Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 23 de Novembro de 2024, as 13:41:33

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Sistema de "sensitivity/velocity" em teclado MIDI. Adaptar KEYS para PAD.  (Lida 7263 vezes)
Fusion
Colaborador

Obrigado
-Dado: 42
-Recebido: 50

« : 13 de Novembro de 2013, as 14:35:43 »

Galera, seguinte.

Possuo um controlador MIDI Behringer UMX 610 que uso para auxiliar minhas gravações. Ele tem apenas teclas (com controle de sensibilidade de toque) e gostaria de adaptar este sistema para colocar "pads" utilizando cápsulas de piezo, para facilicar a gracação de faixar de bateria. Pode parecer uma ideia estranha, mas fica muito melhor para gravar e não diminui a vida útil das teclas.

Abri o teclado e tirei algumas fotos de como é feito o sistema de registro de notas/sensibilidade:

Reparem que cada tecla possui 2 "botões". Alguém tem alguma ideia de como este sistema funciona? Chuto que o intervalo de tempo entre os 2 contatos defina a sensibilidade do toque, mas não tenho certeza. O único componente que a placa de teclas possui, além dos "botões" são 2 diodos 4148 por tecla, cada um para cada "pad" do "botão". E, o mais importante, tem como adaptar um as capsulas de piezo neste sistema?
(ex-nssa). "Nick novo, as mesmas dúvidas!"
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 13 de Novembro de 2013, as 21:52:38 »

Eu particularmente não sei como esse seu controlador processa isso, mas seu chute não foi nada ruim!

Primeira coisa que você deve dominar, até por não ser nada de absurdo, é como o protocolo MIDI funciona.

Uma outra idéia é que você procure na rede projetos específicos para fazer uma interface "beat-to-MIDI" com os seus piezos em blocos de madeira com borracha ou mesmo peles de bateria. Há muitas possibilidades, inclusive fazer crossfade entre dois timbres de caixa dependendo de onde no bloco você tocar.
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
Fusion
Colaborador

Obrigado

« Responder #2 : 13 de Novembro de 2013, as 22:17:19 »

Eu particularmente não sei como esse seu controlador processa isso, mas seu chute não foi nada ruim!

Primeira coisa que você deve dominar, até por não ser nada de absurdo, é como o protocolo MIDI funciona.

Uma outra idéia é que você procure na rede projetos específicos para fazer uma interface "beat-to-MIDI" com os seus piezos em blocos de madeira com borracha ou mesmo peles de bateria. Há muitas possibilidades, inclusive fazer crossfade entre dois timbres de caixa dependendo de onde no bloco você tocar.

Dei uma pesquisada na internet. Parece que o sistema funciona dessa forma mesmo. Parece que não tem como "soldar" um piezo alí. As adaptações teriam que ser muito mais drásticas.

Acho que vou apostar no Arduino. Existem diversos experimentos usando arduíno para controle MIDI. Mais precisamente HID (interface de controle humano), que os softwares não apresentam problemas em interpretá-los como sinais MIDI. Custa cerca de 90 reais um Arduíno UNO no Brasil, mais barato até se procurar mais, e acho que já serve para uns 8 pads sensitivos.

Vou procurar me informar. Até mesmo se existe a possibilidade de entradas analógicas para serem usadas com pedais de expressão, para controlar WAH WAH e outros plugins digitais.

Alguem ae manja de Arduíno?
paulor
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1

« Responder #3 : 13 de Novembro de 2013, as 22:36:29 »

Porque não montar um e-drum? ou alguma coisa do tipo... acredito ser uma boa solução, mas não sei quanto custa pra fazer um.

Mas para Arduíno encontrei este site: http://www.ardrums.com.br/

Como mal conheço eletrônica, acabei comprando a placa pronta do megadrum, saiu um pouco caro, mas gostei bastante dos resultados.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2013, as 22:39:14 por paulor » Registrado
Fusion
Colaborador

Obrigado

« Responder #4 : 13 de Novembro de 2013, as 22:44:26 »

Ahhh, legal o site!!!!

Só para esclarecer para o pessoal. Eu não tenho intenção de fazer um bateria de verdade, com pads para tocar com baquetas e tudo mais. Quero fazer aqueles pads quadradinho para tocar com as mãos mesmo, ao estilo dos "drumpads" da DJ:

Nada de apresentações ao vivo ou performaces. É só para usar em minhas músicas.  Legal!
paulor
Iniciante
*

Obrigado
-Dado: 1
-Recebido: 1

« Responder #5 : 13 de Novembro de 2013, as 22:54:28 »

Ahhh, legal o site!!!!

Só para esclarecer para o pessoal. Eu não tenho intenção de fazer um bateria de verdade, com pads para tocar com baquetas e tudo mais. Quero fazer aqueles pads quadradinho para tocar com as mãos mesmo, ao estilo dos "drumpads" da DJ:

Nada de apresentações ao vivo ou performaces. É só para usar em minhas músicas.  Legal!

Hehe, tranquilo.
Esse ai foi uma criação de um usuário la do fórum do megadrum
é algo assim? Wink

Colaborador

Obrigado

« Responder #6 : 13 de Novembro de 2013, as 22:58:26 »

Exato! Só que mais barato  Cool
saul britto
Visitante
« Responder #7 : 29 de Janeiro de 2014, as 14:27:11 »

Aquelas "borrachinhas" de contato, as duas no caso,não são acionadas ao mesmo tempo,só uma desce quando é tocado "piano" ou fraco a outra só é acionada quando se toca forte informando ao circuito a intensidade da nota.É tão provável que se uma das duas quebrar ele fica tocando apenas forte ou fraco.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17

« Responder #8 : 21 de Fevereiro de 2014, as 10:38:42 »

Exato! Só que mais barato  Cool

O arduino (bem como os Atmega328, Atmega168, Atmega8 e etc) possui 6 entradas analógicas, você poderia fazer mais do que 6 pads, mas com o custo deles não serem "velocity sensitive" como os demais.
Ligando 2 CIs 4053 ao arduino você poderia ter 16 entradas sensíveis a dinâmica com apenas 2 entradas analógicas, usando mais 3 pinos para controlar o multiplexing dele. Isso daria um pad 4x4 igual ao da foto e você ainda teria 4 entradas analógicas para ligar potenciômetros para controlar algum parâmetro ou até um sensor no pedal do hi-hat para processar a abertura dele e triggar o som certo.
Eu recentemente escrevi um artigo a respeito de triggar uma bateria com baixíssimo custo, alias.

-----
Porque não montar um e-drum? ou alguma coisa do tipo... acredito ser uma boa solução, mas não sei quanto custa pra fazer um.

Mas para Arduíno encontrei este site: http://www.ardrums.com.br/

Como mal conheço eletrônica, acabei comprando a placa pronta do megadrum, saiu um pouco caro, mas gostei bastante dos resultados.

Esse projeto se baseia em um Arduino enviando keystrokes pra um programa que toca samples WAV pré gravados, não utiliza protocolo MIDI e entre outras coisas isso impossibilita a sensibilidade que o amigo procura.
Existem alguns projetos melhores pra Arduino e E-Drum, por exemplo esse: http://forum.arduino.cc/index.php?topic=57228.0

Eu recomendo usar o Atmega8, cristal e um 7805 que é bem mais barato do que uma placa do arduino e pode ser soldado em uma placa ao invés de passar fios de jumper pra todos os lados.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2014, as 10:45:14 por Renan » Registrado
Fusion
Colaborador

Obrigado

« Responder #9 : 21 de Fevereiro de 2014, as 14:02:46 »

Olá Renan!

É o que eu estou fazendo. Comprei um Arduino, piezos e cabo MIDI.

Estou buscando informação para realizar o projeto!
saul britto
Visitante
« Responder #10 : 26 de Fevereiro de 2014, as 22:00:15 »

Você deve inserir um controle de release,sustain, etc. Pois caso não,a nota seguinte vai atropelar a primeira gerando um cancelamento,isso ocorre mais em rítmos mais acelerados como frevo e outros que eu tentei muito gravar com bateria eletronica e nunca conseguia,descobri que tinha que encurtar o sustain da nota tocada para conseguir.

Caso você precise fazer um rufo é que vai perceber esse fenômeno.
Freqüente
**

Obrigado
-Dado: 11
-Recebido: 17

« Responder #11 : 16 de Abril de 2014, as 09:38:24 »

Exatamente, no meu projeto (postado lá na área de microcontroladores) eu uso isso, um tempo mínimo entre uma nota e outra que serve para enviar o note-off e não enviar outro note-on. Assim você evita double-triggering e "limpa" as midi-notes recebidas.
Vale lembrar que um tempo muito curto é inefetivo e um tempo muito longo impede hits rápidos consecutivos e que o tempo deve aumentar conforme a ressonância mecânica da peça.
  Imprimir  

Ir para: