Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 28 de Setembro de 2024, as 13:19:47


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: hFE/hfe Real X Medição no multímetro  (Lida 6038 vezes)
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« : 13 de Fevereiro de 2014, as 00:01:48 »

Pessoal, gostaria de pedir ajuda para esclarecer uma dúvida a respeito do hfe de um transistor.

Um amigo meu me disse há uns dias que o valor de hFE medido em um multímetro digital desses comuns tipo Minipa ET 1002 geralmente é o valor mais alto possível, e então eu fiquei me perguntando como faria para relacionar os transistors que possuo com os valores de hfe indicados por exemplo para um Fuzz Face de silício em esquemas encontrados na web.

Na prática isso significa por exemplo se eu tenho um transistor BC108 que no multímetro aparece 450 de hfe, como faço pra saber se ele me atende à especificação de 270 de hfe para um projeto de Fuzz Face?

Como trabalhar considerando as variações de hfe citadas no exemplo? (Pois afinal, o hfe varia em função de Ic)

Ainda em tempo, para não precisar criar outro tópico: Há alguma diferença entre aqueles transistors que vem com encapsulamento TO-92 e com linhas coloridas nas costas (parte redonda do corpo do componente) e os que não possuem linhas coloridas?
Exemplo: http://www.analogman.com/graphics/bc183small.jpg

Obrigado!
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
Electric Effects
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.941

Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383



WWW
« Responder #1 : 13 de Fevereiro de 2014, as 00:25:00 »

Bem, temos o hFE que é o ganho em corrente contínua = IC/IB, note que a nomenclatura de I é para corrente contínua e i para corrente alternada, meu multímetro mede o hFE. Portanto o ganho em corrente alternada é hfe = ?? Não sei... Acho que os 2 ganhos são diferentes. Alguém sabe a forma de detectar o hfe alternado?
Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #2 : 13 de Fevereiro de 2014, as 00:32:10 »

Sim, tô ligado, andei lendo algumas pessoas falando que os multímetros medem geralmente o hFE(DC), e que o hfe(AC) seria o hFE com a corrente de fuga descontada, ( - corrente de fuga).

Mas estou confuso com relação a variação existente no hFE/hfe de um transistor, pois não sabia que isso existia, achava que o hfe/hFE fosse um valor fixo, pois sempre fazem uma indicação fixa de valor desse parâmetro para aplicação em um circuito.
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
felix
Visitante
« Responder #3 : 13 de Fevereiro de 2014, as 00:43:24 »

Bem, temos o hFE que é o ganho em corrente contínua = IC/IB, note que a nomenclatura de I é para corrente contínua e i para corrente alternada, meu multímetro mede o hFE. Portanto o ganho em corrente alternada é hfe = ?? Não sei... Acho que os 2 ganhos são diferentes. Alguém sabe a forma de detectar o hfe alternado?

Só usar uma fonte AC de sinais.
Mas tem que fazer um circuito para aferir a diferença entre a corrente da entrada e da saída.
O hfe vai variar conforme a frequência de AC.

Entretanto para transistores normais de silício, só com frequências de áudio, a média do hFE aferido pelo multímetro e do hfe real é bem próxima.

Agora como transistores de Germânio apresentam fuga significativa, os valores de hFE e hfe serão sempre divergentes, quanto maior a fuga maior será a divergência.


Uma curiosidade é, como a fuga acaba sendo "considerada" na medição de hFE, ao medirmos um transistor de germânio em um multímetro comum podemos ter uma ideia de sua fuga deixando a mão encostada nele, devido ao aumento de temperatura, quanto mais rápido o valor do hFE "subir" maior é a fuga do transistor.

O mais curioso é notar que devido as ligações estruturais dentro do transistor, a tendência natural é que transistores com mais ganho tenham proporcionalmente maiores fugas se comparados aos seus pares com menos ganho. Isso leva a crer que a tecnologia de transistores de germânio dificilmente evoluiria até transistores com ganhos maiores que 600 como os 2n5088 de Si.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, as 00:57:14 por felix » Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #4 : 13 de Fevereiro de 2014, as 01:34:19 »

Entretanto para transistores normais de silício, só com frequências de áudio, a média do hFE aferido pelo multímetro e do hfe real é bem próxima.

Sim Felix, mas se no multímetro aparece 450, afinal, como vou fazer se no projeto tá especificado 270? Tô totalmente perdido com isso, com essa questão de que o hFE varia.
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
felix
Visitante
« Responder #5 : 13 de Fevereiro de 2014, as 01:54:58 »

Quem não tem cão caça com gato.  Cheesy
Se você só tem eles, monte com eles e veja o resultado.
Com certeza funcionará.
Registrado
Patines
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.500

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175



« Responder #6 : 13 de Fevereiro de 2014, as 06:38:04 »

Entretanto para transistores normais de silício, só com frequências de áudio, a média do hFE aferido pelo multímetro e do hfe real é bem próxima.

Sim Felix, mas se no multímetro aparece 450, afinal, como vou fazer se no projeto tá especificado 270? Tô totalmente perdido com isso, com essa questão de que o hFE varia.

Para saber se serve ao teu propósito, tente trabalhar com a corrente próxima ao que tu vai usar no circuito.

Faça ensaios com transistores, fazendo passar uma corrente na base e medindo a tensão num resistor de coletor.  Sabe fazer isso?  Se não sabe então se informe antes de realizar: http://www.geofex.com/article_folders/fuzzface/fftech.htm#Picking transistors

Exemplo Fuzz Face, idealmente IC do segundo transistor em torno de 490uA e do primeiro transistor em torno de 250uA.  No meu multímetro, a corrente de base é de 10uA..   daria fora da faixa de trabalho do Fuzz...  não posso usar o multímetro.

Então uso o proto-board.  Por exemplo, se usar fonte de 9V e o transistor for de silício use um resistor de base calculado assim:
Para Q1:
Ib= 250uA/70 = 3,6uA   daí calculamos o resitor de base.   Rb1=  (9V-0,65V)/3,6uA = 2338000..  Use 2M2 e o desvio percentual seria de 6%.
resistor de coletor: 250uA em tensão de 4,5V:  Rc1= 4,5V/250uA = 18000 ótimo, valor comercial.  Agora realize o teu ensaio.   se der em torno de 4,8V no resistor de coletor, é porque o transistor tem ganho ideal!   tenho aqui os famosos BF258 que comprei de batelada no mercado livre que consegui  isso!!   A maioria dos transistores de silício irá saturar.

Para Q2..  muda HFE que deve ser em torno de 100 e IC2 em torno de 490uA..  e os cálculos são idênticos.

Rb2=1M8 e Rc2= 10k, o ideal seria medir 4,64V no resistor de coletor.

Boa sorte.
« Última modificação: 13 de Fevereiro de 2014, as 07:10:39 por Patines » Registrado
Henriq
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 25

Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0



« Responder #7 : 19 de Fevereiro de 2014, as 02:43:29 »

Quem não tem cão caça com gato.  Cheesy
Se você só tem eles, monte com eles e veja o resultado.
Com certeza funcionará.

Sim felix, funcionará, mas será que o uso de um hFE/hfe diferente não vai alterar o meu timbre final? Porque se não for o caso, então seria só montar o circuito num protoboard, usando trimpots/potenciômetros no lugar dos resistores para ir dando aquele fine tunning no circuito até achar o timbre que eu quero e depois montar na placa normal.


Entretanto para transistores normais de silício, só com frequências de áudio, a média do hFE aferido pelo multímetro e do hfe real é bem próxima.

Sim Felix, mas se no multímetro aparece 450, afinal, como vou fazer se no projeto tá especificado 270? Tô totalmente perdido com isso, com essa questão de que o hFE varia.

Para saber se serve ao teu propósito, tente trabalhar com a corrente próxima ao que tu vai usar no circuito.

Faça ensaios com transistores, fazendo passar uma corrente na base e medindo a tensão num resistor de coletor.  Sabe fazer isso?  Se não sabe então se informe antes de realizar: http://www.geofex.com/article_folders/fuzzface/fftech.htm#Picking transistors

Exemplo Fuzz Face, idealmente IC do segundo transistor em torno de 490uA e do primeiro transistor em torno de 250uA.  No meu multímetro, a corrente de base é de 10uA..   daria fora da faixa de trabalho do Fuzz...  não posso usar o multímetro.

Então uso o proto-board.  Por exemplo, se usar fonte de 9V e o transistor for de silício use um resistor de base calculado assim:
Para Q1:
Ib= 250uA/70 = 3,6uA   daí calculamos o resitor de base.   Rb1=  (9V-0,65V)/3,6uA = 2338000..  Use 2M2 e o desvio percentual seria de 6%.
resistor de coletor: 250uA em tensão de 4,5V:  Rc1= 4,5V/250uA = 18000 ótimo, valor comercial.  Agora realize o teu ensaio.   se der em torno de 4,8V no resistor de coletor, é porque o transistor tem ganho ideal!   tenho aqui os famosos BF258 que comprei de batelada no mercado livre que consegui  isso!!   A maioria dos transistores de silício irá saturar.

Para Q2..  muda HFE que deve ser em torno de 100 e IC2 em torno de 490uA..  e os cálculos são idênticos.

Rb2=1M8 e Rc2= 10k, o ideal seria medir 4,64V no resistor de coletor.

Boa sorte.

Patines, sei fazer tais ensaios sim, e valeu pelas informações precisas sobre Fuzz Faces, muito bom!

Não respondi antes pois fiquei distante de tudo durante todos esses dias hehe

Vocês não sabem me dizer com relação às linhas coloridas que aparecem em alguns transistors antigos não?
Registrado

"Blues is easy to play,but hard to feel" - Hendrix
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2048


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #8 : 19 de Fevereiro de 2014, as 09:36:56 »

Vocês não sabem me dizer com relação às linhas coloridas que aparecem em alguns transistors antigos não?

Dos transistores que tenho aqui, só alguns BC559 fabricados pela National (como o da foto que você deu o link) tem essas faixas pintadas. Nos meus são roxo, marrom e marrom (711 ou 117). Deve ser algum código de lote da National.  Como a National foi comprada pela TI, fica difícil achar alguma datasheet deles que possa desvendar essas faixas coloridas.
Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.056 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal