Olá pessoal! (sou novato aqui)
Não sei se é muito Off-topic, mas spray de lata realmente não resolve como acabamento final de nada que vai ser manipulado.
De spray de lata a única tinta que eu realmente gosto é a epóxi, pois seca completamente e fica tão dura e resistente quanto uma pintura profissional. O ruim é que aqui em Salvador eu só encontro nas cores branca e preta.
A pintura eletrostática é ótima. Boa, barata, resistente e tem uns tons de dourado bem bonitos. O chato é que não tem em todo lugar e também que o pessoal varia muito o preço de acordo com a cara do cliente.
Mas pra dar uma luz sobre pintura com dourado, eu consegui esses dias um dourado bem interessante misturando purpurina dourada (aquela bem fininha) com verniz automotivo poliéster (certamente funciona com PU também).
Usei um quase aerógrafo desses baratinhos que comprei no Ebay pra aplicar (foi uns 20 reais na época pois o dolar tava mais baixo).
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-749254462-aerografo-kit-6-pcs-western-frete-barato-_JMO interessante é que esse verniz tem que ser catalizado pra secar, mas pra testar a tinta base eu misturei o verniz e a purpurina sem usar o catalizador. Até que ficou bem seca, melhor que spray de lata, mas ainda marca com a unha se pressionar forte.
Não fiz muitos outros testes, mas com o catalizador certamente ela seca completamente e fica dura.
Então os passos seriam:
1- Misturar a purpurina com o verniz numa proporção que o dourado fique bem denso mas que ainda tenha fluidez ( anotar as quantidades da mistura pra repetir depois ). Essa mistura vai ser sua tinta.
2- Adicionar um pouco de diluente se necessário (depende da pistola, pressão do compressor etc ).
3- Testar em uma peça inútil até conseguir uma cobertura homogênea, sempre agitando a pistola pra a purpurina não assentar no fundo da pistola.
4- Adicionar um pouco de catalizador na quantidade correspondente ao trabalho final e aplicar na peca.
5- Aplicar o verniz automotivo catalizado por cima pra dar brilho, proteção e durabilidade.
6- Lixar com lixa fina e polir, se necessário.
Obs 1: Acredito que o catalizador pode ser dispensado na primeira camada (a com a purpurina). Se a camada for bem fina e o verniz catalizado for aplicado na sequencia pois ele ainda reage com a camada de baixo. Mas vale experimentar antes.
A vantagem de não catalizar a mistura (verniz+purpurina) é que pode ficar guardada por muito tempo sem endurecer.
Obs 2: A tinta sem catalização, aplicada bem fina, seca em 1 ou 2 dias e já pode receber serigrafia etc. antes do verniz. Catalizada, seca em algumas horas.
Obs 3: Melhor ter uma pistolinha dessas baratas para a tinta dourada separadamente pois o resíduo de purpurina meio que impregna em tudo e é muito difícil limpar.
Obs 4: Pode fazer o processo com pincel pra sentir a capacidade da tinta antes de animar em comprar um compressor pra aerógrafo.