Na verdade não é só isso, com a invasão brasileira no Ebay e no Aliexpress, simplesmente muitos vendedores "clássicos" no Ebay, principalmente os que faziam leilão de equipamentos usados, e no Aliexpress, principalmente os que vendiam itens novos mais caros, pararam de oferecer os fretes mais baratos para o Brasil, só entregando por Fedex ou EMS.
Com certeza pessoal comprava por USPS ou China Post, atrasava, ia lá e pedia reembolso.
Como resultado, hoje é quase impossível achar um bom leilão no Ebay ou um verdadeiro "negócio da China" no Aliexpress.
Isso sem contar os que bloquearam mesmo...
No final, o balanço aponta que, atualmente acabamos tendo muito menos opções de compras que a uns 2 anos atrás. Isto é, ao invés de abrir as portas, o efeito conseguido foi de fechar as portas.
Só quem ganha no montante é o Ebay e agora a Receita. Porque os bons vendedores e os bons compradores perderam.
Só para complementar, eu não sou a favor de nenhuma espécie de censura ou bloqueio contra nossos amigos aqui, até porque a grande maioria dos handmakers e entendidos de eletrônica tem bastante educação, mas a partir do momento que se permitiu a compra por boletos, uma grande parcela da nossa população, já mal educada pela falta de estrutura em nossos sistemas Famíliares e de Educação, consequentemente mal educada na internet, tiveram contato com o exterior.
Vemos uma série de indícios disto que falo, como por exemplo diversos comentários de brasileiros escritos em português nestes sites quase sempre reclamando de algo e negativando os vendedores.
Como resultado veladamente os próprios sites de venda estão implementando bloqueios, como por exemplo no Ebay, onde alguns itens,
mesmo que o vendedor ofereça frete para o Brasil, simplesmente não aparecem mais na busca, usando um proxy ou entrando por outro endereço como
http://www.ebay.de/,
www.ebay.co.uk/ www.ebay.com.hk/, podemos ainda buscar.
No Ebay algumas coisas na busca também não aparecem mais se não estivermos logados com perfis com ótima qualificação.
Tenso.