Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Junho de 2024, as 08:06:06


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador com problema no Line Out.  (Lida 7210 vezes)
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« : 21 de Fevereiro de 2014, as 21:44:10 »

Olá pessoal, tudo certo?
Eu estou com um probleminha aqui, peguei um Amplificador Sound Maker G20 e ele está apresentando algo curioso...

Ele tem uma entrada auxiliar com volume independente do pré de guitarra, tem uma saída em linha e outra saída para fone de ouvido (Fotos em Spoiler).

Mas qual o problema?
São duas coisas curiosas, quando ligo no modo Auxiliar para escutar uma música do meu computador, ele estava com um som abafado, foi aí que eu descobri que mexendo no potenciômetro Master do pré de guitarra, ele funcionou parecido com um potenciômetro de Tone, até aí nem é algo que afete gravemente o funcionamento do amplificador, já o outro problema seria ao usar o Line Out, quando eu pluguei o cabo nesta saída, ele deu um tranco no alto falante, foi então que colocando o dedo na outra ponta do cabo, ele mostrou estar funcionando como uma entrada, liguei na saída de áudio do meu PC e começou tocar alto de mais, como se estivesse no último volume, porém nenhum potenciômetro tem função.

Eu abri o amplificador, olhei tudo e nada aparentemente em curto, tudo bem soldadinho e tudo mais.

O que pode ser isso?
Alguém consegue me ajudar?

Agradeço desde já!

Spoiler (clique para mostrar ou esconder)
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #1 : 22 de Fevereiro de 2014, as 00:17:46 »

Isso é um bocado esquisito Cesar.

Se você comprou o amp novo e nunca mandou consertar, então é uma característica do projeto mesmo.

Mas se você comprou ele usado, é possível que tenha sido mexido por alguém e ficou assim.

Neste caso o ideal seria conseguir o esquema dele e verificar se tudo esta certo nas conexões.


Abraço.
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #2 : 22 de Fevereiro de 2014, as 00:47:27 »

Ele era do GuitarCris aqui do fórum, o amp não foi mexido, eu estou com ele aberto aqui e reparei no multimetro que o gnd está pegando no positivo do alto falante, isso ao meu ver não é normal.
Vou fazer mais uns testes e coloco minhas dúvidas.
Obrigado.

-----
Eu acho que matei a charada, tem um capacitor de poliester metalizado dando continuidade do gnd para o positivo do alto falante, só pode ser isso. O que você acha?

-----
Está escrito 47nJ100 nele, eu tenho um aqui de 47nK63, será que serve? O do amplificador é amarelo, o meu é azul, tem o mesmo tamanho.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 00:58:50 por cesar.carazza » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #3 : 22 de Fevereiro de 2014, as 01:00:11 »

Não sei, mas acho que antes de modificar o ideal seria tentar conseguir o esquema e conferir o amp com o esquema.

É difícil ser só isso que esta fazendo os problemas que você citou.

E também é difícil dizer assim à distância o que seria.

Por isso te aconselho procurar o esquema e verificar.


Abraço.
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #4 : 22 de Fevereiro de 2014, as 01:02:45 »

Eu procurei o esquema, mas não encontrei. Você acha que esse capacitor daria certo no lugar? Creio que seja só ele o problema, um capacitor com função de jumper não é normal.
Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #5 : 22 de Fevereiro de 2014, as 01:04:30 »

Quanto ao capacitor, se o de 100 volts não aguentou, o de 63 não irá muito longe, mas podes trocar e ver se o amp fica "normal".

Se ficar, não aumente muito o volume, e compre um de 100 ou mais volts para colocar definitivamente.


Abraço.
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #6 : 22 de Fevereiro de 2014, as 01:09:24 »

Vou fazer agora, os eletrolíticos da fonte são de 25 volts, esse capacitor deve ter tido outro tipo de problema

-----
Não era o capacitor, retirei ele e medi, ele estava normal.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 01:20:53 por cesar.carazza » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #7 : 22 de Fevereiro de 2014, as 01:28:13 »

Eu achei que não seria mesmo.

Os problemas são muito diferentes, não poderia ser uma causa só assim.

Infelizmente fica difícil sem um esquema pra seguir e comparar.

Boa sorte.


Abraço.
Registrado
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #8 : 22 de Fevereiro de 2014, as 01:30:00 »

A continuidade se deu graças a um resistor que esta em paralelo com esse capacitor. Vai ser complicado chegar na solução sem um esquema.
Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #9 : 22 de Fevereiro de 2014, as 14:29:17 »

Se for como eu estou pensando; este capacitor deve estar em série com um resistor de valor entre 1R e 10R, normalmente de 2W ou 3W de metal-filme e faz parte do filtro zobel, que fica em paralelo com o alto-falante, e por isto deu continuidade, quando medido com ele no circuito; pois neste caso, você estaria medindo a bobina do alto-falante, e não o capacitor.

Abraços,
Alfredo
Registrado

cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #10 : 22 de Fevereiro de 2014, as 15:25:27 »

Foi exatamente isso!

Se eu tirar várias fotos detalhadas da placa, vocês conseguem me ajudar?
Porque aí eu tiraria a placa pra fora do amp e coloco uma luz bem forte embaixo pra destacar as trilhas e tiro a foto tanto de cima como de baixo!

Agradeço a ajuda de vocês!

Eu pedi o esquemático para o pessoal da Sound Maker na página do Facebook, estou esperando uma resposta ainda.

Valeu!
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 16:17:09 por cesar.carazza » Registrado
Alfredo Padrao
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.452

Obrigado
-Dado: 108
-Recebido: 311


"Fui eu que fiz"


WWW
« Responder #11 : 22 de Fevereiro de 2014, as 16:20:36 »

Vamos por partes:

- Em alguns amplificadores, o "line out" tipicamente tem sinal de 1Vpp e sem controle de volume, neste caso o controle seria feito na mesa, ou no amplificador em que o sinal será "in"jetado.  No seu caso no PC!

- Já a entrada "auxiliar", não deverá sofrer, a influência do controle de tone da parte da guitarra, já que normalmente vai entrar neste ponto um som mecânico, como por exemplo um cd player.  Se usar o PC como fonte de sinal; é nele que vai fazer o controle tonal da entrada auxiliar.

- Em alguns amplificadores, o canal "line out" é montado em cima de um amplificador operacional, em paralelo com o canal principal, não sofrendo qualquer tratamento do sinal, apenas elevando para 1Vpp e neste caso, vai ficar abafado.

- Em alguns amplificadores, o J10 que é chamado de "line out" simplesmente está intercalado entre o pré e a entrada do amplificador, e neste caso, quando não tem nenhum cabo ou plug inserido o sinal passa direto do pré para o amplificador.  Aqui neste caso, preferencialmente, não deve-se inserir o cabo com o amp ligado.  Quando colocado de forma correta, este jack fornece um sinal de saída para o cabo.  Quando montado de forma errada, o jack tanto sai o sinal, do pré, como entra sinal para o amp.

Espero que tenha dado para esclarecer alguma coisa, e não gerado mais dúvidas. Legal!

Abraços,
Alfredo
Registrado

cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #12 : 22 de Fevereiro de 2014, as 16:57:06 »

Eu observei que quando o cabo está plugado no Line Out, se na outra ponta do cabo eu estiver encostando no GND e encostar na ponta do P10 ao mesmo tempo, o ruído é baixinho, se eu encostar apenas na ponta do P10 o ruído fica alto.

Eu fiz o teste se ele funciona como Line Out, gravei no computador e funcionou, porém o Master continua com função de Tone para o Auxiliar In e também identifiquei mais um defeito que seria o Bass no 0 o volume também zera.
« Última modificação: 22 de Fevereiro de 2014, as 17:05:14 por cesar.carazza » Registrado
GuitarCris
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.210

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142



« Responder #13 : 22 de Fevereiro de 2014, as 17:10:36 »

Alfredo vendo suas informações lembrei de um amigo que queimou o QZ-200 para baixo usando o line out...........não recordo bem como foi, mas acho que ele quis usar o line out na entrada de mic de um 3 em 1.
Registrado

Em busca do drive perfeito!!!
cesar.carazza
Colaborador
***
Offline Offline

Mensagens: 680

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 73



« Responder #14 : 22 de Fevereiro de 2014, as 17:30:38 »

Ele tem um TDA2050 e um LM072.
Será que algum desses CI's é o culpado por esses sintomas?
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.051 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal