Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 22 de Novembro de 2024, as 19:27:38

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Amplificador para gaita: dúvidas e diário de construção  (Lida 27950 vezes)
rick
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4

« : 14 de Dezembro de 2013, as 10:52:33 »

Pessoal, estou montando meu primeiro valvulado.

Sei que vou precisar de ajuda mas estou confiante.

Gostaria de saber sobre os transformadores e se é viável o projeto (segue o link do projeto desenvolvido pra harmônica): http://www.lonewolfblues.com/proj3x6v6se.html.

Já fiz o gabinete do amp que vai ser um cabeçote, pois já possuo uma caixa com dois falantes 10 polegadas e quero aproveitá-la....
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, as 12:56:44 por Plautz » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #1 : 14 de Dezembro de 2013, as 11:49:04 »

Pra que 3 6V6 em paralelo? Porque não 2 em push pull?
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, as 12:56:53 por Plautz » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #2 : 14 de Dezembro de 2013, as 12:12:32 »

Pra que 3 6V6 em paralelo? Porque não 2 em push pull?

Parece que a galerinha da harmonica preferem o timbre dos Single Endeds, bom acho que é isso.

http://www.youtube.com/watch?v=x65Cun5vkIE
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, as 12:57:01 por Plautz » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #3 : 14 de Dezembro de 2013, as 12:20:03 »

Na pagina citada acima, o autor do ampli diz o seguinte:

"Why three 6V6's in parallel? Why not. There are parallel 6V6 amps out there that put out about 10 watts, and they are sometimes called a Champ on steroids; they are great sounding amps. Often a little more power is desired by harp players, and for those who love the single-ended Champ tone, there was nothing available. So I decided to design a 15 watt single-ended 6V6 amp. "

Tradução livre:
"Por que 3 6V6 em paralelo? Por que não? Existem amplificadores com 6V6 em paralelo por ai que dão 10W, e eles são as vezes chamados de Champ com esteroides; eles são amplificadores com otimo som. Frequentemente um pouco mais de potencia é desejada pelos gaitistas, e para esses que curtem o som do single ended Champ, não existe nada disponivel. Sendo assim, eu decidi projetar um amplificador single ended de 15W com a 6V6."

Ou seja, é a mesma coisa que no mundo das guitarras... tem quem prefira SE e tem quem prefira PP...
Se você realmente acha muito melhor o som dos SE, esse projeto é valido... caso contrario....
« Última modificação: 14 de Dezembro de 2013, as 12:57:08 por Plautz » Registrado

I want to diode!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #4 : 15 de Dezembro de 2013, as 10:08:02 »

Porque não 3 pêntodos em paralelo?!?! Porque pêntodos em paralelo são um convite a problemas! A chance de aparecer oscilações espúrias e problemas estranhos é muito grande. Além disso, amplificadores SE com válvulas em paralelo são o cúmulo do desperdício. É como ir de São Paulo a Santos pela Mogi-Bertioga!!!

Recomendo que procure outro projeto.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Cristiano
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7

« Responder #5 : 15 de Dezembro de 2013, as 10:18:55 »

Desculpem-me se eu estiver falando bobagem, mas porque então não se pensar em um projeto SE de uma única valvula de power de maior potência, tipo 6l6, 5881, el 34, kt88, etc ?
Seria uma solução?
Cristiano

Porque não 3 pêntodos em paralelo?!?! Porque pêntodos em paralelo são um convite a problemas! A chance de aparecer oscilações espúrias e problemas estranhos é muito grande. Além disso, amplificadores SE com válvulas em paralelo são o cúmulo do desperdício. É como ir de São Paulo a Santos pela Mogi-Bertioga!!!

Recomendo que procure outro projeto.
Visitante
« Responder #6 : 15 de Dezembro de 2013, as 10:37:29 »

Não está falndo bobagem. Cristiano. Uma única válvula é bem mais fácil de montar e com menor probablidade de problemas.
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #7 : 15 de Dezembro de 2013, as 11:21:17 »

Além disso, amplificadores SE com válvulas em paralelo são o cúmulo do desperdício. É como ir de São Paulo a Santos pela Mogi-Bertioga!!!

He he he, quem não é de São Paulo e não conhece as estradas, a Mogi-Bertioga aumenta o percurso em uns 80 a 100km pra quem sai do centro da cidade ou da zona sul/oeste.  Mas eu tenho amigos na zona leste que preferem descer pela Mogi-Bertioga pois ficam mais perto de Mogi do que do começo da via Anchieta ou da Imigrantes e demora mais tempo pra atravessar a cidade. Além disso economizam no caro pedágio da Anchieta/Imigrantes (21 dilmas, o que dá uns 8l de gasosa).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #8 : 15 de Dezembro de 2013, as 11:28:55 »

Eu acho que quem conhece a excelente unidade do SESC em Bertioga acaba ficando por lá mesmo...rs.

Em relação à saída: se o sujeito adora o som das 6V6 e quer um SE com mais potência... Problemas existem para serem resolvidos, né?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #9 : 16 de Dezembro de 2013, as 09:25:23 »

Em relação à saída: se o sujeito adora o som das 6V6 e quer um SE com mais potência... Problemas existem para serem resolvidos, né?

Alex

Como já comentei em outro tópico, estou fazendo meu estudo sobre a 6L6 e publicando os resultados na Altana Tubes. A 6V6 foi concebida simultaneamente com a 6L6 para ser uma versão miniatura da peça. Ambas chegaram ao mercado na mesma época. Tanto a 6L6 quanto a 6V6 são tetrodos de feixe dirigido e é fácil perceber a semelhança das curvas.

Então, não há problema a ser resolvido! Se você gosta do som da 6V6 em SE mas quer mais potência, use uma 6L6 em SE. Quer mais potência, use a 6L6GC. Quer mais ainda? Use a KT88. Ainda não está satisfeito? Use uma EL156 e vai ter 35W em SE. Quer mais ainda? Bom, então é melhor primeiro comprar uma empilhadeira para carregar o monstro de transformador de saída que vai precisar.

Abraços

Eduardo
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #10 : 16 de Dezembro de 2013, as 09:45:44 »

Ótimo! Obrigado pela resposta.

Nesse caso de substituição da 6V6 por 6L6, o projeto do transformador de força na parte de alta tensão precisará ser modificado para, além de agüentar mais corrente (coisa já necessária ao colocar mais 6V6's), oferecer maior tensão?

Já a alimentação dos filamentos deverá ser a mesma se usarmos duas 6V6 ou uma 6L6, pelo que vi nas dfatasheets.

Seriam corretas as duas afimativas?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
rick
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 4

« Responder #11 : 16 de Dezembro de 2013, as 09:52:58 »

bom sinceramente não sei o suficiente pra fazer adaptações em projetos ... gostaria de montar este devido ao timbre SE..que pra nós gaitistas chega muito proximo... com o microfone certo ao timbre chigaco dos anos 50. os de 5wts são os melhores em termos de timbre mais em termo de potencia fica dificil somente em lugares pequenos onde rola um lance acustico..por exemplo...ou microfonado...,, ainda mais hoje que todo o guitarrista e baterista são surdos fica complicado..por enquanto estou fazendo a parte do gabinete e logo vou adquirir os componentes... os mais caros primeiros que são os transformadores e valvulas....depois o resto..alguem sabe onde posso adquirir capacitores a oleo?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #12 : 16 de Dezembro de 2013, as 09:57:11 »

bom sinceramente não sei o suficiente pra fazer adaptações em projetos ... gostaria de montar este devido ao timbre SE..que pra nós gaitistas chega muito proximo... com o microfone certo ao timbre chigaco dos anos 50. os de 5wts são os melhores em termos de timbre mais em termo de potencia fica dificil somente em lugares pequenos onde rola um lance acustico..por exemplo...ou microfonado...,, ainda mais hoje que todo o guitarrista e baterista são surdos fica complicado..por enquanto estou fazendo a parte do gabinete e logo vou adquirir os componentes... os mais caros primeiros que são os transformadores e valvulas....depois o resto..alguem sabe onde posso adquirir capacitores a oleo?

Só uma curiosidade minha (de quem não entende muito de instrumentos musicais).  O amplificador foi feito para gaita (aquele instrumento de sopro que o músico fica deslizando entre os lábios e segura com as mãos), mas a gaita prescinde de um valvulado pra ter o seu som ?
Quero dizer, pra guitarra eu até entendo, pois o amplificador acaba sendo parte integrante do instrumento e talvez fundamental para dar o timbre final ou característica própria do som criado, mas a gaita por si só já não tem o seu som ? Depois o som que sai da gaita vai ser microfonado pra poder ser amplificado, então não pode ser um amplificador de estado sólido mesmo (de forma a ter menor distorção e manter o mesmo timbre original) ?

O kem tem capacitores a óleo.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Cristiano
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 7

« Responder #13 : 16 de Dezembro de 2013, as 10:28:39 »

Uma saída mais simples talvez seja buscar um falante de alta sensibilidade a pensar em um amp de maior potência.
Se não me engano, o efeito sonoro de usar um falante com 3dB a mais em um dado amp equivaleria a usar um amp 10x mais potente com o falante de menor potência.

Só uma curiosidade minha (de quem não entende muito de instrumentos musicais).  O amplificador foi feito para gaita (aquele instrumento de sopro que o músico fica deslizando entre os lábios e segura com as mãos), mas a gaita prescinde de um valvulado pra ter o seu som ?
Quero dizer, pra guitarra eu até entendo, pois o amplificador acaba sendo parte integrante do instrumento e talvez fundamental para dar o timbre final ou característica própria do som criado, mas a gaita por si só já não tem o seu som ? Depois o som que sai da gaita vai ser microfonado pra poder ser amplificado, então não pode ser um amplificador de estado sólido mesmo (de forma a ter menor distorção e manter o mesmo timbre original) ?

« Última modificação: 16 de Dezembro de 2013, as 10:32:14 por Cristiano » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado

« Responder #14 : 16 de Dezembro de 2013, as 10:35:10 »

Tenho mas pra quem vai utiliza-los em valvulados eu não vendo... não quero ver ninguém chamuscado...  Cheesy
I want to diode!
Páginas:  [1] 2 3 ... 5   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: