Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
26 de Novembro de 2024, as 08:46:16
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Área do Iniciante
>
Iniciando (Ferramentas necessárias)
Páginas:
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Iniciando (Ferramentas necessárias) (Lida 14451 vezes)
emanuelneto
Colaborador
Obrigado
-Dado: 264
-Recebido: 83
Iniciando (Ferramentas necessárias)
«
:
17 de Dezembro de 2013, as 20:46:20 »
Olá a todos do fórum, tem um tempo que eu venho acompanhando o fórum e nunca iniciava no mundo dos handmades...
Fiz uma relação de materiais que pretendo adquiri conforme li em alguns tópicos como esse:
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3555.0
Ferramentas:
-Bancada
-Ferro de solda - Ikari 30w*
-Ferro de solda - Ikari 40w
-suporte de ferro de solda
-esponja vegetal
-sugador de solda-AFR F201
-Alicate de corte
-Alicate de bico
-Chave Philips 3/16 x 6 polegadas
-Multimetro Analógico Minipa
-Multimetro Digital (é preciso?)
-Parafusadeira (é preciso?)
-Solda "best" ou "cobix" 1mm
Para estudos e testes na protoboard:
-Protoboard
-Fonte de 9v ou regulável
-Resistores 1/4 watt em valores variados (100r, 470, 1k, 2k2, 3k3, 4k7, 10k, 22k, 33k, 100k, 220k, 330k, 1M...),
-Capacitores de de valores variados e tipos variados: cerâmicos, poliéster e eletrolíticos,
-Alguns transistores NPN, PNP de uso geral com BC547, 2N3904, 2N3906...
-Alguns opamps como tl071, tl072, 4558...
-Plugs P10 e p4 pra conectar fonte, instrumento e amplificador à protoboard.
-Potenciômetros logarítmicos e lineares (20k b, 100k a e b, 500k a, um ou 2 em cada valor).
- Potenciometros e trimpots - simples e duplos, lineares e logaritmicos, giratórios e deslizantes.
- Chaves e interruptores diversos (simples, duplos, etc), push-buttons
- Soquetes de CI´s (é melhor não soldar CIs nas placas no começo)
- LEDs
- Clips de bateria 9V
O que eu posso acrescentar e/ou retirar da lista para iniciar meus estudos?? (ainda não fiz o orçamento, mas posso gastar até R$ 1.500,00)
Obs.: não tem curso técnico em minha cidade e vou estudar por livros e apostilas indicadas no fórum
Obrigado
Colaborador
Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52
Re: Iniciando (Ferramentas necessárias)
«
Responder #1 :
17 de Dezembro de 2013, as 20:53:34 »
Bem vindo, não seria melhor comprar o básico primeiro para iniciar?
Ferro de solda, solda, multímetro, sugador e componentes somente para os projetos que queira montar?
«
Última modificação: 17 de Dezembro de 2013, as 20:55:06 por Fabio D.
»
darkislanio
Colaborador
Obrigado
-Dado: 229
-Recebido: 161
Electronic Mess
«
Responder #2 :
17 de Dezembro de 2013, as 21:12:08 »
Eu mesmo comecei só com o ferro de solda, a solda, placas de fenolite e percloreto. E estou assim ainda hoje (claro que comprei os componentes, mas não os considero como ferramentas).
"I'm always around, cause this is a lonesome town. But then again, all towns are lonesome."
emanuelneto
Colaborador
Obrigado
«
Responder #3 :
17 de Dezembro de 2013, as 21:17:37 »
Citação de: Fabio D. em 17 de Dezembro de 2013, as 20:53:34
Bem vindo, não seria melhor comprar o básico primeiro para iniciar?
Ferro de solda, solda, multímetro, sugador e componentes somente para os projetos que queira montar?
Uma boa opção, mas vou ter que acrescentar uma protoboard nessa sua recomendação, tenho interesse em fazer inumeros testes antes de montar um projeto e compreender como cada componente vai influenciar no mesmo
Visitante
«
Responder #4 :
17 de Dezembro de 2013, as 21:38:00 »
Minha compra com todo o necessário e os componentes para montar o primeiro pedal não passou de R$ 200.
Da pra comprar muita coisa mesmo com até R$ 500, mas se você quer gastar os R$ 1500, em vez de pegar ferro de solda, por exemplo, já pega uma estação de solda.
Tem cartão internacional? Da pra pegar um pack com 600 resistores de todos os valores de 1% de tolerância por R$ 10.
Recomendo também uma broca escalonada (step drill bit) para fazer a furação na caixa.
Furador de placa, percloreto de ferro. Mini retífica também ajuda.
Colaborador
Obrigado
«
Responder #5 :
17 de Dezembro de 2013, as 21:44:26 »
tenho cartão internacional mas não tenho experiencias com compras internacionais ... iria comprar por aqui mesmo (quando eu for para Belém-Pa, pois estou morando em Castanhal no momento)
Handmaker
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 142
«
Responder #6 :
17 de Dezembro de 2013, as 22:03:27 »
Vai de básico por enquanto:
Ferro de solda
Alicate de corte
bancada(pode montar você mesmo)
fios de várias cores
Termo retratil
um jogo de chaves fenda e phillips
placa de fenolite
percloreto
mini retifica(tem uma baratinhas que ajudam muito)
Compre uns kits de pedais e uma peças(indico o Felix para kits e caixas e o FVOB para componentes em geral).
Dependendo da quantidade de componentes ou kits com uns 500,00 você começa tranquilo!
Analise oque quer montar primeiro e boa sorte
emanuelneto
Colaborador
Obrigado
«
Responder #7 :
17 de Dezembro de 2013, as 22:18:26 »
Obrigado pelas dicas amigos ... vou começar pelo básico conforme recomendação.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110
A eficiência está na simplicidade...
«
Responder #8 :
18 de Dezembro de 2013, as 10:22:26 »
Uma boa lente de aumento também da uma ajudinha a mais na hora de vereficar as soldas.
Não precisa ser uma muito cara , essas de mão já está de bom tamanho.
Att Daniel
xformer
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #9 :
18 de Dezembro de 2013, as 10:28:56 »
Citação de: daniel_tubes em 18 de Dezembro de 2013, as 10:22:26
Uma boa lente de aumento também da uma ajudinha a mais na hora de vereficar as soldas.
Eu ia sugerir isso também (não só pra ver as soldas e trilhas, mas os códigos escritos nos componentes). Mas tem uma lente que eu uso que também tem uma armação e duas garras jacarés com um sistema de braços móveis metálicos articulados que ajudam pra segurar placas, fios e componentes na hora da solda e não custa tão caro. Vale o investimento.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Fabio D.
Colaborador
Obrigado
-Dado: 16
-Recebido: 52
«
Responder #10 :
18 de Dezembro de 2013, as 12:10:05 »
Citação de: daniel_tubes em 18 de Dezembro de 2013, as 10:22:26
Att Daniel
Aquele suporte de placa com lente é perfeito para começar, e é barato!!
Bizzorro
Visitante
«
Responder #11 :
18 de Dezembro de 2013, as 12:36:30 »
Vou dar meu pitaco: Se pretende gastar 1.500.....compre uma estação de solda (já vem com o suporte e bucha) + uma estação de re-solda (conhecido tambem como estação de retrabalho ou ainda soprador termico) + sugador + estanho (desses de rolinho azul, para mim são os melhores) + multimetro (respondendo sua pergunta: sim o digital ajuda muito, eu quase nem uso o analógico) + suporte de pci com lente focal e (ou) microscópio + jogo de chaves: fenda, philips, tork e allen + protoboard + furador de pci + percloreto e placas virgens....
Comprei tudo isso novo uns 3 meses atras (as minhas ferramentas já estavam pedindo aposentadoria)....e gastei 600 em tudo.....componentes se quiser, pode tambem....mas, eu não acho necessário, só para o que for realmente montar e com o tempo você compra....e para você que esta iniciando, use sempre suporte no CIs e transistores, mesmo já tendo testado na protoboard, há não ser é claro, que já tenha manha com solda....
-----
Se caber no bolso ainda....o testador de componentes que o Fovb colocou aqui no forum, seria uma boa tambem....
Ia esquecendo....sobre a bancada, uma taboa ou porta velha e dois cavaletes ja resolve....há não ser que você não tenha espaço....
«
Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, as 12:51:32 por Bizzorro
»
Visitante
«
Responder #12 :
18 de Dezembro de 2013, as 13:20:26 »
Emanuel, as sugestões dadas aqui pelos colegas são muito boas, mas eu queria te propor um caminho a seguir.
Quando eu comecei, eu escolhi uns tantos projetos que queria fazer e fiz uma lista dos componentes para fazer
todos eles, daí eu fiz a primeira compra de componentes e as ferramentas mais necessárias, ferro de solda, solda,
sugador, alicates de corte e de bico, as placas de cobre e o percloreto (mas terminei comprando as primeiras placas
prontas ao TiagoJoy).
O problema de comprar tudo de uma vez é que existem diferenças entre, por exemplo, os alicates de corte
(tamanho, qualidade, etc.), e sem experiência você pode comprar um e depois ver que poderia ser outro melhor.
O melhor é ir devagar, compre o necessário para fazer uns tantos pedais e ganhando experiência você vai decidindo
o que comprar.
Existe uma loja aqui no Brasil que vende pela internet e que para componentes mais comuns (resistores, capacitores
eletrolíticos e outras coisas) é muito boa e um pouco mais barato que as outras, é a Proesi (
http://proesi.com.br/index.php/
).
Então você pode fazer uma lista dos valores de resistores, capacitores, soquetes, trimpots, poteciômetros, transistores, etc
que serão necessários para fazer esses primeiros pedais e comprar uma quantidade maior que o necessário, para
ir fazendo um estoque.
Um resistor lá na Proesi custa dois centavos, então você compra logo 100 de cada valor, por dois reais, e assim você vai
fazendo o seu estoque.
Lembre-se que uma coisa que muito encarece as compras é o frete (correios), então compre tudo que puder numa compra
só (é difícil encontrar tudo numa única loja, geralmente você vai comprar em duas ou três).
Os componentes mais difíceis (circuitos integrados, etc) que não houver na Proesi, busque na Tiggercomp que é um tiquinho
mais cara, mas é mais voltada aos componentes que usamos neste nosso hobby.
http://tiggercomp.com.br/novaloja/index.php
E algumas outras coisas mais difíceis ainda, com o nosso colega Félix Meirelles.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=3251.0
Mas evite querer comprar assim tudo de saída, vá com calma que você chega lá.
Abraço.
«
Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, as 13:29:41 por Ferro_Velho
»
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #13 :
18 de Dezembro de 2013, as 13:49:57 »
Mais uma coisa útil que eu uso bastante: as pontas de prova dos multímetros são apenas fios com um plugue banana de um lado e um bastão plástico ou de borracha com uma ponta metálica na outra. Isso obriga você a usar as duas mãos para fazer medições ou testar componentes. Compre dois plugues banana (um preto e outro vermelho), duas garrinhas jacaré (uma preta e outra vermelha) com a luva isolante, dois pedaços de 1m de fio isolados (sim, um preto e um vermelho) com silicone (melhor, senão vai fio comum cabinho mesmo, que de qualquer maneira você vai ter que ter bastante pras montagens) e confeccione dois cabos (solde uma ponta do fio no plugue banana e a outra ponta na garra) para usar com multímetros ou com fontes de alimentação (se puder fazer mais de um par de cabos você vai ver como são úteis). Assim, a garra se prende a um ponto do circuito ou placa e já libera uma mão pra fazer medições com a outra, ou muitas vezes é necessário que as duas pontas de prova fiquem presas ao circuito, liberando você pra mexer em algum ajuste ou controle. Muita gente aqui já foi medir resistor de alto valor segurando as pontas e os terminais dos resistores com os dedos e é batata que os valores medidos estarão incorretos.
Já que você vai comprar uma matriz de contatos (protoboard ou breadboard), arrume um bom pedaço daqueles fios de telefone de cobre rígido encapados. Esse fio é o ideal para ser cortado em diversos tamanhos, ter as pontas desencapadas em 5mm, para fazer as conexões entre os componentes inseridos na matriz. Peça pra o pessoal da telefônica que faz manutenção e instalação que eles te arrumam.
«
Última modificação: 18 de Dezembro de 2013, as 13:52:25 por xformer
»
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Sergiodam
Colaborador
Obrigado
-Dado: 85
-Recebido: 122
«
Responder #14 :
18 de Dezembro de 2013, as 13:52:24 »
Só acrescentaria a tudo que já foi dito, o seguinte:
Enfatizo a sugestão de ter uma boa lupa. Aquela que vem com o suporte de garras é legal, mas ter uma boa lupa de mão ou de cabeça te dá mais mobilidade.
Outra coisa é, em vez da esponja vegetal, prefira uma esponja de aço inoxidável, que se acha barato em supermercados ou loja de produtos de limpeza. Tem que ser inox. Vc coloca dentro de um pequeno vidro de boca larga e limpa a ponta do ferro nela. É perfeito e não precisa molhar, o que tornará a ponta do seu ferro [modo exagero on] praticamente eterna. [ modo exagero off]
1
2
3
[
1
]
2
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...