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Autor Tópico: Orange Squeezer não comprime  (Lida 51597 vezes)
Adiel
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« Responder #30 : 21 de Novembro de 2012, as 13:00:17 »

Com relê, apenas um, há muito tempo.  Você está usando os resistores de carga na entrada (1M) e na saída (100K) do pedal problemático?
« Última modificação: 21 de Novembro de 2012, as 13:08:00 por Adiel » Registrado

designermx2
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« Responder #31 : 21 de Novembro de 2012, as 13:27:57 »

Sim, mas havia colocado no Jack de saída e de entrada, quando coloquei na chave 3pdt (na placa) ai a coisa ficou melhor, mas não resolveu. A solda foi super rápida e nem teve como estragar a 3pdt... logo, ou a chave que faz zoada mesmo ou nem sei mais oq.

O relé consome muito da bateria ou apenas em seu acionamento e depois fica parado o consumo?
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Adiel
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« Responder #32 : 21 de Novembro de 2012, as 14:18:37 »

Pode estar aí o problema.  Ponha os resistores na entrada e na saída do circuito, não na 3PDT ou nos jacks. 

O problema do relê é que ele consome energia durante todo o tempo que ficar acionado.
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designermx2
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« Responder #33 : 22 de Novembro de 2012, as 08:55:20 »

Pronto, hoje farei o teste. Outra coisa que acho importante para ajudar o pessoal aqui além de mim... Se fosse a chave 3pdt, todos os acionamentos dariam o pop, confere ou pode ser o contrário.

 Cool Quando eu aciono o pedal, posso ligar e desligar várias vezes seguidas e nada acontece (nenhum pop), mas quando eu passo cerca de cinco minutos , o pedal volta a dar o pop e ai continua acontecendo isso.

Acho que isso não é a chave não, seria?

Outra coisa, para eu tentar identificar esse problema por aqui sem estar enjoando muito o pessoal por aqui...

O pop é geralmente associado a uma descarga de capacitor, confere? Qual o capacitor geralmente que pode fazer isso? O da fonte?

O esquema utilizado foi esse:  http://3.bp.blogspot.com/-bEMBMvJwA5Y/TwrbbnpmzoI/AAAAAAAAAbw/EQ70PKQOFes/s1600/seaUrchin_Schematic.gif


Alguma idéia?
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Adiel
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« Responder #34 : 22 de Novembro de 2012, as 11:31:08 »

Experimente um resistor de 82K ou 100K entre o OUT1 (R6) e GND.
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« Responder #35 : 22 de Novembro de 2012, as 12:36:37 »

Pronto, hoje farei o teste. Outra coisa que acho importante para ajudar o pessoal aqui além de mim... Se fosse a chave 3pdt, todos os acionamentos dariam o pop, confere ou pode ser o contrário.

 Cool Quando eu aciono o pedal, posso ligar e desligar várias vezes seguidas e nada acontece (nenhum pop), mas quando eu passo cerca de cinco minutos , o pedal volta a dar o pop e ai continua acontecendo isso.

Acho que isso não é a chave não, seria?

Outra coisa, para eu tentar identificar esse problema por aqui sem estar enjoando muito o pessoal por aqui...

O pop é geralmente associado a uma descarga de capacitor, confere? Qual o capacitor geralmente que pode fazer isso? O da fonte?

O esquema utilizado foi esse:  http://3.bp.blogspot.com/-bEMBMvJwA5Y/TwrbbnpmzoI/AAAAAAAAAbw/EQ70PKQOFes/s1600/seaUrchin_Schematic.gif


Alguma idéia?

Como eu disse em outro tópico, os capacitores responsáveis pelo pop são o de acoplamento e desacoplamento do sinal.
Para o Rebote experimente  trocar o capacitor de desacoplamento por um de 1uF de poliéster.  
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designermx2
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« Responder #36 : 22 de Novembro de 2012, as 13:08:23 »

Experimente um resistor de 82K ou 100K entre o OUT1 (R6) e GND.

Esse vou colocar na placa. Estava na 3pdt e quando estiver em casa soldo diretamente na placa. Assim, se continuar, mudarei o capacitor para ver o que acontece.

mesmo assim obrigado pela ajuda de todos.


Mas respondam uma coisa... delay é um circuito crítico? Já fiz reverb, já fiz um rebote, já fiz compressor, wah wah, já fiz distorção e todos que deram pop foram fáceis de resolver (quando deram que acho que foi apenas nos delays ).
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« Responder #37 : 22 de Novembro de 2012, as 13:43:04 »

Designer,

O rebote é um delay. Os resistores anti-pop devem estar o mais próximo dos capacitores de acoplamento e desacoplamento, como já disse antes o Alex Frias.
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« Responder #38 : 22 de Novembro de 2012, as 14:34:36 »

Verifique se não tem algúm capacitor invertido.
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« Responder #39 : 22 de Novembro de 2012, as 14:50:53 »

Também verificar se ligou o + na chave para o acionamento do led. Deve-se ligar o GND na 3PDT.
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Adiel
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« Responder #40 : 22 de Novembro de 2012, as 16:45:13 »

Também verificar se ligou o + na chave para o acionamento do led. Deve-se ligar o GND na 3PDT.

Bem lembrado, Mestre Marcos!
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« Responder #41 : 23 de Novembro de 2012, as 12:53:29 »

Pessoal, tenho boas notícias mas vou compartilhar detalhadamente o que aconteceu para que fique mais uma opção de descoberta de POP´s malditos nos pedais.

Primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi tirar os resistores da chave e colocar na placa. Desastre total. Dessa vez a cada clique mostrava no som o acionamento e desacionamento da chave. Troquei mais uma vez a chave.... continuou... retirei os resistores e coloquei na chave novamente e  melhorou, mas não sumiu...

Achei que fosse algum capacitor na placa... retirei o da fonte de 100uf e coloquei um de 47uf e notei uma diminuição do pop, mas não queria baixar mais que isso já que no projeto original é um de 100uf.

Olhei e reolhei e cansado, tirei a sandalha, a camisa, sentei junto ao set e comecei a ver o que pode ser feito... apertando a chave com a mão notei que parecia que ela fazia contato com o positivo da caixa... olhei se havia algum potenciômetro tocando na carcaça, fios, ligações, soldas na placa e tudo parecia perfeito... depois de muito revisar me dei conta que eu não havia aterrado a caixa e aterrei para ver.

Pimba! O pop ficou tão baixo, mas tão baixo que num valvulado de 15w no volume máximo ele deve ter ficado com uns 0,01db (é chute viu)?



Mas só percebe um minúsculo estalinho (muito baixo mesmo que se alguém falar ou o telefone tocar ou alguém arrastar a sandalha na casa você não escuta mais.

Ou seja. Aterrando a caixa a coisa ficava normal e não funcionou o lance dos resistores direto na placa (piorou).

Meu pedal foi o deep blue delay mad professor e não o rebote. O rebote que montei não deu isso.


Quanto ao orange, ontem arregacei o volume dele a ponto de distorcer o sinal da guitarra sem nenhum pedal de distorção ligado e o bicho funcionou certinho. Está bem ignorante, mas não percebi variação na alteração de bias. Alguém sabe dizer se o pot/trimmer do bias é relacionado ao transistor q2 ? usei um 2sk30 e acho que ele deve ser meio ignorante!

Abraços e obrigado!
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Marcos Câmara
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« Responder #42 : 23 de Novembro de 2012, as 13:10:27 »

Designer,

que bom que resolveu o problema.

Mas o aterramento sozinho não é o responsável pela diminuição do pop. No acionamento mecânico quase sempre existirá o problema, então devemos nos atentar que para eliminá-lo dependemos de alguns artifícios. O que deu certo no Rebote pode não dar no Shred, e por aí vai.
Os resistores anti-pop por exemplo, funcionam bem na maioria dos pedais.
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designermx2
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« Responder #43 : 23 de Novembro de 2012, as 15:53:57 »

Exato, por isso que preferi dexar o descritivo dos acontecimentos aqui porque pode acontecer com mais pedais novos por ai (qualquer dia desses faço meu slow gear. A plaquinha está pronta).


Os resistores pioraram a situação quando coloquei diretamente na placa, deixando toda a parte mecânica do true bypass exposta aos estalos. Só acho que o aterramento ajudou porque a carcaça estava recebendo sinal como se fosse um positivo. Talvez o acionamento mecânico fizesse algo nos potenciômetros ou sei lá (quando agente não sabe explicar o porque sai qualquer bobagem né), mas sei lá.... só resolveu mesmo quando aterrei a carcaça. Foi um simples fio ligado a um dos parafusos da tampa e anulou o efeito. Interessante que antes estava aterrado pelos pots e não dava o estalo. Nunca desmontei o pedal e do nada isso aconteceu. Achei meio estranho, mas... vai saber não é?
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designermx2
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« Responder #44 : 06 de Janeiro de 2013, as 11:25:57 »

Galera, uma dúvida. O trimpot eu troquei por um potenciômetro para controle de sustain, mas não percebo muita diferença. Alguém pode esclarecer isso?

É muito pouco mesmo o controle de sustain do Orange?


De resto, o pedal está muito, muito funcional.
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