Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 08:45:18

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Distorção na bateria???  (Lida 11460 vezes)
Dexter
Visitante
« : 05 de Outubro de 2013, as 23:11:43 »

Curto ouvir Stoner Rock, e hoje ouvi esta música em que a bateria soa um pouco diferente.

Se não estou enganado parece que há distorção na bateria ou será que estou errado?

http://www.youtube.com/watch?v=SfHhhA-Wt9g&list=PLF8F941868FE11B3D

Daí eu pensei, como seria um instrumento de sopro (flauta, saxofone...) com um overdrive ou distorção?
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #1 : 05 de Outubro de 2013, as 23:20:24 »

procure ouvir o pessoal que faz Ambient Noise e poderá conhecer várias formas alternativas de processamento. Bateria com distorção já é uma coisa meio velha. Até o Peter Gabriel já usou há mais de dez anos atrás.

Ouça também o trumpete eletrificado do Miles Davies! Os puristas odeiam...rs  Anjo
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« Responder #2 : 05 de Outubro de 2013, as 23:25:14 »

Isso é basicamente o que acontece quando você grava uma banda com um microfone só e não ajusta o volume pra não distorcer na mesa. Soa mais como uma mistura de Stoner e Garage.

Distorção em flauta transversal:
http://youtu.be/5gcPmBCMZ54?t=1m

Saxofone com vários efeitos:
http://www.youtube.com/watch?v=h4AMosg86No

E aqui, um violino elétrico com distorção:
http://www.youtube.com/watch?v=piMRXfD-aVA

Tem esse amigo meu "da web", que é lá dos lados do méxico, que também gosta de usar distorção no seu violino:
http://www.youtube.com/user/Tzitzimil/videos
« Última modificação: 05 de Outubro de 2013, as 23:27:39 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #3 : 05 de Outubro de 2013, as 23:50:06 »

Violino com dist. eu já ouvi pessoalmente é fica muitíssimo bom!
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
Finck
Handmaker

Obrigado
-Dado: 62
-Recebido: 271

« Responder #4 : 06 de Outubro de 2013, as 08:27:05 »

Não se pode deixar de comentar as velhas e boas gaitas de blues, amplificadas em amps com algum (ou muito) overdrive...

De qualquer forma, penso que a própria equalização, feita na mesa ou no amp, já pode ser considerada uma distorção em relação ao som "acústico" do instrumento.
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #5 : 06 de Outubro de 2013, as 09:39:17 »

De qualquer forma, penso que a própria equalização, feita na mesa ou no amp, já pode ser considerada uma distorção em relação ao som "acústico" do instrumento.

Se formos pensar assim qualquer amp. de guitarra introduz distorção! Inclusive aquele Fender que chamamos de timbre "clean".
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #6 : 06 de Outubro de 2013, as 10:39:00 »

No meu entender a equalização não introduz distorção no sinal, ela apenas atenua ou amplifica algumas faixas de frequência do sinal original.  Distorcer é introduzir harmônicos que não existiam no sinal original, devido a não linearidade no caminho do sinal.  Se os harmônicos (que dão o timbre) não existirem no sinal, a equalização não introduz/atenua/amplifica os harmônicos não existentes.
O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
Alex Frias
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #7 : 06 de Outubro de 2013, as 11:44:22 »

Normalmente a equalização só causa uma alteração de fase no sinal, além da evidente alteração no equilíbrio de harmônicos originais, pré-existentes.. Distorção no sentido clássico da eletrônica seria mudar a forma de onda inserindo harmônicos onde nem existiam na onda original.
Pagão e feliz!!
Dexter
Visitante
« Responder #8 : 06 de Outubro de 2013, as 12:18:55 »

Se uma ideia é nova para mim não significa que essa ideia no geral seja tão nova assim, já vi/ouvi efeitos para diversos instrumentos de cordas e, talvez, em instrumentos de teclas.

O que deixou encucado é que na música que eu citei o baixo não parece ter distorção, então não poderia ser consequência de uma gravação com um único microfone e sem ajuste para se reduzir a distorção.
DIY Freak

Obrigado

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #9 : 06 de Outubro de 2013, as 14:24:01 »

Mas pode dar resultados surpreendentes essa coisa de distorção em outros elementos além da guitarra, por exemplo certa agressividade dramática:

http://www.youtube.com/watch?v=G6jS-Y6yF8w

Alguém dê um Noise Gate de presente para esse cara?

https://www.youtube.com/watch?v=5-Cv5nUKWNk

Caro Dexter, não quis criar nenhum desconforto ao dizer que não há novidade nesse tipo de coisa, apenas queria deixar claro que em muitas coisas que se ouve até no rádio há essa profusão de uso de processamento analógico e/ou digital. E que também há bastante material por aí pela rede. Na verdade fiquei bem contente por alguém iniciar um tópico sobre esse tipo de coisas.

Palmas
Pagão e feliz!!
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #10 : 06 de Outubro de 2013, as 16:10:31 »

Se formos pensar assim qualquer amp. de guitarra introduz distorção! Inclusive aquele Fender que chamamos de timbre "clean".

Filosoficamente, qualquer alteração é uma distorção... E, segundo já li aqui mesmo no nosso fórum, os amps "clean" da Fender introduzem um bocado de distorção no sinal original da guitarra, mas de uma forma que o resultado fica até mais agradável que o próprio original... Mas não esquentem, eu andei fumando orégano.

Voltando ao assunto, nos idos de 80, havia dois malucos aqui no Brasil  (um deles escrevia para a finada revista Som Três) que faziam gravações caseiras e vendiam seus trabalhos de forma totalmente independente (em fita cassete, com capinha xerocada e colorida a mão!), e apregoavam o uso de efeitos de forma pouco convencional. Me recordo de uma dica para usar pedal de phaser junto com bateria eletrônica, para tornar a batida menos "mecânica".
Se alguém ficou curioso, meu avatar é o brasão da família Finck. Dizem que os brasões das famílias alemãs estão relacionados com a profissão de seu patriarca. Se isso for verdade, o patriarca Finck deve ter sido bobo da corte...
Dexter
Visitante
« Responder #11 : 06 de Outubro de 2013, as 18:41:47 »

Caro Dexter, não quis criar nenhum desconforto ao dizer que não há novidade nesse tipo de coisa...

Você não causou desconforto, mas é que quando ouço uma bateria com um som diferenciado é nítido para mim que se trata de algum tipo de sintetizador e a do vídeo que eu indiquei me pareceu claramente que é acústica com o som alterado!

Além disso, como disse anteriormente, eu ouço muito Stoner Rock, que possui sonoridade bem característica. Sei que há muitos estilos musicais que experimentam diversos recursos, entretanto pode ser estranho a primeira "ouvida" tais recursos em estilos mais tradicionais.

Sobre distorção: temos conhecimento suficiente para entender o fenômeno da distorção, do ponto de vista de sinal que é a alteração do sinal original utilizando-se algum recurso ou por falha no meio em que o sinal está confinado e pode ser capaz de modificar a informação contida no sinal; do ponto de vista do senso comum, que é a saturação por meio de amplificação ou clipagem do sinal vindo de um instrumento musical.

Nesse caso estou considerando a distorção do ponto de vista do senso comum.
« Última modificação: 06 de Outubro de 2013, as 18:59:17 por Dexter » Registrado
Finck
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 06 de Outubro de 2013, as 20:50:42 »

Desculpe, mas o MEU senso (que não é comum) diz que ater-se exclusivamente ao ceifamento da onda (seja lá que recurso for usado para obtê-lo) é limitar extremamente a gama de possibilidades sonoras.

Mas, enfim, se é o que lhe apraz...

Dexter
Visitante
« Responder #13 : 06 de Outubro de 2013, as 21:27:02 »

...ater-se exclusivamente ao ceifamento da onda...

Concordo, mas eu disse também, claramente, que isto é obtido por saturação por meio de amplificação...

Podemos filosofar enquanto houver disposição sobre o que é ou não é distorção, me referi ao senso comum no meio em se discute o assunto: Um fórum que fala sobre PEDAIS E AMPLIFICADORES para guitarra, logo, distorção seria um efeito, recurso, dispositivo para se utilizar na guitarra de modo que, a principio, sature o sinal. Filtragem e timbre neste contexto é um assunto bem distinto.
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 07 de Outubro de 2013, as 08:27:38 »

Calma, Dexter, você está levando para o lado pessoal... Eu não estou jogando areia na sua farofa, estou pondo uma pimentinha!

O que eu quero dizer é que há uma infinidade de efeitos, que você convencionou não chamar de "distorção", e que podem trazer timbres diferentes e interessantes quando usados com instrumentos outros que não aqueles para os quais foram originalmente projetados.

Delay, Reverb, Phaser, Chorus, Flanger e tantos outros, não seriam "distorções" segundo o conceito que você propôs.

Você já ouviu a música Sweet Revenge, do Motorhead? Que efeito é aquele na bateria, logo na introdução, que faz com que a bateria pareça estar sendo tocada "ao contrário"? Certamente não é uma "distorção", mas eu, pessoalmente, acho o som bem legal...
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: