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Autor Tópico: Dúvidas sobre o posicionamento do tone stack  (Lida 5026 vezes)
davistavares
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« : 20 de Novembro de 2013, as 01:26:03 »

Galera desculpa dar up assim, mas tenho uma duvida que nao tem nada a ver com o topico em si, mas com circuito de amps:
Qual a diferença (os efeitos, consequencias) entre ter os controles de equalizacao entre as valvulas de pré (V1 e V2) e ter a equalizacao no final (antes da inversora). Tava vendo o esquema de um marshall 1987X-01 (acho que é um plexi) e a equalizacao eh antes da inversora. v l w (moderador, peço que me suspenda do fórum).
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« Responder #1 : 20 de Novembro de 2013, as 09:04:11 »

São alguns fatores:

  • "peso" que o tone stack terá sobre o circuito que o alimenta  (impedância da saída do estágio X impedância do tone stack) :  o tone stack precisa de uma fonte de sinal com capacidade de alimentá-lo, do contrário, "roubará" mais sinal que o projetado
  • quais são os estágios do pre-amp, você deseja ou não filtrar os harmônicos gerados -  mais próximo da entrada, filtra os harmônicos da entrada. mas próximo ao power, você está filtrando também os harmônicos gerados pelo pré em si;

Tone stacks passivos são uma mistura de bem e mal... são clássicos, roubam muito sinal, mas dificilmente você viverá sem eles!
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« Responder #2 : 20 de Novembro de 2013, as 14:37:09 »

Faça uma experiência: pegue um pedal de distorção, deixe o controle de tom da guitarra no máximo e brinque um pouco com o controle de tom do pedal. Depois, deixe o controle de tom do pedal no máximo e brinque com o controle de tom da guitarra. Para coisas não lineares, como distorcedores e pre-amplificadores de guitarra, "a ordem dos fatores altera o produto" Smiley

  • Quando você tem os controles depois, você está equalizando o som já distorcido;
  • Quando você tem os controles antes, você está controlando o som que será distorcido...

De um modo geral, os Marshall costumam ter os controles de tom depois de todos os estágios de ganho, e os Mesa Boogie mais antigos (séries Mark I até Mark IV, os dual caliber) tem os controles logo no início (os rectifier tem controle de tom no final).
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« Responder #3 : 27 de Junho de 2014, as 22:59:36 »

Um amplificador que usa o tonestack entre os triodos 1 e 2 (e nao entre as valvulas) é o Trainwreck.
Um amplificador que usa o tonestack imediatamente antes da inversora é por exemplo os Marshall Plexi, JCM800, Medds Boogie Rectifier e vários outros.

Na minha opinião é uma questão de filosofia, com implicâncias em projeto.

No caso do tonestack antes da inversora, a idéia é que o que vem antes do tonestack é que gera o som. O tonestack serve como um ajuste, retirando mais ou menos (no caso de tonestacks passivos, como são os mencionados anteriormente) frequências do som gerado anteriormente. O tonestack é do ponto de vista matemático um sistema linear e o seu efeito poderia ser desfeito com outro tonestack devidamente projetado e um ganho

No caso do tonestack to Trainwreck, o tonestack contribui mais para a formação do som, devido às não linearidades das etapas posteriores. Não é possível sempre desfazer o seu efeito a partir do som final. Enfatizar os graves neste caso poderia fazer com que detalhes de altas frequências fossem perdidos completamente (isto também é porque não se coloca muito ganho de grave no começo do circuito, o sinal embola).

Eu considero o tonestack após o primeiro triodo uma escolha muito inteligente, pois os seus efeitos seriam realçados pelo circuito posterior. Além disso, a perda de nível do sinal devido ao tonestack é recuperado com facilidade pelos vários estágios posteriores.

Isso, na minha opinião.

Flw.
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« Responder #4 : 27 de Março de 2015, as 14:54:52 »

E como se projeta um?
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« Responder #5 : 27 de Março de 2015, as 22:01:07 »

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E como se projeta um?

Aí é complicado!! qual é o seu nível de conhecimento em eletrônica??
Tem que ter um mínimo de conhecimento para se projetar um circuito desses, por isso é melhor utilizar os circuitos já existentes e fazer modificações.
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« Responder #6 : 27 de Março de 2015, as 22:24:00 »

Existe o "Tone Stack Calculator" do Duncan, que é um software free e que serve para se customizar circuitos de Tone Stack baseados em algumas topologias consagradas como da Fender, Marshall, Vox, etc.
Pode-se alterar os valores dos componentes e verificar a atuação dos controles e a respectiva mudança nas curvas de resposta em frequência.
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« Responder #7 : 27 de Março de 2015, as 23:13:49 »

Realmente, esse software parece ser bem interessante.
http://www.duncanamps.com/tsc/

Só que como é uma simulação, da teoria à prática, a diferença em termos de som pode ser grande.
Mesmo assim, acho que vale a pena testar, porque afinal o software é gratuito!!
« Última modificação: 27 de Março de 2015, as 23:24:25 por Ramsay » Registrado
dexamico
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« Responder #8 : 30 de Março de 2015, as 07:31:09 »

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E como se projeta um?

Aí é complicado!! qual é o seu nível de conhecimento em eletrônica??
Tem que ter um mínimo de conhecimento para se projetar um circuito desses, por isso é melhor utilizar os circuitos já existentes e fazer modificações.

Ahh, sei um pouquinho, resposta completa em estado permanente senoidal em circuitos RLC, diagramas de bode, amplificadores operacionais, essas bobagens que ensinam na faculdade de engenharia, rs. É que só vou cursar a matéria específica que ensina sobre filtros semestre que vem, mas não quero esperar tanto tempo pra saber como faz isso.  Wink



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Existe o "Tone Stack Calculator" do Duncan, que é um software free e que serve para se customizar circuitos de Tone Stack baseados em algumas topologias consagradas como da Fender, Marshall, Vox, etc.
Pode-se alterar os valores dos componentes e verificar a atuação dos controles e a respectiva mudança nas curvas de resposta em frequência.

Uma boa sugestão pra se começar, valeu a dica!  Bravo
« Última modificação: 30 de Março de 2015, as 07:32:45 por dexamico » Registrado
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