Síntese subtrativa - voce começa por gerar uma onda complexa e cheia de harmônicos e por filtragem vai subtraindo progressivamente os harmônicos.
Síntese aditiva - voce reúne vários geradores de ondas senoidais em diferentes posições da série harmônica (ou nào, o que cria efeitos percussivos e metálicos) e vai somando em diferentes níveis para criar ondas mais complexas.
O interessante nos dois métodos é poder manipular os harmônicos dinamicamente, no caso da SS, o filtro pode ter parâmetros que possam ser mudados em relação à linha de tempo, à partir do momento que se dispara o áudio. Nos sintetizadores analógicos subtrativos mais populares como o MiniMoog, há um gerador de envoltória que controla a frequencia de corte do filtro passa-baixa. no caso dos sintetizadores aditivos (eu particularmente só conheço digitais) a envoltória seria aplicada aos níveis de cada gerador senoidal. Lembro que Walter/Wendy Carlos chegou a usar um sintetizador aditivoe, se nào me engano, a KAWAI tinha um modelo que implementava algo de síntese aditiva também
Encontrei este synth em formato Vsti:
http://www.camelaudio.com/cameleon5000.phpTem alguns exemplos bem legais lá!