Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 07:48:49

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Como deixar o JCM 800 com mais ganho?  (Lida 25517 vezes)
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #15 : 09 de Dezembro de 2013, as 16:46:52 »

Ué Eduardo, eu entendi que ele quer mais ganho (na verdade volume).

Pois é, Xformer. O que essa turma chama de ganho não é a mesma coisa que eu e você entendemos por ganho. Ele quer que distorça mais sem ter que tocar muito forte na guitarra. É para alterar o ponto de trabalho mesmo.
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #16 : 09 de Dezembro de 2013, as 16:58:44 »

Pois é, Xformer. O que essa turma chama de ganho não é a mesma coisa que eu e você entendemos por ganho. Ele quer que distorça mais sem ter que tocar muito forte na guitarra. É para alterar o ponto de trabalho mesmo.

Certo, bom não posso exigir muita precisão do pessoal na definição das características desejadas ou mesmo a descrição de problemas quando ocorrem , ainda mais tendo como parâmetros apenas a audição e impressões subjetivas e pessoais.  Se todo mundo pudesse ver com um osciloscópio o que acontece em cada etapa do amplificador, seria muito mais fácil;
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Eduardo
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535

Paricipe da World Community Grid!

« Responder #17 : 09 de Dezembro de 2013, as 17:04:33 »

Se todo mundo pudesse ver com um osciloscópio o que acontece em cada etapa do amplificador, seria muito mais fácil;

Nem fale!
Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #18 : 09 de Dezembro de 2013, as 17:17:28 »

Cara, eu diria que mexer no amp talvez não valesse a pena pra você. Sinceramente, acharia mais fácil e viável usar um OCD, que não altera substancialmente o timbre do amp. Se for pra tocar um metal, um TS808/9 ou um OD-2.

Você poderia também, talvez, colocar um booster do maioli ou um valvecaster entre o pré e o power.
Provavelmente só alterando o resistor de catodo do primeiro triodo (no maximo o de anodo + catodo) já seja o suficiente pra ter o ganho extra sem mudar muito o timbre, fora que tem o controle de ganho pra dosar esse "ganho extra"...

-----

Certo, bom não posso exigir muita precisão do pessoal na definição das características desejadas ou mesmo a descrição de problemas quando ocorrem , ainda mais tendo como parâmetros apenas a audição e impressões subjetivas e pessoais.  Se todo mundo pudesse ver com um osciloscópio o que acontece em cada etapa do amplificador, seria muito mais fácil;
O "linguajar guitarristico" é diferente do HI-FI...  Cheesy
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, as 17:19:00 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
Nefi
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70

« Responder #19 : 09 de Dezembro de 2013, as 17:22:37 »

Colocar um master depois do inversor de fase ajudaria? Eu moro em apartamento, então volumes altos para ajudar na saturação, sem chance. Sobre mudar o timbre alterando componentes do pré, alteraria muito?

Você sabe qual é o inversor de fases (e sua função) ?

A inversora de fase seria a 12ax7 V3, certo? Sua função seria dividir o sinal gerando uma onda (sinal) oposta para cada válvula do power? - Me corrija se estiver falando besteira...

Cara, eu diria que mexer no amp talvez não valesse a pena pra você. Sinceramente, acharia mais fácil e viável usar um OCD, que não altera substancialmente o timbre do amp. Se for pra tocar um metal, um TS808/9 ou um OD-2.

Você poderia também, talvez, colocar um booster do maioli ou um valvecaster entre o pré e o power.

Já coloquei um timmy OD para ajudar, porém gostaria de não depender de pedais para isso... por isso pergunto de possíveis modificações. Mas obrigado pela dica Marcel!!

Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #20 : 09 de Dezembro de 2013, as 17:27:44 »

Não é não, talvez por desconhecimento, os termos seja usados equivocadamente.

A inversora de fase seria a 12ax7 V3, certo? Sua função seria dividir o sinal gerando uma onda (sinal) oposta para cada válvula do power? - Me corrija se estiver falando besteira...

Exato, então colocar um potenciômetro (e teria que ser duplo e bem casado) depois disso não ajudaria em nada no que você quer (além disso já tem esse controle ANTES do inversor de fases).
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Nefi
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #21 : 09 de Dezembro de 2013, as 17:42:49 »

Vi que algumas pessoas colocam esse PPIMV para poder saturar mais as válvulas do Power, mesmo em volumes baixos. Isso procede?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #22 : 09 de Dezembro de 2013, as 17:45:03 »

Vi que algumas pessoas colocam esse PPIMV para poder saturar mais as válvulas do Power, mesmo em volumes baixos. Isso procede?
Não... você satura as valvulas do power com um sinal de maior intensidade... colocar um potenciometro não vai te dar isso. Muito pelo contrario...

-----

Não é não, talvez por desconhecimento, os termos seja usados equivocadamente.
Na verdade é a forma de interpretar.
Ele quer mais ganho... mas quando se quer mais ganho em um amplificador de guitarra, fica subentendido que a intenção é uma maior saturação.
O termo esta certo, a forma de aplicar é que é diferente...
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, as 17:47:26 por kem » Registrado

I don't want to die young...
I want to diode!
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #23 : 09 de Dezembro de 2013, as 18:08:36 »

Vamos lá:
- Ganho de um amplificador é quantas vezes ele vai amplificar (aumentar ou mesmo diminuir) o sinal de entrada. Se na entrada ele tiver 1V e na saída ele entregar 10V, o ganho será de 10 vezes. Esse mesmo amplificador vai entregar 5V se na entrada tiver 0,5V.
- Se o ganho é menor do que 1, então não temos amplificação, e sim atenuação. É isso que faz um controle de volume, um controle de tom (atenua faixas de frequência selecionadas). Só um componente ativo (válvula, transistor, ci) pode amplificar o sinal (um transformador pode elevar o valor do sinal, mas nunca a potência que sai é maior do que a potência que entra).
- Acontece que a capacidade de amplificação do amplificador tem alguns limites: primeiro as tensões de alimentação (positiva e negativa) e terra (se tiver só a positiva e o terra) e a excursão do sinal do elemento amplificador (válvula, transistor, integrado). Assim se o amplificador tem alimentação de 10V e 0V, na saída, não vai passar desses dois valores, mesmo que o ganho seja de 10 e na entrada tenha 2V não tem como conseguir 20V na saída.
- Antes do sinal de saída chegar nos valores da fonte, ele é limitado primeiramente pelo valor de saturação e corte do elemento amplificador. Geralmente quando o sinal amplificado atinge esses valores, ocorre um ceifamento (clipping - geralmente em transistores) ou um achatamento suave (válvulas em classe A = etapas de pré amplificação) dos picos e vales do sinal. Isso é que causa uma das formas de distorção (pode soar bem ou ruim, vai depender). Se a etapa estiver polarizada (bias) bem no meio entre os valores de corte e saturação, a distorção tende a ser mais simétrica e vai ocorrer nos dois picos do sinal ao mesmo tempo. Caso a polarização estiver mais pra corte ou mais pra saturação, a distorção ocorre sem simetria  e num pico antes do outro. Numa etapa valvulada, a distorção por corte pode soar bem diferente de uma distorção por saturação. 
- Se o sinal for fraco e mesmo com o ganho (amplificação) não atingir ou o valor de corte, ou nem o de saturação, não vai haver esse tipo de distorção, então precisa-se aumentar o ganho pra ocorrer esse efeito.
- Potenciômetros e divisores com resistores apenas servem pra dosar o nível de sinal que vai ser amplificado (de forma a não causar um excesso de sinal) para o amplificador. Normalmente o ganho do amplificador é fixo, portanto, quem dosa quanto vai ser amplificado são esses controles passivos.  O que pode ocorrer é haver um ajuste do valor ganho de uma etapa, mas ele não se altera se o ajuste não for mudado.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, as 18:12:19 por xformer » Registrado

Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #24 : 09 de Dezembro de 2013, as 18:19:13 »

Ele quer mais sinal na frente do preamp pra saturar ainda mais as válvulas, esgoelá-las o máximo! O ideal pra se ter uma distorção mais complexa e menos "suja" e "fuzzy" é distorcer um pouco a cada estágio. Quanto mais "hi-gain" mais cuidado precisa. É só perguntar ao povo da MESA.

Num desenho apresentado anteriormente aparece o que eu interpretei como uma chave, que deverá fazer um barulho infernal se comutada com o amp ligado. Ela adiciona um capacitor de bypass ao catodo de um dos triodos. O que normalmente se faz é deixar o capacitor já acoplado em paralelo ao resistor de catodo, apenas com um outro resistor de valor relativamente alto em série com esse capacitor. Ao curtar esse resistor alto, o capacitor é como que chaveado para sua posição diretamente sobre o resistor de catodo e evita-se boa parte do barulhão. Há alguns amps que usam um FET como chave em paralelo com o tal resistor de valor alto pra fazer a comutação de forma remota.

Infelizmente quem começou com essa tristeza de reinventar a terminologia (fajuta) eletrônica foram os próprios fabricantes e os guitarristas foram atrás! Os coitados acham que os engenheiros que projetam os amplificadores é que designaram esses termos... Eu acho até que havia tanto preconceito com a palavra "distorção" que foi evitada o quanto se podia em painéis de amps e carcaças de pedais.

Ah, também é bom sempre lembrar como criou-se tanta confusão entre os termos musicais e os técnicos, já nesse caso mais ligados à ignorância dos próprios engenheiros. Um exemplo: Tremolo e Vibrato.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, as 18:21:24 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #25 : 09 de Dezembro de 2013, as 18:33:18 »

Xformer, o que se chama de ganho, neste caso, é uma tradução direta de GAIN, que
é usado nos pedais no potenciômetro de controle da distorção, por isso a "tradução"
ser de ganho=distorção.

No meu pré do JCM800, eu comecei usando ele com o esquema de dois transformadores de 12V ligados
pelo secundário, e as tensões eram mais baixas do que deveriam ser, quando mudei para
um transformador que mandei enrolar, as tensões ficaram dentro do figurino porém a distorção era
menor (é o famoso aumento do headroom).

O resultado prático foi menos distorção.

Porém em todo o resto o som melhorou, principalmente com boosters e pedais de drive.

Então Nefi, se você quiser mais distorção sem usar pedais, teria que aumentar os resistores
chamados de "B+ decoupling/dropping resistors" que são os dois resistores de 10K 1W que
ficam entre os capacitores de filtragem, os can caps de 50uF duplos, e os resistores de anodo
de V1 e V2.

Baixando assim a tensão de alimentação dos estágios do pré.

Você vai ter mais distorção, porém um pouco mais "esponjosa".

Mas sinceramente, eu não faria isso, lembre-se colocar ganho é fácil, tirar nem sempre.

Existem tantas opções de boosters e pedais de drive, e até de boosters que não modificam
em absolutamente nada o som, não colorem, são quase Hi-Fi, como o Glass Blower.

http://www.valvewizard.co.uk/glassblower.html

Pense, uma distorção esponjosa com o controle de ganho no máximo fica ainda
mais esponjosa quando você baixa o ganho.

É melhor ter mais headroom para poder ter um amp mais clean quando o ganho esta
abaixado e você usar um pedal para dar um leve crunch na distorção, é mais controle,
mais possibilidades, entende?

Veja que com a guitarra com captadores ativos você diz que fica bom, então é só isso
que você você tem que fazer, empurrar o amp com um bom booster.

Abraço.

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, as 18:52:37 por Ferro_Velho » Registrado
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado

e^(i x pi)+1=0

« Responder #26 : 09 de Dezembro de 2013, as 18:48:16 »

Xformer, o que se chama de ganho, neste caso, é uma tradução direta de GAIN, que
é usado nos pedais no potenciômetro de controle da distorção, por isso a "tradução"
ser de ganho=distorção.

Juntando isso com o que o Alex escreveu:

Infelizmente quem começou com essa tristeza de reinventar a terminologia (fajuta) eletrônica foram os próprios fabricantes e os guitarristas foram atrás! Os coitados acham que os engenheiros que projetam os amplificadores é que designaram esses termos... Eu acho até que havia tanto preconceito com a palavra "distorção" que foi evitada o quanto se podia em painéis de amps e carcaças de pedais.

Realmente então tenho que concordar com o que o Kem disse, e a terminologia é totalmente diferente (Jesus ...) do que são os temos em eletrônica (nem em hi-fi, porque muita gente dita audiófila também nem sabe o que está falando).

Pra mim resta saber se o que o Nefi quer é isso mesmo (distorção, como vocês interpretaram) ou o sinal da Les Paul tá fraco (e precisa de ganho mesmo).
Nefi
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #27 : 09 de Dezembro de 2013, as 18:51:00 »

Ferro Velho, obrigado pela sugestão. Pelo que todos aqui tem me falado, creio que será a melhor solução mesmo. Fiz um clone do timmy overdrive. Esse glassblower é mais clean que o timmy (se vc já tocou com os dois, é claro)?

-----
Pessoal, na verdade pensei em alguma modificação, pois eu tenho um amigo que tem um jcm 800 combo (4412 se não me engano). Quando coloquei minha guitarra nele, o som era fabuloso! Não precisei de nenhum pedal para empurrar o amplificador, que já possuía um nível de distorção que eu queria. Ele não havia feito nenhuma modificação nele, então o combo era 100% original. Por isso pensei na possibilidade de deixar "igual" ao dele. Sei que envolve 1001 variáveis nisso, como transformadores, etc. Por isso pensei que poderia fazer algo para aumentar a saturação sem alterar as características do timbre marshall.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2013, as 18:54:44 por Nefi » Registrado
Ferro_Velho
Visitante
« Responder #28 : 09 de Dezembro de 2013, as 19:05:51 »

Nefi, eu não conheço o Timmy, mas tenho/fiz o glass blower, e é muito bom
para se ouvir o amp como ele realmente é.

Eu empurro o meu pré do JCM com vários pedais e boosters, e os vejo assim:

SHO, super hard on, meio granulado, empurra muito, gera muita saturação e
os harmônicos artificiais ficam facílimos.

MXR Micro Amp, gosto dele mas é um pouco grave, dá um "Q" de vintage no som.

Glass Blower, muito bom e totalmente transparente, é o som da guita e das 12AX7
sendo estupradas, sem coloridos.

Rangemaster, adoro, aumenta os agudos e tem uma oscilação típica dos fuzzes
vintages.

Pedais usados como boosters eu gosto do TS-808, do Boss OD-2r (o melhor na minha opinião),
o Purple Plexi, Marshallizer/HG-1, MXR distortion+, RAT, etc.

Eu ouvi um vídeo no "eiutubi" de um japa tocando com um catalinbread dirty little secret
e pirei, quero um de todo jeito.

http://www.youtube.com/watch?v=IWbtP3S6mfM

http://www.youtube.com/watch?v=TGfyBDe84u4

É isso.

Abraço.

DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #29 : 09 de Dezembro de 2013, as 20:04:52 »

Mas, Nefi, não dá para você colocar o pré do seu amp parecido com o esquema do amp do seu amigo?
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Páginas:  1 [2] 3 4 5   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: