Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 27 de Novembro de 2024, as 12:49:39

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Bassman 20 alguém ja montou?  (Lida 7826 vezes)
gubterra
Visitante
« : 21 de Novembro de 2013, as 16:45:59 »

Ola pessoal, estou pensando em desmanchar meu 18w tremolo e montar um fender bassman 20, achei o esquema e layout na net mas ta praticamente ilegível, se por acaso alguém tiver algum material sobre ele ajudaria bastante!!

http://www.webphix.com/schematic%20heaven/www.schematicheaven.com/fenderamps/fender_bassman20.pdf

Abraço!
Colaborador

Obrigado
-Dado: 18
-Recebido: 86

« Responder #1 : 21 de Novembro de 2013, as 21:37:51 »

Pra mim o pdf tá com uma definição muito boa.

Lembrando que este circuito não tem nada a ver com "o" Bassman tweed (~ 59), é mais tipo o canal sem reverb/vibrato de um Deluxe black ou silver face.
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 22 de Novembro de 2013, as 08:58:07 »

Pois é GFR até consigo ler mas facilidade de trabalhar com o layout, eu consigo mais da 4 vezes mais trabalho....

Eu sei que na verdade não tem nada de bassman... mas eu ia montar por ter as peças aqui.

Até perceber que o transformador de força teria que ter um derivação para o bias(que inclusive não consegui descobrir quantos volts), e o transformador do meu 18w tremolo não tem....

Então ja abortei a missão!!

Quero montar algo com duas 6v6 com grave méio e agudo... se tiver alguma sugestão.... 

Não curti muito o som das el84...   to namorando faze um twin 65... mas não queria montar nada com 4 6l6 acho que 2 ja taria bom..... enfim to tentando escolhe mas to meio perdido...

Valeu abraço!
Visitante
« Responder #3 : 22 de Novembro de 2013, as 11:41:23 »

Porque vc não mantém o power como é no 18v? A mudança seria mais suave, apenas o pré seria alterado.
« Última modificação: 22 de Novembro de 2013, as 11:43:21 por EddieTavares » Registrado
gubterra
Visitante
« Responder #4 : 22 de Novembro de 2013, as 13:11:01 »

Eu poderia tirar o tremolo e transformar em 18w tmb... provavelmente eu vou acabar fazendo isso, só que como o mesmo transformador de saida de el84 também serve bem as 6v6, eu queria montar algo com tone stack a la fender e 2 6v6 no power, porém o único projeto que achei com estas especificações foi este bassman 20 mas quebrou as pernas na hora da voltagem pro bias... ja que o 18w tremolo com el84 não precisa de tensão de bias que venha do transformador...

Acho o som das 6v6 bem melhor que os da el84 e o da 6l6 melhor que os da 6v6...   

Se alguém conhecer um projeto tmb com 2 6v6 que não necessite de enrolamento pro bias, seria fantástico...

Abraço!
Visitante
« Responder #5 : 22 de Novembro de 2013, as 14:20:26 »

Tem vários esquemas de Marshall que tem o bias negativo sem a necessidade de secundário específico, por exemplo:

Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #6 : 22 de Novembro de 2013, as 19:04:34 »

Se o Guilherme ver esse esquema ele vai ter um troço!  Cheesy
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #7 : 22 de Novembro de 2013, as 19:08:56 »

Ué, é só usar self bias (resistor de catodo), como no deluxe tweed:

http://ampwares.com/schematics/deluxe_5e3.pdf

http://www.ampbooks.com/home/classic-circuits/fender-deluxe-5e3-power-amp/power-amp-schematic.gif

Este bias da Marshall pode dar problema. A chave de stand-by, do jeito que está desenhada, "resolve" (ainda pode dar problema, mas envolve uma dose razoável de azar).
Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma - Joseph Pulitzer
daniel_tubes
Colaborador

Obrigado
-Dado: 194
-Recebido: 110

A eficiência está na simplicidade...

« Responder #8 : 23 de Novembro de 2013, as 08:47:11 »

Gfr , não entendi o lance da chave de stand-by, como assim pode dar problema ??

Att daniel
Pirataria é crime, não roube navios...
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 23 de Novembro de 2013, as 12:55:51 »

No esquema a chave de stand-by está OK (não desliga o bias quando vai para standby).

Sobre o problema que pode dar, em resumo por causa daquele resistor enorme o bias leva tempo demais pra estabilizar:

http://sound.westhost.com/valves/design2.html#s9
http://lenardaudio.com/education/14_valve_amps_6.html

Tem alguns modelos de Marshall em que não é raro pipocar fusível na hora de ligar. Se esperar um bom tempo em standby antes de ligar, não tem problema.
.
.
.
Desde de que não falte luz e ela volte enquanto ainda não deu tempo de desligar o amp  Cry
kem
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 94
-Recebido: 791

« Responder #10 : 23 de Novembro de 2013, as 12:59:30 »

Sobre o problema que pode dar, em resumo por causa daquele resistor enorme o bias leva tempo demais pra estabilizar:
...
Eu já vi utilizarem capacitor poliester no lugar desse resistor...
I don't want to die young...
I want to diode!
gfr
Colaborador

Obrigado

« Responder #11 : 23 de Novembro de 2013, as 14:20:10 »

Usar um capacitor é uma das opções analisadas nos links que eu passei. Segundo a análise deles, é melhor, mas o certo mesmo é ter o enrolamento separado. E precisa ser um capacitor que aguente o tranco Smiley

Where (for whatever reason) a separate winding is not available, a capacitor divider is far better than a resistor. Caps don't get hot because they don't dissipate any power, but it is essential that they are AC mains rated (X2-Class for example) or they will fail.
007
Visitante
« Responder #12 : 23 de Novembro de 2013, as 16:04:16 »

Pois é GFR até consigo ler mas facilidade de trabalhar com o layout, eu consigo mais da 4 vezes mais trabalho....

Eu sei que na verdade não tem nada de bassman... mas eu ia montar por ter as peças aqui.

Até perceber que o transformador de força teria que ter um derivação para o bias(que inclusive não consegui descobrir quantos volts), e o transformador do meu 18w tremolo não tem....

Então ja abortei a missão!!

Quero montar algo com duas 6v6 com grave méio e agudo... se tiver alguma sugestão.... 

Não curti muito o som das el84...   to namorando faze um twin 65... mas não queria montar nada com 4 6l6 acho que 2 ja taria bom..... enfim to tentando escolhe mas to meio perdido...

Valeu abraço!

Minha sugestão é esta aqui: http://www.webphix.com/schematic%20heaven/www.schematicheaven.com/mods/mcintyre_princeOwails_mod.pdf

Estou trabalhando neste circuito com algumas modificações.

Aproveitando, pelo que li neste tópico, não preciso de uma derivação do AT para o bias. Posso "puxar" a tensão negativa do terra,certo?

Se a resposta for positiva, já resolve minha dúvida quanto ao transformador de força.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59

« Responder #13 : 23 de Novembro de 2013, as 17:18:19 »

A resposta é Negativo, o terra tem 0V, como você vai puxar para o bias?
Visitante
« Responder #14 : 23 de Novembro de 2013, as 23:28:35 »

A resposta é Negativo, o terra tem 0V, como você vai puxar para o bias?
Roll Eyes

Ops, não é do terra. É do catodo... Roll Eyes
  Imprimir  

Ir para: