Certinho agora !
Bom pelo pouco que eu entendo de alto-falantes, o que você poderia fazer é estudar os gráficos de resposta em frequência e de impedância dos alto-falantes que você pode tentar usar no lugar do original (comparando com os gráficos dele). Os fabricantes (os bons) publicam esses gráficos e as especificações deles. Assim um pode ter um resposta melhor em determinadas frequências (ou até mais estendida), melhor sensibilidade (ou seja vai dar mais volume), ter um pico de impedância (ressonância) em outra frequência que a do seu falante (no pico de impedância a potência cai bastante). Tudo isso modifica a percepção do som obtido.
Xformer,
Sou iniciante também no mundo da eletrônica e acho que vou ter muita dificuldade na hora de analisar estes gráficos, sera que sem este conhecimento de frequências conseguiria escolher um um alto-falante melhor dentre as varias opções disponíveis?
Andei lendo sobre o assunto e só consegui mais duvidas : alnico x cerâmico, cone seco de papel x cone de papelão espesso, com ou sem suspensão...
E tem também a questão acústica de como eles reagiriam dentro do amp fechado.
Acho que a melhor opção seria ter os alto-falantes em mãos para ir testando e avaliando de ouvido mesmo, mas ficaria inviável gastar uma grana nisso.
Obrigado pela força.