Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Novembro de 2024, as 17:59:01

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: transformador de saida 18w el84 serve bem pro high octane? Ou muda demias o som?  (Lida 4531 vezes)
gubterra
Visitante
« : 24 de Novembro de 2013, as 20:45:47 »

Ola amigos a dúvida é o título  Grin

transformador de saida 18w el84 serve bem pro high octane? Ou tem que ser Single ended o transformador, muda muito o som? Enfim não entendo muito dessas coisas....

Obrigado abraço!
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 24 de Novembro de 2013, as 21:06:19 »

Provavelmente o de 18W é push pull e vai ter impedância do primário placa a placa (ou no transformador de ponta a ponta no enrolamento primário que tem center tap) diferente do necessário para o HO usando saída SE. Além disso a montagem do núcleo do SE precisa ter o gap entre as chapas E e I.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 24 de Novembro de 2013, as 21:20:51 »

Ok, era o que eu imaginava. Valeu de novo X, consegui comprar aquele osciloscópio, quando eu entrei o estoque estava a zero, devia ta no carrinho de alguém que desistiu... na madruga ele foi meu hauhauahua
Valeu abraço.
Visitante
« Responder #3 : 24 de Novembro de 2013, as 21:23:26 »

Cara, essa semana vi um esquema de um push-pull de el84 com uma chave para alternar para modo SE
mas não estou encontrando.

Sera que se usar apenas uma metade do primario não vai funcionar? Bom, tem a parada ai do nucleo saturar por
ser montagem entrelaçada

Edit: Achei http://mhuss.com/18watt/schematics/Vajra18Scheme.jpg
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, as 22:00:37 por fallout » Registrado
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #4 : 24 de Novembro de 2013, as 23:21:35 »

fallout, a chave nesse esquema não faz mudança de PP para SE.
Ela só muda o tipo de BIAS, de fixo para resistor de catodo (e não deve ser acionada com o ampli ligado). O amplificador é PP.
I don't want to die young...
I want to diode!
fallout
Visitante
« Responder #5 : 25 de Novembro de 2013, as 07:03:59 »

E aquele potenciometro ligado a grade de uma das el84 (P/P to SE)?
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 25 de Novembro de 2013, as 08:22:12 »

E aquele potenciometro ligado a grade de uma das el84 (P/P to SE)?

É pra ajustar (balancear/equalizar) a tensão de bias que vai pra válvula de cima, de forma a conseguir obter a mesma corrente de catodo em ambas válvulas de saída (casadas ou descasadas).  Apesar de que não acho uma boa solução, pois tem primeiro que ajustar o pot de bias na fonte de bias negativo e depois tentar acertar nesse outro pot.

Nesse esquema, o que pode ser feito é que se retirar uma das válvulas de saída,  o bias da válvula remanescente pode ser ajustado pra funcionar em classe A, mesmo no transformador em PP.  A eficiência será uma droga. 
« Última modificação: 25 de Novembro de 2013, as 09:18:20 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #7 : 25 de Novembro de 2013, as 12:32:20 »

A carga no transformador de saida ali vai ficar com 2K ohms em SE... muito baixo para o HT desse ampli...
I don't want to die young...
I want to diode!
007
Visitante
« Responder #8 : 25 de Novembro de 2013, as 16:34:20 »

Se pretende usar esse transformador, então é melhor montar a saida do HO com duas El84 em PP. O que depnedendo do que você toca, pode ser uma ótima idéia.
Visitante
« Responder #9 : 25 de Novembro de 2013, as 18:55:37 »

007 da uma olhada no tópico do bassman 20 eu postei 2 projetos legais la....
Visitante
« Responder #10 : 25 de Novembro de 2013, as 22:24:27 »

007 da uma olhada no tópico do bassman 20 eu postei 2 projetos legais la....

Sim, eu ví. Parecem bem interessantes os projetos. Você só precisa ver se o tipo de amp e suas opções casam com o estilo musical que voce toca
  Imprimir  

Ir para: