Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 03:47:23

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  1 2 [3]   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testando umas coisas  (Lida 18229 vezes)
Matec
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #30 : 04 de Outubro de 2013, as 13:05:12 »

até que alguém me diga que não é nada de valor  de 4500R que tem que usar.

Eu não vou dizer isso, desde que a fonte seja de 200V e RK = 170R....  Anjo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #31 : 04 de Outubro de 2013, as 13:15:54 »

até que alguém me diga que não é nada de valor  de 4500R que tem que usar.

Eu não vou dizer isso, desde que a fonte seja de 200V e RK = 170R....  Anjo

Mas veja que também tem lá na mesma tabela:
fonte de 170V e RK = 125R.

Mas acho que já estou migrando para
fonte de 170V e RK = 135R e Raa de 5k..  já que tem que mecher nas espiras mesmo, procuro uma situação mais cômoda para a fonte com os mesmos 7W de saída.

Observação: não pretendo usar resistor nenhum, mas transistor(+resitor e ckt) como fonte de corrente e capacitor de bypass para polarização.  Assim equilibro o transformador de saída para não saturar.

T+
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, as 13:18:28 por Patines » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #32 : 04 de Outubro de 2013, as 13:18:26 »

Isso bem que é verdade... Cool

Observação: não pretendo usar resistor nenhum, mas transistor(+resitor e ckt) como fonte de corrente e capacitor de bypass para polarização.  Assim equilibro o transformador de saída para não saturar.

Isso também é interessante, ainda não testei. 

O resistor Rk + capacitor Ck também têm vantagens que uma hora vc vai descobrir, principalmente em altos volumes...
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, as 13:29:01 por Matec » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #33 : 04 de Outubro de 2013, as 16:48:20 »

Isso bem que é verdade... Cool

Observação: não pretendo usar resistor nenhum, mas transistor(+resitor e ckt) como fonte de corrente e capacitor de bypass para polarização.  Assim equilibro o transformador de saída para não saturar.

Isso também é interessante, ainda não testei.  

O resistor Rk + capacitor Ck também têm vantagens que uma hora vc vai descobrir, principalmente em altos volumes...

Olá Matec. Já li umas coisas sobre isso e até já vi circuitos bem complicados, pra resolver, mas achei um que parece bem simples e espelha a corrente de um ramo do circuito para outro, assim diminuindo a saturação do transformador em classe AB.  
Veja que em um dos ramos usa resistor e capacitor.

Veja o que tu acha deste:

veja que vou adaptar para as correntes pertinentes.  pensei em usar inicialmente o BF258, mas vou optar por feijão com arroz TIP150 pra ajudar algum Severino lá do meio do sertão.  veja que aquele 30V nas duas válvulas podem ser diferentes, dependendo das válvulas.

T+
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, as 16:51:42 por Patines » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #34 : 04 de Outubro de 2013, as 17:57:29 »

Agora vc me deu um nó! Esse espelho de corrente eu não esperava!  Huh? Huh?

Tenho que fazer um "estudo científico" no multisim prá tirar uma dúvida que está me surgindo.  Angry
O circuito trabalha em contrafase, certo? Então quando a válvula da direita trabalhar o espelho de corrente irá fazer  com que a da esquerda faça o mesmo! Se eu estou certo esse arranjo pode não ser o melhor. (Pense nas válvulas como uma entrada diferencial de um OpAmp e no arranjo normal de fonte de corrente deles; os emissores costumam estar ligados num ponto só).
Isso é o que me ocorreu, depois de uns testes eu volto a fazer alguma sugestão.
Abs.
Handmaker

Obrigado

« Responder #35 : 04 de Outubro de 2013, as 18:11:18 »

Como tu pode ver existe capacitor de bypass.  O espelho apenas faz com que a corrente média de um ramo seja similar à de outro ramo.  Para AC, teoricamente trabalham como se houvesse um só resistor e capacitor, que afinal aterra o sinal para AC.
para grandes sinais, se comporta como o circuito com somente um resistor e capacitor, em classe AB.

Não fui eu que inventei, só li na internet e achei legal.

Importante salientar, que o ponto de equilíbrio tanto de uma válvula quanto de duas é atingido por realimentação regenerativa, que é negativa para ambas as válvulas, mesmo trabalhando em contra-fase para amplificar o sinal.  Por isso quando atingem a Classe AB, vai haver aumento da tensão(e corrente) no resistor de Catodo.

---xxx---------
Só pra brincar de amplificador pobre:
Encontrei o meu transformador de saída na Altana!!  http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3465&t=Transformador-TS8A-Lynx-Audio
Achei meu transformador de HT! http://www.altanatubes.com.br/webstore/?id=3628&t=Transformador-isolador-127V-50VA
Achei o transformador de filamento! http://loja.multcomercial.com.br/ecommerce_site/produto_23573_4689_Transformador-de-Tensao-12-12V-800mA-

Total: R$263.
Quanto paguei pela minha brincadeira(transformadores de halógena ML): 2XR$5,00 = R$10.

T+
« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, as 19:19:42 por Patines » Registrado
Matec
Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #36 : 04 de Outubro de 2013, as 19:16:09 »

Entendi! Mas demora um pouco prá compreender, ainda não tirei a prova, mas de todo jeito é um recurso a mais prá se utilizar, parabéns!
Tá bem o nome do tópico.
E eu continuo só assuntando...
Handmaker

Obrigado

« Responder #37 : 04 de Outubro de 2013, as 19:41:34 »

Quero é que assuntem mais, porque bancando o advogado do diabo já projetei a etapa de saída.
Agora falta o resto.  Alguma sugestão?  pensei em fazer similar ao IALL 10.5, mas com tensão de alimentação de 100V, Ra de 220k e com RK de 1k2.
Olhei lá na tabela da Altana.

T+

Hand MasterMind

Obrigado

« Responder #38 : 04 de Outubro de 2013, as 20:08:45 »

O estágio inversor?

É testado e funciona, só que no esquema que eu vi do IALL10.5 Lab, Rk é 2k2, pros 2 triodos, o resto é básico (um dia desses eu consertei um Phelpa original com o power semelhante a esse aí), e funciona tranquilo.

Lembrei de uma coisa, se quiser testar...
Quando for remontar o transformador de saída monte com as chapas uma a uma, ou seja um E de um lado e outro E do outro lado, aí finalize com um I pra cada E . Para mim essa montagem ajuda muito no som , principalmente com núcleos não muito confiáveis.
Dá mais trabalho que a montagem 2 a 2 ou 3 a 3, e faz sobrar umas chapas no final, mas na minha opinião vale a pena:
Spoiler (clique para mostrar ou esconder)

« Última modificação: 04 de Outubro de 2013, as 21:26:27 por Matec » Registrado
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #39 : 04 de Outubro de 2013, as 21:25:08 »

OK, vou seguir a recomendação ao reenrolar o núcleo.  Foi isso que fiz ao remontar para 6V.
Também afastei os fios do primário e secundário e passei epoxi pra isolar

O valor do resistor peguei pela tabela(2700/2=1350  -> 1200)

Agora(é só força de expressão) vou achar uma caixinha encaixar lá uma placa e iniciar montar a fonte.

T+
  Imprimir  

Ir para: