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Autor Tópico: Amplificador para gaita: dúvidas e diário de construção  (Lida 28018 vezes)
xformer
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« Responder #15 : 16 de Dezembro de 2013, as 11:32:18 »

Se não me engano, o efeito sonoro de usar um falante com 3dB a mais em um dado amp equivaleria a usar um amp 10x mais potente com o falante de menor potência.

3dB a mais significam 2 x a potência.   10dB são 10 x a potência.

10 x log (10 x P1/P1) = 10 x log 10 = 10 x 1 = 10 dB

10 x log (2 x P1/P1) = 10 x log 2 = 10 x 0,3 = 3 dB
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« Responder #16 : 16 de Dezembro de 2013, as 11:53:27 »

Desculpem-me a falha.

Se não me engano, o efeito sonoro de usar um falante com 3dB a mais em um dado amp equivaleria a usar um amp 10x mais potente com o falante de menor potência.

3dB a mais significam 2 x a potência.   10dB são 10 x a potência.

10 x log (10 x P1/P1) = 10 x log 10 = 10 x 1 = 10 dB

10 x log (2 x P1/P1) = 10 x log 2 = 10 x 0,3 = 3 dB
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Eduardo
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« Responder #17 : 16 de Dezembro de 2013, as 12:06:07 »

..por enquanto estou fazendo a parte do gabinete e logo vou adquirir os componentes... os mais caros primeiros que são os transformadores e valvulas....depois o resto..alguem sabe onde posso adquirir capacitores a oleo?

Quando eu decido montar um amplificador, a primeira coisa que vou atrás é de um projeto adequado, depois das válvulas, em seguida dos transformadores, chassis e por último o gabinete. Acho que você está fazendo no sentido contrário.

O primeiro passo para ter problemas com um amplificador valvulado é usar capacitores a óleo. Eles tem uma fuga de corrente de fábrica, além de introduzirem distorção no sinal. Não é a toa que caíram em desuso completo muito rapidamente. Apenas montadores inexperientes ou mal informados ainda insistem nesse tipo de componente.

Abraços

Eduardo
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Alex Frias
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« Responder #18 : 16 de Dezembro de 2013, as 14:26:42 »

Xformer, eu acredito que o objetivo dele seja ter um set de gaita específico para obter o timbre característico de alguns gaitistas de blues. Set esse que inclui um microfone Bullet de resposta limitada e um amp valvulado, normalmente um SE, de baixa potência distorcendo razoavelmente. Há inclusive quem use pedais pra aproximar o timbre na falta do mic e do amp específicos...

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Para dar uma peqiuena idéia:

http://www.youtube.com/watch?v=x65Cun5vkIE
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, as 14:47:04 por Alex Frias » Registrado

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« Responder #19 : 16 de Dezembro de 2013, as 15:36:41 »

Bom, pra quem não entende de instrumentos a gaita, a harmônica também assim chamada, é um instrumento que era usada sim apenas em microfones ligados em PA, mas o blues chigaco mudou isto, usando microfones de alta impedancia e amplificadores de guitarra.

De la pra cá muitos amplificadores pra gaita foram adaptados de amps de guitarra. Tentando tirar um som distorcido e alto, geralmente substituindo 12ax7 por 12au7, diminuindo o ganho devido a microfonia. Eu uso um mg amp her magestic de 30wts. É bom mas gostaria de fazer um pra locais menores e com timbre característico.

Uso um bullet da hohner e alguns pedais que eu fiz. Fica aberto o projeto pois o mesmo é dispoinibilizado pela empresa que fabrica pedais pra harmônica.

Segue o link http://www.lonewolfblues.com/ , lá tem os pedais e as modificações de amplificadores.  Segue o video do  meu professor e gaitista preferido aqui  no brasil fazendo  um som com um bassman.

Post editado para conter pontuação e parágrafos. O próximo post com português ruim será apagado sem aviso
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, as 16:17:49 por Eduardo » Registrado
xformer
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« Responder #20 : 16 de Dezembro de 2013, as 16:42:50 »

Ok, obrigado ao Rick e Alex sobre o esclarecimento da minha curiosidade. Então não é só instrumento elétrico que os músicos querem "colorir" com distorção de amplificadores. Além da gaita, tem mais algum instrumento que o pessoal gosta de mudar o timbre através de eletrônica (vocais, não vale) ?

Bom, agora minha opinião sobre a montagem do amplificador:  a distorção introduzida nos amplificadores tem várias formas e origens no circuito e talvez não seja tão fácil reproduzir logo de cara o timbre desejado (mesmo com um monte de controles e ajustes implementados). No caso nem sei se é melhor usar válvulas casadas ou descasadas, transformador de saída saturado ou sem saturação, com bias quente ou frio, etc   
Vai ter muita variável em jogo, desejo boa sorte.
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« Responder #21 : 16 de Dezembro de 2013, as 19:16:37 »

Rick, no endereço apresentado por você tem um projeto SE com 6L6 que parece bem interessante!
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« Responder #22 : 16 de Dezembro de 2013, as 19:27:01 »

Rick,

Os projetos propostos pela lonewolfblues são ótimos, bem dedicados para harmônica. Será um bom guia para você.

O pouco que conheço sobre amps para harmônica aprendi com André Serrano, "gaitista" e fundador da Serrano Amps, que é meu cliente há mais de dez anos para transformadores de saída, que equipam sua linha Victory de 45W.

Então posso perguntar para você: qual microfone você pretende usar ? Qual alto-falante ? Precisa mesmo de alta potencia, tipo maior que 10W em SE ? Você toca harmônicas mais graves ? será que um SE com uma única 6L6 ou 6V6 não seria um seria o melhor caminho no momento ?

Enfim, existem varias questões a serem consideradas. Eu construí um amp idêntico ao Valco 510 (6SN7-6V6-5Y3) sem nenhuma mod no stack de tonalidade, e ficou ótimo com um microfone Shure 565-SD das antigas e um Jensen de 10 polegadas, tanto com harmônicas mais graves tipo Hering vintage 1923 e mais agudas, tipo Hering Super 20....

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« Responder #23 : 17 de Dezembro de 2013, as 18:03:17 »

uso um microfone hohner igual ao jt 30. sobre os amps da serrano sem palavras, são sensacionais e caros. os stack de tonalidade são quase tudo mesmo, ajudam a até a cortar o problema de microfonia. sobre o projeto eu ja adquiri os soquetes e alguns componentes, pretendo comprar as valvulas até o final de semana a altana. eu gostaria de montar este devido ao fato de eu ja ter outro com 30w, esses com 5wts não são suficientes pra tocar com banda. geralmente mesmo microfonando fica dificil, pois os retornos acabam provocando microfonia do mesmo jeito. uso harmonicas em varias tonalidades, e harmonicas tem sua propria tonalidade mesmo.
Uma fá e aguda enquanto a sol é a mais grave das diatonicas. realmente sobre o amplificador eu quero montar algo voltado para gaita. os falantes eu tenho uns da eminence aqui e uma caixa de 2x10 da bugera. 
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Guilherme
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« Responder #24 : 17 de Dezembro de 2013, as 19:59:36 »

OK, então preste uma homenagem à um fabricante de Chicago, a Valco & Co, e avalie o Valco 510 !

É um circuito "pronto" de fabrica, próprio para espetar tanto uma guitarra quanto um mic para harmônica, mas se presta a milhões de mods, basta ver o lonewofblues ou, melhor ainda, seus ouvidos.

Eu construí esse cara com algumas mods. Nas notas altas é meio estridente e é bem barulhento por causa da fonte mal filtrada, mas isso tudo tem soluções, a começar pelo controle "treble". Em uma caixa com um Jensen de 10", ficou muito parecido com harmônica amplificada por P.A.







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« Responder #25 : 18 de Dezembro de 2013, as 10:53:33 »

rick, se quer algo perto dessa potencia e faz realmente questão de ser SE, veja o topico do Galaxy 10...
Vai dar uns 12W. Veja a possibilidade de usar o pré deste aqui e o power do Galaxy...
3 6V6 em paralelo é convite pra problemas...
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« Responder #26 : 18 de Dezembro de 2013, as 19:22:56 »

obrigado galera. o negócio é que eu achei o processo bem simples, tem o esquema elétrico , e layout ponto a ponto. me surgiu outra opção, o pré vou fazer como esta neste mesmo, um amigo meu me ofereceu 3 valvulas el34 será que tem como fazer um amp SE com mais potencia usando a el34?
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« Responder #27 : 18 de Dezembro de 2013, as 21:34:42 »

Claro que sim. A el34 é da mesma faixa de potência da 6l6, ou mais, pelo que me foi dito por um técnico experinte em valvulados.
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Eduardo
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« Responder #28 : 19 de Dezembro de 2013, as 07:57:33 »

Com a EL34 você consegue 11W sem muita dor de cabeça.
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« Responder #29 : 19 de Dezembro de 2013, as 19:27:00 »

Rick, é claro que você está pesando o fator custo na sua escolha, então é lógico que se você tem EL34 disponíveis, porque não aproveitá-las ?

Mas eu penso que para um harp amp a 6V6 ou a 6L6, precedidas de 12AX7, 12AY7 ou 6SL7, sem a menor sombra de duvida proporcionaria melhor amplificação para harmônica.

Até mesmo a tradição corrobora essa minha opinião.

Você conhece o Gibson "Gibsonette" ?

Duas 6V6-GT em paralelo.

Dois resistores de 470 ohms/3W, em paralelo, dos cátodos para o chassis, desacoplado para AC por um eletrolítico de 25uF.

Mais ou menos 330Vdc de +B

Mais ou menos 250Vdc de alimentação para screens.

Carga de placa entre 3500...4000 ohms. Talvez 3500 ohms seja preferível.

Transformador de saída com primário para 100mA e núcleo suficiente para 8...10W @ 150Hz.

Pronto, um estagio de saída legal para esse lindo pequeno instrumento.

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