Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
30 de Novembro de 2024, as 00:53:36
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Fórum Geral
>
Amplificadores
>
Material para caixas acústicas
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: Material para caixas acústicas (Lida 9249 vezes)
sr.mostarda
Visitante
Re: Material para caixas acústicas
«
Responder #15 :
10 de Dezembro de 2013, as 16:51:11 »
Acho que é um pouco difícil encontrar alto-falantes para guitarras pequenos, não?....pelo menos pesquisando na internet.
Aqueles tipos woofer e subwoofer servem? E se eu encontrar alto-falantes pequenos em lojas de eletrônica, mas que sejam de cone seco e tal é de boa?
Desculpa minha enxurrada de perguntas, mas é que suas respostas têm sido de grande utilidade não só para esse projeto mas para meu conhecimento na área.
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #16 :
10 de Dezembro de 2013, as 21:01:19 »
Nõ compre woofer, e muito menos subwoofer. A curva de resposta destes falantes não atinge as frequências mais altas, então o som ficará sem brilho, fechado.
Como eu disse, não achando falantes adequados para guitarra, compre um full range de "cone seco". O imã pode ser bem pequeno, já que o tamanho dele influencia muito mais na resposta de frequências mais baixas (graves), que a guitarra não é capaz de gerar.
Não gaste muito dinheiro neste projeto, é um amp simples, para estudo. Depois você pega gosto pela coisa e investe em um amplificador melhor (como o Marshall 8010 que tem aqui no site), e num falante melhor...
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
sr.mostarda
Visitante
«
Responder #17 :
10 de Dezembro de 2013, as 22:35:58 »
Ok...acho que comprarei algo desse tipo
http://www.bravox.com.br/portal/produto.asp?id_CON=249
. Tem no mercado livre, preço em conta (38 R$).
Freqüente
Obrigado
-Dado: 45
-Recebido: 17
«
Responder #18 :
10 de Dezembro de 2013, as 23:20:29 »
Citação de: sr.mostarda em 10 de Dezembro de 2013, as 22:35:58
Se você for de São Paulo, acho que compensa dar uma volta pela Efigenia, olha o preço em uma loja de lá
http://www.lojaskalifa.com.br/som-ambiente-sonorizacao-ambiente-projetos-e-instalacoes/12-alto-falante-bravox-f-6-f6-73ppw-8-som-ambiente-full-ranfe-sonorizacao.html
R$31,96 a vista. É provável de achar em outra loja mais barato.
Visitante
«
Responder #19 :
10 de Dezembro de 2013, as 23:39:00 »
Citação de: sr.mostarda em 10 de Dezembro de 2013, as 22:35:58
Para mini amplificadores os falantes mais indicados são os MID-Ranges. Um bom MID vai atender bem o que você procura. Como o próprio nome diz é um MID (frequências média) nem muito agudo, nem muito grave. Em casas de eletrônica em geral se encontra fácil.
Esse que você citou acima tem difusor de agudos, evite-os!
Por experiência própria não combina com guitarra. Fica muito "estridente" como se tivesse um treble-booster ligado direto.
Visitante
«
Responder #20 :
10 de Dezembro de 2013, as 23:43:56 »
Pode crer, obrigado pelos toques. Vou procurar aqui em sp sim; tava dando uma olhada na net para não chegar na loja de cabeça vazia, já basta o bolso. Nunca teria identificado o difusor de agudos, mas olhando agora me parece que o centro (espelho?) dele é diferente, não é arredondado....seria esse o difusor de agudos? Valeu Albuquerque? Darei uma olhada nos mid ranges.
Abraços!
Visitante
«
Responder #21 :
10 de Dezembro de 2013, as 23:48:07 »
O difusor de agudos é um "conezinho" a mais no centro do falante. Como se fosse um falante dentro do outro. Serve como um tweeter, portanto desaconselhado para guitarras.
Veja a imagem e vai entender:
«
Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, as 23:50:35 por Albuquerque
»
Visitante
«
Responder #22 :
10 de Dezembro de 2013, as 23:53:35 »
Pode crer! Fugirei destes.
Em lojas de eletrônica tem muito desses falantes de ferrite, os quais inclusive são de potências menores. Eles são aconselháveis ou devo "abominá-los"??
-----
Um destes, por exemplo
http://www.blucolor.com.br/produto/003210/alto-falante-5-8r-10w-ferrite
«
Última modificação: 10 de Dezembro de 2013, as 23:55:31 por sr.mostarda
»
Visitante
«
Responder #23 :
11 de Dezembro de 2013, as 00:04:06 »
São desses mesmo que você deve optar já que se trata de mini amplificadores. Esses são os MID-Ranges. São leves porém tem um som muito agradável, claro dependendo da potência e do conjunto todo (pré + power + falante).
Se você por um acaso duvidar, conhece o Marshall MS-2?
Famoso não é??
Agora dá uma olhada dentro dele e vê os falantes...
Isso mesmo, os pequenininhos de ferrite!
Visitante
«
Responder #24 :
11 de Dezembro de 2013, as 00:09:22 »
Olha só! o dito cujo lá. Agora facilitou toda a minha vida.....Pelo menos o falante que vou ter no meu pode ser igual o da marshall, pelo menos por enquanto.
-----
E uma última questão: para o ruby é melhor de 4 ou 8ohms??
Visitante
«
Responder #25 :
11 de Dezembro de 2013, as 00:15:29 »
Se quiser mais "som" é 4R. Mas 8R também dará bons resultados. Pra mim a diferença é quase imperceptível pro Ruby, que não chega nem a 1W. Mas a regra é que (não passando do limite do power) valores menores de impedância vão render um pouco mais de potência. Valores maiores de impedância vão render mais clareza e "limpeza" no som.
Visitante
«
Responder #26 :
11 de Dezembro de 2013, as 00:22:22 »
Na verdade vou fazer o tube cricket....que é uma modificação do ruby. No tube cricket tem uma chave que adiciona, creio eu, certa sujeirinha no som. Talvez então seja melhor colocar o falante de 8ohms, pois receio que com o de 4 fique muito distorcido.
Visitante
«
Responder #27 :
11 de Dezembro de 2013, as 00:28:52 »
O melhor que você pode fazer é testar as duas opções... Às vezes acontece o que não esperamos. Se puder ter em mãos um de 4R e outro de 8R seria muito bom. Se não der, qualquer um dos dois servirá. Desde que seja igual ou acima de 0,8W, pois embora fornecendo 0,5W o LM386 pode alcançar potências um pouco maiores se houver um pouco mais de ganho. Se puder obter falantes de 1W melhor ainda.
Visitante
«
Responder #28 :
11 de Dezembro de 2013, as 00:38:52 »
É isso mesmo....tava pensando em fazer isso: comprar os dois tipos de falantes, pois são relativamente baratos e fazer testes. Pensei em falantes entre 2 e 5w. Pensei t
b
(moderador, peço que me suspenda do fórum)
em ligar uma fonte de até uns 500mA (ou menos) junto ao circuito (isto é dentro da coisa toda) e, como o circuito não puxa tudo isso de corrente, deixar um cabinho ali (como sugeriu o Finck) para a ligação e teste de pedais. Acha uma boa ideia?
Handmaker
Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271
«
Responder #29 :
11 de Dezembro de 2013, as 07:44:01 »
Sr. Mostarda, ainda tem detalhes que você pode considerar:
1) a dica do Albuquerque sobre o midrange é válida, mas CUIDADO com os falantes automotivos. Na linha automotiva os fabricantes às vezes usam este termo para definir um tipo específico de falante, que é fechado atrás, e tem ZERO de resposta de graves.
2) Falantinhos como esses do ampzinho Marshall são bem baratos, e você pode usar vários na mesma caixa, ampliando um pouco a resposta de graves. Que tal um "micro-stack" com 4 falantinhos? Faça 2 conjuntos de 2 falantes de 4 ohms em série, depois ligue estes 2 conjuntos em paralelo e você terá uma impedância final de 4 ohms. Cuidado com polaridade.
3) Em minha humilde opinião, não há problema em usar os falantes para som ambiente, desde que eles não tenham a borda emborrachada, nem o conezinho no meio (bem lembrado, Albuquerque).
4) Para ter a sensação de dobro de volume, é preciso aumentar a potência elétrica em 10 vezes (a percepção de volume é logaritmica). Então, vai fazer pouca diferença, na prática, usar falantes de 8 ohms ou 4 ohms (estes últimos iriam, teoricamente, proporcionar o dobro de potência elétrica) num amp tão "pequeno".
5) Se a diferença de tamanho entre os transformadores de 300mA e 500mA não for considerável a ponto de afetar a distribuição física da sua montagem, prefira o de 500mA. Em amps de qualquer potência, sempre é bom ter folga (mesmo que você não vá "puxar a extensão para pedais").
6) por falar em "extensão para pedais", não "deixe um cabinho", instale um conector P4 fêmea, e depois faça um cabinho com P4 macho nas duas pontas. É barato, e esteticamente fica mais bonito (nada de fio dependurado o tempo todo...). Cuidado com a polaridade, o padrão dos pedais é sempre NEGATIVO NO CENTRO.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Páginas:
1
2
3
1
[
2
]
3
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...