Home
Ajuda
Regras
Pesquisa
Login
Registrar
Bem-vindo,
Visitante
. Por favor faça o
Login
ou
Registro
.
22 de Novembro de 2024, as 06:05:10
1 Hora
1 Dia
1 mês
1 Ano
Sempre
Login com nome de usuário, senha e duração da sessão
Handmades
>
Lançamento de Novos Projetos
>
Amplificadores valvulados
>
HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades)
Páginas:
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
1
...
6
7
[
8
]
9
10
...
16
Ir para o Fundo
« tópico anterior
tópico seguinte »
Imprimir
Autor
Tópico: HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades) (Lida 188623 vezes)
c.stoffel
Iniciante
Obrigado
-Dado: 2
-Recebido: 0
Re: HTM1-3 Diário de Montagem (O JTM1 Handmades)
«
Responder #105 :
23 de Dezembro de 2014, as 10:01:14 »
Matec,
A impedância do transformador de saída do JTM1 foi verificada com um original ou calculada a partir de experimentos?
É que mandei um e-mail pro pessoal da Dagnall e, apesar de me dizerem que não poderiam me dar as especificações pois o OT é customizado pra Marshall, me disseram que o transformador tem primário de 12K pp e secundários de 4, 8 e 16 ohms.
Achei que a informação pudesse interessar
Abraço
Hand MasterMind
Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844
«
Responder #106 :
23 de Dezembro de 2014, as 11:52:40 »
c.stoffel
Essa é uma história longa.
A princípio achamos que a impedância primária estaria num valor bem alto, entre 22k e 30kpp.
Após vários testes (incluindo o do xformer, aqui do fórum que obteve 20kpp) e e cálculos feitos através de softwares, cheguei a um valor um pouco menor, de 18kpp. Esse é um valor que considero ideal, pois faz com que a válvula ainda trabalhe dentro de sua curva de dissipação, e forneça a potência indicada.
Porém eu sabia que essa impedância deveria ser menor, pelas palavras do próprio projetista do ampli.
Quando comecei a divulgar o esquema apareceram várias pessoas para ajudar, e inclusive uma que fez o favor de medir várias vezes a relação de espiras do OT, e o valor alcançado foi de 10kpp.
Mais tarde essa pessoa encomendou à própria Dagnall um OT com as especificações do TX OP 00039, e as especificações que acompanharam essa peça eram as seguintes: Primário 0-111-222 V Secundário 0 - 6,3 - 8,9v (8 e 16 ohms). O que dá também uma impedância de 10kpp.
Agora você chega também com especificações da Dagnall de impedância primária de 12kpp .
É claro que essa informação também pode ser levada em consideração, pois talvez a impedância de 10kpp possa vir a ser baixa demais.
Em pesquisas pelos fóruns, eu vi relatos de que alguns amplificadores desses tinham tido problemas de envelhecimento precoce das 12AU7. Talvez não sejam fatos isolados.
Abraço.
«
Última modificação: 30 de Março de 2018, as 15:43:18 por Matec
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #107 :
07 de Maio de 2015, as 10:38:52 »
Eu estava verificando alguns modelos de transformadores e aí passei no site da Schatz Transformadores.
Para surpresa minha, o Prof. Alexandre colocou na sua tabela de produtos, um kit para a montagem do HTM1-3.
É o transformador de força TF 25B e o de saída TS 3.6E.
Aqui nesta pàgina
http://www.schatz.eng.br/produtos.htm
Agora está mais fácil de se fazer o HTM1-3.
Obrigado
a.sim
Administrator
DIY Freak
Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049
e^(i x pi)+1=0
«
Responder #108 :
07 de Maio de 2015, as 15:47:14 »
Citação de: Matec em 07 de Maio de 2015, as 10:38:52
É o transformador de força TF 25B e o de saída TS 3.6E.
O de saída eu vi como TS 3.60E. Ele fez a impedância do primário com 18k placa a placa.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Matec
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #109 :
07 de Maio de 2015, as 16:10:31 »
Citação de: xformer em 07 de Maio de 2015, as 15:47:14
O de saída eu vi como TS 3.60E. Ele fez a impedância do primário com 18k placa a placa.
Foi engano meu, é TS 3.60E mesmo.
Os meus protótipos estão agora com 18k p-p, e não tenho problemas com eles. Quando veio a notícia sobre 10k p-p esses transformadores já tinham sido fabricados.
Agora a Schatz tem algum acordo com uma loja virtual. Eu entrei em contato com eles e ficaram de enviar informações sobre os transformadores (preço, entrega, frete, etc). Quando houver alguma resposta eu postarei aqui.
Abs
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #110 :
23 de Maio de 2015, as 11:56:48 »
Olá
Quando eu comecei com esse negócio de tirar os esquemas dos Marshalls 1W , não achei que seria algo de muito interesse das pessoas. Eu achava que logo mais a internet ficaria lotada desses esquemas, e que todos os que possuíssem os amplificadores e achassem interessante, iriam postar o “seu” esquema.
No entanto, apesar de certo interesse das pessoas em possuir os esquemas, quase ninguém está disposto à desenhá-los. Muitos não tem paciência, e outros não saberiam mesmo fazê-lo.
Resolvi então postar aqui o máximo de 1W que eu pudesse.
Como no começo eu não tinha as informações precisas, eu juntei tudo o que podia e “criei” o HTM1-3, que foi minha primeira versão do JTM1. Até que foi bom, pois o esquema estava correto, apenas alguns componentes tinham seu valor diferente, já que as fontes de informação não eram precisas.
Depois, no The_Amp_Garage, apareceram informações mais precisas, e eu pude, com a ajuda de vários amigos, conseguir o esquema do JTM1, JCM1, e parte do CS-JTM145.
O JTM145, tem uma placa (Toneboard) que não pôde ser vista , mas não vai demorar muito tempo para se ter essa parte do esquema. Se alguém quisesse hoje montar esse amplificador, poderia fazê-lo, pois a toneboard do HTM1-3 é 100% compatível com o esquema. O esquema parcial do JTM145 que foi publicado no The _Amp_Garage no final de agosto de 2014 vem agora fazer parte dos esquemas deste tópico do Handmades.
Aqui está:
(Para ver o esquema em tamanho real, clique na imagem e abra em nova guia).
Tenho mais uma novidade; abri um novo tópico de pedido de informações sobre o esquema do JMP1, e estou começando a ter algum retorno.
Daqui a um tempo creio que teremos o esquema desse 1W SE com 4 triodos em paralelo.
Abs
«
Última modificação: 15 de Abril de 2017, as 11:11:40 por Matec
»
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200
«
Responder #111 :
23 de Maio de 2015, as 12:43:34 »
Matec, dá uma olhada aqui! Vê se ajuda.
http://s26.postimg.cc/8ujnrkm15/HTM1_REV1_2_08_04_2014.png
http://www.marshallforum.com/workbench/69572-jtm1h-jtm145h-mod.html
-----
Esquece, nem havia reparado que era você que havia postado lá! que mico o meu!
«
Última modificação: 23 de Maio de 2015, as 12:45:33 por Mallermb
»
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
ricardox
Iniciante
Obrigado
-Dado: 3
-Recebido: 0
«
Responder #112 :
23 de Maio de 2015, as 13:32:13 »
Matec, eu dei início ao projeto do HTM1 usando as pcb que você postou, mas a qualidade das pcb que eu fiz ficou péssima
, precisei preencher as trilhas com estanho, e o som acabou ficando com muito ruido e não gostei do resultado obtido, usei os transformadores da Schatz e as tensões estão ok!!!
Vou retomar este projeto nas férias da faculdade, já mandei até fazer o chassis pra ele e o gabinete falta revestir, vou fazer as pcb do zero até obter um resultado satisfatório, pois os clones que a galera postam na internet, a qualidade do som não fica devendo nada ao original!!!
Mesmo assim, boa sorte pra quem for fazer este excelente amplificador.
Abraço
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #113 :
23 de Maio de 2015, as 13:57:16 »
ricardox
Mesmo sem ter ficado bom, poste fotos dele. Aí poderemos fazer uma checagem. O importante é sempre localizar as possíveis falhas de um projeto, e assim evitar que as próximas montagens apresentem os mesmos problemas.
Mallermb
Não esquenta, isso acontece, e obrigado pela ajuda.
Abs
«
Última modificação: 23 de Maio de 2015, as 14:00:01 por Matec
»
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #114 :
08 de Julho de 2015, as 12:29:00 »
JMP1
Finalmente, fechando o ciclo dos esquemas Marshall 1W , eis aqui o esquema do JMP1 ; o ampli SE da série. Esse amplificador é, como diria o James Marchant, engenheiro da Marshall, “algo estranho”. Apresenta soluções diferentes de todos os outros 1W. Mas ainda assim apresenta o som característico da marca. A impedância primária medida do OT (TXOP00038) foi de 6,4k.
Vou agradecer aqui às pessoas que ajudaram a obter esses esquemas, e sem as quais eu não chegaria a nenhum resultado:
Ao
John G.
, da Nova Zelândia, que comprou o JMP1 só para que o esquema pudesse ser tirado. Além de ter feito comentários e correções desde o primeiro esquema do HTM1-3 (considero um grande amigo); e ao Cassoulet, da França, por ter conseguido outro esquema do JMP1, que serviu de na comparação e correção desse atual esquema.
CS JTM145
Agradeço ao Freddy, da Bélgica, pelas fotos do CS e sua disponibilidade, inclusive de desvendar as impedâncias dos transformadores de saída. Também ao Built, pelas fotos postadas no fórum The Amp Garage
JCM1
Agradeço ao JC Bazzi, radicado na França, por fotos do JCM1
JTM1
Jazzkramer, atualmente na República Dominicana, pelo trabalho no fórum The Amp Garage com o JTM1.
HTM1-3
Smokebreak, dos EUA, por ter construído em tempo recorde o primeiro HTM1 “internacional” que eu tive confirmação.
Agradeço também a todos que de uma forma ou de outra, ajudaram a desenvolver este tópico.
E claro, ao
Ferro Velho
, que criou toda a bagunça.
Em Tempo: Não posso esquecer do xformer que logo no início do tópico fez seu próprio protótipo, e com suas observações, contribuiu para que o amplificador chegasse ao ponto ótimo de desempenho. Obrigado!
Abs
Atenção!
Esquemas atualizados em 11/07/2015.
Correção na impedância primária dos transformadores TXOP 00039.
«
Última modificação: 11 de Julho de 2015, as 11:08:52 por Matec
»
Colaborador
Obrigado
-Dado: 25
-Recebido: 200
«
Responder #115 :
08 de Julho de 2015, as 13:46:08 »
Matec, simplesmente sensacional, fiquei de queixo caído, simplesmente parabéns é pouco!!!
A vida não é complicada, o viver não é complicado, nós é que temos o costume de complicar a vida e o viver...,
AdrianoLima
Visitante
«
Responder #116 :
08 de Julho de 2015, as 15:19:35 »
Cada dia que entro aqui no fórum eu me inspiro e me surpreendo ! Realmente o pessoal aqui é do mais alto nível, espero um dia conseguir alcançar pelo menos um pouco de todo o conhecimento aqui passado e claro futuramente quando ao invés de engatinhar, começar a andar pelo menos nesta arte tão bonita que é a construção de amplificadores, poder também publicar algo relevante no forúm.
Parabéns a você Matec e a todos os envolvidos do projeto!
Visitante
«
Responder #117 :
08 de Julho de 2015, as 19:28:18 »
E claro, ao Ferro Velho, que criou toda a bagunça.
Matec nos todos é que agradecemos o teu empenho em desvendar estas pérolas para nos, uma contribuição sem preço para o Handmades.
Eu reclamei que só bode embarcado durante um tempão por não haver esquemáticos destes amps na net, foi uma época que estava louco por amps de baixa potência e som clássico pois moro em apartamento e não posso "botar no talo" um amp grande.
Me contentei em fazer prés valvulados para poder curtir o som dos amps clássicos, depois com a grande ajuda de alguns amigos aqui fiz os powers também valvulados.
Recentemente comecei a construir amps completos e agora mesmo estava trabalhando no meu 2204 (JMP/JCM800), mas sei que ficarei frustrado quando terminar pois não poderei aumentar muito o volume.
Então estes amps de 1Watt são muito bem vindos e muito importante aqui pra gente.
Estou com as mãos cheias agora com os JMP e o JTM, mas depois que terminar estes dois, vou escolher um desses "Onewatters" para colocar no meu combo crate fw15r.
Valeu Matec, trabalho de gente grande!
Abraços.
Hand MasterMind
Obrigado
«
Responder #118 :
08 de Julho de 2015, as 19:45:05 »
Obrigado Ferro_Velho.
Essa é uma pequena retribuição ao ótimo pessoal desse fórum, que entre um tópico e outro, sempre ensina algo útil.
Espero que todos aproveitem o que for possível, e precisando de ajuda, é só perguntar.
Abs
Handmaker
Obrigado
-Dado: 352
-Recebido: 383
«
Responder #119 :
08 de Julho de 2015, as 20:03:00 »
Esse vai ser um ampli que eu quero fazer desde a parte de confecção dos transformadores, semestre que vem vou estudar sobre transformadores na faculdade então vou ficar bem animado! Ótimo trabalho Matec.
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
1
...
6
7
[
8
]
9
10
...
16
Ir para o Topo
Imprimir
« tópico anterior
tópico seguinte »
Ir para:
Por favor selecione um destino:
-----------------------------
Fórum Geral
=> Solicitação de Novos Registros
=> Avisos
=> Alto-falantes
=> Amplificadores
=> Microfones
=> Luthieria
=> Placas de Circuito Impresso
=> Eletrônica
=> Ferramentas, Instrumentos, Maquinário e Gambiarras
=> Microcontroladores e Eletrônica Digital
=> Coluna Home Studio
=> Pedais e efeitos
=> Samples, Vídeos e Músicas
=> Softwares
=> Área do Iniciante
Lançamento de Novos Projetos
=> Amplificadores transistorizados
=> Amplificadores valvulados
=> Caixas para alto-falantes
=> Pedais de efeito
=> Layout de projetos
Dúvidas e Sugestões
=> Críticas e Elogios
=> Dúvidas
=> Sugestões
Compra/Venda
=> Componentes e peças para construção
=> Equipamentos Usados
=> Projetos Montados
Off Topic
=> Conhecimento
=> Humor
Dúvidas e Sugestões
=> Resenhas - Reviews
===> Amplificadores
===> Guitarras
===> Pedais
Off Topic
=> Off-Topic
Fórum Geral
===> Arduino
===> Microchip PIC
===> Atmel AVR ATMEGA
Compra/Venda
=> Outros (revistas, livros, discos, serviços, etc)
Off Topic
=> Jornal
Fórum Geral
=> Lata Velha
=> Impressão 3D
===> Raspberry Pi
=> Modelos SPICE
Carregando...