Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 16:32:19

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103  (Lida 14177 vezes)
betoknigth
Handmaker

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista

« Responder #15 : 29 de Março de 2014, as 14:32:37 »

- Esta é a ideia da fonte para atender o pré do hiwatt (DR103) e o pre e power do vox (AC30)...

a meu ver, não há nada que impeça este circuito de funcionar adequadamente, mas não sei corretamente como a GZ34 funciona, mas como os "B+" não serão interconectados... não vejo problema, alguém vê algo que impeça de funcionar?

« Última modificação: 29 de Março de 2014, as 14:34:11 por betoknigth » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #16 : 29 de Março de 2014, as 18:32:45 »

Só dimensione bem os capacitores e suas tensões. Se você vai ficar trocando de fonte e desligando a carga delas, a tensão na que fica desativada vai ser bem maior da que você escreveu e os capacitores devem suportá-la, ou faça a interrupção logo após os retificadores (sejam estado sólido ou válvulas) e antes dos filtros, e a chave precisa ser de boa qualidade e alta tensão.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #17 : 29 de Março de 2014, as 20:31:51 »

Bem, ainda ninguém se manifestou, mas ao meu ver essa fonte é desnecessária, algumas perguntas:

1- Porque alimentar um pré com 12ax7 com essa tensão tão alta? 460v? 380v ?

2- Utilizar duas fontes totalmente distintas de alimentação (uma com retificadora e outra com diodos)? Seria melhor utilizar uma única fonte dimensionada adequadamente para ambos os circuitos.

3- É realmente necessário esses dois prés com 3 válvulas em cada um? As vezes um pré, com chaveamento de alguns capacitores/resistores ou mesmo um tonestack diferente é muito mais eficiente (vide o pré de um mesa dual rectifier!)

4- Você realmente vai querer utilizar duas inversoras diferentes, uma em cada pré??? E chaveá-las no power? Isso é pedir para ter problema, o correto (ao meu ver) é você utilizar cada lado da inversora como entrada para cada um dos canais.

Longe de desanimar, mas minha opinião é que menos é mais! Por exemplo, eu construí a pouco tempo um 18w com duas EL84, uma inversora, um canal com uma EF86 com volume e tom (PF86) e um outro com uma 12AX7 com volume TMB e ganho, baseado no marshall 18w.
 Eu alterei muitos componentes, até chegar no som que eu queria, basicamente não há nada mais de marshall no amp, o canal com 12ax7 eu aumentei o ganho me baseando no orange tiny terror.
 O pré com PF86 eu alterei até chegar no Dr Z route 66, com um tonestack que para mim foi ideal (com menos médios).

Ou seja, construir um amplificador grandão, cheio de coisas, chaves, as vezes não fornece o que realmente queremos...

A minha recomendação é, pegue um esquema consagrado, pode ser até um desses dois (ou o vox ou o hiwatt) e vá modificando ele aos poucos procurando o seu som!

Apenas um desses amplificadores já dará um bocado de trabalho com o projeto... Se for algo totalmente novo, o trabalho dobra (ou triplica pois geralmente o circuito não funciona como previsto).

De qualquer forma, estamos aqui para ajudar.

Um abraço!

Eduardo
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #18 : 29 de Março de 2014, as 20:37:08 »

Bem lembrado Eduardo. A máxima tensão placa-catodo dessas válvulas 12 + AX7, AT7 e AU7 é 300Vdc.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #19 : 30 de Março de 2014, as 11:11:41 »

Oi Pessoal

Outro ponto é que, mesmo que fosse necessário mais tensão para o pré, não precisa de um transtomador tão complicado. Pode-se puxar os dois diodos diretamente das placas da GZ34 e conseguir mais tensão pela maior eficiência dos retificadores de silício.

Mas concordo com o Xformer e o Ledod. Não precisa toda essa tensão para o pré e nem é bom investir em algo tão complicado assim. A chance de dar problema é muito grande.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #20 : 30 de Março de 2014, as 20:34:47 »

Além de tudo que se falou aqui, ainda tem mais uma coisa...
Em um amplificador valvulado, a alimentação vai passando por diversos filtros RC (e um LC quando é o caso), indo das placas do pentodo ao pré.
Quando chega ao primeiro estagio do pré, que é o mais sensivel a ruidos, já passou por uns 3~4 filtros... No seu caso (Hiwatt), apenas um filtro RC pode não ser o suficiente.
E esses 460V no Hiwatt é o B+... isso vai sendo filtrado e diminuído ao longo dos filtros RC... verifique no esquema qual a tensão que efetivamente chega no primeiro estagio do pré... com certeza não são 460V.
« Última modificação: 30 de Março de 2014, as 20:36:18 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
betoknigth
Handmaker

Obrigado

Engenheiro Eletricista

« Responder #21 : 31 de Março de 2014, as 09:52:48 »

Só dimensione bem os capacitores e suas tensões. Se você vai ficar trocando de fonte e desligando a carga delas, a tensão na que fica desativada vai ser bem maior da que você escreveu e os capacitores devem suportá-la, ou faça a interrupção logo após os retificadores (sejam estado sólido ou válvulas) e antes dos filtros, e a chave precisa ser de boa qualidade e alta tensão.

Não vou comutar entre fontes. A fonte do Vox (GZ34 + caps + indutor) vai alimentar o PRE e POWER do VOX, a fonte do HIWATT apenas mudei de ponte completa para onda completa com ponto central, o resto da fonte continua e a intenção é pegar o ponto de alimentação das válvulas no ponto certo da fonte do hiwatt nao vou omitir nenhum componente.

São duas alimentações separadas não comutáveis, GZ34 alimenta PRE e POWER vox e a SS alimenta o PRE HIWATT.

-----
Além de tudo que se falou aqui, ainda tem mais uma coisa...
Em um amplificador valvulado, a alimentação vai passando por diversos filtros RC (e um LC quando é o caso), indo das placas do pentodo ao pré.
Quando chega ao primeiro estagio do pré, que é o mais sensivel a ruidos, já passou por uns 3~4 filtros... No seu caso (Hiwatt), apenas um filtro RC pode não ser o suficiente.
E esses 460V no Hiwatt é o B+... isso vai sendo filtrado e diminuído ao longo dos filtros RC... verifique no esquema qual a tensão que efetivamente chega no primeiro estagio do pré... com certeza não são 460V.

Estou sabendo sobre os filtros e não pretendo omitir nenhuma parte das fontes, entao a tensão realmente tende a diminuir até chegar nas 12ax7 do pre. Mas sabendo exatamente a tensão que chega no pre do hiwatt realmente fica mais facil de dimensionar.
« Última modificação: 31 de Março de 2014, as 11:18:06 por betoknigth » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #22 : 31 de Março de 2014, as 10:44:42 »

Mesmo que voce não omita os estagios da fonte... o que faz o resistor "consumir" volts é a corrente, que vai ser baixa no seu caso...
I don't want to die young...
I want to diode!
betoknigth
Handmaker

Obrigado

Engenheiro Eletricista

« Responder #23 : 31 de Março de 2014, as 10:45:38 »

Bem, ainda ninguém se manifestou, mas ao meu ver essa fonte é desnecessária, algumas perguntas:

1) Não vai alimentar diretamente os PREs, e sim vai alimentar o inicio de cada fonte ( fonte do vox e fonte do hiwatt), com todos os componentes previstos no projeto original, pegando posteriormente as alimentações das valvulas nos pontos previstos no projeto original.

2- Utilizar duas fontes totalmente distintas de alimentação (uma com retificadora e outra com diodos)? Seria melhor utilizar uma única fonte dimensionada adequadamente para ambos os circuitos.

2) a questão fonte valvulada ou semicondutora é por demais até polemica. Em topico paralelo foi exemplificado que há mudança de timbre conforme altera-se o tipo de retificação e  conforme muda-se a marca da válvula retificadora. Portanto a justificativa é aproximar-se do timbre original dos amps.

3- É realmente necessário esses dois prés com 3 válvulas em cada um? As vezes um pré, com chaveamento de alguns capacitores/resistores ou mesmo um tonestack diferente é muito mais eficiente (vide o pré de um mesa dual rectifier!)

3) Já fiz algumas observações com relação a quantidade de valvulas, mas o chaveamente implica em uso de VTL5c1 ( é assim o nome do acoplador?), ou LEDs/LDRs que podem gerar uma placa tão grande quanto com mais válvulas, e com valvulas separadas posso gerar placas separas para cada pré podendo substituir as valvulas trocando marcas delas para alterar timbre, ou de 12ax7 para 12au7 quando necessário.

4- Você realmente vai querer utilizar duas inversoras diferentes, uma em cada pré??? E chaveá-las no power? Isso é pedir para ter problema, o correto (ao meu ver) é você utilizar cada lado da inversora como entrada para cada um dos canais.

4) as etapas inversoras são bem distintas, com controles diferentes, com componentes diferentes, com filosofia diferente, por isso a intenção de implementar os dois estágios, muito em função da obtenção do timbre mais semelhante ao do amplificador original.

Longe de desanimar, mas minha opinião é que menos é mais! Por exemplo, eu construí a pouco tempo um 18w com duas EL84, uma inversora, um canal com uma EF86 com volume e tom (PF86) e um outro com uma 12AX7 com volume TMB e ganho, baseado no marshall 18w.
 Eu alterei muitos componentes, até chegar no som que eu queria, basicamente não há nada mais de marshall no amp, o canal com 12ax7 eu aumentei o ganho me baseando no orange tiny terror.
 O pré com PF86 eu alterei até chegar no Dr Z route 66, com um tonestack que para mim foi ideal (com menos médios).

Ou seja, construir um amplificador grandão, cheio de coisas, chaves, as vezes não fornece o que realmente queremos...

A minha recomendação é, pegue um esquema consagrado, pode ser até um desses dois (ou o vox ou o hiwatt) e vá modificando ele aos poucos procurando o seu som!

Apenas um desses amplificadores já dará um bocado de trabalho com o projeto... Se for algo totalmente novo, o trabalho dobra (ou triplica pois geralmente o circuito não funciona como previsto).

De qualquer forma, estamos aqui para ajudar.

Um abraço!

Eduardo

Entendo a orientação, mas se for pra ser um amp simples eu prefiro um amp usado pois fica até mais barato
(perde-se o conceito DIY), ja estou até vendo os laney vc30 que supostamente são uma leve copia dos VOX ac30 e conforme ja vi em alguns diagramas é de fato muito parecido trocando alguns componentes fica igual (a parte mais cara seria o falante.. mas no projeto que construirei seria o mesmo investimento).

Eu gosto de tentar coisas novas e complicadas, lembra do Vtwin que construi e funcionou de primeira? de tao complicada a construção não consigo nem reproduzi-lo, e não tão mais barato do que um vtwin usado ou um dr drive ( Toma na Cabeça)

-----
Mesmo que voce não omita os estagios da fonte... o que faz o resistor "consumir" volts é a corrente, que vai ser baixa no seu caso...

Há de convir que em estado de repouso, ou seja sem estar tocando... o consumo do amp é muito baixo, portanto a corrente que circula nos resistores dos filtros é baixa, então a queda de tensão neles também será baixa... correto?

ou seja todo amp em "stand by" do musico, mas com a HT ligada, deve suportar sem queimar...

Obviamente como a etapa de potencia do hiwatt não estará la, esta questão da tensao do pre hiwatt tenha que ser realmente diminuida.

-----
Oi Pessoal

Outro ponto é que, mesmo que fosse necessário mais tensão para o pré, não precisa de um transtomador tão complicado. Pode-se puxar os dois diodos diretamente das placas da GZ34 e conseguir mais tensão pela maior eficiência dos retificadores de silício.

Mas concordo com o Xformer e o Ledod. Não precisa toda essa tensão para o pré e nem é bom investir em algo tão complicado assim. A chance de dar problema é muito grande.

Abraços

Eduardo

Otimo, a duvida maior era a interação entre a GZ34 e os diodos, pelo que percebo pode-se fazer, desde que as saídas retificadas não sejam interconectadas. A questao da tensão do pré hiwatt pesquisarei a tensão de repouso do circuito para saber se diretamente com diodo a partir dos 275Vca (390VCC) ja resolve.
« Última modificação: 31 de Março de 2014, as 11:12:49 por betoknigth » Registrado
betoknigth
Handmaker

Obrigado

Engenheiro Eletricista

« Responder #24 : 06 de Abril de 2014, as 21:44:52 »

encontrei um esquema de um hiwatt DR504 com alguma tensões bem elevadas...

Pelo que ja foi comentado aqui essas tensões são "cancerigenas" para as valvulas...

contudo neste PDF de "service".. existem tensões nas placas de 160V e 200V nos primeiros estagios de amplificação... então como saber a tensão que deve ser aplicada antes dos resistores de lastro?
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #25 : 06 de Abril de 2014, as 22:24:56 »

betoknigth

Acho que você está considerando apenas as tensões que vê no esquema.

Mas deve considerar também que esse dr504 tem 2 EL34 na saída. Para que elas dêem a potência máxima em alta tensão (506V) elas trabalham com um transformador de maior impedância. Isso dá um pico de quase 1000v PP.  Para  chegar nisso precisa de 80v ou mais grade à grade. Essa tensão tem que ser fornecida pelo estágio inversor de fase, que por sua vez é excitado pelo pré, que recebeu uns 100mv da guitarra.

O negócio é que você vai ter 4  El84 na saída, e elas vão precisar de uns 30v g-g (não sei ao certo) para máxima potência.
Agora a diferença de 80 v para 30 v g-g você não vai poder fazer nada a não ser atenuar. Mesmo se não for tudo isso, ainda vai ter uma diferença. Não vai adiantar colocar o que tem em um esquema, esperando que se encaixe no outro. Porém essa é só minha opinião.

Smiley
« Última modificação: 27 de Abril de 2017, as 21:47:37 por Matec » Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #26 : 06 de Abril de 2014, as 23:19:04 »

Já já vem o Guilherme ai pra dizer que esse esquema do MHuss é furado!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Guilherme
Visitante
« Responder #27 : 07 de Abril de 2014, as 19:07:26 »

Oh não, Mr. Bossman, com 370-CT-370Vac, até que uns 500Vdc no CT do transformador de saída para um amp desse tipo em operação é bastante razoável. Pode  até mesmo ser um pouquinho mais, dependendo das Rt's do transformador de potencia, é claro. Por outro lado se as Rt's forem altas, pode ser bem menos que 500Vdc....

Mas bem lembrado, esquemas, layouts, informações furadas e idiotices de todos os tamanhos e formatos é o que mais se encontra na internet.

E maluquetes despreparados sem a mínima, mínima, minima formação teórica também, ehehehe
Handmaker

Obrigado

Engenheiro Eletricista

« Responder #28 : 02 de Maio de 2014, as 09:06:14 »

Pessoal mais uma questão... estou atualizando o diagrama, suprimindo bastante coisa pra ficar compacto e não tao caro..

Vou inserir uma EF86, no caso uma EF40 mas em teoria é a mesma coisa, verdade ou mentira?

a respeito da ligação... encontrei duas formas de liga-la....

Com o capacitor ligado entre o "g2" e o catodo

e nos esquemas tradicionais de amps de guitarra, o capacitor é ligado diretamente ao terra:

com relação às duas topologias, quais as diferenças operacionais e tonais?

a ligação pentodo-triodo em ambas configurações é possivel?

Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #29 : 02 de Maio de 2014, as 13:57:25 »

A ligação do capacitor Cg2 ao catodo proporciona maior ganho. O Eduardo pode explicar corretamente sobre seu funcionamento, porém pelo (pouquíssimo) que sei de válvulas, imagino que é porque aparece um sinal (ligeiramente) amplificado e não invertido em G2 (que é o porque de usarmos um "capacitor de bypass" ligado ali), e quando se faz o "bypass" desse sinal pelo catodo, há uma soma dele ao sinal invertido na Placa (pois o sinal se soma ao sinal não-invertido que aparece no catodo).

Eu não sei se minha observação está correta. Provavelmente falei alguma besteira.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Páginas:  1 [2] 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: