Marcão
Gostaria de ver como fez o fechamento dessas latas de atum/sardinha. Em tempo... como fez a decapagem da tinta na lata dessa última foto ?
Filipe, essas por enquanto ficarão abertas. As coisas estão corridas por aqui, preciso arranjar um tempo para fechá-las. Em outras latinhas que fiz para amigos, utilizei um método que foi sugerido por alguém aqui no fórum (não me lembro quem foi...): um pedaço de EVA grosso, com papel alumínio na face que vai ficar para dentro do pedal, para servir de blindagem. Cortei o EVA pouquinha coisa maior que o buraco na latinha e fui empurrando o EVA até entrar, a força elástica de restauração do EVA o pressiona na borda da lata e a tensão é suficiente pra ele ficar bem firme. Mas constatei que a tinta é isolante elétrica e é preciso lixar um pouquinho da tinta dessa rebarba que fica na lata, pelo menos em alguns pontos, senão o papel alumínio não serve pra nada.
Sobre a latinha sem tinta, comprei assim. Não lembro a marca agora, mas já achei duas marcas diferentes. Olha essa aqui, outra marca e outra tonalidade:
Mas são difíceis de achar, pelo menos por aqui. Tanto que voltei no mesmo mercado (as duas foram compradas em mercados diferentes) e não achei mais.
Pessoal, me intrometendo um pouco, mas pra dar uma ideia também, que considero funcional e boa no caso de tampas para latinhas.
Eu recorto uma chapa de aço no formato que encaixe no degrau que forma da borda da lata e faço cortes na pequena aba da lata, geralmente formando três dobras, duas nas extremidades de uma lateral da lata e uma no meio da outra lateral. Depois as dobro pra fora da lata e encaixo a tampa previamente cortada de chapa metálica ou de plastico (nesse caso forro com papel alumínio para blindar), depois de encaixado dobro as três abas sobre a tampa e pronto.
Nesta imagem da pra ver as abas, mas é uma foto antiga, vou postar quando chegar em casa uma de outros pedais que fiz, um com chapa metálica e outro com chapa de plastico.