Uma história bem mais sem graça que a tele do Tiago, mas achei que valia a pena postar por eu ter usado um monte de "recursos diferentes"* nessa tele.
Tudo começou quando entrei em contato com um professor de guitarra de Bauru que tinha conseguido acesso a uma CNC e ia começar a fazer corpos de guitarra (não lembro como arrumei o contato dele... faz MUITO tempo).
Eu sempre achei a tele 52 a guitarra mais bonita que existe (logo depois da Gibson Les Paul Cherry Sunburst - mas essa é muito mais comum, então perde um pouco a graça). Eu tinha umas peças de Ash em casa, mas com medo de não ficar bom, combinamos um teste inicial em Marupa.
Ele disse que ia tentar fazer, e que ia me cobrar praticamente o custo... Bom, o corpo é esse das fotos abaixo. Aparentemente ficou legal (essas são as fotos que ele me mandou na epoca, antes de me enviar o corpo - pequenas, compativeis com a resolução das cameras da epoca
). Eu infelizmente não tirei outras fotos.
Quando chegou... tava legal mesmo, mas... sempre tem um mas... as coisas não estavam com as medidas certas. Principalmente a posição do captador da ponte em relação aos furos para as cordas atravessarem o corpo... tava fora de medida...
Nenhuma ponte que eu tinha (e olha que eu tinha de varias medidas) cabia com o captador montado... ou encaixava o captador ou coincidia os furos... os 2 não dava... Além do troculo, que estava pequeno, e torto..
Fiquei chateado, e encostei o corpo por um bom tempo... Mas um dia, com vontade de fuçar em alguma coisa, peguei o corpo e comecei a ver o que dava pra fazer.
Usar com uma ponte padrão e fazer uma tele 52 já estava fora de questão... ai me veio uma ideia. Comprei uma ponte de tele pra humbucker, e vi que a coisa tinha futuro. Como teria que abrir o buraco pro humbucker (estava espaço para um single) era só eu direcionar para onde ia abrindo o buraco.
Já que ia usar um humbucker na ponte... que tal no braço também? Bom, abri o buraco pra humbucker no braço também.
Arrumei o troculo.
O braço foi outra historia... uma epoca, uns vendedores da China estavam, sei lá porque, queimando em leilão braços Eden. Não são os melhores braços do mundo, principalmente por não terem (pelo menos na epoca) um padrão. Mas isso abria chance de, se você comprasse muitos, de aparecer um bom. E foi o que aconteceu...
O braço era assim... bastou mudar o contorno do headstock para o de uma tele...
Como eu estava curtindo fazer tudo na guitarra eu mesmo, entrou uma parte da qual não tenho a menor habilidade... a pintura.
Fiquei pensando em como resolver isso sem recorrer a terceiros, como fiz na
Dolphin.
Eis que tive uma ideia. Comprei corante a base de agua preto e tingi a madeira, o mais escuro que pude. Após a secagem, verniz nitro aplicado com boneca... A ideia era deixar o corpo parecendo de Ebano... ficou um pouco mais brilhante do que eu queria, mas achei o resultado otimo.
Os captadores... outra historia. Eu tenho uma Finck, que esta para pintar com o Leandro dkv aqui do forum (excelente luthier - me ensinou muita coisa). Os captadores dessa finch estavam encostados aqui faz MUITO tempo, e rodaram. Quando tentei desmonta-los, uma das bobinas foi danificada... Levei para o Erico Malagoli rebobinar. Chegando em casa, descobri que na verdade 2 bobinas estavam abertas... mas a outra eu mesmo rebobinei, com a ajuda (e na bobinadeira) do Leandro dkv. Eles tem uma saida MUITO forte... 19K em cada. Claro, coloquei imãs ceramicos nos 2, sendo que no da ponte coloquei 3 barras ceramicas (uma central maior e 2 laterais, menores).
A eletrica foi outra coisa que eu fiz "diferente", mas esta facil de mudar... vamos ver com o uso. Eu tinha mandando cortar em acrilico uns control plates de tele. Usando esse, deixei 3 knobs. Um volume para cada captador, e um tom com chave push-pull, que acionada desliga uma das bobinas de cada captador.
Bom, a tele ficou assim... Detalhe do neck plate:
http://www.crazyparts.de/images/rimg0316_184.jpgAcabei de termina-la (nem coloquei as cordas ainda). Espero que gostem (eu gostei
).
*recursos diferentes = gambiarras.