Handmades</center>

*
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou Registro. 24 de Novembro de 2024, as 06:48:20

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Fundo
  Imprimir  
Autor Tópico: Testando umas coisas  (Lida 18258 vezes)
blackcorvo
Handmaker

Obrigado
-Dado: 207
-Recebido: 187

« : 01 de Outubro de 2013, as 21:19:32 »

Antes de tudo, eu não recomendo ninguém fazer montagens da forma que mostro nesse vídeo, pelo bem de vocês. Eu sei (mais ou menos) o que estou fazendo, e sei os riscos, por isso tomo muito cuidado. Mesmo assim, peço que dêem preferência a montagens definitivas.

---
Agora voltamos com sua programação normal
---

Bom, fiz esse video pra testar algumas coisas:

- Tempo de upload pra um video em HD de quase 10min pro youtube (deu umas 8 horas e meia)
- Qualidade do som da câmera
- O amplificador em si, que mostro no vídeo
- O quão destreinado eu realmente estou

http://www.youtube.com/watch?v=V0JBHo7OFI4

Não esperem nenhum update nele por um bom tempo, tem muita coisa acontecendo que vai atrasar a montagem definitiva. O esquema tá na descrição do video pra quem quiser conferir o que se passa.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, as 21:21:20 por blackcorvo » Registrado

http://blackcorvo.com
|||
Ela/dela desde Agosto 2021
xformer
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 71
-Recebido: 2049

e^(i x pi)+1=0

« Responder #1 : 01 de Outubro de 2013, as 21:46:38 »

Funciona !    Acho 10 essas montagens precárias em protoboard que funcionam.  Não é pra qualquer um !   Palmas

Não sei porque o upload para o Youtube demora tanto.

Mas o tópico deveria estar na seção de amplificadores valvulados.
« Última modificação: 01 de Outubro de 2013, as 21:49:26 por xformer » Registrado

O que se escreve com "facilidade" costuma ser lido com dificuldade pelos outros. Se quiser ajuda em alguma coisa, escreva com cuidado e clareza. Releia sua mensagem postada e corrija os erros.
bossman
Administrator
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 1912
-Recebido: 468

« Responder #2 : 02 de Outubro de 2013, as 00:14:05 »

Rapaz!!! Divulga logo o esquema dessa coisa! Gostei muitíssimo do som quando começou a distorcer! Não que o limpo não tenha ficado bom mas, aquele sozinho crunch que ele deu ali me conquistou!

Nem vi que já tinha divulgado!

Bravo
Ding-Ling things, low-cost = low protection! Nothing is foolproof
blackcorvo
Handmaker

Obrigado

« Responder #3 : 02 de Outubro de 2013, as 00:57:55 »

Funciona !    Acho 10 essas montagens precárias em protoboard que funcionam.  Não é pra qualquer um !   Palmas

Não sei porque o upload para o Youtube demora tanto.

Mas o tópico deveria estar na seção de amplificadores valvulados.

Ainda é muito cedo pra botar esse projeto lá. Queria ter pelo menos o primeiro protótipo funcionando de forma apropriada, dentro de um chassis e com ligação PTP. Afinal, vai que alguém monta e dá zica...

Rapaz!!! Divulga logo o esquema dessa coisa! Gostei muitíssimo do som quando começou a distorcer! Não que o limpo não tenha ficado bom mas, aquele sozinho crunch que ele deu ali me conquistou!

Nem vi que já tinha divulgado!

Bravo

Que bom que gostou! Com componentes e um falante mais decentes, aposto que isso aí deve ficar melhor ainda. Como não tenho nenhum dos dois, vai isso aí mesmo por enquanto.
|||
Patines
Handmaker

Obrigado
-Dado: 163
-Recebido: 175

« Responder #4 : 02 de Outubro de 2013, as 11:25:11 »

Olá Blackcorvo!  Estou também usando uns transformadores pitorescos de lampadas halogenas pra fazer um amplificador PP.  Comprei  por 5 Reais cada transformador.  Diz que é para 50W..  Para aguentar halogenas todo o tempo e não queimar(são usados), devem obedecer bem a especificação .

Só que vou usar PCL82, por isso usando 6V na saída: primário em aproximadamente 3600R para alimentação em 180V.
Ideal?  não sei..  mas acho que vai funcionar.  E não venham os valvuleiros me fuzilar, porque assumo o risco.  Até epóxi usei pra isolar melhor os primários.
O transformador de saída será um de 12V de halogena, reenrolado para 6V.  Gastei 2 horas para retirar as lâminas retirar os fios cortar ao meio e reenrolar e montar novamente.

O teu proto-board me deu arrepios.  Eu teria medo de testar assim.  Quanto ao circuito, parabéns, pois parece uma solução praticável por qualquer handmade.

Abraços, T+
DIY Freak

Obrigado
-Dado: 2461
-Recebido: 369

Flanelinhas, cuidado!!!

« Responder #5 : 02 de Outubro de 2013, as 11:36:37 »

Blackorvo, como essa seção não permite enviar agradecimentos "robóticos", quero agradecer em postagem mesmo! Palmas
"TicoTicoCá, TicoTicoLá..."
Pagão e feliz!!
hgamal
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 22
-Recebido: 509

« Responder #6 : 02 de Outubro de 2013, as 11:37:32 »

Muito bom: a insistência, a gambiarra e o resultado!

Handmade tem que ser audaz mas tem que tomar cuidado!
Deus salva... e o Rock alivia! Ainda está em tempo do Rock 'n' Roll te salvar
jboufelli
Visitante
« Responder #7 : 02 de Outubro de 2013, as 13:01:01 »

Cara muito bom ...... o mais legal é o improviso dos componentes ..... Parabéns  Bravo Roqueiro Palmas
Handmaker

Obrigado

« Responder #8 : 02 de Outubro de 2013, as 13:47:11 »

O transformador de saída será um de 12V de halogena, reenrolado para 6V.  Gastei 2 horas para retirar as lâminas retirar os fios cortar ao meio e reenrolar e montar novamente.

Primeiramente, boa sorte com teu projeto! Meu transformador de saída é exatamente como esse, de 12v alterado pra 6v. O seu, ligando num falante de 8 ohms, vai dar uns 10k6 no primário, que dá certinho pras PCL82 (só fique atento que elas têm filamento de 16v! ECL82 que tem filamento de 6v).

No meu caso, usei 4 ohms pra ter 5k3 no primário (mas se bem me lembro, o ideal pra dar 5w de pico seriam 5k7).

O teu proto-board me deu arrepios.  Eu teria medo de testar assim.  Quanto ao circuito, parabéns, pois parece uma solução praticável por qualquer handmade.

Abraços, T+

É só ser cuidadoso e respeitar o limite de voltagem imposto pelo fabricante (no caso desse protoboard, 500v, mas procuro nunca passar de 300v).
Também sempre deixo um espaço de pelo menos uma trilha entre cada pino das válvulas, pra evitar faíscas e arcos. Com 150v é difícil isso acontecer, mas o cuidado é o mesmo que pra qualquer outra voltagem.

Muito bom: a insistência, a gambiarra e o resultado!

Handmade tem que ser audaz mas tem que tomar cuidado!

Sim, cuidado é a palavra chave pra qualquer projeto.
|||
Patines
Handmaker

Obrigado

« Responder #9 : 02 de Outubro de 2013, as 14:38:23 »

O transformador de saída será um de 12V de halogena, reenrolado para 6V.  Gastei 2 horas para retirar as lâminas retirar os fios cortar ao meio e reenrolar e montar novamente.

Primeiramente, boa sorte com teu projeto! Meu transformador de saída é exatamente como esse, de 12v alterado pra 6v. O seu, ligando num falante de 8 ohms, vai dar uns 10k6 no primário, que dá certinho pras PCL82 ...

Ops!!  Não confere:

127/6= 21.16

8R*21,16*21,16 = 3584R  -> impedância refletida no primário em cada ramo do PP.   Fiquei boiando.  Porque 10,6K??
Me corrija para que eu não faça alguma caca..   em 180V essa impedância dá bem para PCL82.

..só fique atento que elas têm filamento de 16v! ECL82 que tem filamento de 6v....

no secundário dos transformadores:
12V

Retificado e filtrado: (12V*1,41) -1,4V  =  15,57 ->  é quase 16V, contando que o trafinho fornece uma tensãozinha a mais, está tudo certo.  Depois eu conto  !!!

T+
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, as 14:41:00 por Patines » Registrado
rafammbass
Visitante
« Responder #10 : 02 de Outubro de 2013, as 14:54:20 »

Cara, meus parabéns! Impressionante! Que som gostoso!

Sucesso na empreitada! Se for vender, tem que vender do jeito que está, na proto, com falante em caixa de sapato! hehe

Abs!
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #11 : 02 de Outubro de 2013, as 15:03:12 »

Patines.

O transformador não é P-P? Não seria (127+127)/6?
Handmaker

Obrigado

« Responder #12 : 02 de Outubro de 2013, as 16:45:19 »

Patines.

Sim...  O cálculo ainda vale.    Ou então se estou enganado alguém me explique.

T+
Hand MasterMind

Obrigado
-Dado: 181
-Recebido: 844

« Responder #13 : 02 de Outubro de 2013, as 17:33:53 »

Patines.

Sim...  O cálculo ainda vale.    Ou então se estou enganado alguém me explique.

T+

O cálculo está certo, mas o valor final ficaria em 14336R P-P. Certo?
Handmaker

Obrigado

« Responder #14 : 02 de Outubro de 2013, as 18:37:47 »

Patines.

Sim...  O cálculo ainda vale.    Ou então se estou enganado alguém me explique.

T+

O cálculo está certo, mas o valor final ficaria em 14336R P-P. Certo?

Então entendi... tem que calcular a impedância  na ponta das duas bobinas.  bem ao contrário do que a minha intuição diz.  Bem, é só me acostumar com isso.   Já entendi o cálculo.  Recomeçando calculos novamente para dar certo o projeto....
 Toma na Cabeça

Vou ver se consigo simular alguma coisa pra meter na minha cabeça este cálculo.

xxx__xxx   algum tempo depois      Batendo Cabeça

reavaliado:
impedância no primário: 4K para 170V (é o 180V, com perdas!)
Relação de espiras: raizQ(4000/8) = 22,36
Tensão a buscar: (127*2)/22,36 = 11,35V..  mas é quase 12V!   Acho que vai é ficar como está o transformador, porque são só 3 espiras a retirar e a impedãncia do falante é na verdade maior!  Tudo resolvido

O transformador de 6V fica para um projeto que necessite um monte de filamentos, totalizando 8,33A.   caracoles!!!

T+
« Última modificação: 02 de Outubro de 2013, as 20:38:17 por Patines » Registrado
Páginas:  [1] 2 3   Ir para o Topo
  Imprimir  

Ir para: