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Autor Tópico: Bassman 20 alguém ja montou?  (Lida 7827 vezes)
gfr
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« Responder #15 : 24 de Novembro de 2013, as 11:05:43 »

Você pode colocar um resistor de catodo, e referenciar a grade aos catodos ao invés do terra, como no 5e3 e no esquema que você postou (embora esteja cheio de perfumarias e fique mais difícil entender o que está acontecendo Smiley).

Ou, outra opção, tem o "back bias", o resistor ao invés de ficar nos catodos vai lá pro CT do tranformador.

http://www.aikenamps.com/BackBiasing.html
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Matec
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« Responder #16 : 24 de Novembro de 2013, as 11:26:55 »

Muito interessante essa polarização
Eu estava olhando os esquemas e apesar de não mostrarem, também poderia ser feito em fontes com ponte de diodos. Muito prático para certas montagens. Vou pesquisar com calma essas possibilidades.
Valeu a dica!
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007
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« Responder #17 : 24 de Novembro de 2013, as 11:47:51 »

Na verdade a perfumaria (não senti cheio algum...), é uma alteração feita no circuito d catodo para obter uma distorção mais suave em volumes altos. Foi isso que li na descrição do circuito nas páginas da Guitar Player.
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gfr
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« Responder #18 : 24 de Novembro de 2013, as 12:33:40 »

Oi 007, perfumaria no sentido de que não é o mínimo necessário nem o mais comum: o mais usual seria só o resistor e um capacitor de bypass. Ali tem esta chave e mais um resistor que removem o capacitor do circuito para efeitos práticos, fica só o resistor comum aos dois catodos. O que muda a dinâmica quando levado à distorção. Tem também aquele resistor+pot de bias+capacitor, que é interessante por permitir um ajuste, mas não é tão usual.

Sobre o efeito do capacitor de bypass no catodo numa saída push-pull:
http://www.tubecad.com/2007/12/23/Effects%20of%20the%20Cathode%20Capacitor%20on%20P-P%20Output%20Stage.pdf

O que acontece quando a gente começa a fazer um amplificador com milhares de opções, trocentas chavinhas, potenciômetro push-pull, é que o chassis fica igual um queijo suíço, a fiação fica complicada e sujeita a problemas, acidentes, dá um trabalho danado, e no fim a gente acaba escolhendo a combinação que gosta mais e deixando nela pra sempre  Roll Eyes (mea culpa) Nem nos controles de tom a gente acaba mexendo, fica naquela regulagem que é "a boa" e só mexe no volume olhe lá... Hoje acho mais legal um amplificador com poucas opções, mas com um som básico excelente, quem sabe customizado para as minha preferências, e usar pedais, combinação de captadores, pegada de mão direita, se precisar variações de timbre. Mas é pessoal.

PS. se for botar uma chave ali, que tal botar um pouco mais de perfume e usar uma chave com mais um polo e acrescentar a opção de usar um zener? Fica mais uma opção de distorção (um pouco mais parecida com fixed bias) quando estiver no talo.
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007
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« Responder #19 : 24 de Novembro de 2013, as 15:30:10 »

O bom de ter várias opções de timbre é poder ficar fuçando neles num domingo atarde em vez de fica na frene da tv, E como não uso pedais, e uma guitarra com vários timbres é um projeto posterior, este circuito vai bem O esquma do black bias parece que funcionará bem na tesão necessária para as válvulas que vou usar. Valeu!
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gubterra
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« Responder #20 : 24 de Novembro de 2013, as 22:21:45 »

Gostei deste projeto, o que os senhores me dizem do bias deles? Usa 2x 6v6 e tem tone stack...

http://www.ax84.com/static/october/AX84_October_Club_090519.pdf

ou


http://www.ax84.com/static/october/October_Club_101010.pdf
« Última modificação: 24 de Novembro de 2013, as 22:48:37 por gubterra » Registrado
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