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Autor Tópico: Bright Style Wiring - Les Paul (melhora do brilho)  (Lida 14273 vezes)
brunosousa
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« : 13 de Outubro de 2013, as 21:50:19 »

Galera, não sei se vocês já conhecem, mas em meio a pesquisas pra melhorar o som da minha Epiphone me deparei com esse esquema de ligação:

http://www.clipperton.ch/vincenzo/pub/guitar/divers/mods/neck_pu/vincenz-wiring.jpg

Minha guitarra sempre me deixou meio decepcionado em relação a timbre, sempre achei meio "apagada". Entao resolvi tentar esse esquema. Ao abrir a tampa de trás, me deparei com dois pots de volume B500K e dois de tone 25k (Huh?). Achei estranho os de 25k, pois deveria ser 500k, os captadores são da Epi Standard. Bom como ela é de segunda mão devem ter colocado captadores ativos e retirado depois (eu acho).

Enfim, desliguei os pots de tom pra testar e o som ficou excelente! com mais volume e mais brilho. Então comecei a montar o esquema conforme acima com o treble bleed e bass-cut no neck. Mas ao final a diferença de volume do neck pro bridge era grande (atribuo isso ao valor dos pots de tom, que estão errados). Entao fiz a mesma ligação do neck no captador da ponte.

Pronto agora sim o som que eu esperava da minha Lespa. O único "problema" é que o pot de tone quase não muda o timbre, mas como eu não utilizo, fica assim por enquanto.

Resolvi compartilhar, se alguém interessar faça e conte os resultados.

Abraço
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bossman
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« Responder #1 : 13 de Outubro de 2013, as 23:43:09 »

Tem certeza de que não era 250K ao invé de 25k??
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brunosousa
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« Responder #2 : 13 de Outubro de 2013, as 23:51:28 »

Certeza bossman, tava escrito 2A25k, ai fui medir no multímetro pra ter certeza e deu 25k nos dois pot entre os pinos 1 e 3.
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Alex Frias
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« Responder #3 : 14 de Outubro de 2013, as 00:07:30 »

Bem esquisito mesmo, 25K alguém devia ter problemas sérios com agudos e brilho...rs. Cheesy

Não curto 1M mesmo em humbucker, mas tudo é gosto e a proposta é interessante do circuito em cima do captador do braço. Eu particularmente adoro mudar as coisas até chegar onde quero, mas tyenho por hábito começar do que já existia e já foi aprovado "historicamente". Daí ver se realmente é aquilo ou não que eu desejo.

Eu sempre uso o "50's Wiring" em todas as guitarras com dois humbuckers e quatro potenciômetros. Ele ajuda a não perder tanto agudos e brilho quando baixamos o controle de volume sem usar um "treble bleed" qualquer.

O que mais me deixa impressionado é como ouço a mesma coisa de tantos tocadores de guitarra: nem uso os controles da guitarra, ficam sempre no máximo. Poxa, uma boa guitarra com bons captadores e um amp com distorção, ou mesmo um pedal bem feito de distorção/drive. Se você aprende a usar os controles da guitarra vai parecer que tem uma dúzia de pedais de drive em ajustes diferentes. Inclusive um dos melhores timbres clássicos de distorção que costumo tirar principalmente do captador da ponte é com ele no 8, equilíbrio impressionante!
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« Responder #4 : 14 de Outubro de 2013, as 00:18:27 »

...O único "problema" é que o pot de tone quase não muda o timbre, mas como eu não utilizo, fica assim por enquanto....
Concordo com o Alex... os controles da guitarra são todos uteis... é questão de aprender a usar.
Mas se você não usa o controle de tom, desligue-o... por mais bem elaborado que ele seja, sempre abafa um pouco o som...
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« Responder #5 : 14 de Outubro de 2013, as 00:25:45 »

Pois é, mas é importante ouvir com e sem o controle, pois há vezes em que esse pequenino corte de altas é o suficiente para arredondar um timbre...
Um truque legal é usar esses potenciômetros "no load" no controle de tonalidade, ou para quem tem a manha, modificar potenciômteros normais para esse tipo.

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« Responder #6 : 14 de Outubro de 2013, as 00:31:24 »

O que mais me deixa impressionado é como ouço a mesma coisa de tantos tocadores de guitarra: nem uso os controles da guitarra, ficam sempre no máximo. Poxa, uma boa guitarra com bons captadores e um amp com distorção, ou mesmo um pedal bem feito de distorção/drive. Se você aprende a usar os controles da guitarra vai parecer que tem uma dúzia de pedais de drive em ajustes diferentes. Inclusive um dos melhores timbres clássicos de distorção que costumo tirar principalmente do captador da ponte é com ele no 8, equilíbrio impressionante!

Isso é fato... todo iniciante ( e a maior parte dos iniciados também...) usam tudo no 10! Eu mesmo conheço uma renca!
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« Responder #7 : 14 de Outubro de 2013, as 10:12:28 »

   Se você aprende a usar os controles da guitarra vai parecer que tem uma dúzia de pedais de drive em ajustes diferentes. Inclusive um dos melhores timbres clássicos de distorção que costumo tirar principalmente do captador da ponte é com ele no 8, equilíbrio impressionante!

há muito tempo aprendi a usar o controle de volume pra baixar o ganho do drive e tirar timbres variados, aquele dedilhado com Chorus fica muito bom com um leve drive.
Costumo baixar um pouco o volume e usar o controle de tonalidade no captador do braço pra tirar um timbre parecido com guitarra acústica.
Mas tenho colegas que preferem abaixar e reduzir o drive e compensar o volume  nos knobs do pedal  Shocked.

Eu prefiro o controle de tonalidade "greasebucket" pois este corta agudos e médios sem nunca ficar "Muddy" (abafado demais).
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« Responder #8 : 14 de Outubro de 2013, as 10:41:07 »

Por isso continuo a advogar que cada caso exige um pensamento adequado...

Vejam vocês, acabei de tirar o cobtrole GreaseBucket da minha Tele AmSpecial. Ele ficava ótimo com os captadores originais, mas não tão bons com os novos, Lollar 52T. O controle antigo, 250k com um cap de 47nF, casa lindamente com esse oar de captadores.

Eddie, uma coisa que nunca experimentei é o GreaseBucket com um set de captadores humbucker... Fico me perguntando se ajustaria o potenciômetro e os outros valores, para tal...
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« Responder #9 : 14 de Outubro de 2013, as 12:05:21 »

Por isso continuo a advogar que cada caso exige um pensamento adequado...

Isso é fato... todo iniciante ( e a maior parte dos iniciados também...) usam tudo no 10! Eu mesmo conheço uma renca!

Tem um iniciado ali que não usa o controle de volume.
https://www.youtube.com/watch?v=9IrWyZ0KZuk

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« Responder #10 : 14 de Outubro de 2013, as 12:13:46 »

Não se deixe enganar pelas aparências!  Wink
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« Responder #11 : 14 de Outubro de 2013, as 12:20:18 »

Em For The Love ele usa quase nada por causa da alavanca, mas em Lotus feet ele larga quase totalmente a alavanca em umas partes e usa o volume.
https://www.youtube.com/watch?v=6CfEaSmdtGU

Não dá para ter 2 pássaros na mão ao mesmo tempo.  Cheesy
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, as 12:21:56 por felix » Registrado
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« Responder #12 : 14 de Outubro de 2013, as 12:36:28 »

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Eu tenho uma crafte estilo 335, eu modifiquei os captadores pra ter 6.8k e 7.2k desenrolando as bobinas originais e substitui os imãs originais por alnico 2, uso cordas 0.012, IMHO uma boa guitarra tem que ter dinâmica, se eu palheto suavemente é assim que deve soar e quando desso a lenha...

Com esta configuração o controle greasebucket quando fechado, soa como se os tones do amp estivessem todos no zero, exelente pra tirar um som estilo George Benson.

Mas não achedito que fique bom com captadores muito fortes como JB, Evo, Distortion..
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brunosousa
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« Responder #13 : 14 de Outubro de 2013, as 14:39:14 »

Vivendo e aprendendo. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

O pot de volume eu utilizo muito, pra ficar mais versátil principalmente com drive, pois toco pop rock e mpb em bares, aí é uma necessidade. Mas o de tom eu não costumo utilizar muito, como o som da guitarra estava meio abafado, e eu curto guitarras com mais agudos do que médios, deixava ele no máximo mesmo.

Mas é bom ver essas discussões, sempre é um aprendizado.

Abraço
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Alex Frias
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« Responder #14 : 14 de Outubro de 2013, as 15:17:25 »

Bruno, eu sou mais do que obrigado a concordar com você que sua guitarra deveria ter o som mais abafado do universo conhecido. Mas se ( ou quando ) tiver captadores brilhantes ( brilhantes, não magrelos e estridentes ) poderá dosar isso com o seu novo controle de TONE.

Eddie, obrigado pela dica. Eu uso diferentes captadores em cada guitarra desse tipo LP/335. Mas todos estão nessa onda vintage, articulados, brilhantes, de baixa saída, mais pra PAF original, bem dinâmicos. Os controles convencionais tem sido tão precisos para eu tirar os timbres que mais curto que passei a me habituar com eles. Mas ainda vou experimentar o GreaseBucket em alguma!

Já esses HBs mais de médios ou os ativos tipo EMG 81, 85, etc. já experimentei e vi que não são para mim. Eu basicamente gosto de sons clássicos, bem cuidados por um lado e por outro torturar amplamente o timbre da guitarra com efeitos diversos, abusivamente, até quase tornar-se irreconhecível. Mas a dinâmica e expressividade para mim são quase uma religião, em ambos os casos!



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Não dá para ter 2 pássaros na mão ao mesmo tempo.  Cheesy

Verdade, ou quase, a não ser que você seja o Jeff Beck...rs

http://www.youtube.com/watch?v=ipSspfDNVGc

E aproveitem o solo arrasador da Talzinha, sou fã de carteirinha dessa formação!
« Última modificação: 14 de Outubro de 2013, as 15:21:15 por Alex Frias » Registrado

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