Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Setembro de 2024, as 10:23:42


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: O que pode-se aproveitar dessas sucatas?  (Lida 9082 vezes)
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17



« : 19 de Janeiro de 2014, as 14:38:55 »

 Oi pessoal tudo bem? Tinha alguns aparelhos nas coisas que eram do meu pai como rádios, vitrolas e tvs antigas. Ele fez curso de radiotécnico e fazia reparos nesses aparelhos, alguns os antigos donos largaram com ele e não quiseram mais etc. Bom já havia retirado as válvulas desses aparelhos para não danificarem e hoje tirei o dia para retirar mais alguns componentes, no caso os transformadores.

 Nessa caixa tem as válvulas que retirei, algumas acredito que ja estejam queimadas, pois tem uma mancha prateada na lateral. Pelos pinos, ligação no circuito e códigos (não estou muito familiarizado), algumas são retificadoras:



 Nessas fotos estão os transformadores e 4 dissipadores (vou reaproveitar 1 deles para montar um power com o TDA7294), alguns são da marca Ubirajara (etiqueta amarela e letra azul), outros da Willkason e boa parte de um fabricante chamado Douglas (gravura em alto relevo no corpo do transformador):





 Essas são as fotos do chassi de alguns aparelhos:

















 O que mais além dos resistores e talvez potenciômetros, eu posso reaproveitar? Os capacitores são confiáveis caso eu meça com um capacímetro e apresente valor próximo ao nominal? Alguns capacitores eletrolíticos são da Lorenzetti, não sabia que ela chegou a fabricar capacitores. Essas placas e componentes tem aproximadamente 40 anos. Alguns transformadores eu não consegui soltar, devido aos parafusos estarem enferrujados e engripados, mas depois com mais calma eu termino de soltar o resto.
Registrado
Dexter
Visitante
« Responder #1 : 19 de Janeiro de 2014, as 15:07:17 »

Nessa caixa tem as válvulas que retirei, algumas acredito que ja estejam queimadas, pois tem uma mancha prateada na lateral. Pelos pinos, ligação no circuito e códigos (não estou muito familiarizado), algumas são retificadoras:

A mancha prateada é o "getter", uma camada de um produto responsável em remover impurezas residuais no interior da válvula. Ela desaparece ou fica de outra cor quando a válvula trinca e ocorre entrada de ar. Se houver getter na válvula e o filamento não estiver rompido há chances da válvula apresentar bom funcionamento.

Das peças observada recomendo cuidado maior com os capacitores eletrolíticos, estes podem se danificar mais facilmente com tempo.
Registrado
kem
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 5.123

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 790



« Responder #2 : 19 de Janeiro de 2014, as 15:12:00 »

Não da pra fazer nada com isso... põe tudo numa caixa, manda pra mim que faço pra você o favor de te livrar disso...  Cheesy
Deixando a brincadeira de lado, essa mancha prateada do lado da valvula significa justamente o contrario. Ela estara definitivamente queimada se essa mancha prateada ficar branca ou sumir (note que em algumas valvulas não é possivel ver essa "mancha", então não condene essas).
Mas ter o getter (nome da mancha prateada) não significa que a valvula esta boa. Seria necessário testar uma a uma. Tente copiar os codigos escritos nelas e passa a lista pra gente.
Sobre os transformadores... Também teria que testar, e pior, descobrir os valores. Sem isso não tem como utiliza-los.
Eletroliticos... bom... esses sim... lixo com eles.
Resistores... fora os de potencia (os grandes), os pequenos nem compensa aproveitar... são componentes baratos, e podem estar alterados.
Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Cidão
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 384

Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17



« Responder #3 : 19 de Janeiro de 2014, as 15:16:38 »

 Legal saber disso, depois vou catalogar as valvulas. Um professor disse durante uma aula que os capacitores cerâmicos costumam apresentar problemas ou deixar de funcionar ao pegar umidade, então acredito que também não deva utilizar os cerâmicos (daqueles em disco com código 104, 22 ou outros valores), apesar que desses eu lembro de ter poucos. A maioria é de poliester com faixas coloridas como resistores.
Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.285

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2047


e^(i x pi)+1=0


WWW
« Responder #4 : 19 de Janeiro de 2014, as 15:25:00 »

Quem sabe tenha um pequeno tesouro nessas coisas.

Primeiro: dessolde todas as peças que puder, sem cortar terminais (já vi um monte de transformadores com fio cortado....   Toma na Cabeça ).
Segundo:limpe as válvulas com um paninho, pra poder anotar e classificar os códigos. Veja se não tem algumas válvulas preciosas: 12AX7 (ECC83); 12AU7 (ECC82), 12AT7 (ECC81), ECL82 (6BM8), EL84 (6BQ5), 5Y3, GZ34, 6V6, 5AR4, etc.   Se puder poste a lista das válvulas.
Terceiro: jogue fora os capacitores eletrolíticos e de óleo, não prestarão pra nada.
Quarto: se quiser restaurar os soquetes das válvulas, desparafuse-os ou tire os rebites que os prendem ao chassis e passe limpa contato, depois com lixa ou lima fina pode dar uma limpeza na oxidação (dremel com escovinha de aço ajuda).
Quinto: resistores de fio são preciosos e caros e não estragam, assim como os de filme de carbono (verdinhos e beges, são baratos mas úteis). Se quiser guarde os de carbono (os marrom-escuro).
Sexto: capacitores de mica (quadradinhos são legais também).
Sétimo: não sei o que fazer com o monte de bobinas e transformadores de RF...
Oitavo: os transformadores grandes de força são os mais valiosos, podem servir pra fazer amplificadores valvulados, tente não perder as marcações e etiquetas se houver.
Nono: os potenciômetros provavelmente estão perdidos, mas não custa passar um limpa contatos e pouco WD40 no eixo pra ver se são aproveitáveis
Décimo: se tivesse menos poeira, dava pra ver mais coisas...

Sobre os capacitores da Lorenzetti, sim eles fabricavam capacitores, e tinha de poliéster também. Meu pai trabalhou lá vários anos e eles não fabricam somente chuveiros (como todo mundo lembra). Eles faziam um monte de eletrodomésticos (em casa tinha um monte de coisas da Lorenzetti evidentemente, além de chuveiros), e em muitos aparelhos se usavam capacitores (fora que se não me engano alguns eram para uso industrial, em banco de capacitores para FP), por isso a fabricação deles (além de fundição, fábrica de porcelana, etc etc).
« Última modificação: 19 de Janeiro de 2014, as 15:56:35 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #5 : 19 de Janeiro de 2014, as 19:23:08 »

Esqueceram de falar dos chassis, apesar deles já apresentarem furações, são ótimos para fazer amplis. Também são bons quando se quer fazer protótipos, pois têm espaço onde pode-se aproveitar para fazer várias alterações.
Se eu á não tivesse tanta bagunça aqui, e mais equipamentos à espera de término, eu ajudaria você a dar um fim nisso tudo.

Boa sorte!

PS: Quando for limpar as válvulas utilize panos secos, em alguns modelos a tinta desprende quando molhada. Batendo Cabeça
« Última modificação: 01 de Maio de 2017, as 13:47:53 por Matec » Registrado
guhjurisato
Freqüente
**
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 474

Obrigado
-Dado: 196
-Recebido: 29



« Responder #6 : 19 de Janeiro de 2014, as 22:09:31 »

nossa cara, queria eu encontrar essa caixa de válvulas no meu armário de coisas velhas...caso consiga testá-las e decida vendê-las, poste aqui no fórum. Muito legal.
Registrado

"Faz oque tu queres há de ser tudo da lei"
FRED
Visitante
« Responder #7 : 20 de Janeiro de 2014, as 17:02:14 »

 As bobinas você consegue vender no MercadoLivre, se fizer um preço camarada. guarde os capacitores Miniwatt e Zebra, além dos eletrolíticos da Philips, se estiverem bons vão render ótimas montagens.

 Anunciando o que você não quiser aqui no HM, você vai vender muito rápido (a preços justos, é claro). 

 As válvulas de rádio eu mesmo compro de você, assim como qualquer sucata que não seja de seu interesse. Qualquer coisa me manda uma MP.

Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #8 : 20 de Janeiro de 2014, as 19:29:30 »

Se tiver alguma válvula 6146 eu te compro.
Direto ganho algumas válvulas mas nunca ganhei a 6146  Cry
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #9 : 20 de Janeiro de 2014, as 22:38:13 »

Se tiver alguma válvula 6146 eu te compro.
Direto ganho algumas válvulas mas nunca ganhei a 6146  Cry

Pra que quer uma dessas ?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
basque
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 213

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 46



« Responder #10 : 21 de Janeiro de 2014, as 17:41:50 »

A para com isso vou te marda um endereço de um lixão aqui de sp pra você mandar esses componentes e valvulas.... ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ
Registrado
FRED
Visitante
« Responder #11 : 21 de Janeiro de 2014, as 22:49:40 »

Se tiver alguma válvula 6146 eu te compro.
Direto ganho algumas válvulas mas nunca ganhei a 6146  Cry

 Vendi duas dessas nessa semana, no Mercadolivre, agora não tenho mais. é pra usar em algum amplificador de RF, certo?
Registrado
Jean Lxs
Iniciante
*
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 170

Obrigado
-Dado: 26
-Recebido: 51



« Responder #12 : 21 de Janeiro de 2014, as 23:53:52 »

Bossman,é para um transmissor de FM,fiz o transformador mais essa válvula nova é muito cara heheh
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #13 : 22 de Janeiro de 2014, as 12:17:31 »

Bossman,é para um transmissor de FM,fiz o transformador mais essa válvula nova é muito cara heheh


Não vou dar certeza mas, acho que disponho de uma dessas válvulas aqui. Se tiver interesse continuamos a conversar por PM por que já estamos desvirtuando o tópico faz tempo.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Scorpion
Handmaker
****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 1.873

Obrigado
-Dado: 0
-Recebido: 9



« Responder #14 : 23 de Janeiro de 2014, as 09:12:27 »

de tudo, a única coisa que eu acho que não compensa mexer é da sétima foto!
Registrado
Páginas:  [1] 2   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.054 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal