Handmades</center>
 
*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Setembro de 2024, as 04:31:04


Login com nome de usuário, senha e duração da sessão


Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Cabos blindados no layout do Ceriatone  (Lida 11709 vezes)
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« : 09 de Novembro de 2013, as 10:24:12 »

Bom dia Galera!

Tenho uma dúvida... Segundo esse layout (http://ceriatone.com/images/layoutPic/Hod%20RoddedPlexi/AFD35_50W.jpg) [se infringir alguma regra, ao ter postado esse link, moderadores fiquem à vontade para modificações]

Algumas ligações são feitas aparentemente por cabos blindados (como por exemplo a ligação que sai do pino 1 e 2 da válvula da extrema direita e vai para um terminal do input).

O Cabo blindado blindado é composto por dois fios, mais uma malha para a blindagem, correto?

Não entendo algumas das ligações desse layout, porque em alguns pontos (mesmo exemplo que citei acima)  sai as duas conexões dos fios, porém na outra extremidade do cabo, só é ligado um dos fios.

Não sei se fui claro o suficiente, mas aproveitando o mesmo exemplo, para mostrar melhor...

o cabo "A" tem, em uma das extremidades, a ligação do fio verde no pino 1 da válvula e o fio preto, no pino 2. Na outra extremidade, só aparece a ligação do fio preto, em um dos terminais do jack do input. Minha questão: o fio verde não liga em nada?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #1 : 09 de Novembro de 2013, as 10:38:46 »


O Cabo blindado blindado é composto por dois fios, mais uma malha para a blindagem, correto?

Não entendo algumas das ligações desse layout, porque em alguns pontos (mesmo exemplo que citei acima)  sai as duas conexões dos fios, porém na outra extremidade do cabo, só é ligado um dos fios.


Foi claro sim. E é assim mesmo que se deve fazer porque se não vao ocorrer os loops de terra e garanto que você não irá querer tê-los em seu amp. por conta deles provocarem/captarem ruídos.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #2 : 09 de Novembro de 2013, as 10:45:16 »

então é isso mesmo né bossman, no exemplo que citei, então o fio que sai do pino 1 é uma espécie de gnd? não ligo ele em nenhum lugar, e também não ligo a malha em nenhum lugar, certo?
Registrado
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #3 : 09 de Novembro de 2013, as 11:04:17 »

então é isso mesmo né bossman, no exemplo que citei, então o fio que sai do pino 1 é uma espécie de gnd? não ligo ele em nenhum lugar, e também não ligo a malha em nenhum lugar, certo?

Cara quando eu li pela primeira vez eu fiquei achando que era um cabo blindado desses de 1via + malha e ao reler ficou claro que se trata de um cabo blindado de 2 vias + malha. Então... é esquisito mesmo esse lance de só uma das vias ser ligada a dois pontos. Mas de uma coisa eu tenho certeza a malha deve ser ligada num ponto só ao aterramento.

Você pode me dizer exatamente em que válvula está esse exemplo que você deu acima? Não consegui ver no layout aqui.
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #4 : 09 de Novembro de 2013, as 11:22:27 »

Bossman, será que então esse cabo utilizado no layout é só de uma via e malha?

O exemplo que citei foi o da última válvula da direita (a do canto direito). Achei entranho essa ligação. No caso, de ser um cabo de uma via e malha, a malha estaria ligada no plate da válvula (a qual possui alta tensão nesse ponto, certo?). Isso que não tenho entendido...
Registrado
Gfassuncao
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 430

Obrigado
-Dado: 44
-Recebido: 59


« Responder #5 : 09 de Novembro de 2013, as 11:36:26 »

Na minha interpretação, eu acho que o fio blindado é de malha + vivo. O vivo é ligado no resistor e no pino dois e no jack imput. A malha (verde) é ligada no pino um e NÃO é ligada no outro ponto para evitar ground loop. É a mesma ligação do return, a ligação com a letra N.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #6 : 09 de Novembro de 2013, as 11:39:12 »

Na minha interpretação, eu acho que o fio blindado é de malha + vivo. O vivo é ligado no resistor e no pino dois e no jack imput. A malha (verde) é ligada no pino um e NÃO é ligada no outro ponto para evitar ground loop. É a mesma ligação do return, a ligação com a letra N.

entendi Gfassuncao...

Mas o malha é ligado na alta tensão mesmo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #7 : 09 de Novembro de 2013, as 13:19:22 »

Nefi

Neste tópico, que acho que vc já havia visto, o gfr explica essa blindagem ligada ao circuito da placa.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5116.msg120413#msg120413.

Abs.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #8 : 09 de Novembro de 2013, as 14:03:39 »

Nefi

Neste tópico, que acho que vc já havia visto, o gfr explica essa blindagem ligada ao circuito da placa.
http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5116.msg120413#msg120413.

Abs.

Márcio, já havia visto essa postagem do gfr, porém não me lembrava dela.

Então está correto o layout da cerioatone... O objetivo é aumentar a capacitância da entrada. Mas isso, pelo que entendi, é perigoso, certo? Um erro que venha fazer com que a malha encoste em algo, pode ser fatal.

Se eu não ligar a malha no anodo, terei um algum efeito sobre a tonalidade?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #9 : 09 de Novembro de 2013, as 14:38:10 »


Então está correto o layout da cerioatone... O objetivo é aumentar a capacitância da entrada. Mas isso, pelo que entendi, é perigoso, certo? Um erro que venha fazer com que a malha encoste em algo, pode ser fatal.

Se eu não ligar a malha no anodo, terei um algum efeito sobre a tonalidade?

Fatal eu não diria. Só extremamente desagradável. Embarrassed

O efeito desse arranjo é questionável, vai depender totalmente da impedância de saída do equipamento que estiver ligado na entrada do ampli. Pedais com buffer na saída, anulam a influência dessa malha, desse modo que está nesse layout. Se a malha estiver aterrada pelo menos diminuem os ruídos.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #10 : 09 de Novembro de 2013, as 14:45:33 »

Bom, se fizer seguindo o layout direitinho, e tomando cuidado para que essa malha não encoste em nada, ao ser ligada no ânodo, é funcional, certo?
Registrado
Matec
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Mensagens: 2.933

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 842



« Responder #11 : 09 de Novembro de 2013, as 14:50:14 »

Mais seguro seria ligar um capacitor de baixo valor e alta isolação entre a placa e aquele ponto da entrada.
Registrado
Nefi
Freqüente
**
Offline Offline

Mensagens: 428

Obrigado
-Dado: 82
-Recebido: 70


« Responder #12 : 09 de Novembro de 2013, as 14:57:58 »

Entendi... Valeu márcio!!
Registrado
Eduardo
Hand MasterMind
*****
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 3.669

Obrigado
-Dado: 111
-Recebido: 535


Paricipe da World Community Grid!


WWW
« Responder #13 : 10 de Novembro de 2013, as 07:51:59 »

Para tudo!!!

O circuito tem problema. Não pode ligar a malha do cabo de entrada na placa da válvula. A malha deve ser aterrada, e não elevada a alta tensão. Além disso, por efeito capacitivo da malha no fio central, haverá realimentação positiva e o amplificador vai apitar. Basta que o cabo seja longo o bastante que vai ter um apito louco.

O problema desses layouts é que são feitos por pessoas com muita boa vontade e nenhum conhecimento técnico. Ligando da forma como está no layout, em um primeiro momento, haverá um maior ganho no primeiro estágio pela realimentação positiva. Mas se esta realimentação passar de um certo ponto crítico, começa a oscilar. O autor do layout deve ter montado dessa forma e gostou do efeito, mas é uma forma perigosa de proceder. Vai dar problema para uma parte das pessoas que façam dessa forma. Basta que o cabo seja um pouco mais longo.

Para usar cabos blindados o fio central é usado para conduzir o sinal e a malha é ligada ao terra em apenas uma das extremidades do cabo.

Outra coisa é que na 12AX7 o tríodo de entrada deve ser o que fica nos pinos 6, 7 e 8, por ser mais resistente a ruídos.

Abraços

Eduardo
Registrado

Obsoleto é filho do Custo, não da Melhoria.
bossman
Administrator
DIY Freak
******
Offline Offline

Sexo: Masculino
Mensagens: 6.312

Obrigado
-Dado: 1911
-Recebido: 468



« Responder #14 : 10 de Novembro de 2013, as 08:36:27 »

Outra coisa é que na 12AX7 o tríodo de entrada deve ser o que fica nos pinos 6, 7 e 8, por ser mais resistente a ruídos.

Essa é uma coisa que sempre vi por ai nos esquemas e nunca entendi Eduardo, você poderia explicar com maior embasamento técnico o porque disso?
Registrado

Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  
 
Ir para:  


Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.21 | SMF © 2006-2009, Simple Machines

XHTML 1.0 Válido! CSS Válido! Dilber MC Theme by HarzeM
Página criada em 0.038 segundos com 22 procedimentos.
SimplePortal 2.3.3 © 2008-2010, SimplePortal