Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
29 de Novembro de 2024, as 14:27:27
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Compra/Venda
>
Componentes e peças para construção
>
Header para construção de amplificadores valvulados.
Páginas: [
1
]
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Header para construção de amplificadores valvulados. (Lida 4231 vezes)
matheusek
Iniciante
Obrigado
-Dado: 10
-Recebido: 2
Header para construção de amplificadores valvulados.
«
:
14 de Fevereiro de 2014, as 22:25:56 »
Olá pessoal.
Estou montando um 5F2A para mim.
Vou fazer uma placa PCB através de uma ProtoMat S42 para o amplificador.
A questão é que quero
FAZER TODAS AS CONEXÕES OFFBOARD ATRAVÉS DE BLOCO DE TERMINAIS, HEADER, PINOS, O QUE FOR.
Quero poder, quando precisar, tirar todos os fios da placa (Fios de transformador, válvulas, até de led's)
Para componentes que utilizam baixa tensão, como potenciômetros, switch's, etc, eu estarei usando Header's simples.
http://www.cdronline.com.ar/thumb/header6vias.jpg
Porém, para as tensões altas do PT, que chega a ser 650V, ou então, ligações das válvulas, que também usam alta tensão,
QUAL CONECTOR EU POSSO USAR?
A
http://www.farnellnewark.com.br/
tem MUITO conectores, mas não sei se posso usar algum.
Agradeço desde já pessoal.
-----
Aqueles bornes KRE possuem uma rigidez dielétrica de 3KV.
É a rigidez dielétrica que fica encarregada de, por exemplo, impedir que aconteça um arco voltaico?
A Rigidez dielétrica é 3KV, mas a tensão nominal é 250VAC. 10A.
«
Última modificação: 14 de Fevereiro de 2014, as 22:37:33 por matheusek
»
Matheus Ehrenfredo Knop
-Estudante Engenharia Elétrica - Universidade do Estado de Santa Catarina
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
Re: Header para construção de amplificadores valvulados.
«
Responder #1 :
15 de Fevereiro de 2014, as 10:47:45 »
Para cada conexão a mais via conector você cria mais chances de ocorrer mau contato ou oxidação nas superfícies entre os fios e os conectores ou nos terminais de conectores e portanto a chance de ter mais problemas em algum momento aumenta bastante. Mesmo com conectores e fios de boa qualidade (aí entram aqueles conectores caros com banho de ouro, fios especiais, etc etc).
Você pode estar trocando facilidade e praticidade por menor qualidade e confiabilidade no áudio e mais ruídos e falhas.
É a rigidez dielétrica que fica encarregada de, por exemplo, impedir que aconteça um arco voltaico?
O arco voltaico ocorre geralmente pelo ar (então a distância entre as vias e conectores importa mais). A rigidez dielétrica é o limite de tensão aplicado no material de forma que ultrapassado, o material passa a conduzir.
«
Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, as 10:51:20 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
matheusek
Iniciante
Obrigado
«
Responder #2 :
15 de Fevereiro de 2014, as 11:22:36 »
Não entendo p
q
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
um conector vai ser pior que soldar direto na placa. Pois o cobre também oxida e os contatos também. E, também a própria solda.
Matheus Ehrenfredo Knop
-Ativo no nPEE - Núcleo de processamento de Energia Elétrica - LAB. de Eletrônica de Potência.
kem
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791
«
Responder #3 :
15 de Fevereiro de 2014, as 12:10:37 »
Citação de: matheusek em 15 de Fevereiro de 2014, as 11:22:36
Não entendo p
q
um conector vai ser pior que soldar direto na placa. Pois o cobre também oxida e os contatos também. E, também a própria solda.
Oxida somente na superficie, e não dentro.
Num conector, o contato é justamente na superficie. Numa solda, conta o corpo da solda, cujo interior não oxida.
I want to diode!
hgamal
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509
«
Responder #4 :
15 de Fevereiro de 2014, as 13:03:58 »
Não entendo p
q
Se você não acreditar que o ar e outros contaminantes acabam entrando no espaço entre os contatos e corroendo as ligações, você pode consultar tabelas de confiabilidade de componentes. Nesta tabelas, é possível perceber claramente uma taxa de falhas muito maiores em conectores que nos demais componentes!
As tabelas de confiabilidade são construídas por testes diretos aos componentes, ou seja, medindo! A natureza não liga muito para o que achamos sobre o assunto!
Os livros sobre o assunto são um tanto caros (e raros por aqui)
http://www.theriac.org/productsandservices/products/downloads/content/EPRD%20Sample.pdf
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
matheusek
Iniciante
Obrigado
«
Responder #5 :
15 de Fevereiro de 2014, as 13:31:10 »
Acreditava que fosse mais interessante fazer com conectores.
Mas ok, farei com soldagem fio-a-fio com solda na placa e componente.
Porém, o PT poderia ser ligado através de conectores, não poderia? Pois é "somente tensão" que passa por ali e nenhum sinal de áudio.
-----
E acredito que só irá dar algum problema no conector caso seja mal instalado ou então de má qualidade.
-----
Usar os KRE para o as conexões do PT parecem ser muito viáveis.
«
Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, as 13:34:58 por matheusek
»
Matheus Ehrenfredo Knop
Ledod
Handmaker
Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139
«
Responder #6 :
15 de Fevereiro de 2014, as 13:41:06 »
Acho que também não podemos ser xiitas e dizer que todo conector é ruim e toda placa com cabo soldado é boa.
Ambos os casos precisam ser analisados para a melhor solução. Existem inúmeros tipos de conectores, cada um para uma aplicação específica. Os automotivos, por ex, são muito, muito melhores do que qualquer cabo soldado (até porque muitos possuem vedação contra entrada de água, poeira, etc).
Imagine se todos os cabos de um automóvel fossem soldados direto na bateria?
Outro fato que merece atenção é a robustez da conexão. Muitos projetos handmade meus, que soldei o cabo direto na placa, acabaram por romper o cabo bem na base devido a solda "impregnar" por dentro do cabo, tornando-o mais rígido e suscetível a quebra (acho que muitos já experimentaram isso...)
Por outro lado os conectores facilitam a montagem e desmontagem e evitam a quebra.
Praticamente todos projetos que realizei profissionalmente que envolveram placa e cabos, utilizei conectores, sem exceção.
Os terminais (pelo menos os originais Molex) possuem uma camada de niquelada/galvanizada (ou até com metal nobre) que não se oxida, são excelentes.
O problema é você encontrar o conector correto para a aplicação correta! Não adianta colocar um "_" exposto ao tempo, ou utilizar "automotive grade" dentro de um pedal. É preciso estudar o ambiente onde ficará o conector.
É importante também verificar a capacidade de corrente que cada terminal/contato suporta. Os fabricantes de equipamentos eletrônicos nacionais muitas vezes ignoram esse fato e o conector queima/derrete com o uso NORMAL do aparelho (consertei o aparelho de água de casa por conta de um conector tosco que colocaram e acabou derretendo pelo aquecimento, junto com o cabo).
Para alta tensão, acho legal os conectores da linha Mini-Fit/Micro-Fit da Molex.
Um abraço!
Eduardo
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #7 :
15 de Fevereiro de 2014, as 18:30:23 »
Não entendo
p
q
Preste atenção na hora de escrever as mensagens. Não é permitido o uso de internetês.
Sobre a decisão de soldar ou usar conectores, eu não disse que era contra o uso de conectores, nem que tudo deveria ser soldado. É impossível não usar conexões que façam uso de conectores em alguns casos (ex. a simples conexão via cabo da guitarra com o amplificador ou pedais é feita por conectores, ninguém vai soldar permanentemente a guitarra ao amplificador, nem no seu caso soldar o alto-falante ao amplificador cabeçote permanentemente). É questão de bom senso pra saber onde é melhor soldar e onde é melhor ter conector. Se vai ter desconexão periódica, obviamente é melhor usar conectores. Se não vai ter essa necessidade, então é melhor soldar. No seu caso da ligação do transformador de força (escrever PT nem todo mundo vai entender) por mim poderia ser por conector, mas soldar também não vai ser problema, pois não acredito que vá desmontar o amplificador a toda hora. Evidentemente eu soldaria os fios que vem e vão para os potenciômetros.
O que eu comentei é que quanto mais conexões no lugar de soldas, por lógica, aumenta a chance de acontecerem mau contatos (que ninguém deseja).
«
Última modificação: 15 de Fevereiro de 2014, as 18:32:00 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
matheusek
Iniciante
Obrigado
«
Responder #8 :
15 de Fevereiro de 2014, as 20:19:28 »
A questão é que eu vou ter que fazer o amplificador por partes.
A minha organização com montagem em caixas não é das melhores, porém, a placa eu faço sempre BEM caprichada.
Então, eu queria fazer uma placa bem certinha e depois, através de conectores colocar o resto das peças, pois ai para mim fica melhor de trocar, destrocar, organizar e tudo mais.
Vale a pena lembrar que é meu primeiro projeto com válvulas, e sempre ocorre imprevistos em primeiros projetos. Ainda mais quando são mais "complexos".
Acho que vou usar conectores, com preferência em ordem, para o transformador de força, para as válvulas, chaves e potenciômetros
Matheus Ehrenfredo Knop
Finck
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #9 :
16 de Fevereiro de 2014, as 09:00:28 »
Que tal um meio termo?
Ao invés de conectores parafusados, você pode usar ilhoses ou turrets nos pontos de conexão, devidamente fixados na PCB por pressão, e reforçados com solda.
Quando chegar ao seu layout ideal, você solda os fios nos ilhoses ou turrets. Se um dia precisar desmontar, fica fácil de remover, sem fazer lambança na PCB.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
matheusek
Iniciante
Obrigado
«
Responder #10 :
17 de Fevereiro de 2014, as 07:48:00 »
Aqueles conectores "mini" da MOLEX são realmente uma boa opção. Transparecem qualidade e confiança. Acredito que eu vá usar bastante daqueles
Matheus Ehrenfredo Knop
Patines
Handmaker
Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175
«
Responder #11 :
17 de Fevereiro de 2014, as 09:50:56 »
Meu testemunho é que dependendo da cidade que tu mora, conectores só vão atrapalhar toda a montagem. Se mora em cidades perto do mar ou então que são muito umidas, o conector vai fazer a vida do teu aparelho diminuir.
Conectores são usados em aparelhos de áudio quando estes são submetidos a montagem em série, e logicamente devem logo ficar obsoletos, para dar lugar à compra de outros. Caso contrário é um aparelho de qualidade que deve durar muito.
Eu desistiria de usar conectores para aparelhos que trabalham com áudio. Se for uma fonte de computador, ou aparelhos digitais com vida prevista entre 5 e 10 anos, pode colocar conectores, caso exista a necessidade. Mais que isso, só vai te trazer problemas.
Abraços,
T+
Saúde e amor!
«
Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 08:01:33 por Patines
»
1
]
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...