Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 26 de Novembro de 2024, as 05:24:11

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Montagem Wah McCoy Vox  (Lida 16994 vezes)
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 631
-Recebido: 134

« : 18 de Novembro de 2013, as 11:42:35 »

Pessoal, estou com todo material que preciso para montar uma réplica do Wah McCoy Vox (adquiri tudo com o Felix, recomendadíssimo por sinal), porem estou na duvida, se mantenho  o esquema original ou acrescento um Buffer como é sugerido no Fuzz Central : http://fuzzcentral.ssguitar.com/mccoy.php , eles levantam a necessidade do buffer para conseguir uma melhor associação com pedais de Fuzz e eu quero usa-lo em conjunto com uma réplica do Tone Bender MKII. Além da duvida de colocar o Buffer ou não, tenho a duvida se este buffer ficaria melhor com controles externos...
Enfim tenho 4 opções:
 - Wah Original sem Buffer;
 - Wah com Buffer e controle interno ligado direto;
 - Wah com Buffer e controles externos (Chave Switch para on/off do buffer e potenciômetro na carcaça do wah);
 - Wah Original  e Buffer em um Pedal separado;

Neste caso abaixo colocaram apenas uma chave para ligar e desligar o buffer, bem escondidinha abaixo da prancha do pedal:

Não tenho experiencia com Wah qualquer ajuda é bem vinda.
Paciência comigo, estou tentando aprender.
Jones
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #1 : 18 de Novembro de 2013, as 11:59:46 »

Se eu não me engano esse buffer é pra usar o fuzz depois do wah. Geralmente ele é usado antes. Acho que o melhor a se fazer é testar. Monte o buffer numa plaquinha separada e teste com e sem o buffer com o wah antes e depois do Fuzz.

Também estou montando um MKIII pra mim e estou planejando montar o clyde wah, as dicas também vão servir pra mim. Boa sorte amigo.

Abraço
"O essencial é invisível aos olhos"
felix
Visitante
« Responder #2 : 18 de Novembro de 2013, as 13:51:46 »

Então no kit eu mandei a chavinha DPDT, que dá para ativar ou não ou buffer, fazendo um true bypass da saída do Wah ao circuito dele, assim dá para usar com buffer ou só o wah puro.

O Buffer/Booster sugerido pelo Fuzzcentral serve para tornar o Wah mais independente, dando a possibilidade do uso sem algum pedal extra para casar a entrada e a saída.

Normalmente se usa boosters, fuzzes ou drives após o wah para empurrar mais dinâmica e volume.

Com esse buffer/booster interno, dá para tocar tranquilo só com um o Wah e um amp sem pedais "amigos".

Externalizando o trimpot de volume utilizando um pot, se ganha mais possibilidades ainda, podendo casar a saída do buffer/booster independentemente do tipo de captação usada por exemplo.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #3 : 18 de Novembro de 2013, as 15:03:15 »

Valeu pela força pessoal! O que esta me preocupando é que antes de iniciar a montagem já queria prever possiveis furações na carcaça, fazer uma montagem prévia e deixar tudo previsto para não precisar furar nada quando a carcaça estiver pintada. Em fim são duvidas que estou tentando sanar para fazer um planejamento de toda a montagem. Para isso conto com a ajuda de todos e a medida que for avançando vou postando fotos aqui para o pessoal.
Felix, estou realmente tendendo mais para colocar todos os controles externos e ainda quem sabe aproveitar aqueles leds que me enviou como indicadores de Wah ligado e outro para buffer.

-----
Em minhas pesquisas achei este cara aqui que fez varias mods, mas achei muita coisa para pouco resultado e na pratica depois que vc acha uma configuração legal nunca mais mexe... mas é interessante:
http://beckyjc.wordpress.com/pedal-builds/vox-clyde-mccoy-mod-wah/
« Última modificação: 18 de Novembro de 2013, as 15:21:46 por Etelvino Costa » Registrado

felix
Visitante
« Responder #4 : 18 de Novembro de 2013, as 15:39:00 »

Eu acho melhor você montar o stock com o buffer, depois ai sim partir para as mods se achar necessário.

Se funcionar, depois a gente te dá umas dicas de mods, como controle de Q.
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #5 : 20 de Novembro de 2013, as 16:06:24 »

Pessoal vou disponibilizar aqui um pdf com uma mascara para transferir para PCB, alterei ela para encaixar certinho os Indutores réplica Halo, fiz com base em um Layout encontrado na internet desenvolvido pelo Paul Marossy (12/15/05) fica ai então todos os créditos para ele. A PCB tem alguns pontos que poderiam ser melhores mas como a ideia é deixar o mais próximo do original é a melhor opção que encontrei, ela é bem simples e da pra fazer na mão tranquilo também. Segue o Layout e a PCB:

NÃO TESTADO
« Última modificação: 20 de Novembro de 2013, as 16:09:24 por Etelvino Costa » Registrado

felix
Visitante
« Responder #6 : 20 de Novembro de 2013, as 16:20:59 »

Ficou bem legal, já estou salvando!

Esse resistor voando é que dá a graça na coisa.  Cheesy

Handmaker

Obrigado
-Dado: 351
-Recebido: 229

There‘s no religion higher than truth

« Responder #7 : 20 de Novembro de 2013, as 18:35:23 »

Saudações,

Eu montaria com buffer não só na saída como também na entrada. Como você mesmo pressupôs, geralmente usamos um preset e fica daquela forma; então sugiro trimpots ou uma dip switch na própria placa no caso dos capacitores. Regula e esquece lá. A menos que seja muito purista, vá utilizar capacitores tropical fish e aquele mojo todo, recomendo considerar a possibilidade dos buffers. Segue a foto de um que montei recentemente:

Abraço
"Do what thou wilt shall be the whole of the law!"
Jones
Handmaker

Obrigado
-Dado: 7
-Recebido: 59

« Responder #8 : 21 de Novembro de 2013, as 00:03:52 »

Muito bom esse tópico, pelo que andei lendo esse buffer na saída faz ele casar bem com o Fuzz depois. Quando modificar o meu cry baby vou experimentar.

(É impressão minha ou na primeira foto da PCB desse link que Etelvino mostrou, na foto tem uma caixinha de "seda"? :O.. Esse handmaker deve ser bem psicodélico mesmo heim  Cool )

Abraços
"O essencial é invisível aos olhos"
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #9 : 21 de Novembro de 2013, as 08:40:39 »

Muito bom esse tópico, pelo que andei lendo esse buffer na saída faz ele casar bem com o Fuzz depois. Quando modificar o meu cry baby vou experimentar.

(É impressão minha ou na primeira foto da PCB desse link que Etelvino mostrou, na foto tem uma caixinha de "seda"? :O.. Esse handmaker deve ser bem psicodélico mesmo heim  Cool )

Abraços

Hey Jones o que vc quiz dizer com "caixinha de seda"? Fiquei por fora? Cheesy
Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 21 de Novembro de 2013, as 08:58:32 »

Saudações,

Talvez esse esquema seja útil para vocês. Existem algumas mudanças no circuito além do acréscimo do buffer. Vale a pena conferirem.

Abraço
Etelvino Costa
Freqüente
**

Obrigado

« Responder #11 : 21 de Novembro de 2013, as 09:11:18 »

Victor vc pintou sua caixa? Se sim como foi?

Para galera mais purista segue dois arquivos interessantes, um é a Patente do V846 e outro é o esquemático da propria Vox:

-----
Este outro documento podemos perceber a variação do pedais de wah da década de 60 - 70, em cima do mesmo esquema temos varias variações de componentes:

« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, as 09:18:11 por Etelvino Costa » Registrado

Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 21 de Novembro de 2013, as 10:02:47 »

Saudações,

Utilizo sprays da colorgin para pintar minhas caixas. Como base utilizo fundo par alumínio, primer rápido ou galvite (esse último promove uma maior aderência). Após isso utilizo algum spray da linha decor ou alumen (no caso desse branco foi alumen); aplico adesivo vinílico e por último envernizo também com verniz em spray da mesma marca (não sou endorser deles; mas é que me acostumei a comprar tudo num local e por medo de dar problemas com compatibilidade das tintas resolvi utilizar tudo da mesma marca Cheesy ).

Como pretende fazer sua montagem? Onboard tipo os cry babys ou offboard? Estou fazendo um layout para o erre eme ce quatro. Caso tenha interesse, posso disponibilizá-lo. Na verdade, não dá para confiar em receitas de bolo pois dependendo dos componentes utilizados a diferença pode se tornar considerável. Esses esquemas servem como ponto de partida mas é imprescindível que você "tune" o circuito de acordo com suas necessidades.

Abraço
« Última modificação: 21 de Novembro de 2013, as 10:06:06 por Victor Nery » Registrado

Jairo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 6
-Recebido: 131

É muita falcatrua, com um pouquinho de vadiagem

« Responder #13 : 21 de Novembro de 2013, as 10:05:00 »

montar um clyde mccoy que siga as especificações do original é uma tarefa hercúlea. Exige um indutor fasel original (coisa rara e difícil e cara), um potenciômetro icar original. A marca picture wah é porque na carcaça do clyde mccoy original vinha uma foto do mesmo. Ele era trumpetista e segundo a lenda, procurou a vox para que eles fizessem um efeito que simulasse uma surdina no trumpete
Nunca desista do seu sonho. Se acabou numa padaria, procure em outra!
Victor Nery
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 21 de Novembro de 2013, as 10:33:11 »

Saudações,

montar um clyde mccoy que siga as especificações do original é uma tarefa hercúlea.

Principalmente porquê eles não seguiam um padrão para todos esses pedais. As marcas ainda "não tinham ideia" que o mojo poderia valer muito. Eles simplesmente montavam e vendiam. Por falar nisso, não foram utilizados os mesmos potenciômetros, indutores, transistores ao longo do tempo... enfim, há muitas variantes nesse mesmo modelo.

O Felix certa vez me enviou esse gráfico comparativo apenas dos potenciômetros.

Por esses dias vou colocar um outro potenciômetro log num circuito de wah e comparar com outros que tenho disponíveis (hot potz II). Ainda acredito que essa ideia de curvas específicas para potenciômetros de wah em plenos 60/70 é uma grande balela. Sinceramente ao abrir meu Icar, apenas me parece que foi "lixado" o início do cursor de um potenciômetro linear. Preciso fazer alguns testes. Por falar nisso minhas conclusões são baseadas em testes que fiz com um potenciômetro linear e um tipo Icar vendido no ebay. Diferença: Quase nenhuma. Aposto que dois potenciômetros lineares do mesmo fabricante e mesma remessa ainda teriam pequenas diferenças de um para o outro. O que acham?

Abraço
Páginas:  [1] 2 3 4   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: