesquise por Gameboy que vai achar.  O Gameboy é um computadorzinho que tem um processador Z80 compatível e graças a sua tela LCD bastaria ter o circuito de amostragem e o software para que ele virasse um scopezinho digital.
Na internet pesquise por GBDSO que vai achar um monte de coisas sobre ele.
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: