Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 29 de Novembro de 2024, as 05:42:35

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas: [1]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Por favor amigos Meçam as Saídas de seus TSW's e Postem Aqui!  (Lida 2615 vezes)
gubterra
Visitante
« : 02 de Novembro de 2013, as 11:00:21 »

Ola pessoal, quem tiver condições e um multímetro true RMS, por favor.....

1 - Baixe qualquer programa gerador de sinais e gere uma onda senoidal perfeita a 1Khz,
2 - Com o volume do sistema(windows) e do programa gerador de sinal no maximo.... pegue o sinal que sai direto da sua placa de som e meça com o multimetro na escala VCA, deve apresentar algo em torno de 250 a 400mvca...
3 - Anote o valor da medição do sinal da placa de som
4 - Agora injete o sinal que said a placa de som direto no seu TSW(de preferência o Clean), em seguida messa a saida do TSW também a escala VCA, anote este valor, e publique os dois valores(entrada e saida) aqui no tópico...

A moral da história é que qualquer pessoa que obtiver uma medição de saída acima de 2,75Vca um power baseado no lm3886 estará sofrendo com a saturação do power que traz consigo valores elevados de harmônicos impares, bem acima dos pares, situação essa que deve ser evitada caso queira uma distorção no estilo das valvulas....

No TSW Clean qualquer valor acima de 2,75vca ja distorce o power o que impede de conseguir som limpo a bom volume.
No TSW HOT ou marshalizer qualquer valor acima de 2,75Vca introduzira a distorção do power..... ou seja boa  parte quase que 50% da distorção será do power e não do pré...

No caso do power ser baseado no TDA7294 a coisa piora pois introduz distorção acima de 1,5VCA....

Como a maioria dos powers apresenta essa sensibilidade de entrada em torno da faixa de 50mv até 3,5Vca teremos sempre muita distorção de power se o pré entregar valores maiores do que a sensibilidade de entrada.....

Os meus TSW's  apresentaram muita dificuldade pra ficar abaixo do valor de entrada maxima.....   Gostaria de saber se no de vocês acontece o mesmo!?

No caso no HOT onde a intenção é obter distorção de pré, um divisor resistivo na saida ou até mesmo a adequação do otenciometro de volume resolveria o problema da saturação do power...

No caso do Clean onde o intensão é ter um som clean ou no máximo um pouco saturado, a coisa ja fica bem mais complicada.... pois usando um osciloscópio de pc pude aferir que é praticamente impossivel ter um som limpo(sem THD de pré e power) e audivel.... tirando o cursor dos potenciometros de ganho e volume acima dos 10% o próprio pré ja satura o sinal....
Quem tiver um osciloscópio nem que seja de PC, por favor faça este teste, para verificarmos se os resultados de vocês coincidem com os meus...  Foram medidos por mim 2 TSW...

É isso galera.... Valeu..  Um abraço!
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, as 11:52:48 por Alex Frias » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 02 de Novembro de 2013, as 11:42:16 »

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/verbos-medir-e-pedir-verbos-irregulares-da-3-conjugacao.htm
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, as 11:53:53 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gubterra
Visitante
« Responder #2 : 02 de Novembro de 2013, as 11:48:01 »

Ótimo valeu a contribuição! Ainda mais você sabendo que não se pode modificar o título....  fora delicadeza...   Espero que gente interessada leia o tópico.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, as 11:59:31 por Alex Frias » Registrado
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #3 : 02 de Novembro de 2013, as 11:57:49 »

Creio que essa é uma dúvida que muitos tem, eu tive, por isso procurei o corretor, então que tal a gente tentar ter ao menos no título colocar o correto? Ser corrigido não deveria ser problema, eu tenho sido constantemente! Não esquente, garanto que muita gente também não havia percebido. Nossa língua é danada mesmo!

Aliás, como diz sua frase: "A dúvida é o princípio da sabedoria."

Ah, minhas desculpas por ter me enganado... achei que o usuário comum poderia modificar o título, perdão!

-----
Em relação ao TSW, já o testei com alguns amplificadores de potência.

Realmente, caso seja ligado direto na seção de potência, sem um controle de volume variável ou mesmo uma atenuação fixa, pode-se ter um sinal suficientemente alto para distorcer de forma desagradável o circuito do LM3886 (não sei se isso poderia inclusive fritar o bichinho...). Com amplificadores de potência SE, ou mesmo na(s) inversora(s) de um PP o resultado é bem interessante, mas pode também ser necessária alguma atenuação...

Talvez, dando uma olhada no circuito do projeto do amplificador C386 possa lhe dar alguma idéia, pois ele apresenta um bom som "limpo". Mas como não tenho um ociloscópio de verdade ficeo devendo a informação sobre saturação e consequente distorção harmônica gerada nesse estágio considerado "CLEAN".
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, as 12:18:43 por Alex Frias » Registrado

"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
gubterra
Visitante
« Responder #4 : 02 de Novembro de 2013, as 13:13:56 »

As minhas medições e gráfios dos harmônicos estão neste tópico...   http://www.handmades.com.br/forum/index.php?topic=5391.msg122042#msg122042

No gráfico você consegue ver que a distorção tem duas vezes mais harmônicos nas frequências impares.

Verá também o formato da onda totalmente ceifada, no pré clean, a baixo volume e ganho e com uma entrada de apenas 100mvca, essa saturação vem logo do primeiro cojunto de opamps nem precisa pegar o sinal na saida do pré para ver a distorção... nesta medição o ganho estava setado em 5% e o volume em 10%.... mais que isso a thd subia as estratosferas  na entrada um sinal senoidal perfeito a 100mvca...
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, as 13:20:44 por gubterra » Registrado
ApAcHe*
Visitante
« Responder #5 : 02 de Novembro de 2013, as 13:30:49 »

Mas nesse caso, o pot de volume não veio para atenuar isso?
Visitante
« Responder #6 : 02 de Novembro de 2013, as 13:42:06 »

Veja atenuar o Hot creio que sim... mas pra conseguir mais volume acaba-se colocando mais voltagem na entrada do power do que ele aguenta sem saturar.....
No caso Clean, o sinal ja sai distorcido do primeiro opamp bem antes do pot de volume, e uma vez ceifado o sinal não tem com consertar la na frente....
« Última modificação: 02 de Novembro de 2013, as 13:49:07 por gubterra » Registrado
Páginas: [1]   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: