Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 25 de Novembro de 2024, as 11:43:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Préamp valvulado super completo - sugestões  (Lida 10211 vezes)
tcgomes
Visitante
« : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:18:31 »

Boas,

Ando com ideias de começar préamp valvulado super completo (pelo menos começar a projetar e testar algumas opções). Quero algo super versátil do género:

Clean com o tipo fender e tipo marshall (mudando com um switch, mas apenas variam os valores dos componentes, a válvula fica a mesma); uma distorção tipo o marshall silver jubilee; e por último outra distorção, um pouco mais pesada (high gain) do género da mesa boogie. (Se possível 1 válvula para o clean e outras 2 ou 3 para as distorções). Para a distorção pensei em algo do género do silver jubilee e depois com mais uma válvula para dar um boost para algo do género da mesa (e controlava isso através de um switch).

Alguma sugestão para os circuitos?

Abraços.

P.S. Isto é apenas para ir tendo uma ideia, pois primeiro quero acabar o meu amp a 100% (que já não falta muito).
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:32:22 »

...
Clean com o tipo fender e tipo marshall (mudando com um switch, mas apenas variam os valores dos componentes, a válvula fica a mesma);
Você não vai poder acionar esse switch com o pré ligado...
I don't want to die young...
I want to diode!
tcgomes
Visitante
« Responder #2 : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:36:23 »

Boas,

Então qual seria a melhor forma de fazer o que pretendo?

Abraços.
DIY Freak

Obrigado

« Responder #3 : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:39:10 »

Adicionar mais estagios (valvulas) e chavea-los.
Mas se prepara que pela sua descrição o projeto é BEM complexo... se bobear, vai dar mais trabalho achar um layout que não de ruidos, oscilações e outros barulhos do que o projeto em si...
I want to diode!
tcgomes
Visitante
« Responder #4 : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:44:17 »

Boas,

Nesse caso poderia usar uma 12AX7 para o clean, duas 12AX7 para a primeira distorção (estilo jubilee) e mais outras duas (?) para o high gain.

Sim tenho essa ideia, mais é para ir desenvolvendo estágio por estágio. Apenas estou reunindo informação.

Poderá sugerir alguns projetos para ir analisando?

Abraços.

DIY Freak

Obrigado

« Responder #5 : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:49:21 »

...Poderá sugerir alguns projetos para ir analisando?
Os proprios amplificadores que você citou acima...
I want to diode!
tcgomes
Visitante
« Responder #6 : 09 de Fevereiro de 2014, as 17:54:13 »

Boas,

Vou começar a analisar os circuitos que falei.

Agora uma dúvida: não há mesmo possibilidade de chavear um capacitor ou um resistor enquanto o pré está ligado?

Abraços.

Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #7 : 09 de Fevereiro de 2014, as 22:24:15 »

Precisa ser mesmo valvulado?

Pela complexidade do projeto, apostaria em jfet's polarizados a fim de obter um som mais "valvulado", 3 prés intercambiáveis.

O problema de chavear capacitores e outros elementos do tonestack é que invariavelmente irá ocasionar ruído na comutação (caso seja feito mecanicamente).

Precisa ser muito bem pensado e projetado, se não, não ficará bom...

Uma outra idéia, porquê não um SansAmp GT2 como pré? Ele tem n configurações de amplificadores (basicamente os que você quer), e caixas, além dos controles de tom. Pode ser uma idéia interessante também...

Um abraço,

Eduardo
Visitante
« Responder #8 : 09 de Fevereiro de 2014, as 22:40:57 »

Gomes, como já foi dito aqui, esta é uma tarefa um pouco complicada para quem não tem muita experiência com valvulados.

Se você quer um amp com vários canais, uma maneira mais segura de conseguir seria procurar um esquema de um amplificador que já tenha estes canais e simplesmente monta-lo como o original.

Várias marcas de amplicador consagradas tem modelos com dois ou tres canais, veja uma que lhe agrade e comece a reunir informação sobre ele para ir montando.

Ha um tópico recente aqui de um colega que esta montando um mesa boogie dual retifier, que é um "granda" amplificador e tem vários canais.

Não é que venha a ser fácil construir um mesa boogie, mas ao menos é um projeto já testado e aprovado.

Abraço.   

Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #9 : 09 de Fevereiro de 2014, as 22:59:16 »

A distorção do Jubilee é obtida com diodos.
O Laney TF320, possui uma 12AX7 no pré, clean, drive 1 e drive 2, talvez dê para aproveitar o circuito,  ou pelo menos alguma idéia.
O Mesa Mark V possui três canais, cada um subdividido em mais três, esse vai dar muita inspiração (e um trabalho maior ainda).
Visitante
« Responder #10 : 10 de Fevereiro de 2014, as 02:46:53 »

Boas,

Precisa ser mesmo valvulado?

Pela complexidade do projeto, apostaria em jfet's polarizados a fim de obter um som mais "valvulado", 3 prés intercambiáveis.

O ser valvulado é para ir adquirindo mais experiência com válvulas. Eu nunca ouvi o som de um préamp com "jfet's polarizados a fim de obter um som mais "valvulado" ", mas do que pouco que ouvi de amps valvulados, adoro o som deles. Contudo a hipótese de fazer experiências com os fets é válida. Nesse aspecto, alguma sugestão para analisar?

O problema de chavear capacitores e outros elementos do tonestack é que invariavelmente irá ocasionar ruído na comutação (caso seja feito mecanicamente).

Precisa ser muito bem pensado e projetado, se não, não ficará bom...

Entendo, mas há outra forma de comutar sem ser mecanicamente?

Obviamente que o que pretendo irá dar bastante trabalho, mas é como disse antes, quero ganhar experiência com este tipo de projectos.

Uma outra idéia, porquê não um SansAmp GT2 como pré? Ele tem n configurações de amplificadores (basicamente os que você quer), e caixas, além dos controles de tom. Pode ser uma idéia interessante também...

No ínicio quando comecei a estudar eletrónica queria montar esse projeto, mas com o passar do tempo perdi o interesse devido às válvulas.

Se você quer um amp com vários canais, uma maneira mais segura de conseguir seria procurar um esquema de um amplificador que já tenha estes canais e simplesmente monta-lo como o original.

Várias marcas de amplicador consagradas tem modelos com dois ou tres canais, veja uma que lhe agrade e comece a reunir informação sobre ele para ir montando.

Eu tenho aqui o esquema de um pré super completo de 3 canais, incluindo o modo de chaveá-los, no  entanto dois dos canais não são bem o som que procuro.

Desta forma até poderia aproveitar a estrutura do pré e modificar o que não gostava certo?

Ha um tópico recente aqui de um colega que esta montando um mesa boogie dual retifier, que é um "granda" amplificador e tem vários canais.

Não é que venha a ser fácil construir um mesa boogie, mas ao menos é um projeto já testado e aprovado.

Para mim um dual rectifier é sonho de consumo, eu simplesmente adoro o som desse amp. Mas ainda não encontrei um esquema com os 3 canais que fosse bem explicito. Adorava mesmo montá-lo.

A distorção do Jubilee é obtida com diodos.

Correto, isso é uma das coisas que mais me motiva a experimentá-lo, devido à combinação de válvulas com diodos para a distorção.

O Laney TF320, possui uma 12AX7 no pré, clean, drive 1 e drive 2, talvez dê para aproveitar o circuito,  ou pelo menos alguma idéia.

Penso que essa válvula não seja para os 3 canais, pois pelo que percebi é um amp híbrido.

O Mesa Mark V possui três canais, cada um subdividido em mais três, esse vai dar muita inspiração (e um trabalho maior ainda).

Nunca olhei para o circuito desse amp, mas já olhei para o Mesa Mark II c+, a distorção também seria bastante interessante para o último canal.

Em relação ao silver jubilee, alguém já testou o layout do gubterra? (http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3961.0)

Abraços.

Visitante
« Responder #11 : 10 de Fevereiro de 2014, as 08:14:29 »

Para mim um dual rectifier é sonho de consumo, eu simplesmente adoro o som desse amp. Mas ainda não encontrei um esquema com os 3 canais que fosse bem explicito. Adorava mesmo montá-lo.

Este é o tópico que lhe falei sobre o mesa rectifier:

http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=6089.0

O colega Presuntow comprou as placas e o chassis na http://ampclones.com/, eles mandam as instruções e o esquema para a montagem, como disse antes, não é como dar milho aos pombos, mas a possibilidade de ter sucesso na montagem é mais alta que se aventurar a fazer um projeto "do nada".

E o resultado final será...   bem, um mesa boogie dual rectifier.  Shocked

Abraços.
« Última modificação: 10 de Fevereiro de 2014, as 08:20:53 por Ferro_Velho » Registrado
tcgomes
Visitante
« Responder #12 : 10 de Fevereiro de 2014, as 08:46:27 »

Boas,

Por enquanto não dá para montar um desses, tanto por conhecimentos como por condições financeiras.
Quem sabe um dia.

Mas até gostava de ter o esquemático completo do preamp desse mesa (esquematico correto).

Em relaçao ao layout do gubterra, alguma opinião?

Abraços

Handmaker

Obrigado
-Dado: 38
-Recebido: 114

Engenheiro Eletricista

« Responder #13 : 10 de Fevereiro de 2014, as 10:37:28 »

voce pode realizar a comutação com LED->LDR que não haverá ruido de comutação... mas a logica de comutação fica complicadinha.....
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #14 : 10 de Fevereiro de 2014, as 10:46:28 »

Boas,

O ser valvulado é para ir adquirindo mais experiência com válvulas. Eu nunca ouvi o som de um préamp com "jfet's polarizados a fim de obter um som mais "valvulado" ", mas do que pouco que ouvi de amps valvulados, adoro o som deles. Contudo a hipótese de fazer experiências com os fets é válida. Nesse aspecto, alguma sugestão para analisar?

Fazer um projeto valvulado de um pré "para adquirir mais experiência" é válido desde que seja um projeto de nível iniciante. Não adianta tentar projetar do zero algo totalmente novo sem experiência, a chance de frustração é grande...
 Que tal começar com apenas um pré? Depois desse terminado você pode montar um outro e depois outro e após isso (se sua paciência não estiver esgotado hehe) pensar no chaveamento dos 3.

Um interessante, com apenas uma válvula EF184 é o Vintage Voyage: http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=2825.0
 Esse eu considero bem interessante para iniciar a fazer experimentos com válvulas.

Sobre os jfets, eu pensei em relação a facilidade de montagem, projeto das placas de circuito impresso e qualidade de som. Por ex, aqui no site existe o pedal dr boogie que pode ser muito bem alterado para ser utilizado como um pré (maior tensão de alimentação, fonte simétrica...).

Entendo, mas há outra forma de comutar sem ser mecanicamente?

Seria com led e ldr ou optoacopladores.

Obviamente que o que pretendo irá dar bastante trabalho, mas é como disse antes, quero ganhar experiência com este tipo de projectos.

Por isso repito, tente fazer apenas 1 pré! Será muito melhor do que comprar um monte de componentes, perder tempo tentando encontrar erros de montagem, etc etc. Faça algo que já é consagrado, funciona e tem um timbre que você queira (que tal o pré do JCM800?)

No ínicio quando comecei a estudar eletrónica queria montar esse projeto, mas com o passar do tempo perdi o interesse devido às válvulas.

São coisas diferentes! Eu dei a idéia do pedal porque você pretende ter um pré com muitos timbres diferentes, coisa difícil de se fazer com válvulas (vide a complexidade em fazer funcionar um dual rectifier handmade).

Na minha opinião, eu acho muito mais válido escolher apenas um que mais agrade e testá-lo a exaustão, ouvir toda sua gama de timbres, ver como sua guitarra, amplificador, potência, se comportam, testar com seus pedais, talvez com uma banda, etc... Passar um tempo com ele. Após isso, caso não goste do resultado, tentar fazer pequenas alterações em alguns componentes do tonestack, aumentar ou diminuir ganho dos estágio...

Depois disso tudo, se mesmo assim não gostar, passar para outro pré e fazer tudo novamente. Isso é muito importante porque as vezes somos muito desesperados para encontrar o timbre ideal e não passamos tempo estudando o equipamento que possuimos! As vezes o "seu som" está lá, oculto, numa configuração que você nunca testou.

Um abraço!

Eduardo
  Imprimir  

Ir para: