Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 16:58:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Duvidas - Vox AC30 e Hiwatt DR103  (Lida 14194 vezes)
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« : 13 de Março de 2014, as 22:33:16 »

pessoal tenho algumas duvidas sobre os valvulados...AC30 e DR103

1-Por que no DR103 as resistencias das placas, na fase inversora (v4), são diferentes, no caso 82k e 91k... qual a explicação? elas não deveriam ser iguais conforme todos os outros amplificadores são? quais os efeitos desta defasagem?

2-Percebi que muitos amplificadores tem realimentação (feedback) a partir do secundario do transformador de saida, e que isto geralmente ocorre em amplificadores com bias negativo ajustavel e com controle de "presence", geralmente entrando na fase inversora entrada negativa, onde geralmente há um capacitor aterrado. Para que serve esta realimentação? pode-se implementar o controle de presence indiscriminadamente ou é especifico em configurações com feedback e bias negativo? (não vi isso no dual rectifier da mesa boogie)

3-Alguém entendeu a configuração apresentada na V3 do DR103? não se apresenta como saindo de um triodo e indo para o outro... a V3b fica como um buffer de tensão fixa?

4-vi um projeto com 4xEL84 que tinha a chave "half" (pentodo-triodo) de meia potencia no ceriatone, isso pode ser implementado sem alterar a impedancia do primario do transformador de saida? quais os ganhos e os prejuizos?

5-a saida do reverb valvulado é melhor realimentar na linha de audio, ou melhor jogar na entrada negativa da fase inversora (antes do power) ?

6-O vox usa B+ em pouco mais de 300Vcc e o Hiwatt passa dos 500Vcc (ta certo isso?), o que muda variando-se tanto a tensão da fonte? óbvio que a potencia é diferente em ambos e é reflexo desta tensão, mas muda algo mais além disso? pergunto pois gostaria de ter o preamp destinado ao timbre do david gilmour... se alterar significativamente como se pode colocar as valvulas novamente no mesmo ponto de atuação com tensão menor?

Estava lendo um site com uma montagem de um vox AC30 com algumas modificações interesantes e a que se destaca é o controle master de volume com potenciometro duplo (opção 3 - implementada):

http://www.unet.univie.ac.at/~a9525719/php/amp_ac/the-plans/mastervolume_e/



7-Lembro que muitos comentam sobre montar ou não o estagio valvulado do tremolo/vibrato do Vox AC30, além de pouco uso, e complexo de montar e usa vários estagios valvulados...  ou seja em parte um desperdício..

-entao usando este esquema aí de cima, não poderiamos colocar dois LDRs em paralelo com R27 e R28 e colocar um led oscilando a partir de um LFO ? o tremolo eu sei como funciona, mas o vibrato? como é a forma de onda da oscilação?

8-No Vox AC30 HW (HWH) tem apenas um canal com hi e low, tremolo (oscilador duplo T) e reverb... dá pra pegar muito bem o circuito do reverb... mas o tremolo mexe na tensão da conexão dos resistores de 220k antes da fase inversora, no outros modelos este ponto é aterrado, ja viram implementado desta forma em algum outro amp?

9-vi que a maioria dos amps com varios canais utiliza o primeiro estagio valvulado compartilhando os componentes ligados nos catodos da V1a e V1b, geralmente um capacitor (1uF à 22uF) e um resistor (1k5 à 4k7), pode ser apenas uma medida para economia de componentes... mas guitarristas interconectam os canais com um cabinho P10 ligando o low do canal 1 ao hi do canal dois ou vice versa... aquela confusão básica... no caso desta configuração externa ser implementada, melhor que os componentes internos sejam distintos nos catodos da valvula ou sejam compartilhados? quais seriam os efeitos decorrentes desta escolha?

10-Pode-se utilizar chaveamento LED/ LDR para chavear entre preamps, após a fase inversora? pretendo montar dois preamps até suas fases inversoras, e chavear num power amp pretendia utilizar dois preamps completos por causa da etapa inversora diferente em cada amp, a idéia é esta...




Bom galera, se estas pendencias forem elucidadas, eu pretendo criar as placas do amp em software eagle de forma modular, ou seja, cada estagio vai ter uma placa, se a partir daí alguem quiser reproduzir suprimindo alguma etapa ou incluído outras será possível, um projeto split-custom. para ser montado em placa de fibra, não placa com turrets... o chaveamente será com ampop (apos eu testar este esquema... que por sinal pode ser aumentado para quantos canais forem necessários...mas a quantidade de resistores e diodos aumentam exponencialmente):

Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.936

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844



« Responder #1 : 13 de Março de 2014, as 23:41:29 »

betoknigth

Isso não é tirar dúvidas, isso já é teste para vestibular. Cheesy

Vou tentar responder as 4 primeiras . Roll Eyes

1 As resistências são diferentes porque nesses estágios a primeira válvula sempre tem amplitude AC maior que a segunda, então essa diferença é em parte corrigida com esse arranjo de resistências. Em 95% desses estágios inversores LTP, os resistores de ânodo são diferentes.

2 Como toda realimentação negativa , ela serve para "corrigir" desvios muito grandes de amplitude, fase e distorções que venham a aparecer no estágio de saída desses aparelhos. É um modo de tentar "domar a fera".  O controle de presença atua nesse tipo de configuração pela realimentação ser relativamente alta . Saídas em que a realimentação é baixa ou inexistente , mesmo se você implementar um controle de presence, ele não vai atuar perceptivelmente.

3-Esse triodo no DR103 e outros Hiwatts serve como fonte de tensão de referência para o estágio inversor do power amp. Esse estágio, pouco usado  em outros amplificadores para instrumentos, necessita de uma referência externa , e (creio eu) já que havia mesmo um triodo sobrando...

4-Atualmente todos querem uma chave de 1/2 potência. Uma maneira de se fazer é colocando essa chave Pêntodo /Tríodo. Ela muda e muito o comportamento da válvula de saída. Todo cálculo feito para uma configuração, não é o mais correto para o outro. Mesmo assim o pessoal faz.. Vivam essas válvulas incríveis!!!

Abs
« Última modificação: 15 de Março de 2014, as 11:03:01 por Matec » Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #2 : 14 de Março de 2014, as 21:31:25 »

A pergunta 7)

http://archive.ampage.org/threads/6/gagd/342378/Vox_AC30_Vib_Trem_Channel-1.html

Último post, Greg Simon
Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
Guilherme
Visitante
« Responder #3 : 14 de Março de 2014, as 22:58:25 »

Bem colocado, Matec, uma chave seletora pêntodo/tríodo em um amp Hi-Fi de  1 zilhão de dólares, se não acompanhada de algumas outras providencias importantes e necessárias, iria provocar chiliques e infartos nos "connaiseurs" afetados da Stereophile e 6moons  Cheesy

Mas no mundo dos guitar amps isso passa batido, mesmo sabendo que haverá um forte descasamento na posição tríodo.

Falando dos Marshall com 2xEL34 ou 6550, 370...400V em +B e  transformador de saída 784-139 (3500 ohms PP pêntodo) precisaríamos, nas mesmas condições, pelo menos 5000 ohms PP em tríodo para as mesmas condições de polarização do estagio final.

Com EL34 ou 6550 e nas condições acima especificadas essa chave não provocará sustos  desde que seja acionada com o amplificador desligado e os caps da fonte descarregados mas com outras válvulas e/ou condições de trabalho a inclusão de uma chave com essa finalidade deve ser precedida de algum estudo e avaliação prévia

abraços

Guilherme
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.124

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791



« Responder #4 : 15 de Março de 2014, as 00:31:18 »

betoknigth... vá devagar... deu preguiça de ler tudo...
Escolha um assunto e vá nele até não sobrar duvida nenhuma... depois passe para outro...
Da forma que você fez, vai ser uma misturada de assuntos...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felix
Visitante
« Responder #5 : 15 de Março de 2014, as 00:48:42 »

Seria legal então colocar um botão de descarga de capacitor.
Descarregava os capacitores, mudava a chave e pimba.  Cheesy
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.124

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791



« Responder #6 : 15 de Março de 2014, as 00:50:59 »

Seria legal então colocar um botão de descarga de capacitor.
Descarregava os capacitores, mudava a chave e pimba.  Cheesy
O problema dessa chave é... se você esta fazendo o ampli pra você, tudo bem...
Mas se é pra vender, a chance de acionarem ela com o ampli ligado beira os 100%...
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
felix
Visitante
« Responder #7 : 15 de Março de 2014, as 00:53:29 »

Mas a chance de moverem a chave 1/2 também é de 100%  Cheesy

Tem que colocar os 2 botões por dentro, e cheio de avisos.

Digo para dentro do gabinete, na parte superior do chassi.
Registrado
gfr
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 665

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86



« Responder #8 : 15 de Março de 2014, as 09:07:45 »

Pergunta 8:

Algo assim? É bem comum em amplificadores da época.

http://www.lynx.bc.ca/~jc/6v6vibratoSml.gif

-----
Pergunta 9:

O uso do R+C de catodo compartilhado pode ter alguns efeitos colaterais interessantes (se desejáveis ou não, aí depende). Por exemplo, em alguns Fender se você pluga em um canal e não pluga nada no outro, o volume do canal não utilizado pode ser usado como uma espécie de "bass boost". Não que estes amplificadores já não tenham mais graves do que eles próprios são capazes de aguentar...
« Última modificação: 15 de Março de 2014, as 09:25:23 por gfr » Registrado

Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #9 : 15 de Março de 2014, as 12:05:16 »

Pergunta 8:

Algo assim? É bem comum em amplificadores da época.

http://www.lynx.bc.ca/~jc/6v6vibratoSml.gif

-----

Sim, mas no esquema que tenho não há configuração de bias...

http://www.4shared.com/office/c6G_I4Ldce/ac30_hw_199_440__1_.html

Pergunta 9:

O uso do R+C de catodo compartilhado pode ter alguns efeitos colaterais interessantes (se desejáveis ou não, aí depende). Por exemplo, em alguns Fender se você pluga em um canal e não pluga nada no outro, o volume do canal não utilizado pode ser usado como uma espécie de "bass boost". Não que estes amplificadores já não tenham mais graves do que eles próprios são capazes de aguentar...

Hmmm, entendi é por causa do capacitor de placa ser muito maior no canal "normal" que alimenta a fase inversora junto com a saida do tonestack do canal top boost... Bravo

-----
betoknigth... vá devagar... deu preguiça de ler tudo...
Escolha um assunto e vá nele até não sobrar duvida nenhuma... depois passe para outro...
Da forma que você fez, vai ser uma misturada de assuntos...

Achei que desta forma seria mais fácil do pessoal compartilhar a informação, ao invés de abrir vários topicos ou de colocar as perguntas no meio do tópico (perdidas) obrigando os foristas a ler todo o topico (as vezes com mais de 30 paginas) pra conseguir toda informação. Eu pretendo compilar todas as informaçãoes no final.

-----
A minha idéia é este esquema:





A idéia é realmente ter um power unico, com dois preamps diferentes, com meio de intercambiar, com reverb e tremolo de forma modular visando a economia, haja visto que um amp valvulado é relativamente caro de fazer..por isto preciso saber sobre os itens elencados acima, agradeço aos que ja se manifestaram... Palmas
« Última modificação: 16 de Março de 2014, as 12:27:36 por betoknigth » Registrado
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #10 : 24 de Março de 2014, as 18:05:19 »

Galera achei um pagina (de uma loja gringa) com informações muito interessantes sobre ruido e ganho de algumas válvulas triodo 12AX7...

http://www.tubesandmore.com/tech_corner/12ax7_comparison_of_current_made_tubes

assim fica mais facil escolher qual triodo comprar em função do som que se almeja...
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.124

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791



« Responder #11 : 24 de Março de 2014, as 18:33:38 »

Bom... já tem ideia do layout disso tudo?
Esta disposto a tentar varios layouts? A coisa pode ficar bem barulhenta num layout complexo como ficara esse.
De repente fazer as coisas em modulos e depois juntar tudo ajuda.
E para que um controle de tom após a inversora que já tem TS nos 2 canais?
« Última modificação: 24 de Março de 2014, as 18:44:27 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #12 : 24 de Março de 2014, as 23:35:06 »

Bom... já tem ideia do layout disso tudo?
Esta disposto a tentar varios layouts? A coisa pode ficar bem barulhenta num layout complexo como ficara esse.
De repente fazer as coisas em modulos e depois juntar tudo ajuda.
E para que um controle de tom após a inversora que já tem TS nos 2 canais?

o layout com certeza será grande, estou vendo até um jeito de reduzir a quantidade de valvulas, os dois primeiros estagios do Vox e do Hiwatt são muito semelhantes... mas daí aumenta a quantidade de LDRs...

a respeito do controle de tom, esse é CTRL+C do power do vox... por isso inclui....
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.124

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791



« Responder #13 : 24 de Março de 2014, as 23:48:37 »

Reduzir o numero de valvulas...
Foi a primeira coisa que me veio a cabeça, junto com uma ideia meio "herege"...
Que tal o driver do reverb com o TL072?!?
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
betoknigth
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.470

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista


« Responder #14 : 25 de Março de 2014, as 11:55:50 »

Reduzir o numero de valvulas...
Foi a primeira coisa que me veio a cabeça, junto com uma ideia meio "herege"...
Que tal o driver do reverb com o TL072?!?

Penso que seja mais interessante retirar o tremolo valvulado que altera o "fake bias", e colocar um LFO empurrando um led/ldr nos pontos 6 e 7 (entrada do power amp), pois prefiro o reverb valvulado... e acabar usando este triodo que sobrou como um booster ou reincluir a valvula no canal normal do vox (foi suprimida com uso de led/ldr).

E a confecção das placas farei realmente separadas... fica mais facil de rotear.

A questao de reutilizar de estagios valvulados (as duas primeiras etapas em ambos preamps são muito parecidas) vou abandonar... até porque o hiwatt usa retificação por diodos... o vox por valvula... e como recentemente um colega postou que há grande diferença de timbre apenas alterando-se a valvula retificador, obviamente existe grande chance de haver mudança de timbre de retificação valvulada para diodo (isso não seria óbvio?).

Acho que inclusive vou ter que colocar um transformador de alimentação com tensões de saida mais elevadas para o preamp do hiwatt para obter o mesmo timbre, conforme o original... 460Vcc, vou precisar de um transformador com mais um enrolamento de saída de tensão de 325Vca ou no mesmo enrolamento ter 325-275-0-275-325, fazendo retificação por valvula nos 275Vca para pré e power Vox, e retificação a diodo (meia ponte) nos 325V com CT. (mas acredito que não seja muito aconselhado.

Quantos mA cada triodo precisa para funcionar adequadamente?

E as EL84, quantos mA precisam para gerar os 30-36W ?

no hiwatt são 3x 12AX7 = 6 triodos
no vox são 5x 12AX7 = 10 triodos

no vox AC30 TBX com 8x 12AX7 e 4 EL84 o transformador é de 275 CT @ 230mA para pre e power...
Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.044 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal