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Autor Tópico: Impedância de entrada - O que muda ligando a guitarra direto ou uma pedaleira?  (Lida 4959 vezes)
RicardoVasconcelos
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« : 21 de Janeiro de 2014, as 20:35:29 »

Pessoal,

Eu estava aqui assistindo uns vídeos de interfaces de áudio para computador e fiquei observando que quase todas tem entradas específica com alta impedância para que sejam ligados instrumentos com guitarra e baixo diretamente sem problema de casamento de impedância.

Então acredito eu que um amplificador de guitarra é projetado para receber a alta impedância dos captadores das nossas guitarras, certo?

Como fica a questão do casamento de impedância quando temos uma pedaleira entre a guitarra e o amplificador? Até onde sei as pedaleira funcionam como direct box e a impedância de saída é baixa.

Abraço
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« Responder #1 : 21 de Janeiro de 2014, as 21:04:23 »

Não precisa haver casamento de impedâncias na entrada dos amplificadores. O casamento de impedâncias é necessário para haver a máxima transferência de potência (e isso é necessário na etapa de saída - por isso os valvulados tem o transformador de saída pra fazer isso).
Na entrada só precisa haver a máxima transferência de amplitude (tensão) do sinal da fonte de sinal para a entrada.  Observe que nos amplificadores valvulados tem um resistor de 1Mohm (geralmente) ligando a entrada para o terra e dele vai para a grade do primeiro estágio de amplificação de tensão. Como a grade tem resistência infinita, a impedância (resistência) de entrada acaba sendo praticamente o valor do resistor de entrada. 
Um captador é um fio enrolado, então tem uma resistência relativamente baixa em relação ao resistor de entrada do amplificador e uma certa indutância (é uma bobina). Mas a impedância total da bobina ainda é bem menor do que o resistor. Como o captador gera sinais muito fracos (baixos) é fácil perceber que ele é um gerador de tensão fraquinho com resistência interna (do fio) baixa fornecendo a tensão para  o resistor de 1M (a maior parte da tensão gerada vai recair sobre o resistor de valor alto) e por tabela para a grade do triodo.  ´E importante notar que se a impedância de entrada for menor, menos amplitude de tensão vai sobrar pra grade e ser amplificado.
Nos pedais, geralmente a amplificação é feita por AOs (amplificadores operacionais). AOs tem baixa impedância de saída (dezenas de ohms) e alta impedância de entrada (de megaohms a teraohms).  Se for a transistor, o desempenho não será tão magnífico, mas segue a mesma linha.  Então quando ligamos a saída do pedal na entrada do amplificador, o raciocínio é o mesmo: a fonte de sinal tem que ter baixa impedância de saída e o receptor tem que ter alta impedância de entrada.  Existe um limite ou problema se a impedância de entrada do amplificador for muito alta que é a captação de ruídos, então também não adianta deixar a impedância de entrada muito alta.

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« Responder #2 : 22 de Janeiro de 2014, as 07:17:21 »

Mas o limite de 1Mega resolve bem como regra geral nas entradas de amps de guitarra!

O ponto a ser visto nesse caso é a impedância de entrada do pedal ou multiefeitos.

Maior dano pode ser causado por cabos ruins, muito longos ou mal conectados. Lembrando que o somatório de todos os cabos usados entre guitarra e pedalboard, entre pedais e entre a saída da pedalboard e a entrada do amp é que vai contar! Mesmo com pedais com truebypass pode ser saudável a utilização de um buffer ou booster na entrada da oedalboard.
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« Responder #3 : 22 de Janeiro de 2014, as 07:40:53 »

 Certa vez criaram um tópico falando sobre os milagres que um certo pedal fazia ao sinal da guitarra que era degradado por um cabo muito longo, e que na verdade era apenas um buffer!

 O assunto não é em relação diretamente a impedâncias, mas pode ser útil fazer um link com aquele tópico:

 http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5017.msg112243#msg112243

 Um abraço!

 Eduardo
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« Responder #4 : 22 de Janeiro de 2014, as 10:06:37 »

Mas o limite de 1Mega resolve bem como regra geral nas entradas de amps de guitarra!

O ponto a ser visto nesse caso é a impedância de entrada do pedal ou multiefeitos.

Maior dano pode ser causado por cabos ruins, muito longos ou mal conectados. Lembrando que o somatório de todos os cabos usados entre guitarra e pedalboard, entre pedais e entre a saída da pedalboard e a entrada do amp é que vai contar! Mesmo com pedais com truebypass pode ser saudável a utilização de um buffer ou booster na entrada da oedalboard.

Uma ótima aula esse tópico. Apenas lembro que alguns guitarristas colocam outro buffer na saida do pedal board, entre os pedais e o ampli. Alguns pedais mais caros, como o flashback delay da tceletronic, vêm com a opção de utilizá-lo com buffer ou sem buffer, nesse caso, o manual informa que se forem utilizados muitos pedais o ideal é incluir no pedalboard um buffer lá na entrada e utilizar o pedal da empresa com o buffer ligado, sendo este o buffer de saída.
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« Responder #5 : 22 de Janeiro de 2014, as 13:05:11 »

Então é correto afirmar que eu posso ligar a saída esquerda, por exemplo, de um MP3 player no meu amplificador valvulado que não vai haver problemas com impedância? (pelo menos não que sejam significativos)

Vi um vídeo no youtube um dia em que um tio está mostrando pro sobrinho que terminou o amplificador valvulado dele e como não tem guitarra ele testa com um MP3 player mesmo. Acredito que era um IALL 3.5 e pensei que só pra testar se o amplificador está funcionado não teria problemas ligar o MP3 já que seria por pouco tempo e a qualidade do áudio não precisava estar 100% para aquele fim.
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« Responder #6 : 22 de Janeiro de 2014, as 17:16:55 »

Então é correto afirmar que eu posso ligar a saída esquerda, por exemplo, de um MP3 player no meu amplificador valvulado que não vai haver problemas com impedância? (pelo menos não que sejam significativos)

Pode, sem problema algum.
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« Responder #7 : 22 de Janeiro de 2014, as 22:33:23 »

Vejo também alguns preamps de interfaces e alguns de rack que servem para instrumentos e microfones (cada um numa entrada diferente).
Nos circuitos é comum ver uma entrada Hi-Z com jack P10 e a entrada de baixa impedância entrando um conector XLR e passando num transformador para subir a impedância. Sei que os conectores não tem nada haver com a impedância e citei apenas para que o pessoal possa localizar mais facilmente ao ver um esquema na frente.

Sei que não estou falando de um projeto especificamente, mas nestes casos dos prés é necessário ter os dois tipos de entrada por conta da grande diferença de impedância de um microfone e uma guitarra, por exemplo?
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« Responder #8 : 23 de Janeiro de 2014, as 09:06:58 »

nas entradas de microfones são usados conectores xlr por causa dos três terminais, que são necessários para o circuito de balanceamento.
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