Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 20:42:08

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Conta que está gerando polêmica. Será?  (Lida 3269 vezes)
Fusion
Colaborador

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50

« : 07 de Março de 2014, as 19:12:49 »

Ok, vamos lá. Eu só trouxe esta conta aqui porque tem gerado certo alarde por alguns cantos na internet. E sei que quem frequenta o forum são pessoa cultas dotadas de grandes conhecimentos matemáticos (exceto minha pessoa pelo topico em questão). O fato é se voce jogar a conta no google vai achar diversos "teoremas" justificando suas respostas (claro, a credibilidade é duvidosa!).

Enfim:

(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 07 de Março de 2014, as 20:02:04 »

A duvida é se é
(48/2) x (9+3) = 288
ou
48 / 2 x (9+3) = 2
Definido qual delas é o resultado não tem nada de polemico...
« Última modificação: 07 de Março de 2014, as 20:04:01 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Fusion
Colaborador

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50

« Responder #2 : 07 de Março de 2014, as 20:07:25 »

Hehe, é justamente isso as controvérsias.

Podemos dizer que a conta é ambigua então?
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
FRED
Visitante
« Responder #3 : 07 de Março de 2014, as 20:13:24 »

A primeira opção (288) parece ser a mais correta. De cara também achei que fosse 2, mas deve-se notar que o termo (9+3) não se encontra no denominador, e sim no numerador da expressão.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #4 : 07 de Março de 2014, as 20:22:37 »

Hehe, é justamente isso as controvérsias.

Podemos dizer que a conta é ambigua então?

O mesmo ocorre quando as pessoas escrevem de forma desleixada ou de forma não muito clara. Gera ambiguidade e mal entendidos.

No caso dessa expressão deveria haver o uso de parenteses para deixá-la clara se a precedência é da divisão ou da multiplicação (ambas operações tem o mesmo grau de precedência nas operações matemáticas).
Se colocar no Excel, a resposta é 288, pois ele faz pela ordem da esquerda para a direita. O mesmo deve ocorrer com calculadoras que aceitem expressões na entrada.
Uma solução seria trocar a divisão por uma multiplicação do seu inverso:

48 x 1/2 x (9 + 3)
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #5 : 07 de Março de 2014, as 23:52:29 »

Concordo com Xformer.

A velha e boa regra de prioridade dos operadores não diferencia multiplicação e divisão. Se ambas as operações tem a mesma prioridade, não havendo parêntesis para definir a ordem, faz-se as contas na sequência em que elas aparecem, da esquerda para a direita. Portanto, o resultado correto é 288.

Só não estou certo sobre o que acontece nos idiomas em que se escreve "ao contrário", mas acho que a notação matemática é universal...

Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #6 : 07 de Março de 2014, as 23:54:22 »

A convenção matemática é da esquerda para a direita! A maioria das linguagens de programação também. Mas como são homens que leem, melhor usar parenteses...
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: