Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 07:33:13

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Diodos e clipagem  (Lida 9969 vezes)
Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 37
-Recebido: 22

O sonho do careta é a realidade do maluco

« : 26 de Janeiro de 2014, as 21:49:02 »

Gostaria de saber se potência de diodo interfere no resultado da clipagem? Aproveitando o gancho, alguém consegue identificar que diodo é este da foto:

São os dois diodos azuis em anti-paralelo, é do Randall RG100ES e no esquemático estão marcados como "4VZ"

Ui
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 401
-Recebido: 338

« Responder #1 : 26 de Janeiro de 2014, as 21:58:29 »

Pela aparência parece ser Diodo Schottky tipo BAT85 e BAT43

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, as 22:01:52 por Espanhol » Registrado

"Quando falares, cuide para que suas palavras sejam melhores que o silêncio".
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #2 : 26 de Janeiro de 2014, as 22:22:14 »

Para mim são diodos zener de 4v (talvez mesmo 4,7V ou 3,9v). Inclusive no esquema aparecem mais 2, próximos ao footswitch, dessa vez com o símbolo correto. A função é mesmo clipagem do sinal.
Abs.
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2014, as 22:25:12 por Matec » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #3 : 26 de Janeiro de 2014, as 22:36:37 »

Se eu estiver enxergando bem a placa da foto, eles não estão em anti-paralelo, me parece que estão em série e ligados pelos anodos.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #4 : 27 de Janeiro de 2014, as 03:52:25 »

Se eu estiver enxergando bem a placa da foto, eles não estão em anti-paralelo, me parece que estão em série e ligados pelos anodos.

Sim, eles estão dessa forma pra clipar com a tensão de zener deles, e não com a tensão de condução do material. Porém, quando o sinal passa, um dos diodos está conduzindo como um diodo comum, e o outro conduz mantendo a tensão máxima como sendo sua tensão de zener.

Por isso, a real tensão de clipagem será igual à tensão de zener + 0,6v.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Scorpion
Handmaker

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9

« Responder #5 : 27 de Janeiro de 2014, as 09:03:31 »

diodos de potencia diferentes são diodos de modelos diferentes, sendo assim eles podem ter tensão de trabalho diferente e curvas diferentes.

então acho que pode sim alterar o timbre!
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #6 : 28 de Janeiro de 2014, as 05:07:03 »

Desculpa pessoal, eu quis dizer em série (anti-paralelo). Pois bem, no projeto que fiz do randall com essa configuração dos diodos não está resultando em uma distorção hi-gain, a distorção só fica legal quando ligado o boost que são aqueles dois 1N914 que aparecem na foto. Agora penso em testa-lo com o tal diodo azul, porém não tinha encontrado nada sobre ele.
  É difícil encontrar esses Diodos Schottky?

Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 28 de Janeiro de 2014, as 07:19:57 »

Oi Tiago.  Como você mora perto de São Paulo, esses diodos azuis que o Espanhol postou são encontráveis na Santa Ifigênia (na Dabi tem o BAT85).  Mas se eles estão ligados mesmo em série, eles precisam ser diodos zener e não do tipo schottky, senão não vão clipar nada no circuito.
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, as 07:22:56 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #8 : 28 de Janeiro de 2014, as 13:23:32 »

Nesta configuração, são zeners, pois estão em série.  diodos um de bunda pro outro nem iriam conduzir com essas tensões que existem no circuito.

Vejam a foto de um zener azul.  Este é de 5,1V, mas o 1N750 é de 4.7V.  Nem tenham dúvidas sobre isso.

Se não distorce pode ser que o circuito tenha baixo ganho, não atingindo os 4,7V de pico ou então mal polarizado, com tensão insuficiente para que o AC climpe com 4,7V.

Pronto, achei a imagem de 1n750 azul:

Em: http://www.ebay.com/itm/1N750-Original-New-Cdil-Diode-/400535001070

Abraços, T+  Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 08:04:36 por Patines » Registrado
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #9 : 28 de Janeiro de 2014, as 18:46:31 »

Pra facilitar a visualização, é assim que estão os diodos nesse seu circuito:

Não vai funcionar esse tipo de conexão com diodos comuns, porque eles não funcionam como Zeners. Os Zeners funcionam como diodos comuns quando ligados como chave fechada (carga positiva no anodo e carga negativa no catodo), conduzindo com uma queda de tensão de 0.6v como qualquer outro diodo.

Porém, quando ligados em reverso, eles também conduzem, mas com a queda de tensão equivalente à sua tensão de zener. Um diodo comum não conduz em reverso, então a ligação da imagem só funciona com Zeners.

O legal é que você pode brincar com clipagem assimétrica, se quiser, usando zeners de modelos diferentes.

Mas acho meio alto 4.7v pra esse tipo de clipagem, porque você vai precisar de um sinal de um pouco mais de 10v pico-a-pico pra clipar (4.7+0.6 pra cada ciclo do sinal), o que é meio que pedir demais de um pré comum. Seria melhor usar zeners de menor valor, como 2.7v.
http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
Ledod
Handmaker

Obrigado
-Dado: 17
-Recebido: 139

« Responder #10 : 28 de Janeiro de 2014, as 21:04:09 »

Dependendo da posição no circuito em que estão os diodos, eles podem não estar funcionando como ceifadores para gerar distorção e sim como proteção contra sinais de amplitude muito alta na entrada, que poderiam queimar o estágio (como no retorno de um loop de efeitos/ footswitch).

Um abraço,

Eduardo
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #11 : 28 de Janeiro de 2014, as 21:47:56 »

Pelo tudo que foi dito, eu acho então que o 4VZ que está escrito no esquema, deve ser na verdade 4V2 = diodo zener de 4,2V  (embora os valores comerciais nessa faixa sejam 3V9, 4V3 e 4V7).
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2014, as 21:54:30 por xformer » Registrado

Tiago Vulgar
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #12 : 29 de Janeiro de 2014, as 14:17:26 »

Então pessoal, não sei se é por causa da idade mas acho que estou ficando chato p/ tudo, no esquema aparece essa nomenclatura de "4VZ", porém não é valor comercial, vendo na imagem eu vi que eram os diodos azuis, então achei que poderiam ser um diodo mais específico ou que a cor identificava a potência do diodo, porém o patines mostrou que tem zener tanto vermelho como azul, exemplo o diodo 1N750.
  Agora outra pergunta, usando esses didos zener na configuração do esquema, tanto faz se for diodos de 3,9v, 4,3v ou 4,7v terá pouco ceifamento? 
  Vejo muitos pedais que usam 1N4148 e ele é de 100v, se usar um zener de tensão alta gera uma boa distorção então diodos zener de tensão baixa gera que tipo de distorção? (digo de forma genérica).

Não sei se entenderam minha dúvida, digo no sentido prático, diodo zener de tensão alta causa um ceifamento maior ou menor? Ceifamento proporcional a tensão do zener, tipo zener de 50v=mais ceifamento, zener de 10v= menor ceifamento, seria isso ou a causa seria os transistores (no caso do randall).

Acho que compliquei  Sad

Dêem uma olhada no vídeo, foi o pré do randall que eu fiz, há um momento em que eu tiro o boost (são 2 1N4148, daí fica só os zeners de 4,3v distorcendo):

http://youtu.be/kZoeE5RyF9c

-----
Aqui um vídeo do comparando o som com o boost e sem o boost:

http://www.youtube.com/watch?v=OyS-epPPFLg

Roll Eyes
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, as 14:40:42 por Tiago Vulgar » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #13 : 29 de Janeiro de 2014, as 14:45:40 »

Tiago

Os diodos 1n4148 têm uma tensão máxima reversa de 100V como você falou. Mas aí nesse esquema eles estão em antiparalelo. Nesse caso eles vão clipar com uma tensão de ~0,6v, que é a tensão restante da polarização direta de diodos de silício.
Os Zeners que estão em série e ligados pelo ânodo, vão clipar com o valor nominal do componente + 0,6v, próximo de 4v, Valores de 3,9v, 4,3v ou 4,7v vão dar diferenças pequenas na distorção, ficando mais fraca á medida que o valor da tensão aumenta.

Pelo esquema, esse deveria ser um soft crunch, e a outra (com diodos), uma distorção bem mais acentuada.

Smiley

« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 13:41:49 por Matec » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #14 : 29 de Janeiro de 2014, as 15:42:53 »

Então pessoal, não sei se é por causa da idade mas acho que estou ficando chato p/ tudo, no esquema aparece essa nomenclatura de "4VZ",
Mas gente, qual é a diferença gráfica entre 4V7 e 4VZ ??  Um rabinho na parte de baixo do 7?

Com diodos 1N4148 acontece antes a climpagem, dá mais sustentação.  Com o 4,7V + 0,6V = 5,3V, a sustentação é menor, pois existe uma margem menor de sinal limpo antes de climpar, mas pelo som(do vídeo), está distorcendo.  Obviamente, se chega a climpar com 5,3V, o volume do som é bem maior que 0,6V.  Confere Tiago?

Mas trocando de saco pra mala e falando em polarização.  Que tensão de polarização existe entre o GND e o source deste JFET que aciona os diodos?

T+  Saúde e amor!
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, as 08:04:08 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: